Macaco: uma jornada para o oeste

Macaco: uma jornada para o oeste Wu Cheng'en

Resenhas - Macaco: uma jornada para o oeste

João 28/05/2021

A lenda de Sun Wukong
Este livro (adaptação do original Jornada ao Oeste) conta a história do Rei Macaco Sun Wukong e sua jornada de peregrinação em busca de redenção e alcance da iluminação.
Wukong é um ser poderoso, mas ao mesmo tempo teimoso e indisciplinado.
Após ser derrotado por Buda, o Rei Macaco é aprisionado na Montanha dos Cinco Elementos por 500 anos.
Macaco torna-se protetor e discípulo de um monge responsável por buscar as escrituras budistas da Índia e leva-las para a China.
A história é repleta de muitos provérbios e ensinamentos budistas, passados a partir de batalhas e alegorias.
Causa espanto esta lenda ser tão desconhecida no ocidente.
A história é tão envolvente que é até secundário o fato da lenda de Sun Wukong ter sido inspiração para a criação do personagem Son Goku de Dragon Ball.
Jonas.Doutrinador 31/05/2021minha estante
Mlk o ocidente cada vez mais mal conhece suas lendas, quem dirá as do ocidente kkkk

João 31/05/2021minha estante
Kkkk é verdade! Não conhecermos essa é quase um pecado.

Sah 30/04/2022minha estante
Incrível essa história... já assisti muitos Filmes e Séries sobre "WU KONG" E esse livro me ajudou a me Aprofundar nessa história que é Cheia de aventuras e descobertas amei ler esse livro??

João 30/04/2022minha estante
Esse livro é muito bom! Vc se recorda do nome dos filmes e séries que vc assistiu? Gosto mt dessa lenda.

Marafa 01/07/2022

Esse livro chegou pra mim quando eu percebi que nunca tinha lido absolutamente nada da literatura chinesa. Fiz algumas pesquisas e descobri que esse é um dos mais famosos e importantes contos chineses.

Ainda que de forma resumida, pois a versão original é bem maior, ainda assim é perceptível a jornada de ascensão do personagem principal e dos seus companheiros. Até um bom pedaço do livro, eu me senti confuso, não entendia de que maneira Macaco poderia se redimir ou mudar a postura; mas, conforme o livro passou, fui entendendo os objetivos da história e a maneira como cada personagem encontra seu caminho, busca se aperfeiçoar e enxerga os próprios erros.

Macaco é um personagem muito engraçado, que busca a iluminação mas que também é capaz de cometer grandes erros; ingovernável e presunçoso, ele é muito poderoso. Aos poucos, porém, ele vai atingindo a iluminação e compreendendo o que deve fazer para alcançar o nível da perfeição. De certa forma, essa é a jornada de todo ser humano; aprender com os erros e acertos, buscar a realização, encontrar o próprio caminho. Macaco é um livro leve e engraçado, mas que tem o poder de causar muitos questionamentos e reflexões. Um convite para conhecer mais profundamente a cultura oriental e chinesa.
Cosmonauta 01/07/2022minha estante
Pelo que pesquisei, não existe a versão integral em português.

Marafa 01/07/2022minha estante
Pois é, eu não fui atrás de ver, mas acredito que não tem mesmo

Maumau.Vasconcello 24/08/2022

O Grande Rei Macaco.
Já faz um tempinho que eu li, esse livro, mas se tratando de um personagem carismático que é o rei macaco com as suas travessuras, e total irreverencia as autoridades faz com que ele seja jogado em uma aventura em busca de redenção, junto com um monge e outros companheiros, só o que eu critico no livro é que a jornada para o oeste, foi muito reduzida e pouco explorada.

Erick.Prates 12/07/2021

Considerado um dos Quatro Grandes Romances Clássicos da literatura asiática, "Macaco: uma jornada para o oeste" é
um relato histórico da caminhada do monge Hsüan Tsang para a Índia com a finalidade de buscar as Escrituras Sagradas do budismo no início do século VII.
No livro o monge é chamado de Tripitaka e mostra toda a sua viagem junto de seus amigos que simboliza os diversos elementos da natureza humana.
O verdadeiro tema dessa mistura de religião, história e poesia é a peregrinação do homem através da vida.

Recomendo a leitura<
Capítulos pequenos, bem humorado, sátiras, folclore/lendas chinesas, nada prolixo.

Jonathas dos Santos Benvindo 31/05/2022

Achei que esse livro é um pouco enrolado para contar as experiências do Macaco, mas os capítulos passam umas lições importantes.

cesaryui 23/09/2023

Uma adaptação muito boa de Hsi-Yu-Chi!
Macaco: uma jornada para o Oeste é uma adaptação do clássico chinês Hsi-Yu-Chi, narrando a história de Sun Wukong, tratado por David Kherdian como Macaco, em suas desventuras que o levam a ser aprisionado pelo Buda na Montanha dos Cinco Elementos, sendo liberto para ajudar um monge peregrino em sua jornada à Índia com outros discípulos.
A adaptação tem seus méritos: condensou 100 capítulos em 23, deu nomes diferentes aos personagens (um ponto negativo, na minha opinião, mesmo refletindo pontos bons), deu um ritmo mais célere à história. O Ocidente conheceu mais a adaptação animada de Dragon Ball, que seu autor, Akira Toriyama, disse se inspirar no clássico chinês para dar pano de fundo a uma parte dela. O original deve ser bastante lido pelos japoneses, pois há muitas alegorias no cotidiano ao clássico, inclusive em diversas histórias e peças de teatro. E Odete Lara, a autora da apresentação, disse imaginar representação audiovisual do conto enquanto lia. É uma bela história para tirar a lição de perseverança e tentar sempre o caminho de retidão para atingir a iluminação, desígnio budista para dizer, no Cristianismo, que a pessoa vai ascender aos céus. É bom dizer que o leitor não deve ter preconceitos antes da leitura, para não prejudicar a mesma, ou ter entendimento errôneo dela.

Moitta 01/09/2009

Uma verdadeira jornada de acensão
Esse livro inspirou o personagem Goku, no Gragon Ball, e narra a historia de um macaco um tanto incomum. Seus simbolismos explicam sob a forma de alegorias as confusões e conflitos emocionais, mentais e fisicos característicos a todos os seres humanos. Macaco nasce de uma pedra, da união do céu e da terra, encontra uma otima caverna para morar e vira rei, tendo muito conforto e prosperidade. Certo dia começa a chorar, pois não vê sentido na vida em seu futuro de morrer denovo e renascer e etc. Assim, parte em busca dos imortais para adquirir seus conhecimentos e sair do Samsara. Acaba encontrando um imortal e aprende diversas magias e transformações, como planar nuvens e muito mais. Pinta e borda com seus novos poderes, seu ego e vaidade crescem também e ele chega a fazer uma grande confusão no céu. É preso por Buda numa montanha, onde é resgatado por uma Bodhisatva com a condição de se tornar dicipulo de um peregrino em busca de sagradas escrituras na Índia. No caminho, ocorrem diversos conflitos e aprendizados, alem de aventuras divertidas e profundas.
Fica a dica que o livro é super interessante e gostoso de ler, principalmente pra quem tem imaginação fértil. O budismo como eu nunca tinha visto.

Marcos Faria 28/04/2011

"Macaco – Uma jornada para o oeste" foi mais uma concessão ao meu vício em lendas, narrativas tradicionais, textos ancestrais. Esse nem é tão antigo assim: a gistória vem da China, século XVI, de um certo Wu Ch’eng-en, recontada pelo armênio-americano David Kherdian. Foi uma boa diversão conhecer as peripécias do Macaco enfrentando seres celestiais, passando a perna em Lao-Tsé, sendo enganado por Buda, e na segunda metade do livro acompanhando um peregrino à Índia (a tal jornada para o Oeste).

Mas de tantos deuses, demônios e bodisatvas, meu personagem preferido, pelo nome, é Devaraja Li, que ostenta o título de Rei Celestial Sustentador do Pagode. Imagino que ele ficava o tempo todo cantando: “Deixa comigo/eu seguro o pagode e não deixo cair…”

Mas o melhor trecho vem da introdução, escrita pela atriz budista Odete Lara: “As aventuras narradas no livro se prestariam também a um filme de animação. E, neste caso, por tratar-se de imagens, poderia atingir também crianças e até mesmo analfabetos”. Comentar o quê depois dessa?

(Publicado originalmente no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2010/02/04/meninos-eu-li-2/)

Paulo 18/02/2020

Macaco
Macaco é uma alegoria, mas como história literal é também excelente.

