The Way I Used to Be

The Way I Used to Be Amber Smith




Resenhas - The Way I Used to Be


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


luisa951 25/04/2024

Eu fiquei o livro inteiro torcendo pro kevin morrer
A forma na qual a eden lidou com tudo e gritou por socorro durante ANOS e ninguém percebia era agonizante e muito triste :(

eu só quero ver essa menina feliz e o nojento do kevin queimando no canto mais profundo do inferno.
comentários(0)comente



yumiarakawa 10/03/2024

The Way I Used To Be
Meu deus. essa leitura demorou muito, eu precisei de muito tempo para processar o que estava acontecendo. eu até achei que não iria chorar, mas chorei muito? para ser sincera acho que vou até acordar com olho inchado amanhã! mas, esse livro é incrível. com certeza vai entrar na lista daqueles livros que você automaticamente se lembra quando alguém te pergunta qual
foi um livro que te mudou. eu me identifiquei com a edy tantas vezes durante o livro, as vezes me via nela. o que aconteceu com ela nunca aconteceu comigo, mas entendo tudo o que ela sente. a autora tem uma escrita perfeita? mas, não recomendaria esse livro para todo mundo!! ele é um livro muito forte e não sei se todo mundo consegue ler, vou provavelmente recomendar ele para pouquíssimas pessoas. enfim, ele é um livro incrível que vale muito a pena ler!! com certeza me ensinou muitas coisas que queria ter aprendido antes
comentários(0)comente



vicsxwz 12/02/2024

PORRAAAAA
🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!&
que livro que me quebrou MANO
Muito bom puts que pariu
virou um dos meus favoritos
comentários(0)comente



nic 18/01/2024

Com certeza um misto de emoções
É uma leitura difícil, apesar de ser um dos melhores livros que já li.

Como mulher, é dolorido ler um livro que permite tanta identificação com os sentimentos da personagem principal, e ainda retrata um dos maiores medos de todas nós.
Pra quem for ler, recomendo ver a lista de gatilhos antes, já que o livro além de falar sobre abuso também insere elementos (mecanismos de escape eu diria) que vem em consequência disso.

O livro é dividido em quatro partes, que vai desde o dia em que o abuso acontece até o terceiro ano do ensino médio, totalizando 3 anos de total silêncio da parte dela.
Em quase todos os momentos da leitura, meus nervos estavam tão à flor da pele quanto os dela, o que é um grande ponto pra autora que soube escrever de uma forma muito certeira os sentimentos de tristeza, medo, solidão e a dor de uma pessoa que precisa se redescobrir. É desesperador.

Vi muitas reviews negativas e consigo entender porque muita gente não gostou, mas acredito, particularmente, que abuso sexual seja um tópico no qual não se coloca critério em como a pessoa segue com a vida, é individual. Só uma pessoa que passou por isso pode dizer o que a ajudou a sobreviver, por mais duvidosas que as atitudes possam parecer para quem olha de outra perspectiva.

Além disso, é necessário uma quantidade grande de empatia, e acredito de verdade que isso seja bem equilibrado durante o livro, independente de quantas vezes o processo de cura da Eden pareça retroceder ou não. No fim das contas, até as piores atitudes dela se mostram uma busca desesperada de entender o que aquilo fez com ela e quem ela se tornou quando acabou, de tentar seguir em frente, de buscar normalidade e de lidar com a dor sozinha e em silêncio.

Meu único ponto negativo foi o final, que achei corrido e apressado, e tinham pontos importantes ali a serem abordados como a família dela, o irmão, e principalmente os amigos, que na minha opinião são as brigas mais pesadas. Ainda assim, não é um ponto negativo o suficiente pra diminuir minha nota, já que o livro tem uma sequência.
steven. 18/01/2024minha estante
leu em português?


nic 18/01/2024minha estante
não, em inglês mesmo
mas parece que já tem tradução




yelenalover 10/12/2023

The way I used to be
"The way I used to be" é uma intensa narrativa sobre como o trauma afeta e modifica a vida de uma pessoa. A história gira em torno de Eden, que foi estuprada aos 14 anos pelo melhor amigo do irmão e, a partir disso, precisa lidar com o ensino médio pela frente e as consequências psicológicas da agressão que sofreu.

