As Correntes do Espaço

As Correntes do Espaço Isaac Asimov




Resenhas - As Correntes do Espaço


78 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Isabelle Pegado 21/02/2023

As correntes do espaço, de Isaac Asimov
? Titulo: As correntes do espaço
?? Autor: Isaac Asimov
? Data: 1952
Nota: ?????

Publicado no ano de 1952 e primeiro volume da famosa série Império Galáctico, cuja inspiração fora o livro "Declínio e queda do Império Romano", do historiador inglês Edward Gibbon, "As correntes do espaço" nos apresenta um universo futurista em que a humanidade não mais pertence ao planeta Terra (então radioativo e pouco conhecido), mas expande-se por diversos planetas com culturas e características das mais distintas.

Nesse contexto somos levados ao planeta Florina que funciona como uma colônia pertencente ao planeta Sark e em cujo solo floresce um tipo específico de celulose chamado Kyrt, grandemente utilizado como matéria prima para confecção de roupas coloridas para a nobreza. O Kyrt possuía "mais versatilidade do que qualquer substância conhecida pelo homem" (pág.119), contudo seu uso em larga escala era proibido e apenas um planeta controlava sua confecção (Sark).

Asimov ilustra magistralmente, dessa forma, uma sociedade estratificada cujas camadas sociais se baseiam, exclusivamente, no nascimento e que não permite, em última instância, uma movimentação social. Um floriniano (nativo de Florina), ainda que ascendesse de cargo administrativo, sempre seria um nativo e, por isso, inferior a um Sarkita. Não poderia procriar sem perder seu cargo e, sob hipótese alguma, poderia haver miscigenação entre nativos e nobres, de forma que houvesse um controle genético da população beneficiando os Sarkitas com os supostos melhores genes.

Mas o universo, meus caros, vai muito além de dois planetas. Há uma outra potência que, aos poucos, está ascendendo em número de aliados e controle e, consequentemente, objetiva tomar posse do planeta colônia chamado Florina. A ele somos apresentados em meio a um grande mistério: um espaçoanalista descobre que Florina está prestes a ser destruída, mas ao buscar informar as autoridades é vítima de uma sonda psíquica, que apaga suas memórias e, posteriormente, o faz desaparecer. A sua existência, portanto, se torna a peça chave nesse jogo de poderes entre grandes potências e, desvendar o mistério do seu alerta, vai alterar quem fica no poder.
comentários(0)comente



Raphael Trivelati 26/01/2023

Uma boa historia
O livro apresenta uma narrativa um pouco diferente das séries dos robos, no início parece um pouco confuso, porém a medida que a história se desenrola as partes começam a se conectar.
O autor como sempre usa de fatores científicos, de política e psicogia para desenhar o cenário de sua história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caio 14/01/2023

O primeiro livro em ordem cronológica da sério império galático. Como sempre, amo tudo o que a asimov escreve. Sua escrita é bem fácil de ler e de entender os conceitos que ele descreve no livro. Gosto muito de como ele trata das questões políticas, jogos de poder e questão humanas como preconceitos de classes sociais.
comentários(0)comente



MarcosMesquita 25/12/2022

A verdadeira trilogia original de Star Wars
Um excelente thriller. Aqui, a sempre esperada explicação sobre as intenções das pessoas, é mais racional e cai menos numa interpretação subjetiva e quase insustentável das ações. A verdade atrás da falsidade dos personagens, shakesperiano, dá lugar a interesses mais reconhecidamente políticos.
Com certeza todos os fãs de Star Wars são devedores da visão de Asimov de intrigas políticas e de um Império espacial sempre em conflito.
comentários(0)comente



Rafael 01/12/2022

Achei o começo um pouco confuso, porém ao longo das páginas, a história vai melhorando. Muito interessante a questão politica que o Asimov traz. No fim das contas vale a pena. Mais um passo dado rumo à saga da Fundação.
comentários(0)comente



@tigloko 06/11/2022

Foca na política Galáctica que é sucesso!
Livro divertido. Bem movimentado para o padrão Asimov. Vários pontos de vista, a todo momento trocando para ficar dinâmico. A política Galáctica sendo melhor abordada, com a já conhecida habilidade que o autor tem para envolver nas discussões as portas fechadas, as conspirações.

O Kyrt( uma espécie de celulose, só que mais versátil e rara) produzido em Florina tendo papel fundamental nessas partes, na disputa pelo controle da matéria prima entre Sark e Trantor. E não só na parte política mas também é abordado pelo lado social e econômico. Ouvi dizer que Fundação tem bastante disso, então estou com expectativas altas para essa saga.

Gostei que esse livro também tem a pegada policial na história, com o mistério de quem apagou a memória de Rik, importante espaçoanalista( uma espécie de astrofísico que analisa as "correntes do espaço" entre os planetas para evitar catástrofes? Foi o que consegui interpretar) que carrega a informação da destruição iminente de Florina.

Falando no Rik, ele é um instrumento para mover a história antes de qualquer coisa, ser o objetivo dos outros personagens. Acho que esse é um ponto negativo. Não pareceu que era o protagonista, bem apagado. Mas da para sentir uma simpatia por ele tentando se lembrar do passado.

Ainda bem que Poeira nas Estrelas foi um ponto fora da curva, voltamos ao normal ?

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

SPOILER - SPOILER - SPOILER

E finalmente consegui enxergar conexões com as outras séries. No Poeira de Estrelas não parece conectado. Aqui fica mais claro, com o Planeta Trantor sendo mencionado e tendo importância na história( ainda não sei qual será o papel na Série Fundação mas é legal ver a semente plantada) e novamente a citação sobre o planeta Terra estar radioativo.
Brujo 06/11/2022minha estante
Ótima resenha !!!!!


@tigloko 06/11/2022minha estante
Obrigado Brujo ?. As suas também são ótimas!!!


Brujo 06/11/2022minha estante
Agradecido, Tiago ! ?




Fernanda2477 05/11/2022

Florina é um planeta explorado por seu vizinho Sark, que enriquece e mantem um alto padrão de vida às custas da produção do kyrt floriniano. Um dia, os habitantes de um vilarejo de Florina encontram um homem que não tem qualquer memória de quem é ou do que fazia, e sem ideia do que fazer com ele, Terens, o citadino, o coloca aos cuidados de uma moça chamada Valona. Com o passar do tempo, suas lembranças começam a retornar, e juntamente com elas, uma descoberta que pode mudar para sempre não apenas a relação de Sark e Florina, como também de toda a história do império galáctico.

Neste livro mais uma vez se faz presente a maestria de Asimov para escrever histórias muito boas e inteligentes, abrindo espaço para abordar diversas questões sociais que possibilitam muitas reflexões. Para quem já leu as outras obras do autor, será interessante encontrar Trantor nos caminhos da sua expansão que, embora já se mostre como um planeta com muito potencial, não carrega ainda o status que virá a ter no futuro. O começo da história pode ser um pouco difícil, já que ainda estamos tentando entender todas as relações e acontecimentos que estão sendo apresentados, mas com o tempo a leitura se torna bastante fluida, os fatos se encaixam e a narrativa ganha um ritmo bem rápido. Gostei bastante dos personagens e da história de um modo geral, e foi uma leitura muito prazerosa. Embora seja um bom livro, eu não recomendaria como porta de entrada para os livros do Asimov. Inclusive, apesar da trilogia do Império Galáctico se passar antes dos livros da "Fundação", a experiência de ler "Fundação" antes foi muito mais proveitosa em minha opinião.
comentários(0)comente



Vane Chase 30/10/2022

Achei interessante mas esperava mais. O mistério da identidade do Rik foi interessante e gostei até o momento da revelação, mas a explicação achei corrida.
Apesar de o livro em si não ser lá muito bom, consegui me interessar principalmente devido as dúvidas de como as coisas evoluíram desde a série dos robôs e como iriam ficar em fundação. Dúvidas que ainda não vi respondidas infelizmente mas espero encontrar até acabar a série. Se não entender realmente seria uma decepção, a menos que tenham mais livros que ainda não estou sabendo.
Mas desse livro em si, tem um ritmo legal, uma boa dose de mistério e agitação e um sistema político que suscita vários debates.
comentários(0)comente



Agnaldo Alexandre 17/10/2022

O futuro assim como hoje
17/09/2022 - Incrível como Asimov conseguia pensar em uma delicada rede de fatos interligados, sem que estes estejam a disposição do leitor para que ele mesmo resolva os futuros acontecimentos. Um livro que entra na trilogia do império galático, introduz muito do início deste e mostra como Trantor se impôs como centro político e controlador econômico.

Enfatiza ainda os preconceitos, característica humana entre os planetas, e denuncia a exploração de trabalhadores menos instruídos e humildes por ricos e gananciosos, dando a eles a garantia de estarem ajudando esses trabalhadores a terem empregos.

Asimov era um gênio. 5?
comentários(0)comente



Gustavo Simas 16/10/2022

Recuperar a memória para ação anticolonial
Asimov continua a exercer a criatividade ao especular sobre o que seriam "correntes do espaço", novas e demais termos em voga na Física à época da escrita do livro. Como um engenheiro de profissões, inventa a função de "espaçoanalista", um analisador do Nada, e põe Rik como protagonista sem memória que desempenha esta função.

Vamos interpretando o contexto e entendendo o cenário com Rik, que vai recuperando a memória aos poucos, mesmo que estejamos na vantagem por alguns passos a frente. É acertado, mesmo que sem profundos desdobramentos, trazer o tema de colonialismo (com o planeta Sark explorando o planeta Florina apenas para obter um recurso muito valioso no universo, o kyrt). Isto além de xenofobia e opressão numa ficção que permite muitos paralelos com o tempo de agora e de então.

De todo modo, não é uma obra muito inovadora, que comova ou que se destaque na literatura de ficção científica. É uma aventura comum, legal de passar o tempo, porém que tem o benefício de estar inserida no universo asimoviano (junto das obras da série Fundação e de robôs do Asimov).
comentários(0)comente



Caio.Victor 06/10/2022

Bom livro que inicia o "Império"
O livro contribui bem para descrever o contexto do Império de Trantor... Quem só assistiu a série Fundação da Apple, por exemplo, vai aproveitar muito pra se ambientar.

Asimov, dessa vez, não forçou um romance... O que é um ponto positivo (O Bom Doutor tem dificuldade em criar esse tipo de relação nas tramas dos livros...).

Mais um livro que traz conhecimento científico de maneira didática e um "caso policial" a ser desvendado, mostrando-nos a versatilidade do Asimov.

Rik vai descobrir quem usou a sonda? E o Citadino, qual será seu papel nessa trama intergaláctica? ?
comentários(0)comente



Bia 29/09/2022

Começou confuso mas acabou tudo
Muito bom esse livro. Apresenta muitas camadas de uma sociedade futurística mas que ainda sim continua com a antiga e velha disparidade de classes.

Amo como o Asimov tenta ser realista em seus futuros distópicos ou utópicos, dependo do seu ponto de vista.

Livro que trás representatividade negra em personagens protagonistas, xodó já.

A historia começa confusa pq vc conhece o mundo, o personagem não lembra de si e vamos conhecendo tudo junto dele.

O final foi muuito bom! Revelações bombásticas e uma trama bem policial eu diria. Imagino que seja essa a vibe da série dos robôs. Fiquei animada pra terminar essa série.
comentários(0)comente



Dave.Christian 24/09/2022

Mais uma trama a lá Asimov
Uma boa história de tramas conspirações e investigação vem no estilo Asimov?
Se passa no Asimoverso mas nós compactuo que os 3 livros se tratem de uma trilogia do império? eles não tem muita ligação, apenas se passam no universo do início do império galático
comentários(0)comente



Lucas1806 28/08/2022

Ótima introdução para a série do Império Galáctico
Pra quem quer começar a ler Isaac Asimov, recomendo esse, pois não faz parte de uma sequência, assim como Pedra no Céu e O Fim da Eternidade, pode ser lido em qualquer ordem. É uma emocionante aventura do terráqueo Rik, que perdeu a memória e foi encontrado em um planeta-colônia, cuja principal atividade é a colheita do kyrt, um material semelhante ao algodão usado principalmente para a confecção de roupas para as classes mais abastadas. O colapso dessa atividade poderia abalar todo o império, onde os humanos conquistaram e colonizaram inúmeros planetas. Vemos um planeta com sua população explorada por potências colonialistas, algo já visto pela humanidade em diversos períodos da história, e que provavelmente se repetiria se a humanidade se expandisse pelo espaço.
A aventura é empolgante, há um romance bem desenvolvido entre Rik e sua amiga Valona, os aspectos sociais e políticos estão presentes nas relações entre as diversas classes de seres haumanos, e o clímax envolve uma solução de mistério ao melhor estilo Agatha Christie.
comentários(0)comente



78 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR