Razão e sentimento

Razão e sentimento Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

sophia 09/10/2023

Lindo lindo lindo
Eu amo a Jane Austen. Nem preciso explicar por que. O livro te prende desde o começo e mesmo sem noção total das normas da época é totalmente cativante e compreensível.

lairamyrele 09/10/2023

Eu já li outros livros de jane austen, mas esse foi bem chatinho ? (e eu AMO o filme)
nem consegui realmente ler, precisei me entregar ao audiobook.
achei os personagens no livro enfadonhos demais!

lanaaddison 07/10/2023

Perfeito
Um olhar perfeito sobre o verdadeiro significado de amar.. ??? aconselho a vocês lerem, um dos meus favoritos!!

Maria12072 07/10/2023

Romance de época.
Eu amei o livro, mas achei a leitura bem cansativa, acho que é por que não estou acostumada a ler livros clássicos. Mas creio que para quem já tá acostumado, a leitura fica mais fácil. Jane Austen é maravilhosa, quero ler mais obras dela.

Carolina 06/10/2023

Os caminhos das irmãs Dashwood
A história dá razão ao título do livro, com pensamentos, ações e personagens cheios de racionalidade e sentimentalismo, os caminhos e destinos de Elinor e Marianne Dashwood se formam.
É surpreendente, há diversas reviravoltas na história, algumas já esperadas, mas outras completamente inovadoras que forçam o leitor a pensar em como aquilo foi possível!
Entretanto, não acho que os casais finais sejam realmente bons, comparados com outros amantes de Jane Austen, os pares se tornam incapazes de atingir a expectativa do leitor, apesar disso, não deixa de ser um livro cativante e emocionante!

Vanessa 03/10/2023

Pensar de mais, ou pensar de menos?
O objetivo desta resenha não é se aprofundar nos recantos da obra, numa perspectiva de como o sentimento da mulher é visto no romance de época, sob o olhar contemporâneo de uma mulher moderna que acha os livros da Jane Austen muito críticos a própria mulher e...
Desculpe rsrs,
Eu queria dizer que meu objetivo não é analisar a obra de forma técnica, ou dissecar todos os significados por trás da obra. Primeiro que eu nem conseguiria, e, segundo, como eu já disse, não é meu objetivo.
Além do mais, deve ter trocentas resenhas/análises que fazem isso, por aí...
Nãoo, a minha perspectiva é somente a de uma leitora que leu o livro motivada pela curiosidade - e, entretenimento, obviamente - embora, muitas vezes, a impressão que fica é que esse tipo de leitura não pode ser feita em livros clássicos.
Enfim, 🤬 #$%!& .
Lhe garanto que, pelo menos franca eu serei.
Então, a verdade é que eu só li esse livro porque eu assisti o filme, gostei muito, e queria ver o que acontece depois, já que o filme parece que pulou todas as partes boas.
Mas, advinha, - SPOILERRRR - o livro também pula todas as partes boas!!
Não to falando que o livro é ruim! Não é. Só parece que alguém leu a história original e fez um resumo mais grosseiro para por aqui no Skoob kkkkk
Parei.
O livro é legal, só que ele é meio entediante, e nem se compara ao filme, tanto no aspecto ritmo, quanto no apego aos personagens.
Acho que as camadas de interpretação dos atores - cada olhar, cada expressão facial e gesto - deu mais vida aos personagens do que a própria escrita.
Claro que a reflexão "Ser muito chata, ou ser muito trouxa?" se mantém como um forte no livro, tanto quanto no filme, mas você de forma alguma precisa passar tantas horas que a leitura exige, se você consegue facilmente o mesmo efeito com muito menos tempo através do filme.
Além disso, para minha decepção, o livro não traz nenhum bônus de cenas a mais do que o filme.
Claro que a experiência de ler o livro é extremamente válida positiva, só que, se você somente quer conhecer a estória da Elinor e da Marianne pode ver através do filme e gastar o tempo que leria esse aqui, em outro livro que também tenha interesse.
Vanessa 03/10/2023minha estante
Eu só queria fazer um adendo na minha resenha, referente ao fato de a Jane Austen ser uma das maiores haters dos emocionados.
Cara, fiquei com mó dó da póbi da Marianne.
Digo, a coitada foi trouxa? Foi....
Mas que atire a primeira pedra quem nunca errou, lá no fundo você sabe que ele sempre te amou e assim
segue a música.
Digo, a coitada foi corna, iludida, emocionada, e sofredora? Simmm.
Mas não precisava mudar ou ter seu jeitinho de ser tão claramente negativado ao longo da estória.
Vai ser feliz Marianne!!! Mesmo que sua felicidade exista só na sua ilusão, por, tipo, meia hora. Há-Há

Rayara.Agaada 01/10/2023

Uma leitura por muito vagarosa, quase parando mas que logo fluiu.