Beaulu 01/08/2022

Macaco uma Jornada Para o Oeste
Hoje finalizo minha leitura de Macaco Uma Jornada Para o Oeste. Apesar de ser um resumo, acredito ser bem fiel a obra original e também por ser um resumo observei momentos bastante rushados na jornada para o Oeste em sí. Metade do livro foi sobre a história do macaco, como ele veio ao mundo, sua ascensão e decadência e metade foi a jornada para o Oeste, com a premissa de superar desafios e seguirem pelo caminho reto e estreito. Foi uma grande leitura para mim.

SAMUEL 17/08/2013

Uma jornada para dentro da alma
A história de Macaco e sua peregrinação é uma das mais conhecidas e importantes na China. A aventura é tão marcante e importante que rendeu inúmeras adaptações e deu origens a diversas obras derivadas, como Dragon Ball e o filme O Reino Proibido – que traz o lendário encontro entre Jet Li e Jackie Chan.

Uma Jornada Para o Oeste é uma história fantástica desde o início, com o nascimento de Macaco e sua trajetória incrivelmente cativante.

O personagem título surge como um Deus, e logo passa a ser Rei entre os seus. Diante de seu enorme poder, Macaco torna-se arrogante e atrevido, passando por cima de toda a sorte de criaturas para atingir seus anseios de reconhecimento e grandiosidade.

Toda a história é permeada por batalhas épicas e viagens fantásticas. No entanto, a narrativa, originalmente escrita por Wu Cheng'en, por volta do ano 1570, vai muito além de uma aventura picaresca de um ser poderoso e indisciplinado. A jornada de Macaco, sua ascensão, queda e redenção espiritual, é cheia de poesia e filosofia.

Apesar de ter sido escrita há quase 500 anos atrás, seus valores continuam atuais, e extremamente necessários.

A proeza de unir aventura e uma profunda reflexão espiritual é admirável, e a leitura dessa história é recomendada para todas as idades, e deve ser relida de tempos em tempos, de modo que a cada faixa etária pode ser possível colher novas lições e aprendizados.

A versão escrita por David Kherdian é simples e de fácil compreensão, porém, sem perder seu caráter profundamente filosófico. Além disso, a edição traz ilustrações da versão japonesa de 1833.

Macaco é um livro para todos os públicos, desde aqueles que querem apenas uma aventura épica e bem humorada, ate aqueles que buscam uma leitura edificante, com um conteúdo espiritual maravilhoso.

Leitura absolutamente recomendada.

site: http://desarranjocerebral.blogspot.com.br/2013/08/resenha-macaco-uma-jornada-para-o-oeste.html

Big Lui 05/10/2013

A História original de Son Goku
Este livro eu comprei já faz um bom tempo e sempre enrolava pra ler. Assim que fiz o perfil no Skoob, a primeira coisa que veio na mente foi de ler-lo. Também pudera, depois de quase 8 anos comprado na Bienal do Livro de Pernambuco, já tava mais do que na hora, he, he, he...

É uma história muito antiga e popular no oriente que conta como o budismo chegou na nação chinesa. O Macaco (Sun Wukong) é o personagem principal da história. Muito teimoso e egoísta, ele passa por muitas aventuras até que redime do seus pecados e se torna monge, ajudando Tripitaka a levar as escrituras sagradas da Índia até a China.

Essa versão não é a melhor coisa do mundo, porém é ótima para ter uma ideia da história, algo que por um bom tempo não tinha. Vale a pena para a leitura, principalmente para as pessoas assim como eu se interessou pelo tema por causa do anime Dragon Ball, onde o protagonista da história foi baseado do protagonista deste livro.

site: http://big-lui.blogspot.com.br/2013/09/macaco-uma-jornada-para-o-oeste.html

none 24/04/2019

Excelente adaptação do clássico oriental
Oxalá a edição integral possa ser publicada em língua portuguesa. É uma estória para todos os públicos, todas as idades. Macaco nasce da pedra, da sua irracionalidade e da sua imaturidade infantil pregando peças e querendo ser rei de tudo e de todos, ele segue a jornada para o oeste rumo a uma transformação dele e do mundo ao seu redor. O livro compartilha um encanto que muda de forma ao longo da estória: da graça à Graça. Do riso tolo ao congraçamento.