O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Lediane 24/09/2022

Contos maravilhosos !!!!!!!
Oscar Wilde um irlandês do século XIX, e um dos principais preponentes do Esteticismo. Neste copilado de contos da Principis, temos o seu conto mais famoso o Fantasma de Canterville e 3 contos que ele escreveu para os seus filhos, O Príncipe Feliz, o Gigante Egoísta e O Rouxinol e a Rosa, sendo o Gigante Egoísta o meu preferido.

O Fantasma de Canterville - Sir Simon é um fantasma que mora na mansão de Canterville e há séculos vem assombrando as pessoas que por lá passam, porém quando uma família norte americana se muda para a mansão, seu papel de fantasma fica menosprezado. Passamos então a acompanhar as desastrosas tentativa do fantasma em assombrar essa família. Um conto engraçado e que faz uma crítica a sociedade Britânica e Americana em processo de transição do século XIX para o século XX.

O Principis feliz - O príncipe está preso no seu pedestal, firme na terra, e conhece andorinha, sonha viajar para o Egito depois de viver uma paixão passageira por um junco. Ambos viveram um amor impossível. E quando se encontram são como duas almas que se completam, O príncipe pode ver tudo o que acontece na cidade mas não pode se mover e a andorinha pode se mover mas não pode ver, então o príncipe determina o o que deve ser feito e a andorinha executa, assim eles combatem as dificuldades sociais. Mas os recursos se esgotam e como minoria não há nada o que fazer morrem.
As pessoas só pensam em si e no que é aceito pela sociedade, é raro o bem comum.

O Rouxinol e a Rosa - Aqui Oscar Wilde deixa a mensagem de que o desamor atravessa o coração de adultos e crianças, nada adianta se dedicar ao amor não correspondido, porque fazer isso só atrai a autodestruição.

O Gigante egoísta - É o meu conto favorito. Depois de voltar da visita a um amigo o gigante encontra crianças brincando em seu lindo jardim e as expulsa de lá construindo uma muralha ao redor. Então seu jardim passa a ficar somente na estação inverno frio e gelado. Mas um dias as crianças invadem novamente o jardim e ao escutar o canto de um pássaro o gigante percebe que Primavera voltara e que o jardim está lindo novamente e ao ajudar uma criança a subir em uma árvore o gigante percebe o quão egoísta ele foi e se arrepende passando a brincar todos os dias com as crianças.
Somente com a generosidade, partilha e tendo a inocência de uma criança é que se poderá entrar no paraíso celeste.

O amigo dedicado - Oscar Wilde apresenta a verdadeira e falsa amizade,
“amigos”, que exigem absolutamente tudo sem dar absolutamente nada em troca. Tem uma enorme diferença ser amigo e dizer quer é amigo.

O Rojão extraordinário - Um foguete que critica a vaidade desmedida, e deseja sempre ser o centro das atenções, acaba sozinho sem que que ninguém veja o seu "famoso" brilho.

Ane Gonçalves 04/12/2022

Olá leitores e aleatórios
A primeira vez que eu li esse livro foi a HQ. Gente que experiência incrível.

Como pode um livro fazer a gente gostar de um fantasma? Não sei, mas o Fantasma de Canterville não só mostrou que pode como que também nos faz sentir carinho pelo fantasma ?????

Rafa Purps 22/08/2020

Além do seu tempo
Eu sempre me questiono como Oscar Wilde conseguiu há tempo ter a percepção das falácias da mente humana naquele época. Parece-me que não evoluímos nada como seres humanos desde que o grande autor irlandês viveu, ou talvez ele tenha desenvolvido uma noção de mundo além do seu tempo. Nunca vou saber.

Siga-me no insta @rafapurps

Neste livro de contos curtos ele encanta os leitores com perspicácia e critica social. Você deve ler além das histórias, pois a crítica esta na poesia. Wilde desenvolve a acidez de uma maneira muito sutil ao mesmo tempo que é sarcástico.

Contos favoritos:

O fantasma de Canterville conta a história de um fantasma inútil que se frustra ao tentar infernizar a vida de uma família americana tradicional que acaba de se mudar para a mansão na Inglaterra. Durante o conto vamos entender como a rivalidade cultural entre as duas nações acontecem, e como a personalidade de cada personagem é importante para ajudar o fantasma encontrar sua última morada.

O príncipe feliz: Apesar de não ter ouvido ninguém comentar sobre esse conto, é provável o mais bonito que já li. Um misto de fantasia com realidade, conta a história de uma pomba e uma estátua de ouro. Não quero dizer muito, pois convido você a se encantar tanto quanto me encantei. Rápido, de fácil entendimento e com uma carga absurda de verdade. FINAL INCRÍVEL.

site: https://www.instagram.com/rafapurps/

Nathane6 27/08/2020

Primeiro contato
Oscar Wilde demonstra toda sua genialidade ao falar de um espírito que não consegue assustar os novos moradores da mansão, uma família americana que não se abala com as "traquinagens" do fantasma. O autor acaba por críticar determinadas posturas da época. Uma história leve com um final bacana.