Razão e sensibilidade, duas irmãs com as respectivas personalidades. O livro trata da vida delas e em seus modos de viver e relacionar em sociedade, como cada uma se posiciona em situações similares.

Becky 01/10/2023

Razão e Sensibilidade
Bem, eu verdadeiramente achei que esse livro iria me deixar frustrada, mas o plot twist do final foi tão satisfatório que o tornou o primeiro favoritado de 2023!

Gostaria de destacar a interessante dinâmica das irmãs, que só não é mais extrema porque elas não são gêmeas.

A razão de Elinor, que muitas vezes a faz parecer fria, e a sensibilidade de Marianne, que muitas vezes a faz ser imprudente, traz um sentimento ?gangorra? durante a leitura que é muito interessante e, apesar de um pouco caricato, não é nem um pouco exagerado.

Quanto ao desfecho romântico das irmãs? vou me abster de maiores detalhes, apenas digo: foi uma construção genial e cheia de reviravoltas!

Enfim, apesar da leitura densa que um livro escrito em 1811 claramente possui, digo sem medo de errar que foi o melhor do ano até o momento.

??10/10??

escritora.A.Santos 30/09/2023

Um romance com boas reviravoltas
Primeiro livro de Austen que li e achei incrível a forma como a autora conseguiu falar de tantos temas e como construiu personagens tão interessantes!
É impossível não se identificar em algum momento com a Elinor ou com a Marianne. A primeira é uma personagem que se destaca pela razão e abnegação de seus próprios sentimentos.
Já a segunda, Marianne, é sensível e corajosa.
Para um romance antigo, temas como dinheiro, poder, mentiras, amor e educação ainda se vêem muito presentes nos dias de hoje.
Foi uma leitura 'rapida' mas que me fez refletir e me encantar.

Isadora.Nunes 28/09/2023

Esse foi o segundo livro da Jane Austen que eu li, e fiquei muito confusa tinha hora, comecei achando que uma ia terminar com um par romântico e a outra com outro, nem lembrava que elas tinham outra irmã.
O livro é bom, mas fiquei confusa, e custei engrenar mesmo na leitura

Karol 27/09/2023

Eu escrevi uma resenha no bloco de notas e perdi
Já faz um tempinho que li o livro.. foi muito bom conhecer Jane Austen através da leitura. Me senti na época do livro e logo em seguida vi o filme pra dar vidas as personagens. Elinor é maravilhosa ??

Gigi.the.reader 25/09/2023

Criei afeição por ambas as irmãs
A leitura em si, tanto pela linguagem mais formal, quanto pela lentidão com que os fatos ocorrem, é meio cansativa para mim.

Também, considero que o desfecho poderia ter tido mais atenção, pois eu fiquei muito indiferente com o final, embora fosse o que eu estava esperando.

Os plot twists foram bombásticos, mas a Jane Austen pôs um fim muito seco à história.

Apesar disso, eu gosto das meninas Dashwood. Elas são nobres de caráter e muito fáceis de se gostar. Muito educadas e bondosas. Mas eu eu gostei muito mais da Elinor. Achei a Marianne muito preconceituosa, mesmo para a época.

Odiei a Lucy e a Fanny com todas as minhas forças.

Eu não sinto vontade de ler esse livro de novo, contudo. Mas recomendo para quem curte romances de época com amor cortês.

ingrid 24/09/2023

Perdi a conta de quantas vezes li e larguei e fiquei um tempo longe e voltei, só fui realmente me apegar aos personagens e a trama por volta da metade do livro, aí sim peguei o fluxo e não quis largar mais enquanto não descobrisse como as coisas iam se desenrolar. Mesmo com essa ansiedade pra chegar ao final, eu ainda penso que é um livro bem 3,5 mesmo, os personagens não são tão interessantes e falta >aquela< química entre os dois casais, mas ainda dá pra torcer por eles. Bom.