O Órfão de Hitler

Resenhas - O Órfão de Hitler

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Malu 31/03/2021

Adorei
E vamos de mais um livro com a temática da Segunda Guerra Mundial. Esse livro é maravilhoso! A leitura flui de uma maneira tranquila e prazerosa. O autor teve um cuidado ao abordar o assunto do nazismo uma vez que a história não ficou presa apenas ao nazismo, ele acrescentou outros desdobramentos que deram a oportunidade para muitas situações serem construídas ao longo da trama. Diferente de outros livros da mesma temática, que abordam a visão das vítimas ou dos oponentes do regime nazista, este livro aborda o ponto de vista dos alemães que simpatizavam com o regime adotado por Adolf Hitler, nos mostrando a intensidade com que eles acreditavam que estavam fazendo o que era o certo. No meio de todo esse fanatismo, existiam pessoas que não concordavam e tentavam ajudar os judeus. Piotr (Peter) era uma dessas pessoas, apesar de ter sido adotado por uma família simpatizante do nazismo, ele começou a enxergar certos exageros cometidos durante o período e começa a se questionar a respeito de toda essa adoração. Sua aproximação com Anne e sua família o faz perceber que não é o único a pensar assim. Eu acho que todos devem ler esse livro, até aqueles que não gostam de ler sobre o tema, pois o autor ao juntar ficção com situações históricas consegue passar uma mensagem de forma mais fácil sem perder seu impacto, a narrativa não é voltada apenas para dados históricos.

Café 12/02/2021

Um livro sobre uma época complicada na Alemanha Nazista
Uma ficção que serve para entendermos melhor como era a vida na Alemanha nazista, o quanto as pessoas acreditava cegamente no Hitler e as que não acreditavam tanto se calavam por medo. Uma história muito bem escrita misturando ficção com fatos reais. Excelente leitura. Vale a pena.

Ingrid.Caetano 21/01/2021

Demorou bastante pra entrar na história. Quase metade do livro foram fatos históricos. Essa parte ficou bem cansativa, mas quando a história engrenou, valeu a pena.
Uma história linda, apesar de triste e forte em alguns trechos.

Cris Lang 16/01/2021

O órfão de Hitler
O órfão de Hitler

Piotr era um menino como tantos outros. Morava na Polônia, em uma fazenda com seus pais e tinha uma vida relativamente tranquila apesar do iminetente conflito prestes a acontecer. Até que em uma certa manhã tudo mudou ao descobrir a morte de seus pais, vítimas da guerra.

Piotr foi mandado para um orfanato, seu destino agora era incerto. Assim como todas as crianças ele teve que passar por vários exames para concluir se era digno de continuar a fazer parte da linhagem Alemã. Depois de ter sido medido e examinado foi considerado um verdadeiro exemplar de raça pura. A partir daquele momento se chamaria Peter, nunca mais deveria falar sua língua, deveria esquecer do seu passado. Foi mandado para Berlim, para uma família que lhe ensinaria a viver o verdadeiro idealismo do nacional-socialismo.

No início Peter até gostou da correria da rotina. Depois da escola, tinha seus compromissos na Hitler-Jugend, onde eram preparados para a guerra. Porém, com o passar do tempo começou a se questionar, silenciosamente, sobre tamanho fanatismo a Hitler e seus pensamentos.

Ao conhecer e se apaixonar por Anna Reiter, percebeu que não era único que não concordava com todas as ideias do novo regime. A menina e sua família ajudavam os chamados subamarinos, judeus escondidos, e logo Peter se envolveu neste caminho perigoso.

Achei uma narrativa fluída, apesar de ser um tema cuja leitura nunca se torna fácil. O livro foi baseado em alguns fatos reais para trazer mais veracidade a história. Recomendaria a leitura para alguém que queira começar a ler algo sobre o tema do nazismo. Normalmente leituras do gênero são pesadas e não senti isso neste livro. Na verdade, não senti profundidade nas personagens. Não consegui me apegar a nenhuma delas. A narrativa é bem escrita, mas não me causou o mesmo sentimento que a leitura de outros livros sobre a mesma temática. Foi uma leitura válida, porém, se você assim como eu gosta de leituras profundas e densas sobre o assunto, personagem que ficarão marcados no seu coração e te darão muita coisa pra pensar, acredito que não vai se realizar ao ler este livro.

Eli 13/12/2020

Incrível
O livro me prendeu do incio ao fim, muito bem escrito. Senti as angústias dos personagens e vale muito a pena

sbaranhuk 27/09/2020

Bom livro.
Minha primeira ficção referente ao período da Segunda Guerra Mundial, geralmente eu leio mais biografias e relatos, mas por algum motivo, resolvi começar. E foi uma leitura muito boa. Com sentimentos conflitantes e com uma angústia acentuada nos capítulos finais.

Recomendo.

cadocapires 07/09/2020

Sociedade alemã
Excelente leitura principalmente para o momento vivido no Brasil. Retrata como era a sociedade alemã na época da 2GM, repleta de preconceitos e adoração a uma figura humana que supostamente iria conduzir a Alemanha ao mundo perfeito.

