Relato de um certo Oriente

Relato de um certo Oriente Milton Hatoum

Resenhas - Relato de um Certo Oriente

Adriana Andion 04/09/2009

nao me atraiu muito. Achei meio confuso, me perdi na historia.
enfim.. vou reler essa obra mais adiante.
Adooooooro as obras do Hatoum, mas essa primeira dele.. nao me agradou muito.

Neto 28/09/2020

chato chato chato não acontece NADA durante 150 páginas que inferno de livro

Lê.S.Sousa 21/09/2020

Manaus sempre é uma personagem viva nas obras de Milton Hatoum, pelo menos nas que eu li até hoje. A descrição das personalidades amazônidas, dos cheiros, bichos, da metrópole incrustada no meio da selva, sempre é envolvente. Mas o livro trata de memórias de uma mulher que volta a Manaus para reencontrar a matriarca de uma família libanesa, Emilie, e esta é a personagem principal que leva a história, onde todos os acontecimentos giram em torno. Não há aqui uma narrativa linear, mas a prosa poética ajuda a manter a força do livro. Belo, peculiar, envolvente. O primeiro livro de Hatoum, não tão bem trabalhado e finalizado como Dois Irmãos (uma obra-prima), mas ainda assim uma história que engrandece e faz valer a pena.

Locimar 25/08/2020

Maravilhoso, denso, enigmático
É de fato um relato belíssimo com trama bem costurada sob as águas do rio Amazonas!

Maria 23/08/2020

Em busca das lembranças de quem somos
A memória e a tradição de contar histórias. Relato de um certo oriente nos apresenta um vai e vem de pessoas e acontecimentos por meio de vozes distintas. A trama, que gira em torno de uma família libanesa em Manaus, percorre quase um século entre as narrações, nos apresenta a realidade e quebra os estereótipos estabelecidos sobre os imigrantes e a vida na capital do Amazonas.

Para ler a resenha completa acesse:

www.euseioqueeuleio.com/post/relato-de-um-certo-oriente-vestibular

skuser02844 15/05/2020

O melhor livro que eu já li por causa da escola
Quando comecei a ler, detestei o livro e a minha professora de literatura. Nada fazia sentido e era complicado, mas conforme fui lendo e entendendo pedaços da história, o livro se tornava cada vez mais e mais interessante. Um pouco antes do meio até o final eu estava tão atenta a história que não conseguia pensar em nada mais. A emoção de ler e descobrir mais sobre a vida de Emilie crescia a cada momento, não decepcionado em momento algum. Os últimos capítulos, a conclusão, ultrapassaram minhas expectativas, sendo o melhor final que eu podia esperar. Foi uma excelente experiência e com certeza irei ler e reler novamente muitas outras vezes.

Daniel.Azevedo 10/12/2020

Se você gostou desse livro, leia Gabriel García Márquez, que é o mestre desse estilo de narrativa e que obviamente inspirou Milton Hatoum.

Ana Clara 30/04/2020

Típico livro pra ser relido logo após o término da primeira leitura. Demanda atenção e paciência, mas vale muito a pena. A escrita do Hatoum é muito bonita.

Kira 01/04/2020

Confuso mas adorável
Eu gostei bastante desse livro.
Pesadíssimo na linguagem e bem embolado pelo tanto de narradores, mas depois que vc entende vale a pena, a história é muito linda.
Recomendo usar um dicionário do lado para a leitura e vejam junto a explicação dele no YouTube.

Lili 04/03/2020

Achei um pouco confuso
Achei a história um pouco confusa, há uma troca de personagens num curto espaço de tempo, ficou meio difícil de saber o que era uma fala e o que era um pensamento de um personagem. Não consegui me envolver na história, talvez tenha lido no momento "errado". Mas no geral, a história é boa, talvez precise ser lida com mais cautela... Eu com certeza lerei de novo para tentar compreender melhor.

Junior 03/03/2020

Romance premiadíssimo do autor. Deve ser lido muito atentamente, pois a narrativa é composta por vários narradores, sob vários pontos de vista, todos ligando a um relato, no final bem coeso.

Leticia 15/05/2019

Relato de um certo oriente
QUE

Nat 20/03/2019

Após vinte longos anos vivendo fora, uma mulher retorna a Manaus, sua terra e onde vive a família em que foi criada. Em tom epistolar, cada um dos seus familiares, a matriarca Emilie e seu marido, Soraya, os irmãos da recém-chegada, relembra os fatos a recém-chegada.

Uma volta ao passado, é disso que se trata esse livro. Geralmente quando pensam na Amazônia, pensam logo em cidades coberta de florestas, mas o que Milton nos apresenta é os contrastes das versões antiga e moderna de uma cidade. O livro é curto, um dos motivos que me faz escrever uma resenha tão curta, e confesso que fui e voltei na leitura várias vezes para entender melhor a história. Apesar disso, eu recomendo.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/03/lendo-o-brasil-amazonas-relato-de-um.html