Árvore e Folha

Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Sobre Histórias de Fadas

Francienio 28/08/2015

Muito técnico.
Apesar de ser um livro pequeno, é bem cansativo de ler. Muito "técnico", Tolkien analisa a origem dos contos de fada, desmembra, classifica e descreve suas partes, suas origens, cita várias estórias e autores, bem chatinho de ler. É como um livro de matéria escolar. O que salvou o livro foi o conto no final, embora bem curtinho, e um tanto interessante, se você souber interpretá-lo e entender as coisas que estão acontecendo (como por exemplo descobrir o que o trem realmente significa), caso não descubra isso e outras coisinhas mais, o conto fica completamente sem lógica. Resumindo, é mais um livro do Tolkien que você lê por que é do Tolkien, por que na verdade não é nenhuma obra prima da literatura. :-/

Lindëndil 05/12/2014

Nada é o que parece ser...
Quem lê o título, pode talvez pensar se tratar de "mais um livro sobre contos de fadas...". As aparências enganam...os títulos também!
Um livro pequeno, com poucas páginas, mas com um conteúdo muito denso, que requer uma leitura atenta. Nele Tolkien faz uma análise dos contos de fada, da influência deles em adultos, crianças, uma análise de seu conteúdo, e do que realmente pode ser considerado um legítimo 'conto de fadas', mostra como muitas vezes esses contos falam não apenas sobre um mundo fantástico, mas também tem ligação com a nossa realidade. Como exemplo ele cita diversos tipos de contos, desde os mais conhecido, até os mais difundidos em algumas regiões específicas.
Recomendo a leitura, mas uma leitura atenta e analítica.

Na segunda parte temos o conto Folha por Niggle. Um conto adorável e com um final comovente e surpreendente.
Taís 24/04/2015minha estante
Alguem por acaso tem este livro e te interesse de troca ou venda?? eu tenho arvore e folha..mas como todo viciado em tolkien preciso tê-lo.Não encontro mais pra comprar creio que ja tenha saido de catalogo. wats 71 92376073

Paulo 10/09/2014

Tá mais para um manual
Ele descreve um mundo. Não segue os textos clássicos de Tolkien com narrativas fantásticas.
Taís 24/04/2015minha estante

Pub do Livro 31/07/2014

Resenha do Livro: Sobre Historias De Fadas - J.R.R.Tolkien
"O que são histórias sobre fadas? Qual sua Origem? Para que servem?" Essas perguntas básicas regem a estrutura do livro Sobre Historias de Fadas, obra escrita pelo genial professor J.R.R.Tolkien, a criação deste livro tem o propósito tornar visível uma reflexão sobre Narrativas fantásticas e sua Ligação com a Imaginação Humana.

O Livro é dividido em duas partes, uma traz uma reflexão sobre o mundo fantástico e tudo que ele representa para crianças e adultos, como ele se expressa como cultura entre diferentes países e gerações e o fascínio do autor sobre Historias ou Contos de fadas. Durante a leitura será tratado com Belo Reino qualquer ambiente fantástico que se encaixe na descrição que o autor criou, esta forma ajuda a entender a complexidade de sua obra que se consolidou anos depois.

A segunda parte do livro é o conto Folha Por NIGGLE, onde NIGGLE um pintor não muito talentoso, porém com um bom coração que ajuda a todos que precisam colocando suas prioridades em segundo lugar, mas seu comportamento e pensamentos mudam após ser forçado a fazer uma viagem. É um ótimo conto que complementa as análises feitas pelo professor nos primeiros capítulos do livro.

O livro não possui linguagem complexa e sim muito simples porém algumas reflexões exigem um pouco de conhecimento sobre contos antigos ou histórias clássicas tornando assim um livro voltado a leitores com uma boa carga literária, porém alguns podem ter dificuldades em encontrar o livro a venda pois é pouco comum nas prateleiras das livrarias por ser uma obra secundária do Professor Tolkien.

site: http://pubdolivro.wix.com/pubdolivro#

Lidia100 25/10/2013

Em uma palavra: inspirador.
Nesse livro o nosso mestre da fantasia fala sobre o que é o fantástico, "o Belo mundo" para ele mesmo. Além de versar sobre suas inspirações, seus estudos sobre religião, linguística, etc..
O que mais me chama atenção neste livro é a vontade de criar algo de sua autoria ao final da leitura! Em uma palavra: inspirador.

Dose Literária 28/07/2013

Sobre histórias de fadas abrange um estudo sobre contos de fadas num geral, em que Tolkien amplia seu conhecimento a respeito do "Belo Reino" (fair land) e durante pesquisas, leituras e constatações, adquire total autonomia para dizer o que são e o que não são “contos de fadas” propriamente ditos.
Ele cita diversos contos do mundo afora, alguns conhecidos na nossa infância por serem mais difundidos no mundo ocidental, outros somente conhecidos nas regiões em que são contadas, enfim, é um estudo bastante abrangente e de maior interesse àqueles que de fato apreciam o assunto, pois acredito que, para aquele que espera uma história épica de aventura, a leitura se tornará um pouco arrastada, por se tratar de um ensaio e principalmente devido ao número de notas de roda-pé, que confesso, me causaram enfado a certa altura, pois quebram muito o ritmo da leitura...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2012/12/sobre-historias-de-fadas-j-r-r-tolkien.html

Valaleitor 15/04/2013

Folha por Niggle
O livro traz a nós dois textos de Tolkien: O primeiro, uma dissertação do Professor sobre seu ponto de vista a respeito das estórias fantasiosas. A segunda, um conto alegórico intitulado "Folha por Niggle".
A primeira parte é essencial para a todos que gostam de fantasia de qualquer tipo, desde estórias como "Chapéuzinho Vermelho" até contos elaborados como Senhor dos Anéis. Uma dissertação essencial aos fãs de contos fantasiosos.
Já a segunda parte é um conto alegórico - ao meu ver - sobre o próprio personagem de Tolkien, que nessa estória é chamado de "Niggle". Há muitas versões sobre o que este conto representa, e cabe a cada um ler e tirar suas próprias conclusões sobre o livro.
Por fim, o livro é essencial a todos que gostam de estórias e do próprio Professor!

BARBA 01/03/2013

Sobre Histórias de Fadas de J. R. R. Tolkien
Bom, como qualquer grande fã do Tolkien eu li "Sobre Histórias de Fadas" e leria para meus filhos(quando eu tiver filhos), é um livro feito para se ler a noite ao pé da cama para as crianças dormirem e ter sonhos fantásticos.

Gustavo 29/12/2012

O Álamo de Tolkien
Tive das palavras daquele que muito admiro, uma estranha sensação de identificação. Teria Tolkien baseado o querido Condado naquele lugar terno em que vivia? Posso com certeza dizer que ele sentia saudades de um pé de álamo que conseguia enxergar mesmo deitado em sua cama, um pé de álamo que fora derrubado; “Não acho que tivesse algum amigo, ou alguém que lamentasse sua ausência, exceto por mim e um par de corujas” ele disse nestas exatas palavras.
No livro Sobre Histórias de Fadas, Tolkien propõe-se a falar dos contos que marcam gerações e dos mistérios do Belo Reino (Faërie), uma terra a qual Tolkien foi um errante explorador, fato fundamental que o influenciou a origem de Arda e a Terra Média. Ao ler este conto descobrimos também porque um respeitado professor de Oxford passou mais de meio-século narrando contos de um mundo estranho e distante, como se sua mente transbordasse de algum mágico poder que o fizesse ser alguém tão incrível e formidável.
Folha por Niggle, um conto incluído neste livro, é em sua essência um ponto de vista do próprio autor do próprio Reino das Fadas; uma visão da própria literatura e fantasia em si. Niggle é o retrato de um Mitopoeta, um pintor que gostava tanto do que fazia, que pintou uma tela tão grande e bela, que criou vida em no mais belo dos jardins. De qualquer forma “Somente um artista pinta folhas melhor do que uma árvore.”
Pude perceber o quão importantes são as menções e exemplos neste livro; seriam os contos de fadas histórias somente para crianças? Ou estas crianças queriam estes contos somente para elas? Talvez essas perguntas possam ser simplificadas em um pensamento que elaborei durante a leitura deste livro : “ O que define a essência de uma criança? Seriam elas definições em si, ou definidas por alguém? E o mais importante: Do que seria uma grande criança capaz de fazer?" Seja como for, não cabe a mim responder estas perguntas, apenas ousei fazê-las para que alguém em sua formidável consciência e mente aberta possa tentar responder, e se conseguir, o fez porque as bonecas ou carrinhos de suas estantes castigadas pelo tempo, não estejam tão empoeirados assim.
Eleili Do 19/08/2014minha estante
Caro Gustavo adorei sua exposição, breve que me deixou louca pra ler este livro. Sou nova neste mundo dos livros, mas cada dia me apaixonando.

vinnycordeiro 14/05/2012

Esta obra é fundamental para os aficcionados pela obra de J. R. R. Tolkien. Entretanto, só dei 4 estrelas porque este livro toma direcionamentos e escolhas a meu ver bem equivocados em sua tradução, feita por Ronald Kyrmse. Ele tornou-se persona non grata na comunidade tolkieniana brasileira quando, no início da década passada, fez diversas escolhas no mínimo polêmicas na nova tradução para o português de O Senhor dos Anéis, que foi posteriormente cancelada. Algumas destas escolhas, entretanto, apareceram posteriormente em outro livro, "Os Filhos de Húrin".

Caso o leitor desta resenha queira ler uma tradução mais acurada do original, o livro "Tree and Leaf", sugiro a leitura da dissertação de mestrado de Reinaldo José Lopes, disponível gratuitamente no site da USP no endereço a seguir:

Pesa a favor desta tradução o cuidado deliberado em fazer com que o texto soe, mesmo traduzido, como um texto de Tolkien. Além disso, e dentro do possível, esta tradução mantém em português diversos jogos de palavras, típicos de um autor que era antes de tudo um filólogo. E para arrematar, é a única tradução para o português (mesmo que parcial) do 4° texto de "Tree and Leaf", o poema em métrica aliterativa anglo-saxã "The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm's Son", que o Kyrmse sequer tentou traduzir ao que parece.
Estelia 19/05/2014minha estante
Por gentileza, alguém pode me dizer onde encontro esse livro para compra-lo, não encontro em lugar algum e o almejo muito! Desde agradeço a atenção.

vinnycordeiro 19/05/2014minha estante
Este livro saiu de catálogo e foi reeditado com o título "Árvore e Folha", tradução literal do original em inglês.

Flavia1414 13/03/2011

Eu poderia dizer que é uma avaliação sobre os contos de fadas e como chegaram até nos, por que são formados e seus conceitos principais, juntamente com os efeitos exercidos no se humano.
Folha por Niggle é uma história que eu chamaria de "fofinha" e que faz você refletir sobre o significado da história.

George Diniz 25/08/2010

Fastástico livro, onde Tolkien apresenta um pouco de suas idéias a respeito do mundo criado por ele, é essencial pra quem acompanha a ficção tolkieniana, é um livro curto, porém muito bem elaborado.

GNT 16/07/2009

Nota sobre as edições
Pessoal, por falta de local adequado para discussões sobre o cadastramento dos livros estou colocando aqui nas resenhas esta pequena nota: Alterei hoje o nome do livro para "Sobre Histórias de Fadas" (conforme parecia ser no cadastro original), uma vez que todos os dados das edição cadastrada batem com o livro que possuo (editora, ISBN, número de páginas, etc.). Após uma breve pesquisa, acredito que o nome "Sobre Contos de Fadas" não passe de um título provisório que não foi lançado no mercado. Caso isso não se confirme, solicito que alguém que tenha o livro com esse nome poste sua ficha catalográfica para que possamos compará-la. Informo também que não consegui alterar a imagem da capa na página de abertura do livro (que creio ser a capa provisória), mas adicionei uma imagem da edição que possuo como outra edição. Quem tiver mais informações, favor compartilhar.

Dani 01/02/2009

É um livro bem técnico de Tolkien, que defende, entre outras razões, que os contos de fadas não são escritos necessariamente para crianças. Mas, geralmente são atraentes a elas porque ainda não conhecem o mundo de forma a distinguir o real do fantástico.
Trata também dos consolos que as histórias de fadas podem trazer: imortalidade, final feliz.

Tolkien termina com um conto chamado "Folha por Niggle", que não me encantou muito.