L

L'Amica Geniale Elena Ferrante

Resenhas -

2035 encontrados | exibindo 46 a 61

Lúvina 13/04/2024

Elena, vc sempre será famosa
Quando li esse livro fiquei embasbacada com a capacidade que a Elena tem de escrever coisas extremamente cruéis como se não fossem nada, ver um mundo tão cruel pela perspectiva de uma criança sempre é algo que me toca muito. A forma dela de nos fazer acompanhar a Lenu e a Lila crescendo facilitou muito nossa identificação com as personagens pq sinto que de fato conheço elas. Já terminei de ler os 4 e as vezes me pego com saudade.

Livinha 11/04/2024

Eu sinceramente não saberia dar uma definição explícita em relação ao que senti quando finalizei essa obra. Talvez meus sentimentos estejam tão ambivalentes que nem vou conseguir descrevê-los. Existe a enorme probabilidade de eu ter ido com muitas expectativas - já que eu amo os livros da Elena Ferrante. Ao mesmo tempo que achei uma leitura muito densa, em certos momentos até mesmo tediosa, com pouca coisa acontecendo, também achei que, ao mesmo tempo, acontece tudo. Também achei uma leitura muito rica de detalhes, diálogos no ponto certo e pensamentos muito coerentes com cada personagem. Realmente ambivalente. Não é um livro para você devorar em poucas horas. Acredito que você precise de alguns dias - talvez até semanas - para entender cada parágrafo, cada dialeto, cada sentimento. Elena Ferrante não foi feita para devorar e esse livro me mostrou isso. Eu entendo quem diz que é um livro genial, mas também entendo quem diz que abandonou por achar ?pacato?. E talvez finalizar uma leitura com esses pensamentos tão diversos me faz ter a certeza de que preciso finalizar essa série (são 4 livros). Eu nem vou colocar nenhum enredo, só leia e tente, com suas próprias vivências, compreender este livro. A última frase do livro foi o que me fez fechar e dizer: ?o que eu acabei de ler??. Talvez essa sensação fale mais que qualquer coisa.

imvivi 11/04/2024

Genial e desconcertante
Comecei esse livro sem grandes expectativas e finalizo sem fôlego. É muito impressionante o que Elena Ferrante fez com uma história que a princípio parece simples, nada além da infância de Lila e Lenu, duas meninas sem muitos recursos mas com muita imaginação. Assim, em meio as dificuldades de uma vida em um contexto pós guerra, nasce uma amizade complexa entre as duas. Por muitas vezes me vi odiando Lila, que me pareceu egocêntrica e cruel, mas, ao longo da história você se dá conta de que ela é apenas real. Por outras, me identifiquei muito com a ambição acadêmica de Lenu, que sempre enxergou os estudos como uma forma de mudar sua vida, mas que durante o percurso se viu desmotivada pelos movimentos de sua realidade.

A importância da palavra nesse livro é algo marcante, tudo envolve a leitura, escrita e a fala. Ora o dialeto, ora o italiano formal, que garantia a Lenu, por exemplo, muita autoridade diante dos moradores do bairro. Muito lindo como a palavra é, também, protagonista dessa história.

Liz 10/04/2024

Li esse livro pela primeira vez em 2022, e já de cara gostei muito. Lembrava de poucas coisas da história por isso fiz a releitura agora, para continuar a série. Foi uma experiência muito diferente que da primeira vez. Muitas coisas me chamaram mais a atenção, interpretei esse final de uma maneira diferente, mais madura talvez.

Larguei tudo para ler A Amiga Genial outra vez, mesmo sabendo de tudo que acontece no livro, apenas porque essa história é magnífica e a escrita da Elena Ferrante tem um gosto que marca, que faz você lembrar. Não é nada parecido com qualquer outro livro que eu já tenha lido, e a Ferrante é tão única que não se compara com qualquer outro autor.

Beatriz 10/04/2024

Não sei porque demorei tanto
Simplesmente encantada. Comecei com bastante expectativas e confesso que começo demorei pra empolgar, até por sempre me perder nos personagens. Mas depois que eu peguei no ritmo e fui entendendo, fiquei encantada com a complexidade das personagens e a construção delas.

Uma coisa que me chamou a atenção é a honestidade da Lenu sobre como ela se sentia e em alguns momentos me identifiquei tanto com sentimentos dela que me assustei.

Além disso, existem muitas camadas no livro. Tem a questão social e política que pode passar despercebida já que a Lenu ainda não tem essa consciência social, tem a questão da puberdade para meninas e como isso pode ser tão complexo e difícil, a questão do primeiro assédio, do primeiro amor. É tudo muito real e realmente para gente que é mulher bate diferente - e acho impossível a teoria da Ferrante ser homem, IMPOSSÍVEL UM HOMEM ESCREVER ISSO.

Enfim, ansiosa pelos próximos. Se a adolescência delas já me arrebatou, mal posso imaginar o resto.

lita 10/04/2024

Narrativa lenta, mas enriquecidora
Demorei muito tempo pra ler esse livro, aproximadamente uns 2/3 meses, alguns problemas pessoais me atropelaram e a leitura perdeu o ritmo, pensei em culpar o livro, porque como a leitura demora a engatar quando finalmente engatei já não tinha mais tempo e cabeça pra ler, essa semana retomei completamente e acabei numa sentada só! Que livro! Feliz por eu não ter desistido da leitura e ter encontrado genuíno interesse nele novamente.

No começo me perguntei qual seria o fio narrativo do livro, porque aparentemente não havia nada que conectassem os capítulos como uma narrativa típica do romance e por isso achei que não estava gostando muito da história a princípio, mas conforme você continua a ler você se delicia, a curiosidade se expande e é impossível largar o livro. É uma obra de camadas, detalhes, recortes, mas principalmente sobre duas amigas e a profunda e complexa relação entre elas. Muitas vezes me vi no papel da ?amiga genial? porque na infância constantemente me achava inferior às outras meninas, a Lila pareceu de repente todas as meninas as quais já invejei.

vitória 08/04/2024

Livro fluido e cativante. Após muitos anos, Elena conta a história de sua vida com Rafaella, ou Lila. A relação Lila e Lenu se apresentam como opostos e crescem aos nossos olhos. Vemos a infância e adolescência de duas jovens em um bairro pobre de Nápoles - e as oportunidades (ou falta delas) que a possibilidade do estudo gera ainda no início da vida. Ansiosa pelas respostas que essa situação trará no restante da vida dessas duas amigas.

?Seu objetivo sempre foi outro: queria volatilizar-se, queria dissipar-se em cada célula, e que ninguém encontrasse o menor vestígio seu.
E, como a conheço bem - ou pelo menos acho que conheço -, tenho certeza de que encontrou o meio de não deixar sequer um fio de cabelo neste mundo, em lugar nenhum.?

Letícia.Felix 07/04/2024

Achei o começo do livro bem lento e até a metade estava em dúvidas se realmente iria chegar ao fim, mas do meio pro final acabei devorando! A escrita da autora é bem direta e envolvente, a construção das personagens ( tanto principais quanto secundárias) é muito boa e traz muitos pontos sobre a desigualdade social e o papel da educação na vida das pessoas. Confesso que pelo hype esperava um pouco mais, mas estou intrigada pra ler o próximo.

laribento 07/04/2024

Ainda bem que eu insisti.
Não tava me pegando. Demorei pra engatar. Desisti de desistir dele várias vezes, ainda bem!
Quando finalmente me pegou, pegou de vez e eu fiquei cada vez mais intrigada e curiosa. São MUITOS personagens e eu demorei um pouco pra entendê-los sem precisar ficar voltando na parte de explicação deles no começo do livro. Certamente vou ler o resto da tetralogia.
Adoro como a Elena põe as questões psicológicas de relacionamento, comparações, amizade, sexual, etc. Você entende perfeitamente o que e por que aquela personagem tá sentindo aquilo.

Amanda.Lemos 07/04/2024

Me fez pensar no me eu criança e adolescente, todas as relações de amizade q tive e todos os momentos da nossa vida que parecem ser decisivo. Escrita mega detalhista, me apaixonei por Lenu e Lila. Todas somos ou temos uma Lila e uma Lenu. ??

Caliope 07/04/2024

Uma obra que retrata mulheres complexas, que homem nenhum jamais conseguiria escrever.
A amizade das duas protagonistas é uma relação muito ambígua e problemática, mas é aquela história, toda mulher esconde um trauma da infância/adolescência sobre amizade.
Me confundi bastante com os nomes dos personagens, faltando 60 páginas eu descobri que Antônio e alfonso eram pessoas diferentes kkkkkkkk.
Recomenti muito, e estou apaixonada pela escrita da Elena Ferrante.

sally's rooney character 06/04/2024

A amiga genial
O que posso dizer é seguinte: me vi na lenu como já há algum tempo não tinha me visto em um personagem. me vi nela sempre que se compara com os outros. me vi nela no medo de acabar igual aos que vieram antes dela. me vi nela na vontade de aprender e no sentimento de nunca achar que sabe o suficiente. simplesmente me vi nela em quase tudo e a amei, e a amo.
Aninha Carol 06/04/2024minha estante
você descreveu tudo que eu senti lendo amiga genial ?

clara :) 05/04/2024

Me tornei adepta de elena ferrante
Que livro genial! a princípio achei a leitura meio arrastada, achei que fosse abandonar ou demorar muito pra ler. mas um pouquinho por dia, quando comecei a me envolver aos personagens (que são confusos no início por serem muitos) não consegui mais largar. só pensei nesse livro enquanto não terminei de ler ele!

as vezes a obsessão da Lenu pela Lila me tirava do sério, mas tudo nesse livro não é só o que se vê, absolutamente tudo tem diversas camadas de interpretação. gostei muito como explora a natureza humana e suas facetas, ninguém é somente uma coisa.

mal posso esperar pelo próximo, mas acho que vou esperar um pico para lê-lo. apesar de ser viciante, o livro fica mais gostoso ainda quando você toma o seu tempo para ler com calma e apreciar tudinho. amei!

JanaAna90 04/04/2024

Parte de uma série Napolitana de quatro livros que tem como personagens principais duas
mulheres, de nome Lila e Elena.
O livro começa com um sumiço misterioso, que desencadeia uma série de lembranças das duas personagens, na infância e posteriormente na adolescência.
No início o livro é confuso porque aparecem vários personagens e, até a gente aprender os nomes, a história fica um pouco truncada. Embora, para mim, não diminuiu em nada a vontade de continuar lendo.
A história se passa no pós guerra então, a autora, nos leva a um cenário de miséria, violência, caos e destemperos. Reflexo de uma sociedade pós guerra, vemos nas várias famílias recortes de toda uma problemática em um mundo em construção.
O livro tem como narradora Elena, umas das personagens que, resolve contar a história dela e da amiga a partir da infância.
A vida dura, a escassez de alimentos, moradias insalubres e a violência no entorno faz com que Lila e Elena se unam cada vez mais, construindo uma amizade que, contrariando todos os prognósticos, parece crescer a cada dia.
Nessa obra, Ferrante nos descreve o meio em que vivem seus personagens de forma tão realista que me senti vivendo na história junto com Elena e Lila. Pensei nas fases da minha vida estimuladas pelo livro. Na leitura refletir sobre a luta de uma criança (menina), pobre que mesmo com tanta inteligência era desencorajada de estudar. As dificuldades de acesso a livros e a escola
Me doeu ler questionamentos sobre: pra que estudar? Qual a finalidade da leitura? Para que desenvolver conhecimento? Realidade essa que não está muito distante da atualidade, onde o preconceito e o machismo ainda imperam no mundo.
A trajetória das personagens vai nos encantando e nos envolvendo a cada página. Termino e já parto para o próximo livro para saber a continuação desse romance, até porque Elena
Ferrante termina o livro nos deixando em suspense após uma "treta" e sem nos preparar para o fim. Amei o livro, recomendo a leitura.

lugomesx 04/04/2024

A amiga genial (que não se achava tão genial assim)
Foi uma leitura bem arrastada, insisti por total influência de resenhas de leitores que acompanho. Não é um livro ruim, depois de mais da metade da história comecei a realmente ficar interessada e sinto que, devido aos detalhes e inúmeros personagens, demorei bastante pra me ambientar no contexto proposto pela autora.
Me angustiava e irritava um pouco a dependência de Lenu para com sua amiga. Queria muito ver a versão de Lila.

2035 encontrados | exibindo 46 a 61