Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o

Resenhas - Sonhos em tempo de guerra

Paula.Andrea 30/08/2021

Uma história emocionante
O que mais de sensibilizou durante a leitura foi a garra do menino Ngugi em querer estudar e aprender, e da certeza que ele tinha de que o futuro dele estava na educação. A narrativa se desenvolve bem e é bastante envolvente. Uma excelente história!

Marcelle 01/09/2021

A educação salva
Educação. Mais um livro que mostra a importância do ensino e a mudança que isso gera na vida das pessoas.

O livro particularmente foi arrastado para mim, mas devido a temática e ao autor queniano, persisti até o fim e valeu a pena.

Josana.Baltazar 02/09/2021

Primeiro livro que leio desse autor, gostei da escrita, achei claro, da bem uma noção do Quênia e da situação do povo, mas o livro não me impolgou, gostei do inicio, primeiro capítulo depois fui lendo na obrigação, e aí surpresa amei os 6 últimos capítulos principalmente o último

paraondealeiturameleva 03/09/2021

No começo achei que não conseguiria ler. São muitas informações, nomes, datas, achei bem cansativo e demorei para engrenar. Mas em algum momento a leitura fica boa, interessante e aí o autor me conquistou. Terminei amando o livro rsrsrs como superar tantas dificuldades num mundo tão cruel? Não é somente sobre isso. O que me amarrou foi toda a dedicação e vontade do escritor em fazer valer o que aprendeu na convivência com a mãe ou seria no desejo da mãe em instigar o filho para a construção de um futuro diferente? Em outro momento quero ler de novo.

Lilian 02/04/2023

Biografia e história
A biografia do autor é interessante, mostra a dificuldade de um africano para obter escolarização e fala brevemente sobre a história do Quênia

Cris 27/04/2023

Esse livro não funcionou para mim
Dei graças a Deus quando terminei esse livro. Abandonei 2 vezes, só terminei pq não queria devolver sem ler. Mas é o famoso ?não funcionou para mim? pq é incontestável que trata-se de um livro bom. Acho que só não abandonei de vez por conta do conteúdo em si, é um relato muito sincero, verdadeiro e genuíno sobre uma realidade que tem que ser abordada na literatura. Talvez tenha sido o começo do livro que achei muito chato, a narrativa desconexa e aleatória. Não gostei.

Victor Vale 20/09/2021

O mais espetacular desse livro e a ótima infantil de normalizar tanto caos em sua volta. Jovem demais para perceber entendia as guerras, o genocídio e a segregação como algo cotidiano, lutando dia após dias para sobreviver e estudar. Seria muito fácil para o autor cair no piegas, mas ele trata sua memória com um emocional inteligente, mais sobre sua perspectiva pessoal infantil do que pela conjuntura do cenário.

Lara 20/09/2021

Aprendi muito
A história prende o leitor, é bonita, sensível e nos traz exemplos de superação. Vale a pena ser lido e relido.

Gisele567 02/10/2021

Sonhos em tempos de guerra
Obra escrita por Ng?g? wa Thiong'o, uma das vozes mais influentes da literatura contemporânea africana, narra sua história, no Quênia em meio a Segunda Guerra Mundial, sua vida familiar e contada, bem como a origem de seu ofício, em um cenário político e cultural local.

Bia 29/05/2022

SENSACIONAL
Apenas leiam, o livro é uma biografia que conta a infância do autor no Quênia colonial. O relato é muito bonito e prende o leitor, além de ser bastante interessante.

Marques60 12/10/2021

Bom!
A leitura é um pouco arrastada em alguns trechos, mas nada que comprometa a qualidade e a curiosidade em conhecer a história. As dificuldades pelas quais o protagonista passa e a realidade da cultura em que vive tornam o livro mais interessante.

Leonardo Lemes 19/07/2022

SONHOS EM TEMPO DE GUERRA
Um romance histórico, com teor informativo, embora enredo autobiográfico. Traz luz e sombra. Literatura queniana que ultrapassa barreiras temporais. O enredo centraliza a ânsia de uma elevação intelectual, social e pessoal. Uma fuga, válvula de escape do que se espera de uma sociedade premeditada pela violência. O livro não embeleza as cicatrizes causadas e deixadas pelo colonialismo britânico, elas são escancaradas e, em alguns momentos, abertas para que sangrem. Ambientada durante a segunda guerra mundial, o país ainda como colônia europeia, a história marca os abusos, a humilhação e a forte tormenta que o autor, sua família e seu povo enfrentavam. Permeando as lembranças dolorosas, Thiong'o consegue descrever a beleza onde ela estivesse e silenciar, de alguma maneira, a imposição do homem branco sobre a cultura, as línguas, religião e a voz nativa em cada personagem de sua história. Marcas da resistência queniana já são vistas na narrativa. O autor enfatiza em seu texto a importância da educação, a coloca como libertadora e transcendental, um caminho quase inacessível, e pouco desejado; e o gradativo percurso para alcançar seus objetivos. "Percebo que mesmo as palavras escritas podem transmitir a música que eu amava nas histórias, particularmente a melodia dos coros. E no entanto isso não é uma história; é uma afirmação descritiva. Não traz uma ilustração. É uma imagem em si mesma e, contudo, mais do que uma imagem e uma descrição. É música. Palavras escritas também podem cantar."

Rafaela.Romeroo 14/10/2021

O autor desse livro é um escritor queniano muito conhecido, esse foi o primeiro que li dele e fiquei feliz por ser uma autobiografia! Eu adoro esse gênero e nesse eu não aprendi somente sobre a vida do autor mas sim sobre o Quênia e sua cultura.

Nesse livro o autor registra suas memórias da infância e como foi viver em seu país sob o domínio da Inglaterra com a Segunda Guerra Mundial rolando. O conteúdo do livro é de tamanha riqueza histórica, aprendi muito sobre o Quênia e também sobre o meu País, sobre o peso de ser uma país colonizado e de conviver com o Racismo declarado.

Paulo 18/10/2021

Sonhos em tempo de guerra é uma autobiografia do autor, que vai além de contar sua própria história, conta também a história de luta do Quênia pela independência.
O autor nos comove com sua vida e seu esforço pra conseguir realizar seu maior sonho, o de estudar, e ainda mais, conseguir se dedicar ao estudo em meio a tantas dificuldades vividas entre a guerra e a pobreza.
O livro é muito interessante, mas, em muitos momentos a história fica muito arrastada e cansativa. Mas vale a leitura.