A Casa da Dor

A Casa da Dor Jo Nesbo

Resenhas - A Casa da Dor

Wania Cris 01/03/2021

Maldito Jo Nesbo!
No quarto livro da série Harry Hole encontramos um detetive tentando se reeguer e seguir adiante apesar de tantas perdas já sofridas.

Harry encontrou o que pode vir a ser o amor da sua vida, Rakel, porém ela está longe, na Rússia, lutando pela guarda de seu filho. Harry permanece em Oslo seguindo com sua caçada a assassinos, porém, a apertada agenda do trabalho não impede que o grandalhão encontre tempo para jantar com sua antiga amante, Anna. O que pode da errado, né? Em se tratando de Harry, tudo. O detetive acorda com uma puta ressaca, nada de memória e logo toma conhecimento de que Anna está morta. Ops... aconteceu de novo.

Harry inicia uma busca pela verdade ao mesmo tempo em que tenta descobrir a identidade de um eficientíssimo ladrão de banco que jamais comete erros...

Quem conhece a escrita de Jo Nesbo sabe que ele sempre, SEMPRE, escolhe o caminho mais longo para desvendar um mistério e é exatamente isso que ele faz em Casa da Dor. Um monte de pista falsa, becos sem saídas, informantes desinformados e Harry se dando mal a cada virada de páginas. Um martírio para ele e para os leitores. O safado do Nesbo nos entrega uma solução tão meia boca, tão vagabunda, que a gente logo pensa em dar, no máximo, três estrelas pro livro, mas, os últimos 5% (sim, o feladaputa guarda tudo pros últimos 5%) é tiro, porrada, bomba, dedo no olho e gritaria e tudo, TUDO, se desfaz feito um castelo de areia. O quarto livro, gente, e eu ainda caio feito um patinho...

Com todas as pontas habilmente atadas, todas as questões respondidas, todas as situações esclarecidas, não vou dar cinco estrelas por que? Pois é, não tem como... toma mais uma perfeição, Jo Nesbo, seu puto!

Valerya insta @leslivres_ 18/04/2023

Vingança....
Minha primeira experiência com Nesbø não foi muito legal pq li uma adaptação que ele fez para Macbeth....
Então não me animei muito para ler a série do inspetor norueguês Harry Hole.
Mas aí assisti ao filme Boneco de Neve, o 7o livro da série, e me encantei com o personagem e resolvi participar da leitura coletiva que já estava no 4o livro.
E não me arrependo de jeito nenhum!!! Que série ?????

CLAUDIA 23/07/2014

Como sempre Jo Nesbo nos surpreende com mais um caso de muito suspense e intrigas....fantastico!!!

Cláudia 08/02/2017

A Casa da Dor - Só Dói Quando Acaba!
Segundo livro do desafio de março, lido!!! E esse foi escolhido a dedo. Sou uma apaixonada pelo norueguês Jo Nesbo e seu inescrupuloso e fascinante detetive Harry Hole.
E "A Casa da Dor", Editora Record, não foi diferente. Eu sempre chego nos livros de Jo lotada de expectativas, e surpreendentemente sou presenteada com muito mais!
"A Casa da Dor" nós encontramos o detetive Harry Hole sentindo-se solitário após a viagem da namorada para a Rússia, e aceitando o convite da ex-namorada, Anna, para um jantar. Ele imaginava que seria apenas um encontro inocente, mas a situação sai do controle, e no dia seguinte, Harry acorda com uma ressaca fenomenal e sem qualquer lembrança dos eventos da noite anterior.
Ao chegar ao trabalho, descobre que Anna está morta - foi brutalmente assassinada dentro da própria casa. Confuso, começa a desconfiar de si mesmo, até que o comportamento de seu grande rival, o detetive Waaler, indica que este pode saber a verdade e estar por trás de um complô para incriminá-lo.
Enquanto encabeça a lista de suspeitos do homicídio, Harry é incumbido de investigar uma série de assaltos a bancos em Oslo. As pistas que encontra o levam a crer que os dois crimes estão interligados. Obstinado em desvendar toda informação que puder sobre os casos, ele é levado do frio outonal das ruas de Oslo ao calor lancinante do Brasil, sob a ameaça constante do arqui-inimigo Waaler.
Um livro que não te deixa respirar! Apesar de suas quase 500 páginas li em quatro dias com tranquilidade. Não dá para parar enquanto não se chega ao final, e quando chega... que tristeza, acabou!!! Mas logo tem o próximo.
Até mais e boa leitura!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/03/a-casa-da-dor-so-doi-quando-acaba.html
Bocca 30/06/2017minha estante
Conheci o autor a pouco tempo, estou acompanhando a ordem cronológica do detetive, que por sinal é realmente fascinante.
Hole está dando um páreo bom para Cormoran Strike. rs

Cláudia 30/06/2017minha estante
Eu li só o Chamado do Cuco, mas ainda sou mais Harry Hole.
Comecei com O Boneco de Neve, gostei tanto que voltei lá nos primeiros livros também. Mas já estou com a coleção completa. Amo Jo Nesbo!

Bocca 03/07/2017minha estante
Comecei do Morcego, mas tanto um quanto outro vão superando as expectativas no decorrer de suas sagas. Muito dificil de achar disponivel pra venda A Casa da Dor, e quando acha, foge do orçamento.
Recomendo O Bicho da Seda e Vocação para o Mal, bem ao estilo. =)

Cláudia 03/07/2017minha estante
Eu consegui A Casa da Dor numa promoção relâmpago da Amazon e aproveitei. O Morcego e Baratas estou esperando abaixarem um pouco. O Bicho da Seda tá na lista. Depois te conto o que achei. A gente começa a ler livros muito bons e o nível de expectativa sobe demais, daí o básico acaba não satisfazendo mais. Rsrs.

Bocca 25/10/2017minha estante
Cheguei!!! rs Seguindo a sequência e curtindo mais a cada livro!

Zeca 21/11/2017minha estante
Nossa espero gostar tanto quanto vocês, pois no momento até parece que falam de um outro livro...

Cláudia 22/11/2017minha estante
Que triste, Zeca. Eu adoro os livros do Jo Nesbo. Todos. E ele vai melhorando cada vez mais. Tomará que a leitura melhore. Me conte depois.

Bocca 23/11/2017minha estante
Estou em A estrela do diabo, e até agora só vem ficando melhor a cada livro. Não me considero um crítico literário mas todos eles sempre me agradaram.

Rafael 20/03/2022

Jo Nesbø continua crescendo cada vez mais com a saga Harry Hole.

O quarto livro da série mais uma vez faz a gente vestir a roupa completa de palhaço e se iludir tentando descobrir os responsáveis pelos crimes. Dessa vez, o crime afeta diretamente o Harry e o envolve nos fatos, o que deixa ainda mais instigante.

O livro tem algumas partes que, ao meu ver, acabaram estendendo além do necessário a estória. Além disso, outro ponto que me incomoda na obra é a falta de dimensão temporal justamente por ser um caso policial. Não sabemos quanto tempo se passou desde o último livro, bem como não sabemos quanto tempo levou para solucionar os casos investigados, principalmente porque tem viagens para o exterior (inclusive, Brasil) no meio da investigação. Mas, como mencionei, é um incômodo para mim, exclusivamente.

Bora para o próximo!

Carla.Zuqueti 03/10/2021

A Casa da Dor
?Um último pensamento. Todos perguntam qual é qual é o sentido da vida, mas ninguém pergunta qual é o sentido da morte.?

Quarto livro da série Harry Hole do músico e escritor Jo Nesbø - um dos maiores autores de suspense policial de todos os tempos. E sim, estou lendo tudo fora de ordem.

Um assaltante a banco extremamente eficiente age sozinho e rouba milhões. Ele pede para sua refém, a funcionária Stine, fazer uma contagem regressiva enquanto o gerente pega os valores no cofre. Tem uma arma apontada para sua cabeça. Caso o gerente ultrapasse o tempo, o assaltante atirará na refém.

O gerente se atrapalha um pouco e joga o dinheiro. Um pouco tarde demais. O assaltante se aproxima de Stine, fala algo em seu ouvido. Ela muda o semblante para serenidade e sussurra algo de volta. Então o assaltante atira na cabeça de Stine.

Sai tranquilamente do banco e não é mais encontrado.

?A Casa da Dor era uma sala especial que a Divisão de Roubos usava para estudar, editar e copiar vídeos.?

Os vídeos são vistos várias e várias vezes para tentar descobrir quem é, e porquê teve que atirar na pobre bancária.

Esse é o mote de uma das tramas de ?A Casa da Dor?. Mas o livro tem muito mais:

1. Um assaltante extremamente eficaz que rouba bancos e foge sem deixar vestígios.
2. Harry vai jantar com uma antiga namorada, bebe demais e é encontrado desacordado dentro do táxi que o levou a seu apartamento e não tem a mínima ideia de como foi parar lá. Ao tentar ligar para Anna, ela não atende. Algo pode ter acontecido.
3. Harry ainda não está confirmado com o desfecho do assassinato a sangue frio de sua ex parceira Ellen. O suposto autor do crime foi morto por um policial que alegara legítima defesa durante sua captura e o caso foi encerrado. Mas o mandante do crime continua solto.

As três tramas vão se entrelaçando durante o livro, formando um emaranhado de mentiras e intrigas envolvendo corrupção, sexo, dinheiro e vingança. Principalmente vingança.

Lançado em 2000, podemos perceber como a escrita de Jo Nesbø mudou nesses anos. O livro é um pouco ?emaranhado? demais, com passagens entre presente e passado, entre dois cenários, com variações tão sutis que fica difícil as vezes entender o contexto.

Hoje a escrita é muito mais fluida e coordenada.

Mas as tramas são bem interessantes e é um ótimo livro.

?As mulheres não tem a vaidade que os homens tem em relação ao poder. Elas não precisam deixar o poder visível. Elas só desejam o poder que podem tirar das outras coisas que elas querem: segurança. Comida. Prazer. Vingança. Paz. Elas são pessoas de poder racional e planejador que pensam além da batalha, além da festa da conquista. E como elas tem uma habilidade nata de ver a fraqueza de suas vítimas, elas instintivamente sabem quando é onde devem atacara-me quando não é para atacar. Essas coisas não se aprendem.?

Catarina436 05/01/2023

Comecei 2023 muito bem
Os casos trabalhados foram bem interessantes. O autor evoluiu muito desde o primeiro da série Harry Hole.

Eu amo a profundidade desse autor na forma como constrói a narrativa dos personagens em suas peculiaridades de pensamentos e reflexões.

Jo Nesbø se tornou o meu autor thriller preferido. Eu amo o Harry e todos os outros personagens acabam tendo um carisma interessante para a história. Créditos para o psicólogo Aune, o taxista e a própria Beate.

Eu estava quase entrando em uma ressaca literária do gênero thriller com minha leitura anterior, mas o Jo Nesbø acabou salvando o dia novamente rssrss

Da metade para frente eu simplesmente não conseguia mais largar o livro.

Thais.Carvalho 30/04/2023

O detetive, Harry Hole, da divisão de homicídios na Noruega, tem dois novos casos de assassinato para investigar. E em um deles está envolvido pessoalmente.

Priscila.Rodrigues 17/03/2022

Investigação policial muito boa
Foi o primeiro livro do Jo Nesbo que eu li e eu amei! A única coisa é que achei algumas partes meio enroladas, mas nada que faça perder o interesse na leitura. São 3 casos de certa forma ?interligados? com soluções inesperadas. Eu cheguei a desconfiar de algumas coisas no começo, mas mudei de ideia no meio do caminho e fui enganada hahaha. Gostei bastante!

Sil 17/06/2023

"Só tem uma coisa pior do que não satisfazer a vontade. É não sentir nenhuma vontade."
Rakel viajou com Oleg para a audiência de custódia do filho.
Harry investiga um assalto a banco com vítima fatal. Acaba se encontrando com uma ex-namorada que aparece morta.
Com uma nova parceira no trabalho (Beate), Harry investiga os assaltos a bancos, a morte de Anna, entre outras questões que aparecem no livro. E ainda tem o caso Ellen engasgado.
Com resgates e alguns pontos abertos, a série evolui bem.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Harry Hole sempre ótimo
Mais um livro policial do ótimo autor norueguês Jo Nesbo com o detetive alcoólatra Harry Hole. É o 7º livro de Nesbo que leio. É uma sequência de Garganta Vermelha e precede A Estrela do Diabo. Aqui o detetive investiga um assalto a banco em Oslo enquanto luta contra o alcoolismo e o assassinato de uma ex-namorada. Harry Hole como sempre está na beira do fundo do poço.

Artur108 28/01/2022

"Todos perguntam qual é o sentido da vida, mas ninguém pergunta qual é o da morte."

No quarto volume da série, Harry tenta capturar um assaltante de bancos homicida enquanto conduz uma investigação paralela visando esclarecer o aparente suicídio de uma antiga conhecida.

Esse é o quinto livro que leio do autor e o quinto acerto, ele não deixa de agradar com sua escrita absurdamente engajadora. Mesmo eu que não fico entre os mais produtivos dos leitores, me vi lendo quase 100 páginas por dia.

A construção de personagem que sempre foi um dos fortes do Nesbø mantém o nível aqui, fazendo despertar empatia até pelo mais antiético e questionável deles, como o cigano albanês Raskol Baxhet. Harry e sua nova companheira designada no caso "Magarefe", Beate Lønn, também não ficam pra trás nesse aspecto. Essa tem de ser a melhor dupla do nosso protagonista desde Andrew Kensington, aliás as pequenas referências aos livros anteriores me deixaram muito feliz.

A proposta de trabalhar dois casos ao mesmo tempo ? três contando uma ponta solta de Garganta Vermelha que é retomada aqui ? não favorece a narrativa por vezes, exigindo a releitura de alguns trechos pra fixar melhor o desenrolar de cada fio condutor. (Anotar nomes, lugares e funções durante o decorrer ajudaria, recomendo aos interessados na leitura).

A Casa da Dor é uma adição muito bem-vinda à série, misturando ação, reviravoltas, aflição, algumas risadas, uma reflexão recorrente sobre a natureza da vingança e até um pulinho em um certo país lusófono da América do Sul.

Tiago.Salles 03/12/2021

Os-lo, ciganos e fusiforme
Leitura eletrizante como sempre, 3 histórias a serem resolvidas e a importância de ter lido os livros anteriores para entender o desenrolar da série.
Algumas partes ficaram meio soltas mas o desfecho é bom. Recomendo muito, lido em 5 dias sem parar.