Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

amandaox 26/06/2024

Acho que vim esperando muito devido a última experiência com a Jane e dei com a cara na parede. Não é que o livro seja ruim, mas aqui eu fiquei com uma eterna impressão de ?ah ok mas e daí?? É muito bem escrito e desenvolvido, mas os personagens são em sua totalidade desinteressantes, as tramas até tentavam despertar algo em mim, mas aí era só mais do mesmo, eu realmente não consegui me empolgar com nada que aconteceu. Queria algo diferente do mais do mesmo, toda a conclusão da Elinor me deixou apenas ?ok tá bom então né? e a da Marianne então??? sem palavras. Não sei, acho que dessa vez eu só não estava disposta para o romance do século XVIII. Sei que não vou desistir, quem sabe no próximo.

Zuzartisa 26/06/2024

Muito bom.
História muito boa.

Mostra que as espectativas do amor podem sim ser frustadas.
E que mesmo se passando em um período distante podemos empregar muito nos dias atuais.

Pessoas que abrem mão do amor por interesses.
Tbm aqueles que ficam em relacionamento para honrar palavras.

Mas no fim o amor se mostra de outra forma e com outras pessoas

Os casais finais do livro amei.

heleven 22/06/2024

Não é ruim, mas esperava mais
Pra quem quer começar a experimentar ler Jane Austen, eu definitivamente n recomendaria começar por esse livro. Não necessariamente pq ele é ruim, mas pq os outros dela, pelo menos pra mim, foram superiores. Meu ranking no momento se encontra assim: 1-orgulho e preconceito, 2-emma, 3-persuasão e 4-razão e sensibilidade e vou dizer o porquê desse livro estar em último.
Não me senti tão cativada pelos personagens secundários, aqui parece q todos são um pouco insuportáveis à sua maneira. Pra mim só 2 se salvaram. Eu sei q a Jane costuma colocar uns personagens bem caricatos, de personalidade forte e tals mas aqui n teve nenhum pra ser um alívio sabe? Alguém educado, gentil e que realmente se importe com as protagonistas, oq, como eu falei, nessa história só senti isso com duas pessoas. Ou seja, passei o livro todinho com raiva de tudo e todos.
Os casais desse livro pra mim foram os mais decepcionantes, tanto os secundários como os principais. Pra mim o romance da elinor n foi tão empolgante assim, e o da marianne pior ainda, pq msm gostando do coronel achei o final perfeitinho demais, parecendo q era pra tapar um buraco e n pq ele e a marianne se amavam, sabe? O lance da mudança da escolha de lucy entre os irmãos pra mim foi outra coisa super inesperada, pois n senti q a explicação do livro foi o suficiente (ao contrário do filme, que dá alguns indícios disso no desenrolar da história), pareceu outra decisão igualmente precipitada pra dar tudo certo no final.
Apesar disso, consegui sentir nessas páginas o estilo da autora, principalmente em relação às reviravoltas no final que são sempre empolgantes (msm q eu n tenha gostado tanto assim). Além disso, já me acostumei com a formalidade da linguagem da época, oq tornou a leitura fluida. Porém, como falei anteriormente as outras obras são superiores, principalmente, nos requisitos que citei acima, por isso, recomendo que vc comece por elas pra poder se empolgar. Esse acaba sendo interessante por conta das diferentes personalidades das irmãs, ver como cada uma reage à sua maneira com as situações sociais e amorosas e se identificar um pouco com cada uma, mas é só.
Marte4951 10/07/2024minha estante
Aaaaa finalmente achei alguém q teve a mesma visao que eu

mibautista 21/06/2024

Um clássico.
Não sou a maior fã de clássicos, pois fico perdida. E com esse não foi diferente, uma grande autora, muito admirada, mas que me deixou mais confusa que tudo. Uma grande obra.