Marielly 13/09/2020

O Fantasma de Carteville
Apesar de ser um livro consideravelmente curto, é uma história com bastante desenvolvimento, contendo um humor e ao mesmo tempo muito sentimento. Muito bom.

Carol 14/09/2020

Essa edição traz oito contos memoráveis de Oscar Wilde, entre eles o clássico "O fantasma de Canterville", paródia de contos góticos, onde o autor satiriza os enredos e personagens do gênero. O conto foca basicamente na comédia, onde sentimos pena do fantasma que não consegue aterrorizar os novos moradores da mansão que ele assombra há séculos. O autor também faz uso de estereótipos para mostrar os comportamentos americanos e britânicos contidos na história, aproveitando para fazer uma crítica "velada".

Os outros contos também são interessantes, gostei muito d"O crime de Lorde Arthur Savile", nos leva a refletir o quanto somos donos da nossa vida ou vítimas do destino. "O amigo devotado", "O jovem rei" e "O príncipe feliz" são mais moralizantes, sendo o último um conto infantil. Os outros contos presentes "O milionário modelo", "O pescador e sua alma" e "O retrato do Sr. W. H." também são interessantes ao seu modo.

Considerei uma boa seleção de contos e importante para aqueles que querem conhecer mais da obra de Wilde. Recomendo a leitura!

Martony.Demes 04/03/2022

Eis uma bem interessante e curta obra: O fantasma de canterville, do fantástico Oscar Wilde.[Leitura de 2021]

O conto infanto-juvenil apresenta a história de uma familia que compra uma casa na qual há um fantasma! E essa familia compra sabendo da existência dele!

O Fantasma, claro, dentro de sua missão, vai espantar a familia. Porém, surpreendentemente, ninguém tem medo dele. Inclusive, as crianças ficam brincando e provocando o fantasminha!

Porém, com o transcorrer da história descobre-se que há um segredo sobre o fantasma, que prefiro não contar, claro!

Não obstante, quando se trata de Oscar Wilde, há muito contexto que pode ser levantado em seus livros. E neste caso não é diferente! Wilde fez uma série de críticas: à igreja, ao consumismo dos EUA, à Inglaterra, ao espiritismo etc!

E ai, você já leu essa obra? Se sim, fale mais sobre ela!

leticia2037 26/03/2022

Oscar Wilde, contos
não foi exatamente como eu esperava, os contos tem suas lições e é legal as formas das narrativas, mas são meio infantis e eu esperava contos de terror kkkkkkk

Daniel.Paulo 02/11/2020

Vale a pena
Muito engracada, sinceramente amei essa estoria, ela brinca com varios clichês de estorias de fantasma e casas mal assombradas, fora que o que acontece na casa me lembra muito o filme"esqueceram de mim" recomendo.

Marie 03/04/2023

Uma Baita Supresa
Tive que ler esse livro obrigada pelo governo, mas que me surpreendeu demais. Se eu não tivesse sido obrigada, nunca teria conhecido e lido essa obra com diversos contos q trazem uma reflexão muito honesta. Claro, há contos bem fracos, mas que, na minha modéstia opinião, são totalmente esquecidos e escondidos por outros bem sensacionais.
A escrita do Oscar Wilde é profunda e filosófica na medida certa, é um dos pontos fortes do livro. Além de que, com frases certas, o autor consegue produzir os sentimentos e os pensamentos das personagem bem claramente ao leitor.

Gostei bastante de 5 contos sendo eles: O Fantasma de Canterville, O Príncipe Feliz, O Rouxinol e a Rosa, O Pescador e a sua Alma, O Filho da Estrela.

Mariaduarda 02/12/2020

O fantasma de canterville
Não é muito o estilo de livro que eu curo mas é ate legalzinho.
Um livro curtinho pra passar o tempo.

Marcelo 05/04/2023

Leitura Divertida
Leitura rápida, é um conto bem interessante. Oscar Wilde destila todo seu humor, sarcasmo, ironia e uma forte crítica a sociedade britânica da época. Recomendo a leitura.

Gislaine.Novello 29/12/2020

Oscar Wilde é sempre ótimo, confesso que este livro acabei lendo por falta de outro, mas me surpreendi. Muito reflexivo e cômico.

Rosina.Forteski 04/01/2021

Sátira sutil
Leitura rápida, muito fluida e, surpreendentemente, fácil. É um texto engraçado que traz um fundo crítico em relação a padrões consumistas da elite estadunidense. Com certeza vale conhecer.

Mike 07/01/2021

Assombrosamente engraçado
Assombrosamente engraçado

Uma das primeiras histórias publicadas por Oscar Wilde, o conto expressa um olhar humorístico sobre a vida de um fantasma de 300 anos de idade, Sir Simon, que precisa lidar com uma família americana que habita o castelo de sua família.

Explore a diferença entre as culturas americana e britânica através desta sátira precioda e da prosa humorística de Wilde. Não consigo pensar em muitas maneiras melhores de passar duas horas do seu tempo.
Rosina.Forteski 07/01/2021minha estante
Eu também amei este conto.