As Correntes do Espaço

As Correntes do Espaço Isaac Asimov

Resenhas - As Correntes do Espaço

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tecio Ricardo 23/12/2023

Primeiro livro da trilogia Império Galático do Mestre Asimov. Aqui vemos uma história de ficção científica, que mostra todo o talento do autor em criar novos mundos fantásticos, que mexem tanto com nossa imaginação que dá até vontade de conhecer.

O começo, por se tratar do início da trilogia, é arrastado, não no sentido de ser ruim, acredito que seja uma característica do autor, já que percebi isso em outro livro. Da metade pro final é que o negócio esquenta e fica muito bom.

Agora é finalizar os outros dois , espero que tenham mais ação e menos falatório.

Recomendo a leitura para todo bom fã de ficção científica e quem quer iniciar nesse estilo maravilhoso. ??

Professor Eddie 09/12/2023

Sempre asimov
Esse livro é muito loko. Ele fala de um espaço analista que foi tirado sua memória e foi abandonado em um planeta que produz o tecido mais caro do universo.

Ver essa história se desenrolar foi surpreendente. Nunca acertaria esse final.

Rodrigo.Macedo 10/11/2023

Sark, Florina, Trantor, kyrt e outros mistérios
Contextualizando: A Terra está radioativa e é um planeta completamente insignificante para os outros planetas da galáxia. A galáxia já possui pelo menos 1 milhão de planetas habitados todos dependentes do governo de Trantor.

A história gira em torno de três planetas: Trantor, Sark e Florina.

Como sempre, Asimov conseguiu criar um ambiente de suspense em que o leitor nunca sabe direito quem é mocinho ou quem é o vilão da história. Uma coisa é fato: todos os personagens antagonistas tem motivos plausíveis para agir como agiram.

O líder absoluto de Sark e o citadino foram os principais personagens. Um com desejo de estabelecer uma ditadura absoluta e o outro querendo libertar seu povo.

A trama que Asimov desenvolveu é excelente. O ponto negativo, como sempre é a falta de calor humano em seus personagens. A sensibilidade, empatia, diálogos tocantes é difícil encontrar. Sem falar na cena ridícula envolvendo a lady de Sark, sem noção.

As mulheres das histórias de Asimov são sempre mocinhas ingênuas, facilmente manipuláveis e que se apaixonam pelo primeiro mané que aparece. Deve ser pela época em que foi escrito 1951.

No todo, adorei o livro. Puro entretenimento. Estou super animado para continuar com esse universo. O próximo será Poeira de Estrelas que fecha essa trilogia do império.

Esqueci de dizer que pela primeira vez gostei de um casal das histórias do Bom Doutor: Rik e Valona.

Ni 19/08/2023

Amo Asimov e todo o universo da fundação, porém não dá para dizer que esse livro e tão impactante ou memorável como os outros livros. Tem o seu padrão de narrativa e escrita Asimov, mas definitivamente não é o melhor, assim como os outros dois.

Clarissa 29/07/2023

Microspoilers do contexto geral do final
No começo achei chato, depois não estava me importando com nenhum personagem. Achei que ia dar no máximo 3 estrelas... mas aí vem o final: tem crítica ao negacionismo científico, tem crítica ao capitalismo, tem gente rica sendo feita de idiota... enfim, Asimov sempre entrega.
Tirei uma estrela por causa das minhas impressões iniciais e da forma como o livro retrata as mulheres em algumas passagens pontuais (tem uma cena bem da esquisita envolvendo um abuso), mas tem que lembrar que foi escrito em 1951.
Wagner47 29/07/2023minha estante
Asimov tem um certo problema com personagens femininas mesmo, mas nesse livro beira até o absurdo perto do final.

Achei bem comum, com altos pontos para a escrita e o teor mais crítico do final (dei 3,5/5)

bkshadwpjo 25/07/2023

Gostei
Primeiro livro que leio do isaac, gostei bastante, fiquei com medo de não gostar ou achar a linguagem muito dificil mas não foi nem um pouco, INCRÍVEL!!!!

