Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Lady Potato 17/11/2023

Foi um grande sacrifício terminar essa história, que foi completamente arrastada e cheia de detalhes desinteressantes.
Orgulho e preconceito é um dos meus livros preferidos, e também gostei muito de persuasão... Então imaginei que fosse encontrar neste livro outra história cativante que me deixaria com o coração quentinho. E até a metade do livro realmente foi isso que aconteceu, mas depois a leitura começou a ficar massante, os personagens não conseguiram me cativar e os acontecimentos não me prenderam na história.

Lara 15/11/2023

No geral gostei do livro, mas não seria um que eu leria outras vezes. Achei a história muito arrastada e com muitos detalhes que não eram muito importantes. Acredito que não gostei muito também devido a necessidade de ler com 100% de atenção sempre, pois é de difícil compreensão algumas frases e conversas entre os personagens. Por isso demorei muito para finalizá-lo.

Simpatizei bastante com as irmãs do livro e em muitos momentos quis que elas não fossem tão certinhas e ingênuas (principalmente a irmã do meio), mas acredito que seja devido a época que se passa o livro.

A história tem bons momentos e reviravoltas que o leitor não espera, que me fizeram desgostar de alguns personagens e que me surpreenderam positivamente aumentando assim meu interesse pela leitura em alguns momentos.

Rebeca.Prata 11/11/2023

Jane Austen explora muito bem as emoções de cada personagem, o que nos faz sentir uma grande empatia por cada um. A narrativa é muito boa, mas lenta em algumas partes deste livro em especial.

By a lady 10/11/2023

Jane Austen e o valor da nobreza
É muito interessante notar que Jane Austen sempre nos passa uma mensagem de valorização da nobreza, na qual é a postura do ser humano diante da vida.

Em Razão e Sensibilidade, nós notamos isso em Elinor Dashwood, que é uma moça que tem uma percepção da realidade muito aguçada, sabe julgar na medida certa e consegue encarar as desilusões da vida com base na razão, sem perder a sua benevolência para com o próximo.

Alem disso, temos a Marianne Dashwood, sua irmã mais nova e também a mais sensível. Aqui nós temos uma garota totalmente imprudente, que age com base nas emoções e que muitas vezes age com egoísmo, desprezando aqueles que são diferentes dela.

O desenrolar da história vai tratar de como essas irmãs lidam com as desilusões da vida, criando um contraste entre o que é o ideal e o que não é. Elinor definitivamente é a personificação do que é ser nobre, diria até mesmo que ela pode ser facilmente um arquétipo feminino, e com isso, acredito que Jane Austen fez exatamente dessa forma para enaltecer as virtudes, diante de uma sociedade que vive de aparências e escrava do dinheiro.

Com o passar da história, nós nos deparamos com vários personagens caricatos e bizarros, mas que podemos facilmente encontrar um desses em nossa convivência. É com esses diversos personagens que nos mostram a diferença do que é bom e o que é ruim, pois podemos analisar a personalidade e atos de cada um, comparando com os personagens que são um exemplo de bom caráter.

Não temos só a Elinor como exemplo de nobreza, particularmente sinto a necessidade de citar o Coronel Brandon (que definitivamente está entre meus personagens favoritos.) Ele também pode ser facilmente um exemplo de homem nobre, que é generoso com o próximo e ajuda sem esperar nada em troca, ao contrário de Willoughby, um homem completamente libertino, mesquinho e escravo de suas paixões.

O final foi bastante agradável, um final feliz como forma de esperança em meio a tantas dificuldades. Foi muito boa a mudança de Marianne, pude notar que ela aprendeu com seus erros e até o final do livro, conseguiu alcançar a maturidade. O que me deixou a desejar foi uma melhor construção do relacionamento entre Brandon e Marianne, mas o fato dela passar a ter uma grande afeição por ele já me serviu de consolo.

Enfim, é uma leitura essencial para quem pretende conhecer melhor Jane Austen. Diria que Razão e Sensibilidade está a altura de Orgulho e preconceito. Ambos tem um lugar especial em meu coração!

Roberta.Carmo 09/11/2023

Elinor e Marianne..
Razão e Sensibilidade foi minha primeira leitura da renomada autora Jane Austen.
Nunca fui muito chegada em romance, embora eu sempre tivesse conhecimento que suas obras não se fixavam apenas em romance. Mas sim em críticas sociais da época em que viveu.
E bom, antes tarde do que nunca, né?

Foi uma leitura agradável, embora eu tenha demorado a concluir pelo fato de não ter me prendido 100%. Não por ser ruim. Mas por ser minha primeira leitura dela e eu não sabia o que esperar.
Eu defino este livro como uma obra que se aprecia com um bom café e um bolo de milho numa bela tarde.

Vemos que a obra foi escrita a anos atrás, e mesmo assim, a gente não deixa de comparar com certos acontecimentos nos dias atuais, e quem leu, deve saber do que estou falando.
Minha próxima leitura dela será Orgulho e Preconceito, acredito que seja o livro mais famoso da autora. Não sei quando começarei a ler, mas espero que logo.

Madu188 07/11/2023

Razão e sensibilidade
Sério, eu não esperava muito desse livro, por que eu tinha acabado de ler orgulho e preconceito e já tinha considerado o melhor da Jane Austen, mas esse superou minhas expectativas, não passou orgulho e preconceito mas com certeza se igualou a ele, que livro maravilhoso, cada plot que eu não espera, simplesmente perfeito, a cada página você vai se apaixonando por cada personagem
E eu achava que a personagem principal não teria um final feliz, mas QUE PLOT maravilhoso, amei demais!
Elinor e coronel Brandon vocês tem meu coração ?

Ivi 06/11/2023

Bom mas não melhor que Orgulho e preconceito
Não roubou meu coração como Mr. Darcy e Lizzy. Não amei os personagens mas desfrutei da leitura e do estilo singular de Jane Austen.

pysche 02/11/2023

Razão e sensibilidade
Quero deixar bem claro que razão e sensibilidade é meu primeiro livro da jane austen, logo a opinião pode mudar daqui em algum tempo.

o início foi ótimo e consegui ler de forma bem leve e rápida, só que ao longo do tempo, senti começar a ser muito arrastada a história e devagar demais no nível de me deixar agoniada.

não achei a escrita difícil mas o desenvolvimento me deixou a desejar.

achei muito massa o fato da autora saber mostrar os dois lados: razão e emoção em duas pessoas literalmente opostas e isso foi o mais legal de tudo durante a leitura (provavelmente esse também deve ter sido um motivo para demorar tanto a encerrar a leitura, já que as visões dos acontecimentos mudavam bastante e me sentia confusa)

não acho que razão e sensibilidade seja um livro bom para começar a ler jane austen, apesar de tudo, valeu muito a experiência ??
Isambm 04/11/2023minha estante
Estou na metade do livro e seu comentário foi o primeiro que li e de cara me identifiquei.
Talvez tenha começado errado.
O livro nao é ruim, envolve mas também se perde muitas vezes deixando cansativo.
Mas vou ver ate o fim e quem sabe minha opinião tbm muda com o tempo rsrsrs

mariaa.cst 31/10/2023

O livro fala sobre duas irmãs ,onde uma é mais calma e sensitiva e a outra é bem impulsiva. É uma boa leitura, eu só esperava mais coisas em relação ao livro,tinha colocado esperanças de que iria ser um ótimo livro e não foi tudo isso.

Sabrina.Oliva 24/10/2023

Minha segunda experiência com a autora (a primeira foi Orgulho e Preconceito) e PARA MIM, dessa vez, não foi uma leitura tão boa.
Fui seca esperando romance e recebi uma dinâmica sobre a sociedade da época. Em muitos momentos, a crítica é bem perceptível.
Acabou não sento uma leitura tão leve quanto eu esperava, mas pode ser que funcione com outras pessoas.

Lori Bulhak 23/10/2023

Se eu tivesse morrido - teria sido autodestruição.
Acompanhamos a história dessas duas irmãs - Elinor e Marianne - que representam a "razão" e a "sensibilidade". Mas notamos ao decorrer da história que não é possível ter uma dessas características sem ter também a outra, as duas estão ligadas. O fato de a Elinor agir com mais cautela e pensar sobre como está agindo não faz ela não ter sentimentos, ela só guarda para si mesma e tenta não transparecer. Em contrapartida temos a Marianne que é mais impulsiva e sente tudo de forma muito forte mas não deixa de ter consciência de seus modos.

Acompanhamos os romances e as desilusões delas, mas também como elas lidam com isso tudo e como as relações sociais meio que ditam a vida dos personagens. Como o que eles querem não é o mais importante e sim como as ações deles vão beneficiar a eles ou a terceiros.

É muito interessante analisar, ao final do livro, como tudo acaba para elas, como a Marianne meio que se dobra à sociedade e age de acordo com o esperado, contrariando tudo o que ela mesma acreditava no começo do livro.

Entendo porque as pessoas ficam tristes com o fim da Marianne, mas do contrário, para uma pessoa como ela, que sente demais e não age muito de acordo com os modos esperados, a única solução seria a solidão ou morte.

Eu adorei a história, achei um pouco maçante no começo mas do meio pro final ela decola e é muito interessante analisar os contrapontos e tudo o que a narrativa implica.

Lavinia.Mari 22/10/2023

Leitura arrastada ?
Uma meta literária que estabeleci esse ano foi a de finalizar pelo menos 1 livro da Jane Austen.

Terminei hoje Razão e Sensibilidade, e posso dizer com sinceridade que foi a leitura mais difícil que já fiz ?

Fui pesquisar sobre e descobri que a tradução da Martin Claret é uma das menos recomendadas pra iniciantes em clássicos, por ser extremamente complexa, mas infelizmente é a mais fácil de encontrar nas livrarias, e a que tem as edições mais bonitas.

São notáveis na escrita da Jane os traços de narrativa que a gente encontra até hoje em histórias de romance, e essa parte achei super interessante de descobrir!

Ainda pretendo ler mais livros da autora, mas com certeza vou procurar traduções mais atuais e confortáveis.

Kaylaine 21/10/2023

Eu esperava mais.
Não sei o que eu esperava desse livro, mas definitivamente não era esse final. Eu gostei de ler, me senti lendo uma grande fofoca, que em alguns momentos era interessante e em outros entediante.

Os personagens não me ganharam muito, não me conectei exatamente com nenhum.

Ainda quero ler Orgulho e Preconceito, mas essa experiência não foi muito boa.

Não foi um livro ruim, foi ok, mas pela fama da Austen, eu esperava mais.
taylyane 28/10/2023minha estante
Terminei ontem e concordo com você! e orgulho e preconceito ja li incontáveis vezes, LEIAAA! ???

Gaby 21/10/2023

Melhor livro do ano!!
Nunca pensei que conseguiria entender um livro escrito por Jane Austen! E amar, tanto este livro que ganhei de uma pessoa muito querida para mim. Com certeza, sem dúvidas razão e sensibilidade é extremamente emocionante, contagiante, lindo, poético e aquele livro que contém princípios que são chamados de simples, pelos próprios personagens, mas que são totalmente importantes!
Este livro é muito cativante, de acordo que você vai lendo, se torna melhor, confesso que me identifiquei tanto com Elinor quanto com Marianne, sem dúvidas o título deste livro reflete sobre as duas personagens, maravilhosas!