Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Duda/Madu 25/07/2024

Todos os personagens são extremamente cativantes e a leitura é super fluída. Perfeito para quem precisa sair da ressaca literaria ou só quer ler um romance gostosinho (o segundo é o meu caso). O único defeito foi o final ser bem corrido, tirando isso o livro é uma obra de arte

booksandcoff 23/07/2024

Diferente dos demais livros que já tive o prazer de ler, Razão e Sensibilidade é sobre duas irmãs totalmente distintas em personalidade e aparência, em determinadas situações identifiquei-me com Elinor e em outras com a Marianne! Duas garotas diferentes, entretanto com o poder de cativar, mesmo com suas próprias características.
Iniciei a leitura sem saber nada sobre o livro e fiquei intrigada em diversos momentos, visto que a cada capítulo tínhamos revelações ou acontecimentos intrigantes. Em cada página, eu conseguia sentir as emoções de Elinor, principalmente após o acontecimento que não comentarei, pois muitos desejam ler ainda. Fiquei encantada com a ingenuidade da mais nova, porém chateada por sua tamanha inocência, mas não posso culpá-la, marianne é romântica ao excesso, e não negarei que neste ponto sou idêntica a ela, devido aos fatídicos acontecimentos, podemos observar seu amadurecimento e isso é fantástico! Entretanto, a mais velha é a própria razão, sempre sendo cautelosa e reservada ao seu modo, e por isso eu também sou semelhante a esta. A forma como elas sentem os acontecimentos são distintos e você é capaz de sentir a dor das duas na mesma medida, isso é incrível!
Em breve, assistirei ao filme e tirarei minhas conclusões em relação a adaptação, quanto ao livro, apenas uma palavra:
Fascinante.

Nandecas 22/07/2024

Que livro senhoras e senhores!
Jane Austen sempre entregando tudo em seus livros, um romance rebuscado com reviravoltas, e sem perder o ar do romance de época.

Nathalia 19/07/2024

Releitura de clássico é um exercício moral
Maravilhoso, como todos os outros livros da autora.
Entretanto, esse tem um quê de realidade plausível no final, e esse tem um gosto amargo da dureza da época escondido na narrativa romântica.
Excelente o desenvolvimento das protagonistas e das relações sociais...
Amei e nessa releitura muita coisa mudou das minhas impressões, como o fato de não achar o Edward tão enfadonho e de ter me identificado menos com a Marianne, acho que estou ficando velha!kkkk

Srta. Anne 18/07/2024

Como é um livro lançado a primeira vez há mais de 200 anos, é uma leitura um pouco difícil. No início é um pouco confuso, eu me perdi em quem era quem; mas ao decorrer do livro a gente começa a entender e a leitura flui super bem. Eu super recomendo. Elinor é centrada, madura e age segundo à razão, apesar da pouca idade. Marianne é mais dada a emoção, age muitas vezes por impulso e Edward super tímido, mas adorável.

Jessi 17/07/2024

Não gostei do livro, afs. achei que fosse um romance mas enrola muito e não entendi foi nada no final... Jane austen esperava mais de você

Jesraylanne 16/07/2024

Razão e Sensibilidade é um estudo atemporal sobre o amor, a perda, a família e as pressões sociais. É uma leitura essencial para os fãs de literatura clássica e para qualquer um interessado em uma narrativa rica e bem construída sobre a condição humana. Austen nos lembra que o equilíbrio entre razão e emoção é essencial para navegar pelas complexidades da vida.

A escrita de Austen é marcada por sua ironia sutil e observações precisas sobre o comportamento humano. Seus personagens são vívidos e complexos, e a trama é tecida com uma mistura de humor e seriedade que cativa o leitor.

Cintia 16/07/2024

Razão e sensibilidade
O livro começou muito bom,depois tornou-se monótono e chato, mas ainda é uma boa leitura, por vezes, faz-se necessário ler algo que nos descole da realidade e imergir numa história em que a preocupação é quem convidar para o chá da tarde

hklauts 13/07/2024

Plot twist
Amei as fofocas de época desse, os plot twists me pegaram desprevinida
personagens interessantes e cheias de camadas, a relação entre as diferenças delas torna a história muito rica

whluiza 10/07/2024

"Razão e sensibilidade ..."
Eu AMO dia de atualizar minhas resenhas, mas enfim, vamos lá falar sobre a nossa querida jane (5 estrelas de lei pra essa obra de arte). Não me lembro bem se fiz resenha pra orgulho e preconceito mas tudo bem. Maravilhosooo, as personagens tudo, tudo, tudo lindo, protagonistas incríveis amei. Você fica naquela coisa de espera até o último segundo tipo "meu deus quem vai ficar com quem?" Mas sério 1000/10 adorei, e pra quem leu eu recomendo o filme de 1995, uma adaptação linda de se ver, o final super emocionante, chorei bastante kkkkk.

P.s: amo resenhar Jane que é pura alegria e satisfação aaah

MiNegreiros 09/07/2024

Excelente
O livro é excelente, eu amo romance de época, gostei muito. Fala da história de 2 irmãs em que um representa a razão, e a outra representa a sensibilidade (tomar decisões de acordo com o sentimento), nessa época o grande foco era o casamento, o livro conta o dia a dia das meninas e o crescimento delas, com quem elas vão se casar? Elas vão conseguir se casar com o homem que desejam?
Também há um ar de mistério, segredos que os homens guardam sendo revelados. O romance prende desde o início o leitor, gostei dos detalhes que o livro fornece pois enquanto leio, vejo a cena se passando em minha cabeça.
Li a tradução da editora Martin Claret, que é excelente, peguem dela ou da Penguin, elas são as melhores para a leitura de clássicos, a tradução boa é muito importante para você entender o livro e gostar da leitura, vi muita gente falou que pegou de outras editoras e não gostou.

Pontos Negativos:
Achei que foi dada pouca atenção no final do livro, foi muito corrido, por mim o livro seria maior.