O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Amanda 31/01/2018

UM DOS FAVORITOS DA VIDA!!!!
QUE ESCRITA MARAVILHOSA

Vanessa Rodrigues @letrasdavanessa 22/12/2017

Escrito por Jeannette Walls, em 2007, Castelo de Vidro ganhou às telonas em 2017, com a personagem principal sendo interpretada pela brilhante Brie Larson.

“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida.” Todo mundo pode dar uma segunda chance à vida. Em suas memórias, a jornalista Jeannette Walls nos mostra, sem pieguices e respostas fáceis, que tudo na vida é mesmo relativo, que as adversidades podem ser vividas com leveza, somando aprendizado e grandeza às nossas biografias.

Castelo de vidro conta a história da família Walls e seu excêntrico modo de encarar a vida. O pai de Jeannette, Rex, possui uma filosofia de vida muito peculiar e, junto com a esposa artista plástica, conduz os 4 filhos por uma infância com muitas aventuras, mas também muitas situações desumanas. É até difícil não lembrar dessas situações sem ficar com um nó na garganta.

Esse é um livro biográfico, no qual Jeannete conta em retrospectiva a história de sua família, após ver a mãe mexendo em latas de lixo na cidade de Nova York. O livro é dividido em partes separadas mais ou menos pelas cidades onde a família morou. Jeannette narra cronologicamente desde seus 3 anos, começando com a cena em que colocou fogo no próprio corpo ao cozinhar salsichas para comer. Aos 3 anos! 3 anos! Esse fato, seguido da fuga dela, conduzida pelo pai, do hospital, só se deu pois sua mãe acreditava que ela já era madura o suficiente para preparar seu próprio alimento. Aos 3 anos!
A história é tão absurda que algumas cenas poderiam muito bem ter saído da cabeça do mais criativo e perverso autor de ficção e dói saber que a negligência com a qual esses pais tratam os filhos foi real, é real. Jeannette é jornalista e narra muito bem a história, em primeira pessoa e com uma certa inocência ao descrever as cenas da infância, que parece até mesmo que foi uma criança quem escreveu. A narrativa é bem descritiva, mas tem diálogos na medida certa, tornando o ritmo da leitura bem fácil e tranquilo. A história é atual e os lugares são reais. Acho que um mapa marcando as cidades pelas quais a família passou seria bem interessante para a diagramação do livro que conta também com apenas uma foto do casal. Acredito que livros biográficos funcionam ainda melhor com fotos das pessoas, pois aproximam ainda mais o leitor da história. Mas enfim…
A autora preocupa-se em narrar os fatos e o que ela estava sentindo no momento. Não conseguimos ver muito sobre a personalidade dos irmãos dela, a não ser no final, quando já estão adultos e suas ações, narradas pela escritora, traduzem um pouco de seus sentimentos durante toda a narrativa.

Esse livro mexeu tanto comigo que fiquei por várias vezes fora do ar pensando nos absurdos da história, comentei com minha família diversas situações do livro e pesquisei fotos, fatos e informações. Parece que minha mente se recusa a acreditar que alguns dos absurdos narrados sejam reais. Meu coração de mãe sentiu vontade de pegar cada uma daquelas crianças no colo e ninar, pois é impossível não sentir empatia por elas. E, por mais que pareça impossível no começo, também dá para entender um pouco de como a mente dos pais funcionava, e encontrar algumas explicações (Mas não justificativas!) para o que eles faziam.
Estou super ansiosa para ver o filme, mas ainda não tive a oportunidade. Esse livro é recomendação de olhos fechados para quem gosta de biografias, dramas familiares, histórias de superação e de amor familiar. O livro termina com um gosto amargo, e uma vontade gigante de correr para casa e pegar minhas filhas no colo.

site: https://senaosou.wordpress.com/2017/12/17/resenha-castelo-de-vidro/

Rittes 28/11/2017

Vidas de vidro
Tocante e incômoda biografia da escritora Jeannette Walls. Tocante porque mostra como se podem vencer as mais terríveis adversidades, quando se tem fibra. Incômoda porque mostra como uma família fora do padrão pode ser opressora, ao invés de libertadora. Um livro para pessoas fortes e emotivas. Um dos melhores que já li, sem dúvida.

Gizalyanne 25/10/2017

Incrível
Uma história dolorosamente real !! Sem meias palavras. Chocante , mas verdadeiro!
É a história de uma família extremamente contraditória . Tem alguns momentos lindos e outros desesperadores!! Você não continuara igual depois de lê-lo.

Mari M. 13/10/2017

Pessoas de vidro.
Maravilhoso!!!! Me fez pensar,como somos pefeitos em nossas inperfeicoes...como julgamos nossos pais,as vezes os tiramos do patamar de seres humanos,como se ao se tornar pais,deveriam automaticamente mudar de categoria,pra algum ser perfeito.Acho que todo mundo deveria ler...

Antonio Maluco 11/10/2017

Emocão a 1000
o livro nos mostra que a fome principalmente não está com os negros americanos e sim com gente branca americana e a história do livro daria 1 ótimo filme em questão

Irene5 11/09/2017

Leitura inesquecível
Poucos livros me marcaram tanto quanto este. Acompanhar a saga da autora me despertou várias emoções. Imperdível.