Filipe 22/07/2023

"Correntes do Espaço" é um livro simples do Asimov, comparado com as suas demais obras. Uma aventura política divertida que, tece uma alegoria intrigante do início do Império Galáctico, como explorado na série "Fundação".
Neste livro, Asimov continua a explorar temas de poder, intriga e manipulação, ao mesmo tempo que cria uma aventura interplanetária de fuga bem intrigante.
Senti falta de uma profundidade maior na construção do passado do Rik e de Valona, e até mesmo do passado de Florina, mas entendo que o foco não era esse.
Admito que ler esta história já tendo um background do mundo galáctico criado por Assimov faz eu ter um apreço maior por suas histórias hoje em dia.

Edoarda 09/07/2023

Finalmente mais um livro de Asimov que não recorre a romances sem sentido no meio do enredo!
Correntes do Espaço é muito mais um romance policial sobre sociologia do que um sci-fi de fato, e é interessante por isso. Imaginar sociedades humanas diferentes, com um planeta dominando o outro - e aqui os ruivos de pele clara sendo dominados pelas pessoas de cor (visto que Samia de Fife é claramente descrita como negra) é muitíssimo interessante. Isso é algo que já havia sido citado em Poeira de Estrelas, quando se fala que povos africanos colonizaram planetas, e que tinham um passado histórico de escravidão.
Que venha agora a saga da Fundação. E continuo me perguntando, desde o fim da saga dos robôs: o que aconteceu com os solarianos? A saga do Império Galáctico ainda não explicou - não me parecem ter sido as correntes de carbono.

Larissa.Herbsthofe 16/06/2023

E o último na verdade era o primeiro...Correntes do espaço era o primeiro da trilogia e tem uma ligação curiosa com a Fundação.

João 12/06/2023

As corrente do espaço
Todo mundo vai se surpreender com o final desse livro, isso é certo. Não aceito que alguém dê menos que 4.5 estrelas!! Tudo começou de uma forma misteriosa e cheio de caos político, mas o final foi mais o bonito possível! Nenhum final vai superar esse!!!!!

Marcos774 06/06/2023

Ótima história
Mais um livro do interlúdio entre a saga dos robôs e fundação, e mais um livro muito bom.

Dos 3, esse foi sem dúvida alguma o meu favorito. A história é muito interessante, e segue muito bem, apesar do plot twist ser bem previsível e não pegar de surpresa como nos outros livros do Asimov.

Gostei bastante dos personagens e também de todo o contexto que dá ao universo do Asimov, principalmente quando o mostra a influência de Trantor pouco antes de se tornar a maior potência galáxica do universo.

Recomendo bastante o livro, com certeza vale a pena.

Erich 03/06/2023

Asimov, neste livro dá indicações do surgimento do império galático. estamos em um período histórico onde ainda existem terráqueos e eles sabem que são o planeta de origem dos humanos. Mas essa informação já é vista como uma lenda pelos outros planetas da galáxia.

A trama tem como pontos centrais a relação social Florina-Sark e a espaçoanálise. Sobre a espaço análise o que posso dizer de modo seguro (sem spoiler) é que Asimov pega uma teoria do seu tempo e a utiliza como base para formular uma história. Isso se materializa no espaçoanalista e sua teoria.

Sobre Florina-Sark, temos o conhecido caso de um povo (aqui os sarkitas) que subjulga o outro (os florinianos) por interesses econômicos. O modo como são subjulgados faz com que inexista uma resistência organizada e muito facilmente uma resistência pode ser sublimada. Mas é algo interessante de acompanhar, principalmente quando vemos em algumas cenas os sarkitas subestimando florianos e, por isso, comentando erros. Nossa repulsa à sociedade sarkita e suas práticas absurdas é expressa pelas falas e reflexões do Dr. Junz, da AIE.

Durante todo o treinamento que [o floriano] recebeu, ao longo de todos os estudos nos quais se saiu tão bem, nunca se esqueceu de que os nobres eram homens.

