O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

assela 20/01/2024

Cômico mas muito mais que isso
Como uma boa comédia shakespeariana é um livro de leitura leve, com várias tramas que se entrelaçam entre os personagens.

O que mais me chamou a atenção é como fica clara o preconceito sofrido por judeus, de forma alguma li Shylock como um vilão sádico e malvado e não uma pessoa amarga pela vida que teve.

Definitivamente o melhor dessa história pra mim são as personagens femininas, quem diria que em uma obra do século XVI poderia ter mulheres roubando a cena e demonstrando tanta esperteza e inteligência .

Rodrigo 17/01/2024

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Shakespeare e já gostei muito ainda mais com um livro ambientando em Veneza, com vários romances acontecendo no mesmo tempo, tendo como principal o de Bassânio com Pórcia.

Renata 17/01/2024

Tradução deixou a desejar
Esse é umas das histórias de William Shakespeare que eu mais gosto. É bastante interessante ver personagens femininas comprotagonismo e com atitudes inteligentes e relevantes na história. Contudo a tradução deixa a desejar, colocando valores contemporâneos em uma obra de outro século. Isso faz perder a ambientação e torna fraca o debate sobre temas tão importantes atualmente.

Luan430 14/01/2024

Nossa eu comecei lendo esse livro sem saber nada dele,
Só vi que era de Shakespeare e eu nunca tinha lido nada dele
Então resolvi ler e não me arrependo é muito bom como ele consegue interligar duas histórias diferentes no mesmo lugar
A história do Antônio e o shylock, a história da porcia e bassanio
A historia do cofre, tudo ao mesmo tempo interligado numa só história principal. Ta explicado por que Shakespeare é tão famoso.

hemily 13/01/2024

?nem tudo que reluz, é ouro?
? ?O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas.?

Acredito que, em contribuição ao meu fascínio pelo teatro e minha mania de ler em voz alta, ler (ou melhor, recitar) obras de Shakespeare se tornou algo muito divertido. O enredo de O Mercador de Veneza é de fato muito simples, uma narrativa sem muitos clímaxes ou tensões, com um bom alívio cômico e com uma linguagem que não chega a todas as expectativas amedrontadoras que vemos por aí.

Nem em um milhão de tentativas eu poderia me convencer no passado que Shakespeare é viciante, mas é a verdade! Saí desse livro com vontade de ler mais e já baixei em minha biblioteca virtual cerca de mais três obras shakespearianas que estou ansiosíssima para ler.

Canteli Marcio 13/01/2024

Copiou uma esquete do Auto da Compadecida, ops... pérai... é o contrário rsrsrs
Na minha opinião Shakespeare e Ariano Suassuna estão no mesmo patamar.

Carlos.Eduardo 12/01/2024

Shakespeare: um homem do seu tempo
Estava ciente do debate que permeia ?o mercador de Veneza?: afinal, é, ou não é, um livro antissemita? A impressão que eu tive é que sim, o é, mas ao mesmo tempo não.
Nada é preto no branco quando se trata de Shakespeare.
Acredito que a obra foi escrita pensando sim no judeu como figura perversa. O que vaticina o título de minha resenha. Shakespeare era contemporâneo do século XVI, carregava consigo os preconceitos desse período. Porém, isso não o impediu de, talvez de forma inconsciente, demonstrar a hipocrisia dos seus.
Shylock é um homem mau? Com certeza não é um homem de virtuosa caridade. Porém, não são igualmente maus os homens, inclusive o nobre Antônio, que o ridicularizam apenas por ser judeu? Não são maus os homens que, descobrindo Portia travestida de juíz, não se apressam para anular sua sentença? Onde está a virtude destes?
Claro, essas reflexões podem ser apenas reflexo da nossa moral de coetâneos do século XXI. Contudo, me parece que Shakespeare, mesmo corroborando com estereótipo de judeu usurário, parece ter composto personagens cristão de índole não tão ilibada assim.
Mas mesmo que essas entrelinhas sejam apenas conjeturas e interpretações de leitores posteriores, ainda que William Shakespeare não tenha, de fato, escrito essa obra para mostrar também a hipocrisia dos cristãos, ?o mercador de Veneza? permanece relevante, pois fomenta esse tipo de debate e promove vasta reflexão sobre a tolerância.

Lara 09/01/2024

Muitas referências
Essa é a segunda peça de Shakespeare que leio e que aula de referências!

Primeiramente, visualizar o posicionamento rival entre judeus e cristãos no século XVI na Itália.

Entender na ?prática? a organização da sociedade e aplicação das leis na época.

E claro: ver um romance se destacar em meio aos caminhos tortuosos.

Essa peça foi referência para a icônica fala sobre racismo em ?Ó paí, ó?, cena em que o personagem do Lazaro Ramos e Wagner Moura discutem.