Obs: essa resenha tem alguns spoilers.

Foi difícil ler esse livro. Eu pensei várias vezes em desistir quando estava nas primeiras páginas, mas, ao mesmo tempo, a história me prendeu de uma maneira que foi impossível largar. Não consegui ler de uma vez só, então foram três dias quase torturantes, pois cada página quebrava meu coração de uma maneira diferente.

Não é uma leitura agradável ou fácil. A narrativa é construída por meio de um diálogo interno da protagonista e, justamente por isso, é uma leitura tão cansativa. Eden fica com a mente bagunçada após o trauma, muitos de seus pensamentos e vontades não condizem com suas ações, e isso se torna um pouco inquietante para quem está observando esses diferentes lados de uma única personagem. Mas definitivamente não haveria uma maneira melhor de narrar essa história. A confusão, a mágoa, a frustração, tudo isso mostrado na perspectiva da própria Eden foi o que deixou o livro tão profundo e tocante.

Eu não consegui ficar com raiva de absolutamente nada do que a Eden fez. Ela errou? Sim. Ela foi uma pessoa horrível em vários momentos? Sim, e eu não justifico nenhuma de suas ações. Mas eu simplesmente não consegui ficar com raiva dela ao longo da leitura. Antes de ler, vi várias resenhas (não apenas no Skoob) para ter uma noção do que me esperava, e muitas pessoas falavam como se Eden fizesse coisas imperdoáveis e repulsivas. Bom, para mim, ela fez coisas que até mesmo uma adolescente que não carrega um trauma tão grande faria. Não que isso amenize suas ações, mas eu apenas não quis colocar uma garota de 14-17 anos em uma cruz por reagir a um trauma à sua própria maneira e por SER uma adolescente que não está bem.

Assim como eu busquei entender as atitudes da Eden, eu também busquei entender as pessoas ao redor dela, mas foi IMPOSSÍVEL fazer isso com sua família e, principalmente, seu irmão. Na verdade, Caelin foi o único personagem (além de Kevin, obviamente) que me deixou com genuína raiva na história inteira. Como uma pessoa que, a princípio, foi descrita pela Eden como a única que poderia ficar do lado dela em qualquer situação, foi a que menos demonstrou suporte à ela e exerceu seu papel de irmão durante o livro inteiro? Mesmo que ele não soubesse do que aconteceu, ele viu os sinais na Eden e, ao invés de sentar e perguntar para ela o que havia de errado, ele se tornou uma pessoa que constantemente repreendia ela por NÃO ESTAR BEM. Os pais de Eden não são muito diferentes disso. Eles são os típicos "bons pais" que, na verdade, não estão fazendo nada para efetivamente cuidar e proteger sua filha. Ela mesma explica no livro como eles foram, de certa forma, os culpados pelo incidente.

Os amigos de Eden são os únicos, além dela, que eu consegui simpatizar, especialmente Mara. Eles pisaram na bola com a Eden ao longo da história? Sim, mas eu também não consegui esperar reações e responsabilidades afetivas tão grandes de pessoas que acabaram de entrar na adolescência. Assim como a Eden, a maioria deles estava passando por uma "fase rebelde", então é natural que eles achassem que as ações dela ? beber, fumar, se drogar, etc ? fossem coisas normais, coisas que eles próprios faziam. Acho que minha única frustração foi eles não terem sequer pensado que talvez, só talvez, o exagero em suas ações não fosse pura rebeldia. Me deixou triste que Eden e Mara tenham se afastado, acho que foi uma das coisas que mais me partiu o coração no livro. Ao meu ver, Mara deveria ter tido um papel mais importante como suporte da Eden ao invés de Josh.

