Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o

Resenhas - Sonhos em tempo de guerra

Chele 09/09/2021

Uma das muitas alegrias de ler um bom livro é a possibilidade de conhecer novas culturas e povos, isso contribui pra nossa própria personalidade, nos deixa mais abertos, mais tolerantes e enxergar outros pontos de vista. Nessa obra somos transportados para o universo de Ngugi Wa Thiong'o, com uma infância difícil em meio a uma guerra, mas cheio de sonhos e uma sede enorme de conhecimento. Tudo isso com um tempero leve e poético. Em meio aos conflitos de cor e de classe, além da influente luta armada por independência há a possibilidade de sonhar, mesmo em tempos adversos.

Ana 07/09/2021

Leiam até o final
Inicialmente o livro parece cansativo e desmotiva um pouco, devido aos muitos personagens e nomes diferentes e difíceis, por se tratar de nomes africanos e da história do próprio autor. Mas o livro é lindo e super emocionante.

Maylana.Spricigo 04/09/2021

é uma autobiografia, onde o autor relembra a sua jornada por educação durante a infância e início da adolescência, períodos que foram marcados por guerras.

a narrativa foi cansativa por ter muitos personagens e por apresentar elementos e fatos históricos que não tenho familiaridade. mas os últimos capítulos valem à pena.

Grace @arteaoseuredor 03/09/2021

?Sonhos em Tempos de Guerra (memórias de infância), de Ng?g? wa Thiong?o
?Esse é o primeiro volume de memórias do escritor. Ele nasceu em 1938, no Quênia. Período da ocupação britânica. Nos conta sua infância, seu pai era polígamo e tinha quatro esposas, e com isso ele teve vários irmãos.
Sua mãe, a terceira esposa, era uma mulher dura e trabalhadora, Thiong?o fez uma pacto com ela para estudar, ele sempre daria seu melhor sem reclamações, e ela daria um jeito para ele permanecer na escola. Essa primeira parte o acompanha até o ensino médio.
Em seus relatos, percebemos o impacto da ocupação britânica sobre o povo queniano, em sua etnicidade, crenças, estudos e hábitos. Vemos a luta pela liberdade e entendemos os costumes do lugar, como a circuncisão, feita em meninos e meninas, a poligamia. Temos uma visão junto com o escritor sobre a política. Estudar é um ato político. Gosto muito de aprender sobre outras culturas.

paraondealeiturameleva 03/09/2021

No começo achei que não conseguiria ler. São muitas informações, nomes, datas, achei bem cansativo e demorei para engrenar. Mas em algum momento a leitura fica boa, interessante e aí o autor me conquistou. Terminei amando o livro rsrsrs como superar tantas dificuldades num mundo tão cruel? Não é somente sobre isso. O que me amarrou foi toda a dedicação e vontade do escritor em fazer valer o que aprendeu na convivência com a mãe ou seria no desejo da mãe em instigar o filho para a construção de um futuro diferente? Em outro momento quero ler de novo.

Josana.Baltazar 02/09/2021

Primeiro livro que leio desse autor, gostei da escrita, achei claro, da bem uma noção do Quênia e da situação do povo, mas o livro não me impolgou, gostei do inicio, primeiro capítulo depois fui lendo na obrigação, e aí surpresa amei os 6 últimos capítulos principalmente o último

Marcelle 01/09/2021

A educação salva
Educação. Mais um livro que mostra a importância do ensino e a mudança que isso gera na vida das pessoas.

O livro particularmente foi arrastado para mim, mas devido a temática e ao autor queniano, persisti até o fim e valeu a pena.

Lusia.Nicolino 01/09/2021

Faça essa viagem, pode ser de trem!
Identidade. Cultura. O valor da história e das tradições. Como suportar a usurpação de suas raízes, de suas tradições? Thiong´o nos presenteia com as memórias da sua infância descalça em meio à ocupação britânica. O que se peneira da história e da política do país até o seio familiar.
Vamos acompanhar as peripécias do autor, no interior do Quênia da década de 40, e de sua estrutura familiar, a poligamia do pai, o papel de sua mãe, a terceira de quatro esposas. Suas diferenças, suas lutas, seus acordos tácitos e sua devoção pela educação. A mãe, a avó, as meias-irmãs, que papel tem as mulheres na formação do autor menino? O que foi apagado pela colonização, o que foi reforçado? Faça essa viagem, pode ser de trem!

