Razão e Sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

LivroAleatorio 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Gostei muito da leitura desse livro. Foi na verdade o meu primeiro contato com a Jane Austen e foi uma boa surpresa na verdade! Eu não fazia ideia que a escrita dela era tão cheia de humor e tão irônica assim.

Em "Razão e Sensibilidade" nós acompanhamos a história de duas irmãs, a Elinor e a Marianne. Logo de cara nós entendemos o título e já que a Elinor é toda razão e a Marianne é toda sensibilidade.

O livro explora as dificuldades das mulheres da época, principalmente financeiras, já que as posses ficavam sempre sob a tutela dos homens. Nós acompanhamos o abandono familiar, a mesquinhez, a avareza e também o amor, a inocência e a prudência.

Gostei muito do livro! O ritmo é mais lento, mas acho totalmente justificável pela época dele e é um prato cheio de críticas, humor e acidez da Jane com a sociedade com a qual ela viveu. Vale muito a pena conhecer!

Sobre a narrativa, eu gostei muito de como a história foi contada, dos pontos de vista e contraste de cada personagem, da queda do príncipe encantado, da crítica à ganância, das risadas e do plot twist.

BArbara1386 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Leitura com linguagem rebuscada, devido a época em que a história foi escrita.
E por falar em época, o livro trata de romance nos modelos antigos, e como é de se imaginar, contém clichês para aqueles que estão acostumados com esse tipo de leitura.
?Razão e Sensibilidade? cuida de história de amor, mas não somente isso, também nos traz uma narrativa sobre maturidade, crescimento pessoal, honra e compromisso.

Bruna1897 14/03/2024

Os livros da Jane Austen são meio parados no começo e tudo se resolve no final. Mas isso na verdade é o diferencial dela, sem amores avassaladores e sim construídos no dia a dia, sem coisas extraordinárias acontecendo toda hora. E isso é a vida.

Júlia 10/03/2024

Jane Aunsten arrasou nesse livro. Fiquei muito presa com quem ia casar com quem e com todos os outros acontecimentos durante a história. Alegrias, risos, aflições, traumas, tristezas, consolos, união, superações e final feliz. Simplesmente amei essa leitura!

Sâmya 10/03/2024

" as vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos..."
Meu primeiro contato com a Jane Austen em livros, conhecia só os filmes. É um livro mais lento, tem algumas palavras desconhecidas e em alguns momentos precisei reler parágrafos, mas tudo é gratificante na escrita da Jane. As descrições dos lugares faz você imaginar como era sair "às ruas" ou viajar de carruagem. E não tem como não se impressionar com os pensamentos e diálogos de suas personagens, como eram a frente do tempo.

Istê 10/03/2024

Que livro INCRÍVEL.
Esse foi o primeiro livro que li da Jane Austen e meu Deus que livro bom, que escrita fluida e história cativante. Sério, não vejo a hora de ler os outros dela.

Maitê 09/03/2024

Razão e Sentimento- Jane Austen
Acho que depois de uma primeira obra da autora com ?Orgulho e Preconceito ?, nenhum outro livro o supera. E não tem problema.
Esse livro foi muito bom e gostoso de ler, mas por conta da linguagem naturalmente mais complexa e pelos diversos nomes de personagens (normalmente alternava entre o primeiro nome, sobrenome de solteiro e casado), me confundi um pouco,
Amei o final, atingiu minhas expectativas de sonho cor de rosa hahaha????

Gabriela3350 09/03/2024

A obra da Jane com mais reviravoltas
Peguei pra ler sem saber nada sobre a história e me surpreendi durante a leitura. Há vários plot twists na história, um misto de sentimentos em relação aos personagens e o final poderia ter sido um pouco melhor, na minha opinião.

Me apaixonei pela Elinor e me compadeci dela em várias ocasiões, já que sou intensa como Marianne. Quanto a Edward, passei a amá-lo e odiá-lo, num ciclo vicioso, durante a leitura, persistindo até o final. Já o coronel Brandon? que homem!!!

Diferente de Orgulho e Preconceito, é visível a Razão e a Sensibilidade, representadas em Elinor e Marianne. É interessante ver como os dois opostos acompanham as irmãs ao longo de todo o enredo em suas personalidades, tomadas de decisões, cruciais para o desenrolar da narrativa, e o relacionamento delas.

Novamente comparando à O&P, a leitura de R&S é muito mais fluida e fácil em relação a outra. Porém, achei a leitura, no geral, cansativa (a história poderia se desenrolar mais rápido), por mais que tenha me prendido em vários momentos. Já no quesito redação, Jane sempre manda bem, muito poética e romântica na construção do texto.

Bom livro, no geral. ?

Anny363 06/03/2024

Muitas vezes buscamos aparências... e não vemos aquilo que realmente e real na nossa frente. Esquecemos que o que importa é o amor e não o dinheiro e status social.
Devemos prestar atenção nos pequenos detalhes por que eles fazem muita diferença!

Koala Leitora 06/03/2024

Sigo amando Austen
Elinor e Marianne, as senhoritas Dashwoods estão vivendo a fase da vida onde casamento começa a ser um dos pensamentos mais fortes na vida de garotas do século XIX. Enquanto Elinor usa da razão para fazer suas escolhas amorosas e manter a mãe e irmãs na linha, Marianne é completa sensibilidade no que se trata dos quesitos do coração e juntas elas vão desvendar segredos, viver amores e encontrar o caminho da felicidade.

Jane Austen mais uma vez conseguiu conquistar o coração dessa leitora apaixonada com uma obra atemporal e que trata de um assunto tão bonito quanto a sensibilidade, que muito nos falta nos dias atuais. As irmãs nos mostra muito do que falta em tanto nos nossos momentos atuais, como usar a razão e o coração juntos para resolver nossos problemas mais comuns ou nem tanto.

Razão e Sensibilidade não é só mais um romance de época, é uma história única que embora seja um pouco complicada de início, ainda assim nos entrega um enredo apaixonante e com reviravoltas típicas da autora em toda sua escrita, que já naquela época colocava em evidência mulheres únicas e inteligentes.

Além da obra incrível, a Faro Editorial entregou um trabalho lindo nesta nova edição, deixando tudo ainda mais apaixonante. Jane Austen segue sendo uma das minhas autoras favoritas da vida e suas obras seguem me tocando de diversas formas.

bellsreading 05/03/2024

Auau jane austen
MEU LIVRO FAVORITO DESSA MULHER MARAVILHOSA.

não sou chegada a romances de época, mas o que eu sou cadelinha dos livros da jane é brincadeira.

jane é necessária.

FeHh Queiroz 04/03/2024

Definitivamente não sirvo pra clássicos, não me despertou curiosidade de saber o final. Só terminei porque não consigo abandonar.

doraaaa1989 02/03/2024

Uma obra atemporal
Jane Austen superou minhas expectativas ao evocar sentimentos tão íntimos em mim e ao explorar o equilíbrio entre a razão e a sensibilidade presentes em cada um de nós... A alternância e dualidade entre os sentimentos das duas irmãs foi uma surpresa encantadora, e é fascinante acompanhar a diferença entre eles, desde a mais intensa felicidade até a melancolia, que por vezes são muito internalizados. A diversidade de personagens neste romance só enriquece a história, muito icônicos e divertidos. O que tornou a leitura tão envolvente para mim foram o desenvolvimento de Elinor e Marianne, que, apesar de suas sensatas condutas, mostram-se flexíveis e capazes de compreender a si mesmas com suas escolhas e reflexões tão profundas, e também às demais críticas que podemos notar, tornando essa trama muito interessante, principalmente quando se trata de ser originalmente publicado no século XIX. Segue, então, meu primeiro livro lido da Jane Austen, que se tornou querido demais por mim. ???

Rafaela2255 29/02/2024

O mais fraco da Jane Austen
[Lido: 23/02/24]
Decepcionante. Este é um livro dela que passo dizer que não gostei.
Apesar da Marianne acho que esse livro é o menos romântico dela e isso não é exatamente um problema pra mim (afinal Mansfield Park é um dos meus favoritos) mas todas as relações desse livro são tão sem emoção e carece de profundidade.
Eu esperava mais da relação de mãe e filha tanto da quanto esperava um melhor desenvolvimento de Elinor e Marianne como irmãs.
A Elinor é um dos poucos pontos positivos do livro, achei ela uma jovem forte e madura e por isso acredito que ela merecia mais. O Edward, seu par romântico, é um fraco e as justificativas para certo comportamento dele também são fracas. Ele poderia ser sido um personagem tímido e doce mas é apenas sem graça.
O romance da Marianne com o Coronel Brendon nem dá pra chamar de romance. No começo temos algumas cenas deles do qual ela só se chama ele de velho e critica os modos reservados dele. Ele não parece ter motivos pra gostar dela além de ela ter uma personalidade parecida com um amor do passado. Eles mal tem interações durante toda história!
A Marianne passa um grande tanto do livro apaixonada e sofrendo pelo Willoughby e perto do final é dito que ela começa a amadurecer mas cadê o desenvolvimento da personagem? Só dito mas não mostrado.
O Coronel Brendon passa muito mais tempo com a Elinor, e se eu já não soubesse do final eu acharia que eles ficariam juntos porque ambos tem modos e personalidades bem parecidos. E pra ser sincera, faria muito mais sentido eles juntos no final porque da amizade deles poderia sair algo mais concreto do que as outras relações.
Eu acho que a história tinha potencial mas o desenvolvimento foi decepcionante e raso.
É um livro insípido.
lsbelini 08/03/2024minha estante
Sim, eu sinto que esse livro é bem fraquinho mesmo. Mas foi o primeiro dela, e consigo ver claramente como ela amadureceu sua escrita ao longo do tempo!