O órfão de Hitler

O órfão de Hitler Paul Doswell

Resenhas - O Órfão de Hitler

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruna 01/04/2024

O início achei bastante sem graça. O relato de um menino órfão polonês, exemplo de raça pura, que estava vivendo com uma família nazista estava sem emoção nenhuma. Até que, ele começou a ir contra o sistema. Após se juntar com Anna a história ficou bastante interessante. E no final, fiquei bastante apreensiva.

Elis.Naiara 07/02/2024

É sempre impactante ler histórias desta época terrível. Este em específico mostra um pouco o lado alemão da história, como eles acreditavam que estavam fazendo o bem, as crianças acreditando que era o melhor, até que algo neles não fazia mais sentido, e muitos começaram a questionar o que faziam. Porém não podiam falar abertamente. Não consigo nem imaginar como foi viver nesta época.

alinetiemi 07/11/2023

Muito bom! Livro muito bem escrito e bem descritivo. Para quem tem interesse em livros que se passem na época da Segunda Guerra, vale a pena conhecer esse livro.
Um livro rápido e que te prende logo de cara, acompanhamos uma história com um ponto de vista diferente de tudo, já que o protagonista é um jovem considerado ariano, de raça "pura".

Giu 30/10/2023

Ameeeiii!! é um livro com uma escrita que torna a leitura super fluída mas que, simultaneamente, ensina sobre a história da segunda guerra mundial e conta as aventuras do personagem principal piotr (que virou peter). adorei e indico demaiss

Menina Ciria 20/07/2023

Gosto muito desse assunto da 2° Guerra Mundial. Já li muitos livros sobre isso e esse foi mais um grande livro. A história de um menino Polonês que perde os pais e é resgatado para viver no "conforto" da Alemanha nazista. Seus pais adotivos o classificam no grupo da raça puríssimo por causa da sua aparência física, mas por dentro esse menino conseguirá pensar para além das atrocidades nazistas. Você vai se emocionar e se surpreender.

Franciele 29/04/2023

Certa vez li que as histórias sobre a segunda guerra eram mais interessantes, escrever ficções e diversas tramas nesse cenário eram mais ?fáceis?. Ontem meu digníssimo afirmou que talvez a razão disso seja o fato da segunda guerra possuir um vilão exato, um vilão mais expressivo e conhecido, diferentemente de outras grandes guerras, é claro.
O órfao de Hitler é um bom romance histórico, ao contrário das famosas produções hollywoodianas, aqui nós temos a exatidão de que o principal inimigo dos nazistas eram os soviéticos. É mostrado também a juventude hitleristas, o interior de uma família nazista, a relação com o religião( alguns fatos inclusive eu não conhecia), questões muito importantes para entender certas ações e reações. Porém, confesso que no quesito romance, ficção, eu senti falta de maior profundidade, de mais ação e diálogos intensos; era como se alguns personagens precisassem ser mais explorados, e uma das cenas finais de captura me desagradou um pouco, ficou uma coisa ?excessiva e corrida? uma sensação de sessão da tarde(somente essa cena).Enfim, apesar das MINHAS ressalvas é um bom livro, e a nível de informação, ele não entra na categoria de livro extremamente descritivo sobre os horrores da Alemanha nazista, é fluido, indico!

P.s: Me emocionei com o final do Otto Reiter

Gabs 08/03/2023

Tocante
Gosto de histórias da Segunda Guerra tanto quanto gosto de autobiografias. Nesse livro, ficção e realidade se misturam, formando uma narrativa impactante, sensível e que causa revolta.
Conhecimento necessário para que períodos como esse nunca mais se repitam.

Lucelia16 31/01/2023

Sociedade alemã nazista e seu ideal de pureza racial
Em O Órfão de Hitler acompanhamos a história de Piotr, um garoto polonês parte alemão que fica órfão e após passar por exames que determinam seu valor racial, é reclassificado como alemão e é adotado por uma família alemã. Apesar de seu novo lar em Berlim ser receptivo e representar um novo recomeço para o garoto não se sente verdadeiramente como um alemão hitlerista, apresenta resistência aos ideais nazistas e passa a lidar com questões conflitantes quanto a sua verdadeira identidade, e questões morais, mas também com novas amizades e esperança de que tudo acabe bem.

Foi uma leitura satisfatória e agradável. Gostei muito dos personagens, o Piotr, a família Kaltenbach (especialmente a Elsbeth) e os Reiter. O enredo não traz grandes reviravoltas, mas a intenção é fazer o leitor ter uma visão de como a ascensão de Hitler foi possível, conhecer a sociedade alemã da época e especialmente o culto à personalidade de Hitler.

Encontramos uma Berlim fascinada e devota aos ideais de Hitler em meio a tensão e a perseguição aos judeus e a qualquer um que não encaixasse no ideal racial e ideológico da Alemanha nazista em Berlim.

Enfim, quem quiser dar uma chance, é uma leitura rápida e satisfatório nos aspectos que citei acima.
Emmanuel 31/01/2023minha estante
Gostei da sua resenha, deu vontade de ler, parece muito interessante!

Lucelia16 31/01/2023minha estante
Não me responsabilizo se você não gostar ?

Lucila 01/02/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Fernanda.Nascimento 12/12/2022

Muito interessante ler sobre a Segunda Guerra pelo olhar de quem estava no centro de onde tudo era idealizado. Te faz ver os acontecimentos a partir de uma outra perspectiva, diferente da que a maioria de nós conhece. No começo a história parece que poderia ter uma conexão melhor entre os fatos, no estilo da escrita mesmo, mas depois engata. Descobri mais coisas sobre esse período tão estranho da História. A capa poderia não ter bandeiras tão grandes também, pra um desavisado não achar que você é simpatizante kkk mas muito boa a história, a perspectiva diferente com certeza é um diferencial, afinal ela se passa na própria Alemanha, quando a maioria dos livros sobre o assunto trata de outros países. Leia!

Tati 03/12/2022

Pra quem gosta de ler histórias sobre a segunda guerra mundial, é uma ótima leitura.
Bem escrito, com momentos cheios de suspense.

Gabrielle 28/11/2022

Livro muito bom, narra a trajetória de piotr , um menino polonês que teve seus pais assasinados pelos soldados nazistas, mas que por sua semelhança com a ?raça ariana? consegue ser adotado por uma família alemã. O enredo fica melhor ainda quando ele começa a estudar em uma escola que é feita pra ensinar os alunos a serem os próximos nazista e aí ele percebe que ali não é o lugar dele, enfim, o final vc descobre quando lê ?

Julia.Kviatkovski 26/06/2022

Abriu minha mente
Eu li esse livro a um bom tempo, era bem mais nova. Lembro como foi emocionante acompanhar a trajetória do protagonista, lembro que fiquei horrorizada com a realidade em que ele estava inserido, ficções históricas tem esse poder, conseguem despertar a sensibilidade humana. Se você se interessa pelo tema essa é com certeza uma leitura indispensável.

Luciane 04/06/2022

O órfão de Hitler
Peter é um jovem polonês que após a morte de sua família pelos nazistas, e entregue a uma família nazista por ter olhos e pele clara, um.exemplo de "raça pura".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6