Quote: "Eu perdera o contato com quem era e com o lugar de onde viera. A crença em si mesmo é mais importante do que intermináveis temores acerca do que os outros pensam de você. Valorize-se, e os outros irão valorizá-lo. A melhor legitimação é a que vem de dentro. Em tribulações futuras, esse pensamento sempre me ajudou a suportar e superar desafios contando com a minha própria força de vontade e determinação, mesmo quando os outros eram céticos a meu respeito."

Monique | @moniqueeoslivros 31/08/2021

Sonhos em tempo de guerra
{Leitura 18 - 2021}
Sonhos em tempo de guerra - Ng?g? wa Thiong'o

Esse foi um livro que não me pegou na primeira leitura. Tanto que eu fui até a página 40 e deixei ele de cantinho. Mas, como eu não sou de desistir das coisas, peguei ele de novo. E que grata surpresa! Adorei a leitura!

É um livro de memórias, uma espécie de biografia romanceada, de quando Ng?g? era criança e tinha duas paixões: a escola e o trem.

Um livro sobre racismo, guerra, persistência, relações familiares e a busca por educação. E eu só tenho a dizer: obrigada Jeferson Tenório, por indicar esse livro na sua curadoria da Tag.

Não deixe que os nomes difíceis ou que a contextualização inicial atrapalhem você. Esse é daqueles livros que a gente sorri, chora e leva pra vida!!!

Ana 31/08/2021

Melhor livro do ano da TAG Curadoria até agora pra mim! Que biografia linda, que jeito lindo e simples de falar de um cotidiano tão sofrido! Obrigada TAG por me apresentar uma história de superação tão emocionante! ?

Paula.Andrea 30/08/2021

Uma história emocionante
O que mais de sensibilizou durante a leitura foi a garra do menino Ngugi em querer estudar e aprender, e da certeza que ele tinha de que o futuro dele estava na educação. A narrativa se desenvolve bem e é bastante envolvente. Uma excelente história!

Anne 29/08/2021

Sonhos em Tempos de Guerra
Sonhos em Tempos de Guerra conta a história do escritor Ngugi wa Thiong'o, mais precisamente, sobre sua infância e juventude.
Inserido num contexto de pós Primeira Guerra Mundial, ele relata, sob a visão de uma criança de uma cidade longínqua do Quênia, o início de sua vida e seu sonho mais profundo, a luta pela educação.

Lutando contra a fome, as distâncias, a dificuldade de ingressar em uma escola, o jovem Ngugi vai vencendo obstáculos atrás de obstáculos, fiel à promessa que fez a sua mãe (personagem crucial e terrivelmente inspiradora), de que nunca, jamais se deixaria ser fraco, não faltaria às aulas por nenhum motivo, seja fome ou qualquer outra dificuldade.

Mais tarde, o colonialismo britânico bate forte à sua porta, juntando-se aos desafios entre ele e seu sonho.

História inspiradora, lírica, aconchegante e profunda.

rdrg 29/08/2021

Memórias históricas.
O autor vem contar as suas próprias memórias . As suas histórias de infância e de inocência, de traumas e sofrimentos, de escolhas e sacrifícios, de promessas e sonhos.
Ao mesmo tempo a sua história também recebe o molde de diversas questões históricas e sociais. Revoluções e guerras que se passam num mundo incompreensível, mas que se passam individualmente em cada um de nós.
Impossível não se identificar em algum momento com o autor, mas extremamente difícil se ver no papel dele.
Afinal, é uma história sobre cumprir uma promessa para a mãe e para si mesmo. É uma história sobre o Quênia colonial vs. o Quênia independente.
É uma história sobre esperança que nasce e vive mesmo em tempos de guerra.

Dayane 28/08/2021

Sonhos em tempos de guerra, meu primeiro contato com a literatura africana, e posso dizer que foi uma experiência profunda e cativante.
Um livro que nos faz encarar outras realidades, outras experiências, ao mesmo tempo tão distantes e tão próximas de nós. Que leitura!