O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Adriana Scarpin 12/03/2021

O fantasma de Canterville de Oscar Wilde é o livro da semana no clube de leitura Divina Comédia Humana. Leitura rapidíssima, funciona como uma crônica de costumes entre o modo de vida americano e o britânico, por incrível que pareça Wilde é bem generoso em retratar os americanos com uma tintura bem benéfica.

sam | @msamlima 08/09/2020

Oscar Wild contista é tudo de bom!
Livro curto que reúne alguns contos do Irlandês, Oscar Wild. Nessa edição estão: O fantasma de canterville, O príncipe feliz, O rouxinol e a rosa, O gigante egoísta, O amigo dedicado e O rojão extraordinário.
A muitos anos não lia nada do autor e foi uma delícia reencontrar seu humor ácido e senso crítico apurado.
Alguns contos, mais especificamente seus finais, quebraram com minha expectativa de desenrolar pela compreensão da história que havia tendo. E não de um jeito bom, de um jeito realmente confuso. Sobretudo pela sua insistência em flertar com a morte até quando não existe motivo pra ela ser.
Mas de modo geral, o jeito como o autor satiriza os comportamentos e sentimentos humanos me arrancou boas gargalhadas.
"Que direito você tem de estar feliz? Você deveria estar pensando nos outros. Na verdade deveria estar pensando em mim. Estou sempre pensando em mim mesmo e espero que todos façam o mesmo, isso se chama EMPATIA." p. 72

Jessicalpfzn 12/03/2021

Gostei.
Eu esperava um livro de terror, mas na verdade é bem descontraído.
O final é muito bom.
Gostei de primeira da escrita do Oscar, esse cara é um gênio.

Jusley.Sousa 08/05/2020

Os noturnos tristes e belos
Fiquei encantada com a história, leve, engraça, sátiras ótimas.
A beleza do viver em família e ter suas peculiaridades, o dia a dia comum e cheio de alegrias.
A beleza da tristeza e da morte.
Ao meu ver - Tudo que existe de sagrado em uma "história de terror"

willian1969 17/08/2010

Um fantasma que é atormentado por seres humanos?

Isso mesmo, essa história de Oscar Wilde nos brinda com seu humor ácido e refinado e expõe a sua maneira uma crítica velada a sociedade da sua época.

Foi meu primeiro contato com a obra do autor, e de cara gostei e recomendo... se gostar do estilo poderá gostar também de O Retrato de Dorian Gray, outro livro sensacional do autor.

Luh 11/05/2021

Gostei muito do conto do fantasma e da pata mas não estava gostando muito dos outros então acabei abandonando no último conto eu acho.... mas pretendo reler algum dia quando eu for mais velha, talvez goste mais...

Juliana2813 15/05/2023

Do conto O Fantasma de Canterville eu gostei muito, 5 ?, mas o livro tem outros contos, então a nota que eu dei foi no geral. Gostei dos primeiros contos, têm uma mensagem boa, são fofos e alguns engraçados; os outros eu não gostei muito, alguns terminam passando uma mensagem meio tronxa sobre Deus, outros são só chatinhos mesmo. Além de que eu achava que todos os contos iriam seguir a mesma temática do primeiro que dá o nome do livro, fantasmas, uma pitadinha de terror, mas não... São sobre temas diversos e outros repetitivos. Ficou abaixo das minhas expectativas ?

Andressa.l1ma 01/03/2023

" Sim, a morte deve ser tão bonita. Deitado na terra macia e escura com a grama ondulando no alto e ouvindo o silêncio. Não tendo ontem nem amanhã Esquecendo o tempo, esquecendo a vida estar em paz "

Book's H 05/12/2020

Esse é um livro cheio de críticas e com um humor ácido, que é bem divertido, por sinal. Oscar Wilde fez um trabalho incrível com essa história. Não só com o conto do fantasma de Canterville, mas com os outros contos presentes na obra também. Eu adorei o livro e super recomendo!

Jess 24/02/2021

Gostei. A leitura se dá em uma sentada. O teor cômico e misterioso da narrativa são bem divertidos. Um dos pontos mais interessantes foi acompanhar a saga de um fantasma ser frustrada pela família Otis após tantos anos de sucesso em sua empreitada. Recomendo.

Papareia dos Livros 20/07/2022

Curto mas sucinto
Achei que o livro seria maior porém não me decepcionei com a leitura, os contos são muito bem feitos e trazem bem as características das sociedades europeias, o miticismo está presente em grande parte das histórias.
Foi o primeiro livro que li do autor e devo dizer que gostei muito da sua escrita, mesmo que ela tenha sofrido ou não alterações durante a tradução, eu achei bem interessante os enredos que Wilde construiu.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Thereza 28/06/2020

Hilário
Esse é meu segundo contato com Oscar Wilde. O primeiro foi com um dos livros mais lindos — esteticamente — que já tive o prazer de ler: O Retrato de Dorian Gray. Nessa estória que trago aqui a pegada é outra, o conto é hilário e não parece tão preocupado com a forma como o romance que eu li.

Tente pintar a cena: uma família estado unidense muda-se para a Inglaterra e compram esse castelo conhecido por ser assombrado por um fantasma pra lá de inconveniente. Há, inclusive, uma mancha de sangue na biblioteca que é motivo para turistas quererem visitar aquela casa.

Porém, desde o modo como a família resolve lidar com a tal mancha, limpando-a, já começamos a compreender que não será uma interação fantasma-humanos como acontecia com as famílias que já habitaram aquela casa.

Primeiro, eles não acreditam e sequer cogitam a possibilidade de que o fantasma seja real. Seu ego é muito grande, consideram-se superiores aos ingleses em intelecto e até mesmo em suas invenções. Mas assim que fica claro e comprovado que o fantasma existe, tudo se torna incrível e a estória fica impossível de ser deixada de lado. Aqui, é a família que começa a assombrar o fantasma, o deixando maluco e até mesmo fazendo com que questione a própria existência. Todo tipo de tentativa de assustar aqueles humanos arrogantes é frustrada, quando não o ridicularizam de modo que chegamos a sentir pena de uma alma penada!

É o tipo de livro pra se ler em uma sentada, um conto curto, divertido e envolvente. Oscar Wilde é um dos poucos escritores góticos que eu considero que vale — e muito — a pena conhecer e experimentar suas formas de narrativa. Mas isso de valer a pena é advindo de um gosto pessoal, não sinto proximidade com literatura fantástica e, ainda mais, gótica. Mas as obras do autor são tão incríveis que agrada não importando o tema que aborda.

site: https://medium.com/@thetenardotto

h4gatha 09/02/2023

oscar wilde era um gay crente
contos curtos e muitas vezes fluidos, com frases marcantes e morais bem estabelecidas.

o meu favorito foi o príncipe feliz. fico surpreendida com a sutileza do Oscar wilde ao criticar ações, características e o mundo em si

é a primeira obra dele que eu leio além do único romance do autor e foi bem satisfatório embora ele meta jesus nos contos do nada

Diego.Rates 07/12/2020

Uma excelente coletânea de contos
O escritor realmente me surpreendeu, pois se mostrou extremamente versátil e criativo, com seus contos.

Gostei bastante do Fantasma de Canterville, assim como do Príncipe Feliz e adorei a crítica ao moralismo em O amigo dedicado. Seu humor sarcástico característico aparece em todos os contos.

Luiza588 04/09/2023

O fantasma de Canterville
O fantasma de Canterville é uma noveleta fantástica e de rápida leitura, que retrata, com muito humor e ironia, o conflito entre o velho e o novo.
Wilde consegue, com esse livro, nos fazer sorrir, emocionar, refletir e até chorar...
Simplesmente um misto de emoções que surgem de uma história muito divertida e, ao mesmo tempo, dramática, onde encontramos críticas a aristocracia inglesa e ao materialismo estadunidense.

Citações:

"Você pode ter um segredo desde que eu tenha seu coração."

"A morte deve ser tão bela. Deitar na suave terra marrom, com a grama ondulando acima da cabeça, e escutar o silêncio. Não ter o ontem, nem o amanhã. Esquecer o tempo, esquecer a vida, estar em paz. Você pode me ajudar. Você pode abrir para mim os portais da casa da morte, porque o amor está sempre em você, e o amor é mais forte do que a morte."

"Os poderes do Inferno não são capazes de triunfar sobre a pureza de uma criança."