O Mercador de Veneza (eBook)

O Mercador de Veneza (eBook) William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Lua 16/02/2023

Clássico
É um clássico curto e de fácil leitura e compreensão, no entanto, o antissemitismo presente em toda a narrativa me impediu de curtir mais a leitura

Alynecordeiro 16/02/2023

Apesar do ponto negativo desse livro ser ter muitos personagens são todos muito bem construídos como se cada um tivesse levado um tempo de espacinho para escrever detalhadamente sobre cada personagem o que deixou a história mais incrível e fazendo que os personagens sejam mais competentes do que as pessoas reais

tasila 10/02/2023

Esta foi a minha primeira experiência com áudiobook, acredito que por ser Shakespeare foi muito mais proveitoso do que eu mesma realizar a leitura. Eu já tinha interesse em lê-lo e foi passada como leitura na faculdade, o que adiantou a minha leitura.

Natha 10/02/2023

Fantástico
Meu coração, certamente, arde em Verona ao olhar de Romeu, todavia só encontro completude em Veneza, e acredite os argumentos são irrefutáveis, nem mesmo a lei mais dura pode revogar tal fato!!! Ahahahah amo

Fantástico!!!
Sim!!
Razões???
Sim!!!
Tenho!!!
Muitas!!
Vejamos!!!

Primeiro, está é uma contenda que se passa entre um judeu e um cristão. Bom aqui me traz inúmeros argumentos cristãos ou judeus pra contestar o comportamento e as atitudes dos dois! Mas vamos ficar aqui!

Segundo, temos duas histórias de amor, por demais interessantes (gostaria de em um livro desenvolver o amor de Jessica e Lourenço, creio que eles merecem isso ??. Ousado? Sim eu sou kkk)

Terceiro, porém não menos importante, aliás eu diria que este é um dos principais motivos de ser tão fantástico está tragédia, a amizade. A amizade de Antônio é sublime, beira o impossível, e acredite, se em um amigo encontrar tal sentimento, terei vencido na vida! Pois não vejo tesouro maior!

Quarto, temos uma causa jurídica que permeia a história, e nossa!! Porcia foi incrível em sua oratória. Arrepiei toda ???

No mais, estamos falando de Shakespeare! Ele é fantástico de infinitas formas.

É isso leia esse livro ???

Vini 08/02/2023

Eu achei os vários enredos entrelaçados de 'O Mercador de Veneza' fascinantes e bem feitos. A visão psicológica de Shakespeare sobre o caráter humano é curiosamente impressionante. Os personagens da obra são profundos. É uma das obras de Shakespeare mais controversas por seus comentários antissemita/racista/sexista.

Leia mais no link.

Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-o-mercador-de-veneza

Rafahcasti 03/02/2023

Se firmar um acordo, SEMPRE tenha certeza dos termos
Uma boa história sobre agiotagem, amor, tesouros e dívidas. Dispensa aprofundamentos maiores, apesar da visão antiquada e pesarosa de outras culturas. As personagens femininas são astutas que só!

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1621653223835582465

Livrosletrados 31/01/2023

Engraçado ?
Eu me diverti horrores com essa história! Achei que Shakespeare só tinha drama, mas essa comédia que eu diria quase romântica, ganhou meu coração ?

Sarah 28/01/2023

Livro muito divertido que me gerou bastante entretenimento, bem legal, melhor que romeu e Julieta (obs: odeio com todas as minhas forças o romeu!!!)

Damasco Literário 25/01/2023

Interessante. Mostra um monte de preconceito da época. Tem umas partes que é puro suco da conveniência e loucura.

Polly 21/01/2023

O Mercador de Veneza: Shakespeare, ícone da cultura pop (#183)
Comecei O Mercador de Veneza na expectativa de que faria uma releitura, e chego ao seu fim com um dilema a resolver. Só existem duas alternativas possíveis: ou eu li um outro livro e confundi o título - e preciso urgentemente descobrir qual livro que li e amei na adolescência - ou eu simplesmente tenho a pior memória desse mundo.

Do livro que li, não lembro dos detalhes, mas tenho uma vaga ideia geral sobre o que é a história. O livro que estou nas mãos não chega nem perto dessa lembrança. Então, eu acho que é provável que eu tenha uma nova missão na vida: saber qual foi, na verdade, o livro que li anos atrás - e que me fez chorar que nem boba-, pois definitivamente ele não é o que eu acabei de ler (risos).

Mas nem por isso O Mercador de Veneza deixou de ser bom, afinal, um Shakespeare, né? Bem naquele estilo de drama-comédia da Sessão da Tarde, o enredo e os personagens nos envolvem de tal maneira que a gente acaba por ler o livro inteiro de uma única vez. Não sei se a narrativa adaptada para prosa contribui para isso, mas é um texto de uma simplicidade extrema. Shakespeare sempre me parece muito popular. Acessível a todo mundo, sabe? Pois, embora simples, o autor consegue abordar a complexidade humana de modo profundo, como pouca gente é capaz de fazer.

Agora, o que mais me entusiasmou na leitura de O Mercador de Veneza foi me dar conta de que essa obra foi inspiração e referência para duas obras icônicas da cultura brasileira: Ó paí, ó e O Auto da Compadecida. Em Ó paí, ó, Shakespeare se faz presente na tocante cena protagonizada por Roque e Boca, personagens vividos respectivamente por Lázaro Ramos e Wagner Moura. Roque faz um discurso antirracista emocionante, de arrepiar os pelos da nuca, que é simplesmente uma paráfrase de uma fala do personagem judeu Shylock. Já Ariano Suassuna, pegou a ideia do contrato em que se estipula tirar um pedaço de carne do fiador caso a dívida não seja paga. Quando li sobre os termos do contrato, eu já sabia qual seria o desfecho daquilo.

Acho incrível como uma obra que foi feita no século XVI consegue inspirar outras, muitos séculos depois, numa cultura completamente diferente da que pertence. O cara tem que manjar demais da psique humana para fazer uma obra tão universal, uma obra que ultrapasse tempo e cultura. Tem que ser muito fabuloso para conseguir tal proeza.

Bem, nem preciso falar que a leitura vale a pena, né? Uma obra capaz de inspirar O Auto da Compadecida, por si só, já diz a que veio. Muito, muito massa!

Michelle 17/01/2023

Sempre que leio livros clássicos me dá uma sensação de releitura, acho que porque tem tantas histórias que foram inspiradas nelas que a gente já sabe o que acontece, mesmo sem saber. Enfim, foi uma boa leitura

Marcos 15/01/2023

Ok
O livro é legal, me perdi bastante na história mas até que no final foi interessante. Vou dar um tempo até continuar as outras obras do shakespeare