Cristiane 28/05/2020

Ótimo
Um livro que trata de um tema tão recorrente, mas que sempre surpreende. O livro te prende do início ao fim

Mariana 09/05/2020

História fictícia, porém muito verdadeira
O autor mescla alguns elementos e acontecimentos históricos com a trama fictícia, que retrata a história do personagem Piotr, depois nomeado de Peter, que perdera os pais e fora acolhido por uma família alemã nazista.
Essa acolhida se deu por acreditarem que ele era um exemplo puro da raça ariana, devido aos seus traços e características físicas. O livro acaba mostrando as contradições e hipocrisias de um regime ideológico totalitário, que fracassa em diversos aspectos: estudos infundados, discursos fanáticos, capacidade militar, mas acima de tudo, fracassa pela ausência de humanidade.
Uma única observação pessoal é que o livro não me prendeu muito no início, apenas no meio e final.

Jana.Cappio 21/04/2020

Uma visão diferente
Esse livro traz uma visão diferente da guerra. Vista pelo lado alemão, por aqueles que concordavam com Hitler e por aqueles que discordavam e tinham que fingir. Muito bom!

Vanessa Pipi 21/04/2020

Fácil
Leitura rápida e fácil. Não concordo com o título, deveria ser "estrangeiros" pois não me trouxe o que prometeu com o título , esperei uma trama com o próprio Hitler ???? kkkk no mais uma boa leitura infanto juvenil!

Carla Brandão 04/04/2020

Todo o sofrimento causado por qualquer conflito de grande porte ganhou na Segunda Guerra tons ainda mais dramáticos devido ao nazismo e ao Holocausto. Relatos de sobreviventes dos campos de concentração não são novidade. Em “O órfão de Hitler”, porém, o premiado autor Paul Dowswell apresenta ao leitor uma abordagem diferente desse triste capítulo da História.
Piotr Bruck vivia com os pais em uma fazenda na Polônia quando a guerra começou. Após o país ser invadido pela Alemanha, uma nova vida começou para ele: seus pais foram mortos e Poitr foi levado para um orfanato. Por ter ascendência alemã e aparência nórdica, era um perfeito exemplar da “raça ariana”. Graças a tais características, foi entregue a uma família alemã, passando a viver em Berlim.
A nova família de Piotr - agora Peter - era obediente a todos os mandamentos de Hitler. O menino, inclusive, precisa participar da Juventude Hitlerista, instituição nazista que tinha como objetivo treinar os jovens de acordo com o que defendiam. Não demora para que ele se sinta incomodado com comentários maldosos a respeito de judeus e atitudes agressivas contra povos considerados de menor valor. Mas era preciso disfarçar o tempo inteiro seu descontentamento, pois traidores deveriam ser denunciados à Gestapo, mesmo por membros da família.
Diante de todo o absurdo presenciado, vivido e ouvido, fica difícil para Peter se manter neutro. É nesse momento que descobre que existem pessoas que pensam diferente da ideia hegemônica. O problema é que tal descoberta pode colocar em risco a sua vida.
Paul pesquisou bastante para escrever o livro. Apesar de se tratar de ficção, uma casa de bonecas cheia de elementos nazistas, uma canção natalina homenageando Hitler e as pesquisas absurdas com seres humanos são alguns dos elementos baseados em fatos. A leitura já causaria incômodo se os elementos fossem ficcionais, sabendo que são reais, a sensação ruim aumenta.
Ao colocar como núcleo principal uma família tradicional e defensora dos ideais nazistas, o autor nos convida a conhecer um lado menos explorado em livros sobre o tema.
Foi um tanto perturbador ler frases tão cruéis partindo de uma criança, justificativas preconceituosas dadas por um perfeito pai de família para atos absurdos e a fé cega de uma mãe zelosa em discursos tão carregados de ódio.
Mesmo sendo uma leitura difícil devido ao tema, ela flui muito bem. Fiquei envolvida desde o início. Tive raiva, tive asco, tive medo e tive esperança. Os capítulos finais são cheios de tensão e é impossível largar o livro até que saibamos o seu desfecho.

site: https://www.instagram.com/blogentreaspas/

Carlos.Magnun 03/04/2020

Marcante
Livros sobre o nazismo são sempre marcantes. Um relato dinâmico que coloca o leitor dentro de ambientes doentes de fanatismo ideológico. Infelizmente vemos muito desse fanatismo atualmente!!!

Natalia Fernandes 29/03/2020

Órfã de uma continuação
O livro é maravilhoso, uma história contagiante, que te prende do começo ao fim!
Por ser passar na Segunda Guerra, traz alguns detalhes horríveis e trágicos para quem viveu nessa época, por esse motivo eu vejo como o autor me fez mergulhar e me sentir na atmosfera!!
Por alguns momentos, me fez acreditar q podia ter sido uma história real!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6