Como então impor a paz? Não pela razão, com certeza, nem pela educação. Se um homem não conseguia olhar para a paz e para a guerra e escolher o primeiro em detrimento do segundo, que outro argumento poderia persuadi-lo? O que poderia ser mais eloquente como condenação da guerra do que a própria guerra? [...] Então, para acabar com o mau uso da força, só restava uma única solução: a própria força.

Era por isso que eu não me importava em ficar no espaço. Meu mundo era um planeta morto.

Qualquer um que viva em um mundo radioativo está fadado a crescer com medo e insegurança. [...] Isso inculca uma espécie de ansiedade em nós. [...] Só estamos felizes no espaço; é o único lugar onde podemos nos sentir seguros.

andreiaflores 09/05/2023

Confesso que fez falta uma conexão entre Robôs e o império e As correntes do espaço (que é o 1 romance cronológico da trilogia império galáctico). Mas puxa que livro sensacional. Isaac Asimov é simplesmente um mestre na ficção científica.

Paulochs 07/05/2023

Intrigas intergalácticas e o rico universo de As Correntes do Espaço
Esse é o primeiro livro que leio de Isaac Asimov, tenho pouca familiaridade com o seu universo, embora tenha reconhecido Trantor da série Fundação (pretendo ler o livro em breve). Mas, falando do livro As correntes do Espaço, nós nos deparamos com uma disputa de poder entre duas potências galácticas, Trantor, um império em ascensão e Sark, um planeta comandado por nobres que detém poder sobre a matéria-prima mais cobiçada e cara do universo, o kyrt, um material que só pode ser obtido em Florina. A partir disso, nós podemos imaginar o seguinte, Sark detém o poder sobre Kyrt e consequentemente sobre Florina. Trantor está expandindo seu poder através da galáxia, mas não pode controlar Florina porque Sark nunca permitiria. Porém, ao adicionarmos um perigo iminente, o jogo muda, é aí que entra um espaçoanalista e sua teoria de como Florina pode ser destruída, a trama se passa com uma investigação por todas as partes envolvidas, um homem sem memórias tentando descobrir quem é, um citadino buscando o melhor para Florina, um embaixador trantoriano tentando conquistar Sark e Florina, e os nobres de Sark tentando manter seu poder.

O livro te prende em todo momento com esse mistério, quem é esse homem e o que ele sabe sobre esse planeta, ao mesmo tempo que o universo do livro é muito cativante e podemos ver similaridades com nossa realidade, mesmo o livro tendo sido escrito décadas atrás, que é uma minoria que detém poder e riquezas controlando uma maioria que detém a mão de obra, uma civilização escravizada para colher e produzir um dos produtos mais caros de toda galáxia, diante disso, nenhum outro planeta ou império faz nada por medo de instigar uma guerra entre mundos. Mas, por trás dos bastidores, há um jogo político para tirar o poder de um grupo de tiranos e passá-lo para outro grupo de tiranos.

Sark e seus nobres são um exemplo de como o dinheiro é mais importante do que a própria humanidade, enquanto os nobres e os sarkitas vivem bem e cheio de riquezas, o povo de Florina é explorado e vive na miséria, sem educação e sem direitos. É algo para se refletir.

Outro ponto que me chamou atenção, é como os detalhes são ricos, por exemplo, como o autor explica o que são "as correntes do espaço" e como ele introduz profissionais que são especializados em estudar esses fenômenos. Além disso, não posso deixar de mencionar como a terra é citada nessa trama e como há a teoria de que a humanidade é oriunda desse único planeta, digo que é uma teoria porque até mesmo os estudiosos desse universo têm suas dúvidas sobre isso.

Por fim, embora o livro tenha algumas partes maçantes, vale a pena a leitura, com certeza vou continuar a trilogia.

site: gostei (0)

Paulochs 07/05/2023minha estante
E pra quem tem interesse em ler As Correntes do Espaço, segue link para amazon: https://amzn.to/42dJHUg

@eu_rafaelfa 02/05/2023

É um bom livro
A leitura é muito melhor comparada aos outros da trilogia e lembra bastante as cavernas de aço, o que deixa tudo mais interessante. Pra mim foi frustrante descobrir o que é as correntes do espaço, más o panorama de trantor novamente da uma animada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5