Razão e sentimento

Razão e sentimento Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Renata.Mieko 03/09/2024

É um clássico.
Mas dessa vez que li me irritou um pouco esse sofrimento por amor e como as mulheres ficavam realmente doentes.
Mas um retrato da sociedade da época.

Rafa 03/09/2024

Elinor e Marianne <3
Eu amei demais as duas irmãs, a Elinor e a Marianne. Elas são polos opostos (razão e sensibilidade) e eu amei como isso ficou retratado no livro. Esse é provavelmente o livro mais dramático da jane austen e com mais decepções amorosas! A escrita dessa mulher não decepciona!!

Marcelle.Martins 02/09/2024

Gostosinho de ler
O meu favorito da Jane (até agora)
A autora retrata a sociedade da época com um toque crítico e irônico. Admirei a sensatez da Elionor do começo ao fim, contudo, achei o romance do livro bem fraquinho, ambas as personagens mereciam mais.
Obs: apesar do LIVRO ser o melhor, Orgulho e Preconceito ainda ganha em melhor adaptação.

NathAlia1007 03/09/2024minha estante
Nossa eu demorei mais de uma semana pra terminar! Só ficou interessante pra mais da metade do livro. Foi difícil esse pra mim, viu?

NathAlia1007 03/09/2024minha estante
SIM! Queria muito que ela e coronel se apaixonassem

Aninha.Laureano 01/09/2024

O melhor dos três que eu li
Esse com certeza foi o mais interessante dos livros da Jane Austin que eu li, foi o mais e a história que mais me prendeu dos outros. Não tive ressaca com ele e nem fiquei meses sem ler e mesmo assistindo o filme antes de concluir o livro a história continuou muito interessante. Sinto muita pena da Elinor, achei ela uma personagem muito mais interessante do que a Marienne e saber que a Lucy e a própria Marienne me deixou com dó dela, acho que todas as personagens ela merecia uma vida muito melhor.

Bruna Kelvia 01/09/2024

Razão e Sensibilidade
As revelações e o desenrolar dos acontecimentos me mantiveram interessada e curiosa, também gostei de como foi mostrada a diferença de personalidade entre as irmãs, tanto na relação entre as duas quanto com os outros. O romance não me empolgou tanto, mas ainda consegui me envolver mais com o final de Elinor nesse aspecto. Quanto ao final de Marianne, embora eu goste do personagem masculino, não achei que combinavam como casal. De modo geral uma boa leitura, mas não é meu preferido da autora.

Larissa 01/09/2024

É um pouco chato no início
Fui no mesmo esquema de ter contato com o filme antes de ler o livro, mas diferente dos outros eu não gostei tanto da experiência com o filme, mas só assisti uma vez e não consegui prestar atenção direito. Porém as partes que entendi não gostei e foram justamente essas partes que a gente tem mais contato no livro, ou seja, foi um sacrifício esse inicio kkkkkkkkk
Eu não suportava a Marianne e a Elinor faz de tudo pra proteger a mãe e a irmã que fica o tempo todo parecendo q a coitada tá bem e afeeeeee, sufoquei na moral.
Mas tbmmm, qnd engatou a leitura foi ótimo, amei os últimos capítulos e me diverti horrores!

miiandradee 31/08/2024

Que leitura incrível ?
Jane Austen, mais uma vez, me surpreendendo com sua escrita doce e final surpreendente.

Como não se apaixonar por essas duas irmãs que mesmo com personalidades diferentes se amam e se admiram tanto?
Marianne e Elinor depois de tanto sofrerem mereciam um final lindo e leve. Nem o casamento foi capaz de separá-las ?.

??????????
Jayanne.Mendes 31/08/2024minha estante
???

Jessica.Vieira 31/08/2024

Bem fraquinho
Li esse livro logo depois de orgulho e preconceito (que eu AMEI), mas achei a história bem fraquinha e sem emoção.

luliy 31/08/2024

Livro de fofoca
O maior livro de fofoca da jane austen. eu adorei acompanhar as reviravoltas a cada capítulo.

2° melhor perdendo apenas para orgulho e preconceito!

Paula Santos 25/08/2024

Mais um da Jane Austen pra conta e esse tive que insistir um pouco pra leitura engrenar. Tudo porque essa edição que peguei é sofrível, tradução terrível. Apesar de estar envolvida com os personagens não via as coisas fluírem substancialmente e isso meio que me desmotivava. Mas do meio pra o fim a dinâmica mudou e eu ignorava os problemas de tradução e comecei a apreciar mais a leitura.
É incrível a capacidade da Austen de nos transportar para a Inglaterra daquela época e nos fazer entender como funcionava a sociedade. Enfim, talvez eu releia em outro momento numa edição melhor.

Gabi.Rodrigues 23/08/2024

As irmãs Dashwood
Publicada em 1811, ?Razão e Sensibilidade? gira em torno das irmãs Dashwood, Elinor e Marianne, que enfrentam as dificuldades da vida após a morte de seu pai, que deixa a família em uma situação financeira delicada. Enquanto Elinor representa a razão, Marianne simboliza a sensibilidade, vivendo suas emoções de forma intensa e impulsiva. Através das experiências das irmãs, Jane Austen explora temas como o amor, o casamento e a diferença entre o que a sociedade espera das mulheres e o que elas realmente desejam.

Esse é o terceiro livro que eu li da autora, confesso que eu estava gostando bastante, mas lá pro final da história acabei me desanimando um pouco. O início eu achei ótimo, mas quando as meninas vão passar uma temporada em Londres eu achei que a história ficou muito arrastada. Contudo, gostei muito da forma como a Jane Austen trouxe uma crítica, sempre implícita, a situação das mulheres do século XIX e de como o valor social e a felicidade das pessoas, especialmente das mulheres, eram frequentemente determinados pela riqueza ou pela falta dela.

Ao contrário da maioria das pessoas, eu gostei da Marianne kakakakaka acho que é porque em alguns momentos me identifiquei com ela. No início ela é realmente mais imatura, não pensa direito antes de agir, mas gostei da evolução da personagem. A Elinor, por sua vez, me cativou desde o início. Comecei o livro achando o Coronel Brandon misterioso e terminei amando esse personagem! Enfim, apesar de ter dado 4 estrelas é uma leitura que me surpreendeu positivamente, principalmente por todo o contexto histórico em que as personagens estão vivendo e de como isso influenciava suas escolhas e seus destinos.