O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

tasila 10/02/2023

Esta foi a minha primeira experiência com áudiobook, acredito que por ser Shakespeare foi muito mais proveitoso do que eu mesma realizar a leitura. Eu já tinha interesse em lê-lo e foi passada como leitura na faculdade, o que adiantou a minha leitura.

Natha 10/02/2023

Fantástico
Meu coração, certamente, arde em Verona ao olhar de Romeu, todavia só encontro completude em Veneza, e acredite os argumentos são irrefutáveis, nem mesmo a lei mais dura pode revogar tal fato!!! Ahahahah amo

Fantástico!!!
Sim!!
Razões???
Sim!!!
Tenho!!!
Muitas!!
Vejamos!!!

Primeiro, está é uma contenda que se passa entre um judeu e um cristão. Bom aqui me traz inúmeros argumentos cristãos ou judeus pra contestar o comportamento e as atitudes dos dois! Mas vamos ficar aqui!

Segundo, temos duas histórias de amor, por demais interessantes (gostaria de em um livro desenvolver o amor de Jessica e Lourenço, creio que eles merecem isso ??. Ousado? Sim eu sou kkk)

Terceiro, porém não menos importante, aliás eu diria que este é um dos principais motivos de ser tão fantástico está tragédia, a amizade. A amizade de Antônio é sublime, beira o impossível, e acredite, se em um amigo encontrar tal sentimento, terei vencido na vida! Pois não vejo tesouro maior!

Quarto, temos uma causa jurídica que permeia a história, e nossa!! Porcia foi incrível em sua oratória. Arrepiei toda ???

No mais, estamos falando de Shakespeare! Ele é fantástico de infinitas formas.

É isso leia esse livro ???

Vini 08/02/2023

Eu achei os vários enredos entrelaçados de 'O Mercador de Veneza' fascinantes e bem feitos. A visão psicológica de Shakespeare sobre o caráter humano é curiosamente impressionante. Os personagens da obra são profundos. É uma das obras de Shakespeare mais controversas por seus comentários antissemita/racista/sexista.

Leia mais no link.

Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-o-mercador-de-veneza

Rafahcasti 03/02/2023

Se firmar um acordo, SEMPRE tenha certeza dos termos
Uma boa história sobre agiotagem, amor, tesouros e dívidas. Dispensa aprofundamentos maiores, apesar da visão antiquada e pesarosa de outras culturas. As personagens femininas são astutas que só!

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1621653223835582465

Livrosletrados 31/01/2023

Engraçado ?
Eu me diverti horrores com essa história! Achei que Shakespeare só tinha drama, mas essa comédia que eu diria quase romântica, ganhou meu coração ?

Sarah 28/01/2023

Livro muito divertido que me gerou bastante entretenimento, bem legal, melhor que romeu e Julieta (obs: odeio com todas as minhas forças o romeu!!!)

Damasco Literário 25/01/2023

Interessante. Mostra um monte de preconceito da época. Tem umas partes que é puro suco da conveniência e loucura.

Polly 21/01/2023

O Mercador de Veneza: Shakespeare, ícone da cultura pop (#183)
Comecei O Mercador de Veneza na expectativa de que faria uma releitura, e chego ao seu fim com um dilema a resolver. Só existem duas alternativas possíveis: ou eu li um outro livro e confundi o título - e preciso urgentemente descobrir qual livro que li e amei na adolescência - ou eu simplesmente tenho a pior memória desse mundo.

Do livro que li, não lembro dos detalhes, mas tenho uma vaga ideia geral sobre o que é a história. O livro que estou nas mãos não chega nem perto dessa lembrança. Então, eu acho que é provável que eu tenha uma nova missão na vida: saber qual foi, na verdade, o livro que li anos atrás - e que me fez chorar que nem boba-, pois definitivamente ele não é o que eu acabei de ler (risos).

Mas nem por isso O Mercador de Veneza deixou de ser bom, afinal, um Shakespeare, né? Bem naquele estilo de drama-comédia da Sessão da Tarde, o enredo e os personagens nos envolvem de tal maneira que a gente acaba por ler o livro inteiro de uma única vez. Não sei se a narrativa adaptada para prosa contribui para isso, mas é um texto de uma simplicidade extrema. Shakespeare sempre me parece muito popular. Acessível a todo mundo, sabe? Pois, embora simples, o autor consegue abordar a complexidade humana de modo profundo, como pouca gente é capaz de fazer.

Agora, o que mais me entusiasmou na leitura de O Mercador de Veneza foi me dar conta de que essa obra foi inspiração e referência para duas obras icônicas da cultura brasileira: Ó paí, ó e O Auto da Compadecida. Em Ó paí, ó, Shakespeare se faz presente na tocante cena protagonizada por Roque e Boca, personagens vividos respectivamente por Lázaro Ramos e Wagner Moura. Roque faz um discurso antirracista emocionante, de arrepiar os pelos da nuca, que é simplesmente uma paráfrase de uma fala do personagem judeu Shylock. Já Ariano Suassuna, pegou a ideia do contrato em que se estipula tirar um pedaço de carne do fiador caso a dívida não seja paga. Quando li sobre os termos do contrato, eu já sabia qual seria o desfecho daquilo.

Acho incrível como uma obra que foi feita no século XVI consegue inspirar outras, muitos séculos depois, numa cultura completamente diferente da que pertence. O cara tem que manjar demais da psique humana para fazer uma obra tão universal, uma obra que ultrapasse tempo e cultura. Tem que ser muito fabuloso para conseguir tal proeza.

Bem, nem preciso falar que a leitura vale a pena, né? Uma obra capaz de inspirar O Auto da Compadecida, por si só, já diz a que veio. Muito, muito massa!

Michelle 17/01/2023

Sempre que leio livros clássicos me dá uma sensação de releitura, acho que porque tem tantas histórias que foram inspiradas nelas que a gente já sabe o que acontece, mesmo sem saber. Enfim, foi uma boa leitura

Marcos 15/01/2023

Ok
O livro é legal, me perdi bastante na história mas até que no final foi interessante. Vou dar um tempo até continuar as outras obras do shakespeare

Sasa 14/01/2023

A história é interessante e com final feliz, pra variar. Lembrei de "o auto da compadecida", agora, eu entendi referência!

Tio gab 13/01/2023

Bem cômico
Achei a leitura tranquila, bem estruturado e com uma trama bem desenvolvida. O final de certo modo, me surpreendeu kkkkk. Recomendo para os iniciantes no direito, apesar de ter pouca carga jurídica, o livro nós apresenta um pouco do direito veneziano, como os contratos eram obedecidos e sua aplicação prática na idade média. Além de ser um clássico!!! Boa leitura.