Relato de um certo Oriente

Relato de um certo Oriente Milton Hatoum

Resenhas - Relato de um Certo Oriente

Gerson 10/11/2020

Uma leitura nada fácil e nem por isso menos prazerosa... Milton Hatoum, a partir da narrativa feita por uma personagem cujo nome não é nunca informado, nos revela na medida do possível, as angústias de uma família de imigrantes libaneses que se instala na Manaus dos anos 30, focando na personagem da matriarca Emilie, que com um jeito forte e peculiar consegue manter sua família unida - pelo menos durante um certo tempo - para terminar sozinha, vivendo apenas de suas memórias, contadas através da visão de terceiros e não dela própria. O retrato feito de Manaus como uma cidade decadente e formada em sua maioria por caboclos que - foi esse o meu sentir - seriam a materialidade de tal decadência poderia parecer preconceituoso e racista, mas creio que seria apenas a visão de quem aqui chega (sim... moro em Manaus... rsrs) e não está preparado para a beleza da paisagem e do povo manauara. Vale a leitura.

Neto 28/09/2020

chato chato chato não acontece NADA durante 150 páginas que inferno de livro

Lê.S.Sousa 21/09/2020

Manaus sempre é uma personagem viva nas obras de Milton Hatoum, pelo menos nas que eu li até hoje. A descrição das personalidades amazônidas, dos cheiros, bichos, da metrópole incrustada no meio da selva, sempre é envolvente. Mas o livro trata de memórias de uma mulher que volta a Manaus para reencontrar a matriarca de uma família libanesa, Emilie, e esta é a personagem principal que leva a história, onde todos os acontecimentos giram em torno. Não há aqui uma narrativa linear, mas a prosa poética ajuda a manter a força do livro. Belo, peculiar, envolvente. O primeiro livro de Hatoum, não tão bem trabalhado e finalizado como Dois Irmãos (uma obra-prima), mas ainda assim uma história que engrandece e faz valer a pena.

Locimar 25/08/2020

Maravilhoso, denso, enigmático
É de fato um relato belíssimo com trama bem costurada sob as águas do rio Amazonas!

Maria 23/08/2020

Em busca das lembranças de quem somos
A memória e a tradição de contar histórias. Relato de um certo oriente nos apresenta um vai e vem de pessoas e acontecimentos por meio de vozes distintas. A trama, que gira em torno de uma família libanesa em Manaus, percorre quase um século entre as narrações, nos apresenta a realidade e quebra os estereótipos estabelecidos sobre os imigrantes e a vida na capital do Amazonas.

Para ler a resenha completa acesse:

www.euseioqueeuleio.com/post/relato-de-um-certo-oriente-vestibular

skuser02844 15/05/2020

O melhor livro que eu já li por causa da escola
Quando comecei a ler, detestei o livro e a minha professora de literatura. Nada fazia sentido e era complicado, mas conforme fui lendo e entendendo pedaços da história, o livro se tornava cada vez mais e mais interessante. Um pouco antes do meio até o final eu estava tão atenta a história que não conseguia pensar em nada mais. A emoção de ler e descobrir mais sobre a vida de Emilie crescia a cada momento, não decepcionado em momento algum. Os últimos capítulos, a conclusão, ultrapassaram minhas expectativas, sendo o melhor final que eu podia esperar. Foi uma excelente experiência e com certeza irei ler e reler novamente muitas outras vezes.

Ana Clara 30/04/2020

Típico livro pra ser relido logo após o término da primeira leitura. Demanda atenção e paciência, mas vale muito a pena. A escrita do Hatoum é muito bonita.