Vanessa Santos 19/06/2024

Explosões de sentimentos
Jane Austen como sempre surpreendendo com sua escrita. Livro ela traz a história de duas irmãs que tem que enfrentar suas perdas de forma diferenciada para cada uma delas a forma de lidar com situações é bem diferente entre uma que tem a razão e a outra que age na base da sensibilidade contudo no início autora é extensiva tornando o livro um pouco cansativo e desestimulador. Porém vale a pena a continuidade pois no seu meado tem explosões de acontecimentos que ele faz prender a respiração, em alguns momentos você se irrita, em outros você os odeia, e no final você ama alguns. Foi muito interessante conhecer lugares lindos descrito pela autora conhecer personagens que me engana e a descrição repetida de uma sociedade puramente materialista. Indico a leitura do livro desde que tenha ciência que o início não é nada envolvente. A minha avaliação tem justificativa, pois uma vez que eu tenho a leitura do livro orgulho e preconceito como o melhor dela até agora, não posso dar mais do que essa nota para a Razão e Sensibilidade não se compara com o que eu vi no anterior. No entanto está leitura me surpreendeu do seu meio ao fim, tem muito babado de acontecimentos, reviravolta, mentiras, teve momentos que pensei está assistindo novela mexicana kkk, enfim para um romance de época esse foi cheio de artimanhas, acho que Jane veio no mundo de hj para reproduzir no passado kkk parece hilário.
? Venho em tempo aumenta a minha estrela, pois ao assistir o filme, me emocionei tanto que consegui captar o amor entre as irmãs, captei o amor raro do Coronel, vi Elinor se render ao mesmo sentimento que a irmã. Faltou no filme pequenas coisas, mas foi tão maravilhoso p passar os acontecimentos sem mudar a essência, só suprimindo e n aumentando.

Foogata 17/06/2024

Uma história sobre amor e dificuldades
Duas irmãs, dois opostos que se complementam. Enquanto Elinor é o retrato da razão, Marianne é seu completo oposto sendo pura sensibilidade.
Das duas irmãs Marianne sem dúvidas foi a que teve maior evolução ao longo do livro, passou de uma garota que só dava como válidos os sentimentos expressos de maneira escandalosa a uma mulher que entende que as pessoas podem ter formas diferentes da sua de sofrer. Não acho o fim da personagem dos mais agradáveis embora simpatize com o coronel Brandon, me pareceu algo pouco trabalhado e rápido. A história de Marianne com Brandon poderia ter sido contada de uma forma que não parecesse que ele foi o que sobrou.
O que falar de Elinor Dashwood ? Sem dúvidas Elinor é minha pessoa favorita de toda a trama e ver ela no fim do livro se permitir sentir tudo o que tinha guardado pra durante meses me trouxe um sentimento de identificação. Na minha concepção Elinor não se permitia compartilhar seus sentimentos com a mãe e a imagem por medo de não compreenderem sua forma de sofrer. E essa sensação de ser diferente do resto da família sem dúvidas foi o que me fez criar um apego com a personagem.
Além de todas as questões relacionadas à forma das protagonistas lidarem com seus sentimentos, a obra também traz uma crítica importantíssima sobre a sociedade do séc. XIX na qual o matrimônio era baseado em riquezas mais do que no amor. Jane Austen, como sempre, aborda essa temática de maneira brilhante nos deixando com a reflexão de que o amor pode sim superar os obstáculos quando é algo verdadeiro e puro.

Drika 16/06/2024

A Jane Austen sabe escrever um livro envolvente. Nesse romance da minha querida amiga Jane Austen, ela trabalha muito bem toda a evolução das duas irmãs, confesso q eu estava esperando mais sobre o romance das duas, e o plot do final é realmente chocante, mas eu amei que ao decorrer do livro ela foi trabalhando tanto as personalidades quanto a relação entre as duas, e isso que deixou o livro ainda mais belo. Não concordei com o desfecho da Mariane, maaas quem sou eu pra falar alguma coisa né. Foi um bom livro, um pouco cansativo em algumas horas, mas realmente um belo livro.

Juliana 15/06/2024

Razão e sensibilidade
Sua história aborda tema comum pra época: o conflito para manter a esperança diante das desilusões da vida. Apresenta temas bucólicos sobre amor e perda. Eleonor racional e contida e Marianne emotiva e romântica, duas irmãs aprendendo a amar. Tendo como cenário os campos idílicos do interior da Inglaterra.

Bealice 14/06/2024

Pouca razão e pouca sensibilidade
O que dizer de razão e sensibilidade? Embora não seja o melhor livro da Jane Austen (esse posto sempre vai ser de orgulho e preconceito) é um livro interessante. As primeiras 300 páginas são um pouco massantes, mas o final fica mais dinâmico, apesar de ter achado ele corrido: 5 páginas pra resolver toda a trama que ficou para trás.
Gostaria de ter visto um pouco mais de romance, apesar de que acho que ele foi escrito da forma que Austen queria: sem romances arrebatadoras, apenas casamentos confortáveis.
Vejo muitas críticas só livro, mas fico feliz de ter lido pelo menos uma vez na vida.

stherfx 13/06/2024

Que livro ?
Não dá pra explicar a experiência que tive, mas posso resumir em uma palavra: maravilhosoo!
o livro é muito suave e doce, impossível não se apaixonar pelas familia dashwood ? a história é repleta de reviravoltas e em muitos momentos me vi com o coração na mão. os personagens são apaixonantes e me encantei por cada um em sua singularidade.
apesar de algumas decepções com alguns personagens, o tempo inocentou. ?
já sinto muita saudade dessas pessoas, já estou me sentindo orfã de uma história perfeita dessasssss
e Jane Austen, como sempre, com uma escrita e história maravilhosa ?

ALINE221 12/06/2024

Razão e sensibilidade
Livro super conhecido dos fãs de romance de época, autores clássicos. Foi uma releitura e amei perceber que assim como os personagens eu também amadureci nesses anos de intervalo entre a primeira leitura e a atual.

Não vou falar da história em si, mas garanto que fiz uma leitura bem mais crítica dessa vez e foi bem difícil ler algumas falar de personagens (sei que foi o retrato da época onde as mulheres não tinham direitos nem sobre si mesmas nem sobre propriedades e qnd seus pais e maridos morriam elas ficavam em situações bem difíceis) mas apesar disso amei o final feliz (que demorou a acontecer mas valeu a pena esperar). Leiam!!!

Clara464 12/06/2024

Meio bleh
Tenho esse livro há uns cinco anos e nunca consegui ler mais de dois capítulos sem desistir completamente.
Mas esse ano me comprometi a ler todos os livros abandonados que eu tenho e me forcei a entrar nessa história, graças a Deus que existem audiobooks! Escutei todo o livro e seguinte: não pretendo indicar, reler ou buscar mais histórias da Jane Austean. Já li Orgulho e Preconceito (gostei mais ou menos) e agora só falta Persuasão.

Definitivamente não é meu estilo de livro, nã me forçarei mais a esses clássicos chatos kkk desculpem.

Sobre Razão e Sensibilidade é uma grande fofocaiada meio chata, mas o final é legalzinho

gabisilco 12/06/2024

Livro que menos gostei?
Amo Jane Austen mas esse foi o que menos gostei. Provavelmente por não ter simpatizado com as heroínas, achando as muito esnobes e chatas.
Ainda assim é uma leitura que vale a pena!

Marina 11/06/2024

Não posso mais ouvir em silencio. Preciso falar com você, pelos meios que disponho no momento. Você trespassa minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo, com um coração muito mais seu, do que quando você quase o partiu a 8 anos atrás. Não se atreva a dizer que o homem esquece mais rápido que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Eu tenho amado somente a você, mais ninguém.