L

L'Amica Geniale Elena Ferrante

Resenhas -

2038 encontrados | exibindo 31 a 46

Carolina1854 23/04/2024

Um triplex alugado com sucesso
Terminei o primeiro da Tetralogia e posso dizer que sigo apaixonada pela a escrita da Elena Ferrante!

À história da amizade da Lila e Lenu é descrita de forma crua, e mostra uma certa dependência da Lenu, pois a narrativa é dela, então temos a perspectiva dela dentro da história.

A descrição de Nápoles na década de 50 é o tempo do político da Itália e o pano de fundo para mostrar as mazelas e principalmente a vida das mulheres dentro da história.

Carol 23/04/2024

Que final foi ess!!!!!!!
amei a história, os personagens, a lenu me irrita um pouco, mas a AMIZADE amei?????????????

beatriz 21/04/2024

Because i?m just a girl
Cara, de início a leitura demora pra engatar, mas depois ela te vicia, tô doida pra ler os próximos livros e acompanhar a história dessas duas.

ana989 21/04/2024

Genial
Passei metade do livro sem engatar a leitura e a outra metade completamente obcecada pela Lina e pela Lenu. É incrível a dualidade da vida delas e os sentimentos que sentimos diante disso, a forma como a amizade feminina é representada gera muita identificação, adoro histórias com personagens reais e com vivências reais assim como a delas, mal posso esperar para ler os próximos

Juuuh_manu 21/04/2024

Ela rompia os equilíbrios só para recompolos de outra forma.
Peguei para ler o livro no escuro sem saber sobre o que se tratava, apenas sabia que era de certa forma um livro aclamado. Fiquei surpresa pela tamanha maturidade que a escrita carrega, é difícil explicar, não era o que pensava ser, acredito que isso se dá à sensibilidade e veracidade contida na forma em que a autora escreve sobre família, amizade, dinheiro, conflitos, política e sociedade. Em que a síntese de tudo, com a Itália, me faz imaginar a história de perto e pensar que ela poderia ter facilmente acontecido. Acho a relação das meninas complexa, pelo paralelo da obsessão, de Lenu que se funde com paixão e admiração, por na mesma medida serem meninas/mulheres magnéticas, de formas opostas e sobretudo, por elas serem jovens. ????

Hirata 19/04/2024

Gradual e emocionante
Confesso que estava com bastante expectativas quando comecei a ler o livro, o que pode ter atrapalhado a minha experiência nas primeiras páginas. Estava esperando um livro com um ritmo mais rápido, mas o começo é mais lento e somos introduzidos a todos os personagens que farão parte da história de Elena e Lila.

Acompanhar a infância das duas amigas foi uma aventura mais leve do que a adolescência. Ambas as épocas são envoltas de ciúmes, admiração, comparações e conversas entre as duas, que trazem o teor muito feminino para a história. Amei ver todas as questões das garotas, seja os estudos, os garotos, família e a pobreza.

O jeito que Elena Ferrante aborda o contexto histórico de Nápoles é bem suave, mas bem descritivo. Conseguimos imaginar a cidade, a sociedade mais pobre, principalmente no pós-guerra, e algumas pessoas que conseguiram prosperar e enriquecer. A relação de riqueza/pobreza é bem presente no livro, sendo que uma das grandes curiosidades que fica ao final é: será que a educação de Elena vai levá-la a riqueza (intelectual ou financeira)?

Estou bem ansiosa para ler o segundo livro!

Roberta Amaral 19/04/2024

Fiquei totalmente obcecada pra saber tudo sobre Lina e lenu, escrita é perfeita vez ou outra aparece uma palavra ok mas que não sabemos o significado e isso é legal tbm. Já amava elena ferrante e continuo. As vezes você torce tanto pra Lina e outras tanta pra lenu é interessante que ela tbm na hora de falar sobre si mesma não poupa das partes ruins.

Enfim amei

Juliana1277 19/04/2024

Situações corriqueiras
O livro narra a história de duas amigas que cresceram em um bairro pobre de Nápoles, detalhando a convivência e o crescimento de ambas até se tornarem adolescentes. Lenu e Lila apesar de amigas, sempre alimentaram uma rivalidade entre elas, principalmente quando se tratava de estudos e relacionamentos. O livro narra a história de muitas famílias desse bairro, porém, de uma forma lenta, com muitos acontecimentos cotidianos e desinteressantes, tornando-se cansativo. Porém a escrita é boa.

lívia 19/04/2024

Apesar de ter demorado quase sete meses pra terminar essa leitura (?), me senti muito apegada nos personagens ao acabar o livro. Achei que não teria vontade de ler a continuação da série, mas assim que li a última frase tive certeza que daqui um tempo vou tá comprando o próximo kkkk

Num todo o que tenho pra falar de ?Amiga Genial? é que é um livro único, nunca li nada parecido e abordando a amizade feminina desse jeito tão profundo e vívido. A relação de Lenu e Lina nos deixa apegado as meninas e suas diferentes personalidades e perspectivas de vida.

Recomendo muito a leitura e com certeza vou querer continuar nesse mundinho de Napolis.

Reggs 19/04/2024

No primeiro livro que eu li de Elena Ferrante ela já se mostrou capaz de escrever personagens muito humanos, em um complexo de vícios e virtudes que se tornam ainda mais interessantes na ambientação da Itália dos anos 50 e 60. Confesso que quis abandonar o livro no início, mas agora tô ansiosa pra completar a série!

bArbara33 18/04/2024

Oh vei eu devia ter feito essa resenha assim que terminei agr tô no segundo e não sei mais oq é oq apenas uma grande bíblia mas tipo eh uma grande fofoca elena ferrante minha nova musa como aline bei uma diva faraônica quero ler tudo seu a escrita é sensacional não lembro de ler algo parecido palmas não sei oq dizer apenas palmas !

Natalia Portel 17/04/2024

Não tão genial assim...
Chatíssimooo
Primeira vez que leio Elena Ferrante, mas acredito que não é pra mim. Será que dou outra chance?
Não gostei de nenhum personagem e achei todas as descrições entediantes. Uma pena, eu tinha altas expectativas :(
Ari 17/04/2024minha estante
exatamente o mesmo sentimento!!!!! e toda vez que falo pra alguém as pessoas ficam indignadas. um tédio sem fim zzzz

Marcela Fregonesi 17/04/2024

Li da pior maneira possível mas mesmo assim gostei muito do livro.
É o tipo de livro que parece crescer com o tempo e que de alguma forma você sempre vai se pegar pensando nele, pelo motivo mais aleatório possível.
Não achei tranquilo de ler, porque pelo menos pra mim foi bem incômodo de me perceber nas duas personagens, mas talvez seja isso que o torne um livro tão grande.

obs: achei a edição brasileira meio ruim, porque tem muita coisa que eu não entendi em relação a idiota/dialeto e os anos de escola. acho que deveria ter tido um prefácio brasileiro explicando essas dinâmicas.

Julia Lino 16/04/2024

Um rico page-turner
A escrita faz com que o ritmo de leitura seja muito fácil e gostoso. Elena Ferrante (whoever she/he is) brinca com a linguagem de forma muito esperta, usando estruturas e vocabulários mais simples quando os personagens são crianças e evoluindo com eles. Difícil acreditar que essa não seja uma história auto-biográfica. Algumas situações/descrições são estranhamente muito pessoais e, na minha opinião, isso enriquece uma narrativa que pode ser simplificada pela sua temática. Fiquei inicialmente interessada pela ambientação em um bairro pobre de uma Itália pós guerra e, de fato, é muito intrigante ver como alguns valores da época eram aplicados em contextos sociais. Admito que, em um dado momento, achei que a escritora pesou nos romances adolescentes mas, depois de terminar o primeiro livro, entendo que essa foi apenas uma parte que compõe um contexto maior. Ansiosa pra ler o segundo

malu 15/04/2024

Eu adoro livros cotidianos e acho que a amiga genial cumpre isso muito bem, não é um livro de ação, não é um livro de romance, é um livro sobre duas amigas e o modo como a vida se desenrola em volta delas e como elas se desenrolam em volta da vida, dentro de um contexto complicado, tanto localmente quanto mundialmente, como cada uma lida com a mesma situação, como elas lidam com situações diferentes

2038 encontrados | exibindo 31 a 46