Rafa - @espaco_dos_livros 11/09/2017

Assisti ao filme em um sábado e no domingo ja estava com o livro em mãos ansiosa para devora-lo! Simplesmente perfeito! Você se envolve com a história de uma maneira intensa e profunda. A leitura é bastante leve e a história cativante. Um ótimo livro que nos faz questionar nossos valores o tempo todo!

Sayonara 09/09/2017

...Cicatriz significava que eku era mais forte do que aquilo que tinha tentado me machucar...
Muito boa a leitura, leve do principio ao fim

Sahrinhapaes 04/09/2017

Faz parte do TOP 5 da minha lista de melhores livros que já li!
Castelo de Vidro é, com certeza o livro mais emocionalmente que eu já li na vida. Esse livro, que é baseado na real história de vida da autora, Jeannette Walls, mexeu com minha estrutura.

Janette não teve uma vida fácil e resolveu colocar no papel os detalhes da sua infância e juventude vividas com seus irmãos e seus pais.

Os pais de Jeannette possuíam um método bem duvidoso de criar os filhos, então Janette e seus irmãos experimentaram desde novos as maiores dificuldades físicas e financeiras que a vida lhes podia oferecer! Mesmo com muitas dificuldades Janette enfrentou a vida com maestria, usou os problemas que tinha como uma escada para o sucesso, mostrando a todos que o sol brilha para todos, apesar dos pesares.

Esse relato tão emocionante de sua vida me fez chorar copiosamente por várias horas. No dia que terminei a leitura, não sabia o que fazer, ao mesmo tempo que fiquei feliz, também fiquei arrasada! Demorei muito tempo para dormir, refleti na minha vida como nunca havia refletido antes. Vale muito a pena, cada página, cada palavra, cada linda, cada letra!

Júlia 27/08/2017

Simplesmente me apaixonei por este livro desde as primeiras páginas. Gostaria que todos os livros do mundo fossem assim. Recomendo muito, sério, se tiver este livro na estante e ainda não leu, VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO!
saoribooks0 27/08/2017minha estante
Quero muito ;-;

Portal JuLund 25/08/2017

O Castelo de Vidro, @GloboLivros
“Era uma antiga iúca. Estava em um trecho de terreno onde o deserto terminava e a montanha começava, criando um túnel de vento. Desde que era muda pequena, ela havia sido tão açoitados pelo vento que, em vez, se tentar crescer na direção do céu, crescera na direção que o vento empurrava. Ela existia em um estado de sopro permanente, tão curvada que parecia prestes a tombar, embora suas raízes estivessem bem fincadas. “

Em O Castelo de Vidro, conhecemos uma família disfuncional. Família disfuncional é uma família em que os conflitos, a má conduta e muitas vezes o abuso por parte dos membros individuais ocorrem continuamente e regularmente, fazendo com que outros membros acomodem-se com tais ações. Às vezes, crianças crescem em tais famílias com o entendimento de que tal tipo de convívio é normal.
O pai alcoólatra e a mãe uma artista fracassada, ambos vitimas na infância. Começarei a resenha defendendo ou melhor explicando o comportamento dos dois ao longo da história, Rose Mary era reclusa na infância, tinha a vida cronometrada e tabelada pela mãe, foi obrigada a se formar em pedagogia pois quando fracassasse como pintora teria o que comer… Bom, desejo esse conquistado. Rex teve o oposto, pais alcoólatras e abusos físicos, psicológicos e sexuais… As vezes nos tornamos nosso maior pesadelo.

“Mamãe sempre dizia que as pessoas de preocupam demais com os filhos. Sofrer na juventude era bom para você, ela dizia. Imunizava seu corpo e sua alma, e por isso ela nos ignorava quando chorávamos. Preocupar-se demais com crianças que choram apenas encoraja, ela nos dizia. É reforço positivo de comportamento negativo.”

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-o-castelo-de-vidro-globolivros

Anderson_Candido 01/08/2017

Castelo de vidro
Sem dúvida uma estória incrível, motivante, divertida, emocionante, dentre outros tantos sentimentos que volta ou outra te fazem pensar na sua própria vida, na sua própria luta diária.
Talvez ver esse livro como uma estória de superação seja um erro. Em minha concepção é um livro que deve ser lido como uma estória real sobre como lidar com situações difíceis, até mesmo extremas, sem nunca desanimar, sem nunca desistir de seguir em frente.
Recomendo a leitura deste maravilhoso livro! De leitura fácil e fluida, certamente você será conquistado a cada página pela família Walls (provavelmente sentirá raiva também de algum dos seus integrantes) e quem sabe tire algumas lições para si no decorrer delas.

ThelioFarias 13/05/2017

Linda e emocionante história
O Castelo de Vidro é um daqueles livros que nos fazem refletir, pensar... uma história de uma família diferente que nos ensina a acreditar em nós mesmos e na vida, apesar de toda a complicação de seres humanos. Um livro maravilhoso!