E aqui vai uma coisa um pouco polêmica: eu não gostei da maneira como Josh foi inserido na história. Ele apareceu no começo, se envolveu rapidamente com a Eden ? eles se conheceram, conversaram, fizeram sexo algumas vezes, ele disse que a amava, eles brigaram... ? e depois, puff, sumiu até às ÚLTIMAS PÁGINAS do livro. Honestamente, eu não gostei nem um pouco que ele foi a pessoa que ela buscou para contar o que aconteceu. Ela não falava com o Josh há 2 anos e, de repente, ele é o único no mundo a quem ela poderia confiar? Foi uma coisa super estranha, como se a autora tivesse jogado ele ali porque fez o favor de afastar todas as boas relações que a Eden tinha, então pegou uma paixão de 2 anos atrás que magoou ambos profundamente porque era a única opção. Para mim, isso é quase a tentativa de criar um contexto "garota se apaixona, tudo fica bem".

Eu gostei que ela não ficou com o Josh no final. Acho que foi a primeira atitude madura que a Eden tomou no livro inteiro: reconhecer que eles não estão prontos para ficar juntos, que ELA não está pronta para algo do tipo naquele momento. Eu fiquei muito, muito aliviada com isso.

Sobre a construção da narrativa em geral, minha crítica vai para a quantidade de eventos desnecessários em comparação com eventos que deveriam ter sido mais elaborados. Por exemplo, eu compreendi perfeitamente o motivo de Eden ter passado a chamar os pais pelo primeiro nome ao invés de "pai" e "mãe", mas isso não foi explicado por ela, é algo que fica subtendido e eu acho que poderia ter recebido um espaço na história para ser desenvolvido. O final também deveria ter sido mais trabalho, ele ficou bastante "rushado", principalmente com a repentina volta do Josh naquele momento.

Mesmo com esses detalhes que me desagradaram um pouco, eu amei a história, ela merece 5 estrelas. Eu AMEI o final, achei que foi super condizente com a narrativa e um verdadeiro final feliz, e olha que eu não sou nem um pouco fã de finais abertos. Na verdade, não achei que esse foi exatamente um final aberto, e sim um final que te da espaço para acreditar e ter esperança de que as coisas melhoram para Eden a partir dali.

?He says, dead serious, as if getting taken advantage of would be the worst thing that could happen, as if that wasn't something that happens to girls on a daily basis.? The way I used to be não é um livro que representa apenas garotas que sofreram com o estupro, ele representa garotas que sofreram qualquer tipo de abuso em suas vidas, que sofreram negligência, que apenas precisavam de uma pessoa para reconhecer os sinais e perguntar se elas estavam bem. Pude me relacionar com várias coisas que Eden disse ao longo do livro, e a história dela é muito mais do que o drama de uma adolescente traumatizada, é a vivência de milhares de garotas reais que precisam ser escutadas.
Anaaaa6 22/12/2023minha estante
Sobre o Josh eu senti que ela contou para ele por não ser uma pessoa que de fato estava na vida dela quando tudo aconteceu? como se ela não quisesse decepcionar a família dela


yelenalover 04/01/2024minha estante
faz sentido pensando por esse lado, eu só acho que a reaproximação deles deveria ter sido um pouco mais lenta, sabe?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Spidwrpool 30/10/2023

Devastador
Esse livro é sobre uma menina que foi vítima de um abuso sexual e passou os próximos três anos lidando com as consequências que isso trouxe pra vida dela.

"Eu não sei quem sou agora. Mas sei quem eu não sou. E gosto disso."

Ainda estou tentando processar meus sentimentos em relação a esse livro, fiquei com um nó na garganta o tempo inteiro. É um livro difícil, cruel e muito doloroso. Eu chorei, chorei e chorei muito. Não tenho nem palavras pra explicar como foi essa leitura pra mim.

Em alguns momentos no meio eu achei devagar, que as coisas não estavam acontecendo, mas parando pra pensar tudo aquilo foi para nos mostrar a pessoa que a Eden foi se tornando, cada momento, discussão vivido, erros.

Muitas vezes foi realmente irritante e frustrante acompanhar a Eden, pelas coisas que ela fazia e falava. Ela mentia muito, não conseguia completar uma frase inteira quando conversava com alguem. Porém tudo isso foi proposital, essa é uma pessoa que te teve sua vida mudada e alterada por um trauma e nao soube lidar bem com isso, teve medo e se fechou, não teve apoio nenhum.