Recomendo muito a leitura!

thami s2 09/01/2024

comédia hahaha
william shakespeare é, sem sombra de dúvidas, um dos escritores mais dotados de sensibilidade. o mercador de veneza, uma comédia, encanta aquele que lê através da perspicácia das palavras combinadas. leve e espontâneo. shakesperiano.

Thalita 09/01/2024

Mercador de Veneza
Um jovem pede dinheiro emprestado ao amigo mercador (o Mercador de Veneza), que sem ter como emprestar se oferece a dar seus navios como garantia para que ele peça o empréstimo a um agiota. Porém, o agiota não satisfeito com a garantia dos navios (que estão do outro lado do.mundo) pede como garantia uma libra de carne do próprio mercador caso a divida não seja paga. A partir daí se desenrola uma missão de poupar o mercador de pagar com a própria carne, envolvendo todos os amigos e ainda as noivas deles.
Essa peça foi muito surpreendente, acreditava ser uma história de difícil leitura mas encontrei uma boa versão em áudio livro que facilitou a experiência. Me surpreendi muito (positivamente) com o final, e me provocou várias reflexões sobre a escrita do autor em relação ao contexto histórico da época. Recomendo muito a resenha da Tati Feltrin no youtube para entender melhor essas questões históricas.

Kath.Lyandra 06/01/2024

Um bom livro difícil.
Eu gosto muito do livro, mas ele foi diferente de tudo que eu já tinha lido, é muito bom que o livro em si seja escrito apenas em diálogos pois é um livro extremamente denso, estou um pouco acostumada com clássicos e literatura russa, mas nada se compara a densidade de Shakespeare, demorei quase uma semana inteira para finalizar um livro de 144 páginas, mas foi bom ter começado com o autor por essa obra, deu pra entender muito sobre como funciona o estilo de escrita do autor. Sobre a história em si é maravilhosa, é notável o motivo de tanta fama.

Mary Jane Holland 03/01/2024

Adorei!
Eu já li sonho de uma noite de verão a muito tempo atrás na escola, mas não lembro de nada, só lembro de ter gostado muito, então por isso vou considerar esse como sendo a minha primeira leitura de Shakespeare.

Não sabia muito bem o que esperar dessa obra e por ser bem antiga estava com um pouco de receio de ser muito rebuscada e complicada de entender e ainda bem que não foi.

O mercador de Veneza é uma história divertida e envolvente. Adorei o plot dos cofres, embora já soubesse desde o começo qual seria dentre eles o correto. Adorei a Pórcia, a sua inteligência e sagacidade e adorei a resolução do problema de Antônio. O que me incomodou foi a forma como Shylock foi retratado como vilão e cruel judeu, mas ok é nessas horas que lembramos o contexto da época de criação da obra.

Outra coisa que gostei bastante foi da cena do Shylock que foi inspirou a cena de Lázaro Ramos em Ó pai ó, eu não fazia ideia que tinha sido inspirada nesse livro. Finalizando, adorei e recomendo muito!

Pk_Affonso1408 31/12/2023

O preço de uma libra de carne ??
Embora eu tenha gostado da história de 'O Mercador de Veneza', eu não fiquei tão impressionado com o trabalho quanto esperava, essa é minha primeira leitura de Shakespeare e coloquei bastante expectativa. O autor é muito conhecido pelas situações cômicas de suas obras, e esta peça não é uma exceção dentro de sua reputação.

Eu achei os vários enredos entrelaçados de 'O Mercador de Veneza' fascinantes e bem feitos, é um conjunto de ações complexas. A visão psicológica de Shakespeare sobre o caráter humano é impressionante. Esta peça tem um enredo tenso, especialmente para uma comédia, e é uma leitura envolvente. É também uma das obras de Shakespeare mais controversas por seus comentários antissemitas e racistas, mas que também podem ser interpretados como comentários ironicamente sátiros de Shakespeare.

O personagem principal na minha opinião não é Antônio, o mercador de Veneza. Em vez disso, é Shylock, o agiota judeu. Eu terminei a leitura acreditando que ele foi mais injustiçado do que qualquer um que ele prejudicou. Ele é apresentado como um agiota desagradável e ganancioso. Sem dúvida, esse retrato funcionou bem em uma época de antissemitismo desenfreado, mas saí com grande simpatia por ele. Mesmo Antonio, o comerciante, é simplesmente horrível em seu julgamento de Shylock, muito mais baseado em sua raça e religião do que em suas práticas de empréstimo de dinheiro.

Como muitas das peças de Shakespeare, acusações de sexismo também são comuns, a personagem Portia tem que fingir ser um homem para fazer tudo, mas aqueles eram outros tempos. Embora as personagens femininas sejam forçadas a cumprir os ditames da época, as mulheres nesta peça certamente se destacam como personagens fortes.