O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Lisandra Sousa 27/03/2021

O conto principal do livro é divertido, com críticas as sociedades e seus costumes apresentados na história. Nunca achei que fosse ter empatia por um fantasma, principalmente um que fosse culpado e adorasse cumprir suas façanhas fantasmagóricas. O final inesperado aqueceu o coração. Outro que eu gostei foi o conto do Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz e passei raiva com O Amigo Dedicado. Fico sem palavras quanto O Rouxinol e a Rosa. Todos os contos têm teor sarcástico e irônico, fazem pensar. Leitura rápida e boa, indico.

Marilack 12/11/2021

Leve e engraçado
Não é um livro com ensinamentos profundo, mas há, em algumas partes, uma crítica política e social.
É engraçado, leve e não é uma leitura difícil.
Certamente é um livro para se ler em apenas um dia.

MairêCarrion 30/08/2022

O fantasma de Canterville
Para começar tenho que dizer, essa linguagem com certeza n é uma das minhas preferidas. Por mais que eu travasse em algumas partes por causa da escrita é uma leitura fluída. Uma história simples mas que te deixa curiosa para saber o final. Gostei bastante por ser uma leitura descontraída e rápida. Admito que senti falta de um aprofundamento da vida do fantasma, mas, de qualquer forma, entregou tudo que prometia na sinopse.
Recomendo!

Gabriela 02/04/2021

Satírico
Oscar Wilde possui um jeito único de escrita que nos prende, para o riso ou para a melancolia.

O fantasma de Canterville é um conto muito engraçado e emotivo. O fantasma, depois de tanto tempo atormentando gerações, orgulhoso de suas ações tenebrosas, se vê desnorteado com uma família que não teme fantasmas, pois levam uma vida material demais, que foge de crenças e idealismos, além disso a família até chega a pregar peças no fantasma para contraria-lo. O conto também é emotivo pois nos mostra que não há uma característica maniqueísta intrínseca aos humanos, nem nos fantasmas, somos todos compostos por atos bélicos e bondosos, atos admiráveis e outros nem tanto, com arrependimentos e orgulhos.

dullahan 05/11/2022

nhe
são contos meio nhe. a escrita é boa. dos quatro tem um que é bom! o resto é no máximo mais ou menos, quando não é ruim.

gabrieus 31/10/2021

Excelente!
Me diverti muito com as trapalhadas do fantasma inglês mais elegante! Kkkkk. O final me deixou encucado tenta advinhar qu era o segredo da Virgínia. Se alguém puder me contar sua teoria eu agradeço!

Raphael 01/03/2020

Engraçadíssimo!
Uma história muito engraçada de um fantasma que encontra uma família muito inusitada. Leitura rápida e direta.

Marta 17/03/2020

Oscar Wilde
Minha primeira leitura dele. Um conto divertido.

Laura 22/11/2021

Um conto muito divertido de se ler. A história conta sobre esse fantasma que depois de muitos anos assombrando essa casa, se vê em dificuldade para assustar uma família americana que não acredita em fantasmas. O final é bem emocionante, de deixar o coração quentinho.

Adriana.Amancio13 31/03/2020

Divertido
Leitura gostosa e rápida, as travessuras do fantasma te prendem na leitura do inicio ao fim.

Ingryd 25/04/2020

Hilário
Primeiro conto que li do Oscar e adorei. Muito engraçado e sarcástico.

Andy 27/04/2020

Oscar Wilde, eu te venero ²
Quem poderia imaginar que um fantasma poderia ter medo de gente viva? Um conto muito cômico, com um final peculiarmente triste, mas que traz uma sensação de "dever cumprido" no final das contas. E tudo que ele queria era descansar em paz...

Lediane 24/09/2022

Contos maravilhosos !!!!!!!
Oscar Wilde um irlandês do século XIX, e um dos principais preponentes do Esteticismo. Neste copilado de contos da Principis, temos o seu conto mais famoso o Fantasma de Canterville e 3 contos que ele escreveu para os seus filhos, O Príncipe Feliz, o Gigante Egoísta e O Rouxinol e a Rosa, sendo o Gigante Egoísta o meu preferido.

O Fantasma de Canterville - Sir Simon é um fantasma que mora na mansão de Canterville e há séculos vem assombrando as pessoas que por lá passam, porém quando uma família norte americana se muda para a mansão, seu papel de fantasma fica menosprezado. Passamos então a acompanhar as desastrosas tentativa do fantasma em assombrar essa família. Um conto engraçado e que faz uma crítica a sociedade Britânica e Americana em processo de transição do século XIX para o século XX.

O Principis feliz - O príncipe está preso no seu pedestal, firme na terra, e conhece andorinha, sonha viajar para o Egito depois de viver uma paixão passageira por um junco. Ambos viveram um amor impossível. E quando se encontram são como duas almas que se completam, O príncipe pode ver tudo o que acontece na cidade mas não pode se mover e a andorinha pode se mover mas não pode ver, então o príncipe determina o o que deve ser feito e a andorinha executa, assim eles combatem as dificuldades sociais. Mas os recursos se esgotam e como minoria não há nada o que fazer morrem.
As pessoas só pensam em si e no que é aceito pela sociedade, é raro o bem comum.

O Rouxinol e a Rosa - Aqui Oscar Wilde deixa a mensagem de que o desamor atravessa o coração de adultos e crianças, nada adianta se dedicar ao amor não correspondido, porque fazer isso só atrai a autodestruição.

O Gigante egoísta - É o meu conto favorito. Depois de voltar da visita a um amigo o gigante encontra crianças brincando em seu lindo jardim e as expulsa de lá construindo uma muralha ao redor. Então seu jardim passa a ficar somente na estação inverno frio e gelado. Mas um dias as crianças invadem novamente o jardim e ao escutar o canto de um pássaro o gigante percebe que Primavera voltara e que o jardim está lindo novamente e ao ajudar uma criança a subir em uma árvore o gigante percebe o quão egoísta ele foi e se arrepende passando a brincar todos os dias com as crianças.
Somente com a generosidade, partilha e tendo a inocência de uma criança é que se poderá entrar no paraíso celeste.

O amigo dedicado - Oscar Wilde apresenta a verdadeira e falsa amizade,
“amigos”, que exigem absolutamente tudo sem dar absolutamente nada em troca. Tem uma enorme diferença ser amigo e dizer quer é amigo.

O Rojão extraordinário - Um foguete que critica a vaidade desmedida, e deseja sempre ser o centro das atenções, acaba sozinho sem que que ninguém veja o seu "famoso" brilho.

Brenda.Sá 06/05/2020

A simplicidade em um clássico.
Os contos de Oscar Wilde me cativaram mais do que eu imaginava. Fiquei fascinada com a pureza de "O Príncipe Feliz" e confesso que me diverti muito com as trapalhadas do fantasma de Canterville. Recomendo para quem goste de uma leitura que, apesar de leve e compreensível, nos faz vagar por reflexões profundas.

Matheus656 14/05/2020

Apesar de a principal história do livro ser "o fantasma de canterville", a minha favorita foi a última "o aniversário da infanta". Que conto triste!