Razão e sentimento

Razão e sentimento Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Evelin_ 24/11/2023

Foi uma leitura agradável, embora eu tenha demorado muito para concluir pelo fato de não ter me prendido 100% . O inicio foi ótimo e consegui ler de forma rápida, só que ao longo do livro a leitura passou a ser arrastada e devagar demais.
Os plots foram bons e eu nunca imaginaria que iriam acontecer, porém, não gostei muito do final mesmo que ele tenha sido um "final feliz", acho que se tivesse acabado de outra forma teria um final melhor e mais feliz.

Kaline 24/11/2023

Li porque não queria assistir o filme sem antes ter lido o livro.

Não leio muito, Jane Austen, antes desse só li Persuasão, mas gente, todos os livros dela tem tanta fofoca quanto esse? Céus, muita coisa aconteceu nesse livro.

E tenho que dizer, amo a Elinor.

esquilo rosa 21/11/2023

I ?? coronel brandon
Eu não tenho nem palavras para descrever como essa foi a melhor leitura da minha vida, sério, todos os personagens são mto queridos por mim e tive os melhores sentimentos durante a leitura.

Júlia Montibeller 20/11/2023

Não imaginava que seria tão bom!
Já havia assistido ao filme inúmeras vezes antes de ler a obra que o inspirou, no entanto, não imaginava que amaria tanto a leitura. Jane Austen foi capaz, neste lindo livro, de me transportar para a Inglaterra do século XIX e de me fazer parte das histórias de duas irmãs muito diferentes, porém muito amáveis. É incrível acompanhar a transformação dos corações dessas irmãs.

sweetasnectar 20/11/2023

Gostei muito!
Esse livro conseguiu abordar um tema que me agrada muito quando é abordado na ficção, que é as nuances da personalidade humana. A autora deixa subtendidamente a mensagem de que uma situação sempre têm outro ponto de vista e que muitas vezes julgamos o que aconteceu com base em poucas informações que nos são apresentadas e como na maioria dos casos essas opiniões estão erradas.

Gostei muito do desenvolvimento de todos os personagens. Fui do amor ao ódio e do ódio ao amor com todos em algum momento, e isso foi o que mais me cativou. Todos os personagens são extremamente bem estruturados, o que os faz parecer mais humanos e me causaram um sentimento de identificação.

No final, a mensagem que fica é que todos nós podemos tomar más decisões, mas que o importante é reconhecer, abrir a mente e aprender com os erros, e assim, teremos a possibilidade de felicidade dentro das circunstâncias que nossas escolhas nos deixaram.

A única coisa que não me agradou muito é que as vezes pra mim a história pareceu meio arrastada e lenta, um pouco detalhada demais. Não é necessariamente uma coisa ruim, mas certamente é um livro que exige uma certa medida de paciência. Entretanto, é uma leitura super agradável que deixa o coração levinho. Amei!!??

Thaí 18/11/2023

A Sensata e a Emocionada
Mais um da Jane Austen! Nessa história conhecemos as irmãs Dashwood que depois da morte do pai ficam pobres.
Elinor, a sensata, se apaixona por um homem que não pode se casar com ela. Já Marianne, a emocionada, seguindo seu coração, se apaixona perdidamente por um homem de caráter duvidoso.

Gostei da história, a escrita é impecável, e o plot twist realmente me surpreendeu!

Aline221 18/11/2023

Razão e Sensibilidade
Uma experiência diferente das leituras atuais, não têm sempre uma coisa atrás da outra acontecendo, talvez por isso muitos achem chato, mas a autora foca na construção do enredo e dos personagens com suas características psicológicas.
O livro trás críticas à sociedade da época que são relevantes até hoje, por isso é um clássico, por exemplo, casamento por conveniência, pessoas que só se interessam na fofoca e no status perante a sociedade...
As irmãs sendo "extremos opostos' na verdade complementam uma a outra. Passaram pela mesma situação com reações diferentes mas ambas cresceram muito ao longo da história.

PandaGato 17/11/2023

Decepção
Ouvi falar tanto dessa autora, que mesmo não gostando de romance comprei dois livros dela numa lapada só. E nunca me decepcionei tanto. Nada acontece, nada se conclui, personagens chatos, enredo arrastado. Sinto muito a todos os fãs, mas eu odiei.

Lady Potato 17/11/2023

Foi um grande sacrifício terminar essa história, que foi completamente arrastada e cheia de detalhes desinteressantes.
Orgulho e preconceito é um dos meus livros preferidos, e também gostei muito de persuasão... Então imaginei que fosse encontrar neste livro outra história cativante que me deixaria com o coração quentinho. E até a metade do livro realmente foi isso que aconteceu, mas depois a leitura começou a ficar massante, os personagens não conseguiram me cativar e os acontecimentos não me prenderam na história.

Lara 15/11/2023

No geral gostei do livro, mas não seria um que eu leria outras vezes. Achei a história muito arrastada e com muitos detalhes que não eram muito importantes. Acredito que não gostei muito também devido a necessidade de ler com 100% de atenção sempre, pois é de difícil compreensão algumas frases e conversas entre os personagens. Por isso demorei muito para finalizá-lo.

Simpatizei bastante com as irmãs do livro e em muitos momentos quis que elas não fossem tão certinhas e ingênuas (principalmente a irmã do meio), mas acredito que seja devido a época que se passa o livro.

A história tem bons momentos e reviravoltas que o leitor não espera, que me fizeram desgostar de alguns personagens e que me surpreenderam positivamente aumentando assim meu interesse pela leitura em alguns momentos.

Rebeca.Prata 11/11/2023

Jane Austen explora muito bem as emoções de cada personagem, o que nos faz sentir uma grande empatia por cada um. A narrativa é muito boa, mas lenta em algumas partes deste livro em especial.

By a lady 10/11/2023

Jane Austen e o valor da nobreza
É muito interessante notar que Jane Austen sempre nos passa uma mensagem de valorização da nobreza, na qual é a postura do ser humano diante da vida.

Em Razão e Sensibilidade, nós notamos isso em Elinor Dashwood, que é uma moça que tem uma percepção da realidade muito aguçada, sabe julgar na medida certa e consegue encarar as desilusões da vida com base na razão, sem perder a sua benevolência para com o próximo.

Alem disso, temos a Marianne Dashwood, sua irmã mais nova e também a mais sensível. Aqui nós temos uma garota totalmente imprudente, que age com base nas emoções e que muitas vezes age com egoísmo, desprezando aqueles que são diferentes dela.

O desenrolar da história vai tratar de como essas irmãs lidam com as desilusões da vida, criando um contraste entre o que é o ideal e o que não é. Elinor definitivamente é a personificação do que é ser nobre, diria até mesmo que ela pode ser facilmente um arquétipo feminino, e com isso, acredito que Jane Austen fez exatamente dessa forma para enaltecer as virtudes, diante de uma sociedade que vive de aparências e escrava do dinheiro.

Com o passar da história, nós nos deparamos com vários personagens caricatos e bizarros, mas que podemos facilmente encontrar um desses em nossa convivência. É com esses diversos personagens que nos mostram a diferença do que é bom e o que é ruim, pois podemos analisar a personalidade e atos de cada um, comparando com os personagens que são um exemplo de bom caráter.

Não temos só a Elinor como exemplo de nobreza, particularmente sinto a necessidade de citar o Coronel Brandon (que definitivamente está entre meus personagens favoritos.) Ele também pode ser facilmente um exemplo de homem nobre, que é generoso com o próximo e ajuda sem esperar nada em troca, ao contrário de Willoughby, um homem completamente libertino, mesquinho e escravo de suas paixões.

O final foi bastante agradável, um final feliz como forma de esperança em meio a tantas dificuldades. Foi muito boa a mudança de Marianne, pude notar que ela aprendeu com seus erros e até o final do livro, conseguiu alcançar a maturidade. O que me deixou a desejar foi uma melhor construção do relacionamento entre Brandon e Marianne, mas o fato dela passar a ter uma grande afeição por ele já me serviu de consolo.

Enfim, é uma leitura essencial para quem pretende conhecer melhor Jane Austen. Diria que Razão e Sensibilidade está a altura de Orgulho e preconceito. Ambos tem um lugar especial em meu coração!

Roberta.Carmo 09/11/2023

Elinor e Marianne..
Razão e Sensibilidade foi minha primeira leitura da renomada autora Jane Austen.
Nunca fui muito chegada em romance, embora eu sempre tivesse conhecimento que suas obras não se fixavam apenas em romance. Mas sim em críticas sociais da época em que viveu.
E bom, antes tarde do que nunca, né?

Foi uma leitura agradável, embora eu tenha demorado a concluir pelo fato de não ter me prendido 100%. Não por ser ruim. Mas por ser minha primeira leitura dela e eu não sabia o que esperar.
Eu defino este livro como uma obra que se aprecia com um bom café e um bolo de milho numa bela tarde.

Vemos que a obra foi escrita a anos atrás, e mesmo assim, a gente não deixa de comparar com certos acontecimentos nos dias atuais, e quem leu, deve saber do que estou falando.
Minha próxima leitura dela será Orgulho e Preconceito, acredito que seja o livro mais famoso da autora. Não sei quando começarei a ler, mas espero que logo.

Madu188 07/11/2023

Razão e sensibilidade
Sério, eu não esperava muito desse livro, por que eu tinha acabado de ler orgulho e preconceito e já tinha considerado o melhor da Jane Austen, mas esse superou minhas expectativas, não passou orgulho e preconceito mas com certeza se igualou a ele, que livro maravilhoso, cada plot que eu não espera, simplesmente perfeito, a cada página você vai se apaixonando por cada personagem
E eu achava que a personagem principal não teria um final feliz, mas QUE PLOT maravilhoso, amei demais!
Elinor e coronel Brandon vocês tem meu coração ?