Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen




Resenhas - Razão e Sensibilidade


2163 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Isabely130 19/03/2024

Um toque de Razão e Sensibilidade
Foi uma ótima leitura. Elinor e Marianne são duas irmãs, uma bem sensível e sonhadora, já a outra mais séria e que possuia uma sabedoria admirável para lidar com as situações que assim exigisse.
Para mim Elinor era a razão com um toque de sensibilidade, e Marianne a sensibilidade com um toque de razão.
Jane Austen sempre com uma escrita maravilhosa.
comentários(0)comente



Bloomwind 19/03/2024

Enquanto Marianne é sensibilidade, Elinor é a razão
Razão e Sensibilidade foi uma das leituras mais arrastadas de Austen para mim, mas não deixei de reconhecer a grandeza dessa obra.

Ao longo de toda a narrativa é abordado o egoísmo, a futilidade, arrogância e mesquinhez dos personagens em volta das duas irmãs, assim como a bondade, compaixão e consolo na família.

Elinor é para mim um exemplo de sensatez, prudência, empatia e de firmeza interior, mesmo que diversas vezes ela force a si mesma a reprimir suas próprias emoções para cuidar dos outros. Ao passo que Marianne é puro sentimento, tornando ela descuida e irracional. O que uma carece, a outra possui.

Por isso digo que foi crucial o apoio e o amor da família durante a jornada das protagonistas em busca da sua felicidade, e fico feliz de ter me demorado mais na leitura desse livro. Apesar de não ser meu favorito, recomendo fortemente.

Citações

"[...] com elas, um desejo já era uma esperança, e uma esperança era uma expectativa."

"Quem foi infeliz da primeira vez, seja pela inconstância do objeto do afeto, seja pela perversidade das circunstâncias, deve ser indiferente ao amor pelo resto da vida?"

"Às vezes somos guiadas pelo que a pessoa diz de si mesma, e muitas vezes pelo que dizem dela, sem nos dar ao trabalho de decidir e julgar sozinhas."
comentários(0)comente



leitor_existencial 18/03/2024

Melhor que Orgulho e Preconceito
Razão e Sensibilidade é um romance de época onde vamos acompanhar a história de Elinor e Marianne, juntamente com suas desilusões amorosas. Diferente de Orgulho e Preconceito, aqui eu me conectei mais às personagens e pude ter uma gama de emoções despertadas vendo as desventuras amorosas das irmãs Dashwood.

A obra retrata bem a dualidade entre as irmãs, pois enquanto Elinor representa a Razão, Marianne representa a Sensibilidade. Me identifiquei com elas, pois sou um pouco de cada emoção.

O livro traz uma grande crítica à sociedade de classes, onde o casamento com uma pessoa de bens é sinônimo de sucesso e aqui vemos nossos personagens agindo por amor e sendo julgados por suas escolhas.

Razão e Sensibilidade traz uma narrativa lenta, mas com reviravoltas pontuais, fofocas e pessoas inconvenientes.

Quero ler mais obras de Jane Austen, pois estou me envolvendo cada vez mais na escrita da autora.
Amanda S 18/03/2024minha estante
Não admito o título dessa resenha! Hahaha Orgulho e Preconceito é incomparável (e sim, já li Razão e Sensibilidade e quase todos os livros da Jane! Kkkkk Mais de uma vez, inclusive!?)


Amanda S 18/03/2024minha estante
O lugar que Orgulho e Preconceito ocupa no meu coração nenhum livro pode tirar!???


leitor_existencial 19/03/2024minha estante
Eu gostei mais dele




Yas 17/03/2024

.
Gostei muito do livro, apesar de eu demorar pra engrenar um pouco na leitura, gostei do final, de como foi desenvolvendo a história e gostei do plot com o Edward que eu não tava esperando, adoro o jeito que a escritora descreve os lugares, minha imaginação vai longe, super indico.
comentários(0)comente



Isabela500 16/03/2024

Drama ou frieza?
Nossa, eu não esperava gostar tanto. Teve certas coisas que me incomodaram mas acho que é porquê estou no século XXI e na época de mil setecentos e bolinha isso era normal. O plot no final me deixou CHOCADA. Super recomendo!!
comentários(0)comente



Nayara.Costa 16/03/2024

Prudência, Respeito e Amor.

Não consigo desvincular a essência desse livro sem essas palavras. Em cada capítulo, eu fui identificando cada traço de caráter e como que as irmãs Dashwood se comportavam. Pra mim, este livro, trata mais sobre caráter e integridade humana e amor e suas perdas e ganhos, do que simplesmente uma história de romance.
Fiquei em muitos momentos boquiaberta com o tamanho do respeito que as mulheres Dashwood tem entre si.??
Suas vidas amorosas são consequências de sua prudência, sensatez, ouvir em primeiro lugar e oferecer o silêncio muitas vezes como resposta. Realmente, Jane Austen é genial.

Vale a pena a leitura. Quero reler mais pra frente!
comentários(0)comente



LivroAleatorio 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Gostei muito da leitura desse livro. Foi na verdade o meu primeiro contato com a Jane Austen e foi uma boa surpresa na verdade! Eu não fazia ideia que a escrita dela era tão cheia de humor e tão irônica assim.

Em "Razão e Sensibilidade" nós acompanhamos a história de duas irmãs, a Elinor e a Marianne. Logo de cara nós entendemos o título e já que a Elinor é toda razão e a Marianne é toda sensibilidade.

O livro explora as dificuldades das mulheres da época, principalmente financeiras, já que as posses ficavam sempre sob a tutela dos homens. Nós acompanhamos o abandono familiar, a mesquinhez, a avareza e também o amor, a inocência e a prudência.

Gostei muito do livro! O ritmo é mais lento, mas acho totalmente justificável pela época dele e é um prato cheio de críticas, humor e acidez da Jane com a sociedade com a qual ela viveu. Vale muito a pena conhecer!

Sobre a narrativa, eu gostei muito de como a história foi contada, dos pontos de vista e contraste de cada personagem, da queda do príncipe encantado, da crítica à ganância, das risadas e do plot twist.
comentários(0)comente



BArbara1386 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Leitura com linguagem rebuscada, devido a época em que a história foi escrita.
E por falar em época, o livro trata de romance nos modelos antigos, e como é de se imaginar, contém clichês para aqueles que estão acostumados com esse tipo de leitura.
?Razão e Sensibilidade? cuida de história de amor, mas não somente isso, também nos traz uma narrativa sobre maturidade, crescimento pessoal, honra e compromisso.
comentários(0)comente



Bruna1897 14/03/2024

Os livros da Jane Austen são meio parados no começo e tudo se resolve no final. Mas isso na verdade é o diferencial dela, sem amores avassaladores e sim construídos no dia a dia, sem coisas extraordinárias acontecendo toda hora. E isso é a vida.
comentários(0)comente



Júlia 10/03/2024

Jane Aunsten arrasou nesse livro. Fiquei muito presa com quem ia casar com quem e com todos os outros acontecimentos durante a história. Alegrias, risos, aflições, traumas, tristezas, consolos, união, superações e final feliz. Simplesmente amei essa leitura!
comentários(0)comente



Sâmya 10/03/2024

" as vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos..."
Meu primeiro contato com a Jane Austen em livros, conhecia só os filmes. É um livro mais lento, tem algumas palavras desconhecidas e em alguns momentos precisei reler parágrafos, mas tudo é gratificante na escrita da Jane. As descrições dos lugares faz você imaginar como era sair "às ruas" ou viajar de carruagem. E não tem como não se impressionar com os pensamentos e diálogos de suas personagens, como eram a frente do tempo.
comentários(0)comente



Istê 10/03/2024

Que livro INCRÍVEL.
Esse foi o primeiro livro que li da Jane Austen e meu Deus que livro bom, que escrita fluida e história cativante. Sério, não vejo a hora de ler os outros dela.
comentários(0)comente



Maitê 09/03/2024

Razão e Sentimento- Jane Austen
Acho que depois de uma primeira obra da autora com ?Orgulho e Preconceito ?, nenhum outro livro o supera. E não tem problema.
Esse livro foi muito bom e gostoso de ler, mas por conta da linguagem naturalmente mais complexa e pelos diversos nomes de personagens (normalmente alternava entre o primeiro nome, sobrenome de solteiro e casado), me confundi um pouco,
Amei o final, atingiu minhas expectativas de sonho cor de rosa hahaha????
comentários(0)comente



Gabriela3350 09/03/2024

A obra da Jane com mais reviravoltas
Peguei pra ler sem saber nada sobre a história e me surpreendi durante a leitura. Há vários plot twists na história, um misto de sentimentos em relação aos personagens e o final poderia ter sido um pouco melhor, na minha opinião.

Me apaixonei pela Elinor e me compadeci dela em várias ocasiões, já que sou intensa como Marianne. Quanto a Edward, passei a amá-lo e odiá-lo, num ciclo vicioso, durante a leitura, persistindo até o final. Já o coronel Brandon? que homem!!!

Diferente de Orgulho e Preconceito, é visível a Razão e a Sensibilidade, representadas em Elinor e Marianne. É interessante ver como os dois opostos acompanham as irmãs ao longo de todo o enredo em suas personalidades, tomadas de decisões, cruciais para o desenrolar da narrativa, e o relacionamento delas.

Novamente comparando à O&P, a leitura de R&S é muito mais fluida e fácil em relação a outra. Porém, achei a leitura, no geral, cansativa (a história poderia se desenrolar mais rápido), por mais que tenha me prendido em vários momentos. Já no quesito redação, Jane sempre manda bem, muito poética e romântica na construção do texto.

Bom livro, no geral. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2163 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR