O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

judeaquino - @juentreestantes 21/03/2023

Palavras não são suficientes para descrever esse livro
Trecho marcante:
"Eu estava sentada no táxi, pensando se a minha roupa estava chique demais para aquela noite, quando olhei pela janela e vi mamãe remexendo o fundo de um latão de lixo".

Com certeza o livro mais tocante da minha vida, o que eu mais indico para as pessoas.
Na minha opinião, o que quer que eu fale sobre ele será pouquíssimo comparado ao que esse livro merece.

Tudo o que a autora conta é tão surreal que a gente vai virando as páginas com o coração na boca, sem acreditar que aquilo que estamos lendo aconteceu de verdade com quatro crianças.

Apesar de os pais serem totalmente negligentes, é evidente em cada capítulo o amor que existia ali, principalmente em relação ao pai com a Jeannette. Dentro de toda a loucura (que, na cabeça dos adultos da casa, era a normalidade), a tentativa de Rex de construir uma infância feliz e especial para os filhos é marcante.

Cada personagem é muito complexo, principalmente a mãe dos meninos, Rose Mary. Tem momentos que dá raiva dela e de suas atitudes absurdas, por isso é importante sempre ter em mente que, para ela, aquilo não era nada demais, pelo contrário: ela acreditava ser a melhor mãe do mundo.

Em suma, é um livro sobre relacionamentos humanos, complexidade de cada ser e como as pessoas que estão ao nosso redor têm impacto na nossa vida.

OBS: outra obra apaixonante da autora é “Cavalos Partidos”, que conta a vida da avó da autora (mãe da mãe dela). Maravilhoso. Pode ser lido na ordem ou não.

>>> Vem falar de livro comigo no insta =) >> @juentreestantes
Debora 21/03/2023minha estante
Temos que ver o filme!

judeaquino - @juentreestantes 21/03/2023minha estante
Ai nem me fale

Carmine.Antes 21/03/2023minha estante
Maravilhoso, o filme tbm?e os outros 2 livros que vem depois?

Debora 14/04/2023minha estante
@Mine vi o filme! Realmente muito bom. Agora tenho que ler os outros livros

Carmine.Antes 14/04/2023minha estante
Débora, leia mesmo, são bons tbm

judeaquino - @juentreestantes 17/04/2023minha estante
Os outros livros são ótimos! (O Cavalos Partidos é perfeito)

Fernanda 13/01/2022

Algumas histórias são contadas por merecimento, outras porque precisam ser contadas. O castelo de vidro é o livro autobiográfico da jornalista Jeannette Walls, em que ela narra a sua infância numa família disfuncional.

Já adulta e bem sucedida, a jornalista passa de carro a caminho de uma festa e vê a mãe revirando uma caçamba de lixo. Ela não para. A história, então, retrocede em duas décadas e mostra uma Jeannette de três anos de idade sendo internada por causa de queimaduras graves, sofridas enquanto tentava cozinhar, porque não havia ninguém para fazer isso por ela. Esse é só o início de uma história de abuso infantil, exposição a situações de perigo e todo tipo de negligência.

Jeannette, Lori, Maureen e Brian viviam com os pais, Rex e Rose Mary, uma vida de nômades. Muitas vezes passavam fome ou precisavam dormir ao relento. Não havia tempo para construir laços na comunidade ou na escola, pois estavam sempre de mudança, porque os pais estavam cansados do lugar ou para fugir de dívidas e problemas.

Rex e Rose, pais extremamente egocêntricos e tóxicos, submetiam os filhos a situações extremas justificando que isso os tornaria mais fortes e independentes, o que na verdade era a desculpa perfeita para deixaram as crianças por conta própria praticamente desde o nascimento. Ou talvez, em sua mente distorcida, realmente acreditassem no que pregavam.

Toda essa negligência, sob a pureza da ótica infantil, muitas vezes parecia uma grande aventura em família. O título do livro, por exemplo, é uma alusão a um plano nunca concretizado de Rex, de construir uma casa de vidro onde pudessem apreciar as estrelas à noite. Em outras situações, conforme iam crescendo, a fome e as privações quebravam qualquer resquício de inocência que restasse a essas crianças. Não há como romantizar esse tipo de "demonstração de amor"; podemos, no máximo, creditar tudo o que é descrito como a ação de pessoas que não tinham condições emocionais de serem pai e mãe.

É um livro difícil de ler, principalmente porque consegue encaixar alguma beleza e afeto onde só vemos desamparo e dor. Mas vale muito a pena ser lido.

*O livro foi adaptado para as telas e ganhou novas edições.
CPF1964 14/01/2022minha estante
Um dia (num futuro distante) terei capacidade de fazer uma resenha assim. ???

Fernanda 16/01/2022minha estante
???
E eu lerei a quantidade de livros que você lê...

Fernanda 16/01/2022minha estante
Cassius, já leu esse?

CPF1964 16/01/2022minha estante
Fernanda, eu tenho no Kindle mas não li. Ano passado me indicaram a leitura deste livro.

CPF1964 16/01/2022minha estante
Que resenha.... Maravilhosa.

Rosa Maria 07/06/2015

Sem prêmio de consolação.
Muito bom o livro.
Dificilmente será o preferido de alguém. Os seres humanos buscam redenção.
Não há redenção ou um super herói. Não há ilusão . As pessoas são tal como são fora da literatura. Os fatos são grotescos . Não há fuga da realidade ou consolo.
O livro não é doce. É duro; é real !
Jessica 08/06/2015minha estante
Tive a mesma sensação... não vivemos em um conto de fadas

Rosa Maria 08/06/2015minha estante
Jessica,
fazia tempo que eu não lia algo tão "preto no branco". Tô querendo ler o "Cavalos Partidos" . Você já leu ??

Jessica 09/06/2015minha estante
ainda não! mas tb é um dos meus desejados... se eu conseguir antes de vc, te empresto. Bjs

Paula 10/06/2015minha estante
Adorei sua resenha!
Quero mto ler esse livro!

Jessica 11/06/2015minha estante
Paula, estou trocando pelo PLUS, por 1 crédito :) Bjs

LissBella 01/09/2010

Impressionante!
A muito não lia um livro tão leve e tão forte ao mesmo tempo.

Ao ler, me peguei por diversas vezes boquiaberta com o egoísmo dos pais, e outras, com a forma que expressavam amor.

O pai é um sonhador, mas consegue plantar no coração dos filhos a vontade de SER... com todos os defeitos e erros (e olha que foram inúmeros), ainda assim eu admirei esse homem, de sonhos.

Me lembrei muito de como minha própria mãe viveu sua vida, sonhando, sonhando, mas sem ter força para realizá-los.

Embora não tenha vivido nem 1% do que essas crianças viveram, ainda assim em muitos momentos me peguei relendo partes tentando entender, como nós erramos tanto, tentando acertar, ou acertamos, mesmo por hora, tendo errado.

É fantástico! É leitura obrigatória pra quem acha não compreende seus pais.
*Rô Bernas 05/05/2010minha estante
Amei sua resenha...resumiu o livro e seu sentimento em relação a leitura!!!! Bjão

liziane.herberts 04/09/2013minha estante
Ah eu li ele tem uns 3 anos!! esta entre os melhores que já li! imperdível!! bjs

Carmen 23/08/2015minha estante
excelente leitura, me peguei dando boas risadas e em outros momentos lágrimas corriam

Edméia 13/09/2017minha estante
* Quero ler este livro , LissBella ! Obrigada pela resenha ! Gostei ! Um abraço. Boas leituras !

Renata CCS 26/04/2018

Porque existem histórias que merecem ser contadas.
“A família é como a varíola: a gente tem quando criança e fica marcado
para o resto da vida.”
- Jean-Paul Sartre

Algumas histórias merecem - e devem - ser contadas. A vida da jornalista e escritora Jeannete Walls é, sem sombra de dúvidas, uma delas. Durante duas décadas, essa jornalista ruiva, bonita, brilhante e bem sucedida, que aterrorizava a muitos com suas colunas ácidas nos jornais de Nova Iorque, ocultou suas origens até mesmo de pessoas mais próximas. Deu-se conta de que era chegado o momento de contar sua história, depois de avistar de dentro de um táxi, indo para uma festa, sua mãe remexendo uma lata de lixo. Ela jamais havia mencionado para alguém que seus pais eram sem teto. Você pode se perguntar que tipo de filha deixaria os pais em situação de rua, mas dificilmente alguém conseguiria entender que aquela era a vida que os pais escolheram, e que recusavam qualquer ajuda.

Já li biografias surpreendentes, mas o livro de Jeannette é algo bem diferente de tudo que já vi. Sua família é muito peculiar. Seus pais, Rex e Rose Mary, são seres errantes, bizarros, temperamentais, negligentes e relapsos. São pessoas incompatíveis com uma vida em sociedade, que detestam seguir regras e completamente disfuncionais. São dois sonhadores que amam os filhos, mesmo com todo o descaso e irresponsabilidade. Digo isso sem exagero algum. Ao longo de toda a história, Jeannette e seus três irmãos são colocados em situações de risco e de total abandono. Vivendo como nômades, eles passam por diversas cidades americanas, chegando até mesmo a morar nas ruas. As dificuldades financeiras são inúmeras, pois os pais são avessos aos trabalhos regulares. Em certos momentos, Walls revela fome e desespero sem perspectivas de alguma melhora futura.

Mas não pense que a história é um dramalhão piegas cheio de ressentimento e autopiedade. Longe disso. A qualidade, leveza e bom humor com que o livro é escrito, e sem apelar em nenhum momento para explicações de cunho social ou psicanalítico, escapa totalmente de qualquer sentimentalismo banal. E apesar de não isentar os pais de quaisquer responsabilidades, ela não demonstra nenhum rancor ou amargura em relação a eles.

Para uma autobiografia, o livro é surpreendentemente fluído, uma leitura voraz. O relato de Jeannette é tão notável que nos transporta para o meio de sua família e, assim como ela, nos sentimos confortáveis com a liberdade que essa criação negligenciada proporciona, e de como, aos poucos, com o amadurecimento dos filhos, os absurdos dessa criação nos chocam imensamente, assim como a eles.

Trata-se de um livro que nos leva a um misto de sensações. Além de tratar de uma infância miserável, a obra fala da insociabilidade, da solidão de uma vida de exílio e privações, e da busca de sonhos e planos individuais. A história dessa família tem um caráter definitivamente único, mas de certa forma, fala também um pouco de todas as famílias, de todos nós.

Jeannette Walls tem uma capacidade extraordinária de envolver o leitor. Ao doar sua vida do jeito que ela fez, com tanta coragem e transparência, vemos sua trajetória profissional como jornalista e escrita de sucesso de uma forma ainda mais admirável.

A história da família Walls é notável, e vale muito a pena ser lida. O livro é imperdível!
Helder 26/04/2018minha estante
Este livro é realmente sensacional. Preciso ver o filme. O pai é o Woody Harrelson e este cara é demais. Lembro que fiquei com ressaca literaria apos ler este livro. Um misto de raiva e emoção. Mas também recomendo muito esta leitura. Me parece que a autora tem mais livros no Brasil. Acho dificil qualquer um ser tão doido quanto este, pois é dificil até acreditar que tudo ali foi verdade, mas acho que vale a pena dar uma procurada em outras coisas da autora.

Renata CCS 26/04/2018minha estante
Helder, eu também curti uma deliciosa ressaca literária com este livro. Leia "Cavalos Partidos", dessa mesma escritora. É um romance inspirado em sua avó materna. Também uma vida inspiradora.

Helder 27/04/2018minha estante
Está na minha fila.

Mila F. @delivroemlivro_ 13/01/2017

História boa, mas narrativa entediante.
O Castelo de Vidro: Memórias cujo título original é The Glass Castle (2005) é uma autobiografia da jornalista e escritora Jeannette Wall, inclusive, este livro ganhou vários prêmios, entre eles o Elle Readers de 2005 e o Alex 2006 da American Library Association. Jeannette já escreveu outros dois livros publicados no Brasil: Cavalos Partidos e A Estrela de Prata.

Não costumo ler muito biografias ou autobiografias, mas vez por outro me jogo numa leitura do tipo, é sempre uma surpresa, apesar de não ser meu tipo de leitura favorito. Em particular, O Castelo de Vidro, é uma autobiografia romanceada que conta a infância e adolescência de Jeannette com pais irresponsáveis e ao mesmo tempo peculiares.

A história é triste em diversas partes porque a família de Jeannette não tinha muita estrutura financeira e responsabilidade, além do mais seu pai era alcoólatra e sua mãe acreditava que o sofrimento ensinava muito mais a viver do que qualquer escola ou proteção materna.

O Castelo de Vidro não foi um livro que me deixou emocionada - como vi muita gente comentando que era emocionante - e não me chamou atenção particular, mas confesso que achei bastante interessante a história de vida da autora e como ela conseguiu se criar numa família tão complexa, além do mais a vida dela prova o quanto é guerreira e batalhadora, mas não é um livro que eu tenha considerado realmente bom.

O livro é Ok, mas achei um pouco cansativo e confesso que enrolei duas semanas para terminar de ler... simplesmente não tinha paciência para esse livro e estava lendo outros tão mais interessantes. Espero não desmotivar a leitura de ninguém, pois como eu disse o livro é legal e interessante, mas não me identifiquei com o estilo de narrativa, com a "voz" de Jeannette, mas quero tirar a prova disso lendo outro livro dela.

Acredito que O Castelo de Vidro possa a vir interessar mais a leitores de biografias ou para quem quer se arriscar num estilo diferente do que está acostumado, fica a dica!

site: www.delivroemlivro.com.br
Entre Livros e Batons 29/03/2018minha estante
Estou nesse ritmo, tbm não me prendeu!

Mila F. @delivroemlivro_ 29/03/2018minha estante
Triste, quando acontece da leitura ser indiferente e quase insuportável.

skuser02844 22/05/2019minha estante
Tbm estou penando para ler esse livro. Estou achando extremamente tedioso e até mesmo asqueroso.

Denise 21/07/2010

RUIM
Não gostei do livro, não entendi muito o conteúdo.
Mary 02/09/2010minha estante
Nossa! Como você pode não entender o livro?! Ele tem uma leitura super acessível e a história é maravilhosa. Olha, mesmo que você não tenha entendido eu recomendo que tente de novo, pois vale muito a pena.

rasiahrenata 12/11/2010minha estante
Olha Denise, acho que como vc, somos as poucas pessoas que nao gostaram do livro. Eu tenho meus motivos, os seus vc nao os declarou. Ha que se ter uma enorme coragem em criticar um livro tao bem aceito por todos, mas eu resolvi dar a minha a cara a tapa mesmo. Sendo mae de 2 meninas, me chocou o desprezo e indiferenca da mae Jeannette. Ha pessoas que acham que justamente por isso que um livro eh bom, por chocar, imressionar, toca-lo de uma forma ou de outra. Eu, discordo, qdo. a leitura me toca de uma maneira negativa, nao consigo aprecia-la. Logo, achei a leitura cansativa e depressiva. O que vale eh vc expressar sua opiniao. Abracos.

LidoLendo 07/08/2013minha estante
Uai, Denise! Vc leu o livro mesmo? Pq vc não gostar, é uma coisa! A Renata mesmo deu suas justificativas bem plausíveis, por sinal. Agora, vc não entendeu o livro? É uma biografia, a história de vida de uma pessoa... respeito, mas achei estranho seu julgamento. Mas, tudo bem! ;)

Leila 29/06/2023

O Castelo de Vidro", escrito por Jeanette Walls, é uma obra autobiográfica que nos leva a uma viagem através da vida da autora e sua família pouco convencional. O livro despertou em mim uma mistura de emoções, desde a compaixão até a indignação.

Em suas digressões a autora nos transporta para a infância de Jeanette Walls, onde testemunhei suas experiências marcantes e chocantes. O livro trouxe à tona lembranças de outra leitura que fiz anteriormente, "A Menina da Montanha", e pude notar algumas semelhanças entre as duas histórias. Ambos os livros abordam a vida de crianças que cresceram em famílias desestruturadas, aqui nesse caso privadas de necessidades básicas, como alimentação e moradia adequadas.

Uma das principais forças de O Castelo de Vidro é a forma corajosa e franca como a autora retrata sua vida e as pessoas ao seu redor. Jeanette Walls descreve com riqueza de detalhes a negligência de seus pais, que optaram por um estilo de vida nômade e pouco convencional. Ao longo da narrativa, acompanhamos o sofrimento e a resiliência de Walls e seus irmãos, enquanto enfrentam adversidades e buscam uma vida melhor.

Senti-me profundamente indignada com a negligência dos pais, que colocaram seus próprios interesses acima do bem-estar de seus filhos. A falta de estrutura básica de alimentação e moradia para as crianças é apenas uma amostra do ambiente caótico em que foram criadas. A cada página virada, minha revolta aumentava, mas também me inspirava a torcer pelo sucesso e pela superação dos personagens.

À medida que a narrativa avança, somos levados a testemunhar o crescimento e a transformação dos irmãos Walls. É gratificante ver como eles conseguiram seguir caminhos diferentes dos dos pais, buscando uma vida mais estável e segura. Esse aspecto da história transmitiu uma mensagem de esperança e resiliência, mostrando que é possível superar as adversidades e construir um futuro melhor.

Enfim, O Castelo de Vidro é uma obra poderosa e cativante e eu gostei bastante. Recomendo.
André Vedder 30/06/2023minha estante
Assisti a algum tempo atrás o filme que leva o mesmo nome na Netflix, e fiquei espantado com a infância que ela teve devido a "vida louca" dos seus pais.

Leila 30/06/2023minha estante
bem isso André!

Fabi 01/08/2022

Impressionante. Meu olhar sobre pessoas que vivem como os pais da Jeanette e cia certamente vai ser menos julgador. Embora a gente saiba que nossa realidade atualmente não dá muita margem para entender que o que passamos em nosso país não é uma escolha, infelizmente.
Leitura que incomoda, te faz pensar, se revoltar.
Interessada em assistir ao filme e saber como está a vida deles atualmente.
Fabrício Lôbo 02/08/2022minha estante
Olha, até agora, estou na página 70, e tô achando bem repetitivo só mostrando eles se mudando entre as cidades. Fica melhor?

Fabi 02/08/2022minha estante
Logo mais a toada muda um pouco?

Rafaéla 27/04/2024

Intenso e triste
Um livro tocante. Intenso, triste mas ao mesmo lindo.

Aborda as relações familiares no seu cerne, em uma realidade triste e cruel, marcada pela negligência de diferentes formas mas também marcada pela simplicidade e por um amor.

As nossas histórias nunca se vão. Vivem em nós.
Cida Luz 27/04/2024minha estante
Um livro fabuloso, triste e ao mesmo tempo fascinante! Que bom minha amiga que foi tocada, envolvida por essa história! ?

Rafaéla 27/04/2024minha estante
Obrigada @cidaluz por compartilhar essa leitura comigo ?

Evy 29/12/2010

Esta é a realidade!
Este livro é uma autobiografia impressionante da jornalista Jeannette Walls desde os seus 3 anos até a idade adulta. A autora vai descrevendo fatos tão chocantes de sua vida que em vários momentos fiquei me perguntando: será que é possível?

Sim, é. Esta é a realidade. O livro nos faz refletir sobre nossas próprias vidas, nossos relacionamentos em família, as circunstâncias que achamos dramáticas e que em relação ao que essa jornalista viveu se torna tão mais aceitável e normal.

O que achei mais impressionante é que apesar dos absurdos e horrores vividos, a autora descreve tudo de forma natural e otmista. Como se os momentos terríveis vividos por ela e sua família ao longo do tempo só tivessem acontecido para torná-los fortes. E com certeza os tornam, pois conseguem sobreviver a todos esses momentos e ainda rir deles. No fim, há uma espécie de final feliz, apesar de tudo.

Jeannette Walls é uma sobrevivente e soube contar sua história de forma a nos manter presos nas páginas do livro. Leitura recomendada!
Ritinha 10/01/2013minha estante
Leitura emocionante com fatos biográficos que marcam e chocam e te fazem refletir sobre a vida...

Júlia 27/08/2017

Simplesmente me apaixonei por este livro desde as primeiras páginas. Gostaria que todos os livros do mundo fossem assim. Recomendo muito, sério, se tiver este livro na estante e ainda não leu, VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO!
saoribooks0 27/08/2017minha estante
Quero muito ;-;

Wal 26/08/2016

Órfã
Esse foi um livro que me deixou órfã. Embrenhei-me pela história da personagem e vivi com ela cada momento e toda sua dor e experiência. Este livro abre as janelas da compaixão.
Kel 23/09/2016minha estante
undefined

Tanuki 15/03/2017

Você precisa conhecer a família Walls.
O castelo de Vidro de Jeannete Walls faz aquilo que se espera de uma autobiografia : nos leva para dentro da vida do autor, logo de inicio somos apresentados a vida adulta da autora, onde uma frase muito me chamou atenção, dita pela mãe de Jeannete, "Você é quem está precisando de ajuda. Seu valores estão invertidos", na página seguinte somos transportados para o passado onde Jeannete tem apenas 3 anos de idade e assim a história continua.
Confesso que todas as páginas que se seguiram foram lidas relembrando a frase citada a cima, como um comparativo para cada atitude dos membros da Família Walls.
Passamos o livro no centro dessa Família pobre financeiramente, porém ricos em sabedoria, aplicada com uma metodologia de ensino peculiar, que nos faz refletir sobre o que é certo e o que é errado na relação Pais e filhos? em uma página podemos achar que os Pais de Jeannete, Brian, Lori e Maureen estão ensinando a maneira certa de encarar a vida para seus filhos, mas ao vira-la podemos nos revoltar com essa mesma maneira e acha-los os piores pais do mundo, somos jogados em varias situações de perder o fôlego, de revolta, redenção, compaixão, superação, falhas, falhas e mais falhas a ponto de querermos entrar dentro do livro e tomar alguma atitude, GRITAR para que alguma coisa seja feita, IMPLORAR para que Rex e Rose acordem e se movam.
Acredito que Jeannete Walls tenha escrito esse livro como um redenção, para se livrar de todo e qualquer sentimento que ainda restasse de sua infância que de todo, não foi ruim, e sim mal administrada por um pai Alcoólatra e uma mãe frustada e irresponsável, ambos com grande amor e sabedoria, mas ao mesmo tempo sem senso comum e abusivos.
Mas se nos revoltamos com os Pais, somos agraciados pela relação de irmandade das crianças Walls, que unidos conseguiram superar toda e qualquer turbulência imposta pela vida e pelas atitudes de seus Pais.
Se não fosse dito que se tratava de uma autobiografia, poderia ser confundido com uma ficção, dado o exagero dos acontecimentos, por isso digo, O castelo de Vidro é mais que uma autobiografia é uma lição de "uma família que aprendeu a criar finais felizes".

Carol D. 31/08/2017minha estante
undefined