Mas é muito triste tbm ver como a Eden só se afundou cada vez mais, mentindo pra si mesma, se torna uma pessoa vazia, que usa de qualquer subterfúgios pra esquecer tudo a sua volta, para ficar entorpecida e parar de se importar. Se tornando uma pessoa destrutiva com ela própria e com os outros ao redor.
Ela passou tanto tempo só esperando alguém em que pudesse ajudá-la, que percebesse, que perguntasse oq aconteceu.
Mas só se viu mesmo tomando uma atitude quando não teve mais saída, não conseguia mais continuar sendo aquela pessoa destrutiva.

"O plano era melhorar, me sentir melhor, não importava como. Mas não me sinto melhor; eu me sinto vazia, vazia e estilhaçada, inerte.
E sozinha. Mais sozinha do que nunca."

Demorou pra eles descobriram a verdade, em vários momentos eu queria que ela gritasse logo pra eles, o pq dela estar agindo assim, oq foi que causou tudo isso.
Os caps são curtos, a escrita bem envolvente e além de te deixar presa na história só querendo saber quando a verdade virá a tona.

Só queria que tivesse mostrado ela contando a verdade para os pais e a Mara e se desculpando com eles e com o Steve. Um epílogo pra saber como ficaria a vida dela depois disso tudo.
Mas acabei de descobrir que vai ter uma continuação que vai sair já na semana que vem, então estou ansiosa pra ver se a autora vai abordar essas coisas e torcendo muito pra Eden e Josh terem um final feliz.

Só LEIAM, eu recomendo muito, mas claro esse livro não é para todos, vejam os gatilhos!

"Alguém se importaria?
Alguém ao menos perceberia?
E se um dia eu simplesmente não estivesse mais aqui?
E se um dia tudo simplesmente parasse?
E se? E se? E se?"
comentários(0)comente



grace27 27/10/2023

What if
O livro trata sobre uma vítima de abuso sexual, a éden. o livro, ele é tão cruel, tão real e triste que me deixou mal enquanto eu lia. ver a éden e como ela lidou com o trauma é simplesmente triste demais, eu queria entrar dentro do livro e proteger ela de todo o mal. ansiosa para o próximo livro
comentários(0)comente



Larissa 04/10/2023

COMO EU ERA ANTES
Esse livro me fez refletir sobre o quanto eu sei sobre a história de alguém. Me fez pensar que o que as pessoas conhecem uma da outra não é nem 10% da história dela.
Me fez também pensar que não sei se teria coragem de contar também. E não sei se minha família acreditaria em mim se fosse uma pessoa próxima. Por mais que eu saiba que eles acreditariam eu ainda teria essa insegurança.
E eu entendi um pouco o significado do nome do livro.
Resumindo se você não leu ainda leia, porque é um livro que eu coloquei nos meus favoritos, e que merece muito. Estou só esperando lançar o livro 2 em português para ler ele. Amei o livro e recomendaria demais++
comentários(0)comente



Isabela 27/09/2023

Um livro necessário?
Estou a vinte minutos tentando descrever como foi ler esse livro e não consigo, foi a coisa mais dolorosa, crua e real que eu já li na vida e não tenho como colocar isso em palavras.

O livro acompanha a vida da Eden, uma menina de 14 anos, a partir do dia seguinte em que ela é estuprada por um conhecido de família. Ele é dividido em 4 partes, cada uma correspondente a um ano, e nesses quatro anos nós vemos como o abuso afeta ela numa base diária e muda completamente a sua vida.

Por ser escrito em primeira pessoa e pelo ponto de vista da própria Eden, temos acesso aos pensamentos e sentimentos dela em primeira mão e isso é o que faz o livro ser tão bom e, ao mesmo tempo, tão devastador. Ver uma adolescente passando por isso, tentando entender seus sentimentos de pânico, culpa, medo, aceitação, rebeldia e muitos outros sozinha é honestamente desesperador. E pensar que essa é a realidade de milhares de mulheres é mais desesperador ainda.

A experiência de ?entrar na mente? de uma vitima de abuso é com certeza muito difícil mas também nos permite entender muitas coisas de modo melhor. Definitivamente é um livro que eu recomendaria, mas para um público alvo específico. Se você tem qualquer gatilho com esse tema por favor não leia.
comentários(0)comente



Jean_silva159 07/09/2023

Não sei como definir
Esse é um daqueles livros que você termina de ler e não sabe como "julgar". Até pq o assunto abordado nele é tão pesado e de uma densidade que até parece errado você julgar o livro.

esse livro me destruiu do início ao fim, uma montanha russa de emoções. Ver a Edy lutando sozinha me deixou sem chão, me fez pensar em como a gente realmente não conhece ninguém e nada sobre as dores que uma pessoa está enfrentando. Mas felizmente tivemos um final minimamente feliz, ou que pelo menos pode se encaminhar para um final feliz no segundo livro.
comentários(0)comente



Bruna 05/09/2023

Maybe, maybe is another word for hope
O que falar desse livro além de que ele é uma das coisas mais lindas que eu já li. Não é um livro fácil ou simples de se ler. Ele fala sobre dor, sobre o lado feio do trauma.
Eu adiei muito pra ler pq toda resenha eu via as pessoas falando que a protagonista era irritante e, assim, não é exatamente mentira. A Eden tem muitas atitudes ruins, diz muitas coisas horríveis mas, pelo menos para mim, é impossível sentir raiva dela quando por traz de todas essas palavras você vê o que de verdade passa na cabeça que uma menina que com 13/12 foi estupr@da. Muita raiva, muita dor, muita desesperança.
O "romance" desse livro é um sub plot fantástico e lindo, espero que tenha mais deles no próximo.
comentários(0)comente



paolamori 10/08/2023

Anos gritando por socorro
Eu to destruída depois de ler esse livro, e eu não estou exagerando usando esse termo. É tao difícil descrever as sensações lendo essa história, a cada capítulo a protagonista se afunda mais no desespero de seu trauma, até ninguém estar mais ali por ela.

Eden pra mim é facilmente uma das personagens mais identificáveis que eu já li. Eu senti cada palavra que ela disse, cada pensamento que ela teve e mesmo no fundo do poço eu estava torcendo pra ela, mesmo quando ela fez tudo para chamar a atenção daqueles que deveriam ser seus entes queridos e nunca perceberam o quanto ela tava ferida, eu tava torcendo por ela.

Esse livro definitivamente não é para qualquer um, muitos podem até achar chato, mas eu to aqui 3 da manhã chorando e não consegui desprender de nenhum momento do livro, mesmo não tendo cliffhangers.

O livro eu achei apenas em inglês mas é um inglês muito fácil de entender, sem palavras ou termos que dificultam a leitura

Livro favoritado e vou levar a Eden pra sempre como uma personagem que me marcou. Pretendo até reler em breve.
comentários(0)comente



yascavalcante 29/06/2023

Marcante.
Foi minha primeira leitura em inglês, então senti um pouco de dificuldade, mas consegui acabar o livro em pouco tempo, principalmente devido a história envolvente.
A história da protagonista começa com ela sendo vítima de violência sexual, e no decorrer do livro percebe-se as consequências disso na vida dela.
Porém, pra realmente entender essas consequências, é preciso ter uma mente aberta, pois várias decisões da personagem podem gerar raiva ao leitor, pois a Eden mesma sabia que não eram coisas certas. Tiveram momentos em que senti sim raiva dela, mas em todas as situações, conflitos e etc, a personagem sempre sofre as consequências da violência sexual. Ela parece se ?perder? depois do ocorrido, fazendo coisas erradas, magoando as pessoas erradas. E é ai que se precisa da mente aberta pra entender que isso tudo é por causa do acontecimento, que a deixou completamente vulnerável em toda sua adolescência.
A leitura foi rápida e a história foi marcante, indico muito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Allyy0 30/09/2023minha estante
Mds ele namorava e ainda ficou com a éden? Senhor




37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR