O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Prof. Angélica Zanin 03/10/2015

Presente de estrelas
Não, não foi por acaso que tudo terminou bem para Jeannette Walls e seus irmãos. Faltou-lhes tudo, menos livros, conhecimento, cultura. Seus pais realmente lhe negaram o material e muitas vezes o cuidado de que as crianças tanto precisam, mas lhes incentivaram a saber, a aprender, a descobrir. Se temos tudo, não aprendemos a lutar pelo que nos falta. Sensacional! Os Walls criaram crianças desnutridas e mal cuidadas, mas fortes, inteligentes, determinadas e o mais importante: sem nenhuma auto-comiseração.“Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu e fica com ela pra toda a vida". Jeannette Walls - Castelo de Vidro

Lorrayne 16/09/2015

Apaixonante!!!!
Jeannette Walls me conquistou já no primeiro parágrafo e me prendeu até o último! Um jeito romântico - mas não piegas - de contar sua história, realmente te cativa e te emociona, de forma que você a toma como uma verdadeira heroína!
A leitura flui e todos os personagens parecem vivos! Com certeza, um dos meus livros de cabeceira!

Maíra 09/09/2015

Um dos livros mais emocionantes que já li. A autora sabe como sensibilizar em uma dose correta, sem ser chato. Cativante.
Mariana 09/01/2017minha estante
Me empresta? !

Camila 05/09/2015

Descrição leve de uma vid inacreditavelmente dura
Jeannette Walls mostrou vários motivos para nos tornar seus fãs com esse livro. Pela coragem de expor a dureza de sua infância, pela capacidade de fazê-lo preservando a inocência que cada idade lhe trazia, pela generosidade em pegar leve com pais negligentes que colocaram os filhos em risco a vida toda, pela mulher que conseguiu se transformar mesmo depois de tudo e por escrever tão deliciosamente bem. Um livro emocionante, chocante (várias vezes eu fiquei com raiva de crianças tão pequenas terem sido expostas a tanta barbaridade), mas surpreendentemente leve. Recomendo! E agradeço ao skoob mais essa descoberta.

Keylla 06/07/2015

Um salve a Cabrita Montesa
Descobri o livro através do Skoob de alguém cuja paixão pela literatura transcede para a escrita. E mexeu muito comigo.

Engana-se quem pensa que a narrativa simples e fluida dá lugar a uma história boba e uma biografia comum. A partir do momento que elementos bizarros e insanos são inseridos na história é que me choquei com a cruel realidade que a família Walls vivia.

O título do livro é baseado no projeto que o pai, Rex, idealizou: a construção de uma casa de vidro onde a família poderia contemplar as estrelas.

Jeannette Walls é quem narra o livro em primeira pessoa. É tocante a pureza e a inocência como ela coloca certas situações passadas por ela e seus irmãos. De fato, diante dessas situações vividas na família (fome, frio, falta de moradia, alcoolismo, banho, emprego....) é na resiliência que os irmãos se fortaleceram para crescer e tentar sair do ambiente que viviam. Achei lindo como os laços dos irmãos se fortificavam em cada adversidade, como se protegiam um ao outro e como se ajudavam diante das dificuldades. Verdadeiros heróis.

" Você era um bebê tão magrinho. A coisinha mais comprida e ossuda que as enfermeiras já tinham visto" (pág. 44). Descrição de Jeannette feita por sua mãe, Rose Mary. Achei tão singela essa passagem, pois já ouvi isso da minha própria mãe. Também outras partes do livro me identifiquei com a personagem. Foi empatia à primeira-vista.
Fiquei transtornada como ela descreveu as tentativas de se auto-corrigir os dentes.

Rose Mary e Rex são pais relapsos e irresponsáveis, sem empregos fixos e vivem a vida como bem entendem. Sem regras. São pais que priorizam a educação dos filhos, têm teorias esquisitas para tudo, deixam os filhos de lado, mas são muito amados por estes.

Jeannette conta sua sua história sem amargura, autopiedade e sem lamentar sua sorte, entretanto, não isenta a responsabilidade dos pais de forma aberta.

O livro me provocou várias emoções: raiva, compaixão, ódio, angústia, alegria, tristeza... Jeannette não é apenas uma escritora e sim uma inspiração, um exemplo de vida.

Ler o Castelo de Vidro me deu vontade de escrever minha própria história, mas não sei se seria forte como ela, para expor tudo e aguentar o julgamento de pessoas lendo seus constrangimentos familiares mais profundos.

Leitura indicada e necessária. Mal posso esperar pelo filme!

Rosa Maria 07/06/2015

Sem prêmio de consolação.
Muito bom o livro.
Dificilmente será o preferido de alguém. Os seres humanos buscam redenção.
Não há redenção ou um super herói. Não há ilusão . As pessoas são tal como são fora da literatura. Os fatos são grotescos . Não há fuga da realidade ou consolo.
O livro não é doce. É duro; é real !
Jessica 08/06/2015minha estante
Tive a mesma sensação... não vivemos em um conto de fadas

Rosa Maria 08/06/2015minha estante
Jessica,
fazia tempo que eu não lia algo tão "preto no branco". Tô querendo ler o "Cavalos Partidos" . Você já leu ??

Jessica 09/06/2015minha estante
ainda não! mas tb é um dos meus desejados... se eu conseguir antes de vc, te empresto. Bjs

Paula 10/06/2015minha estante
Adorei sua resenha!
Quero mto ler esse livro!

Jessica 11/06/2015minha estante
Paula, estou trocando pelo PLUS, por 1 crédito :) Bjs

Fernanda Rebelato 03/06/2015

Castelo de vidro
Uma biografia fantástica de quem aprendeu a criar finais felizes

site: http://www.armazemideias.com.br/2015/04/resenha-castelo-de-vidro.html

Lais 20/05/2015

A melhor história real
Acho que posso dizer que foi o melhor livro que li ano passado, você simplesmente engole este livro.
Jeannette Walls consegue retratar sua infância, nada fácil, diga-se de passagem, da perspectiva de uma criança...sem palavras, leiam!

Ana Luiza Lima 21/04/2015

Um Castelo de Vidro no meio do deserto.
Já li esse livro várias vezes. Nunca me canso. Nunca deixo de ficar impressionada com a leveza e emoção que Jeannette narra os fatos - não do estilo biografia chata. A autora passa pelo livro contando uma história simples, forte e arrematadora, que te faz sempre querer mais. Os fatos contados por ela são de tamanha competência que te faz imaginar o momento, o lugar, a situação de tal forma que é possível sentir como se estivesse lá: observando tudo decorrer.

Rav 09/04/2015

Um castelo no deserto
Fazia tempo que eu não lia algo que me tirasse o fôlego, que me fizesse afastar o livro por alguns instantes só pra retomar a coragem e seguir a leitura. O mais impressionante de tudo é que é uma história real, o relato de alguém que viveu toda a realidade surreal descrita em cada página.
Jeannette Walls é uma jornalista bem-sucedida nos EUA, que um belo dia decide escrever sua história, lembranças essas que sempre buscou conter ou omitir diante daqueles que lhe questionavam a respeito. Sendo a segunda de quatro filhos, a família Walls vive uma rotina totalmente alternativa e questionável sob o ponto de vista social, econômico e muitas vezes até insalubre.
Jeannette conta sua trajetória, mostra sua intimidade e teias formadas pelas relações e vínculos familiares e as marcas que deixaram em seu corpo e sua alma.
Uma história que vale à pena embarcar e que será difícil de esquecer.

marinalee 10/01/2015

O Castelo de Vidro é um livro biográfico e de memórias da jornalista norte-americana Jeannette Walls. No livro ela conta a sua história, mais focada na infância e adolescência e na sua família . Sua mãe Rosy Mary Walls, tinha o sonho de ser uma grande artista, adorava passar o dia todo pintando quadros e lendo livros, apesar de ter diploma de professora, não trabalhava. O pai, Rex Walls, nunca ficava muito tempo no mesmo emprego, sempre estava fazendo algum bico, e vivia gastando o dinheiro em bebida. Rex também foi um pai muito negligente e ausente, mas ensinava aos filhos a darem valor a coisas mais importantes do que bens materiais, mas as vezes parecia que ele fazia isso pra "disfarçar".
(...)

Esse livro mexeu muito comigo, chegava a me dar raiva em algumas partes, mas ficava surpresa com o amor que a Jeannette sentia pela sua família

site: http://apenaslivreando.blogspot.com.br/2015/01/o-castelo-de-vidro-jeannette-walls.html

Pam Boa Sorte 21/10/2014

Aventuras Reais
Uma história tão entusiasmante, que prende a atenção do começo ao fim do livro.
São tantas aventuras vividas pela família da autora, que me peguei pensando por várias vezes, será real mesmo essa história.

Mariana Melo 03/10/2014

Um livro pesado que te fará refletir bastante sobre a vida. Adorei esta leitura, mexeu muito comigo!!!

Fa 02/09/2014

Desde o começo do livro eu pensava que não tinha nada de semelhante a minha vida. Fiquei pensando e tentando entender como ela conseguia escrever tantos detalhes, tantos acontecimentos. As vezes uma biografia não serve pra apenas aprender ou se identificar. No meu caso aconteceram as duas coisas, até nas coisas mais simples eu conseguia achar um jeito de me identificar. Meu amor por cada pessoa dessa família aumentava cada vez mais, simplesmente pelo jeito que elas agiam, e sua forma unica, e acho que a melhor parte de tudo isso é não conseguir entender, mas TENTAR entender porque a mãe agia daquela forma, feliz com nada, não corria atras de nada e muito menos fazia questão, e seu pai que mesmo fazendo tanta coisa errada, mesmo prejudicando e agindo de maneira desnecessária a maioria das vezes, passava sempre uma grande lição para seus filhos, com isso acredito que a maior parte do conhecimento de Jeannet tenha vindo dele, de sua inteligencia e sabedoria. Mas apesar de tudo, eu percebi nesse livro que não importa o que seus pais fazem pra você, não importa como eles se comportam com você, você sempre continuara amando eles da mesma forma. Quando ela era pequena não tinha nenhuma noção do que estava acontecendo, que o pai era um alcoólatra, que a mãe estava sempre fugindo do conforto. Mesmo quando começou a entender essas coisas continuou amando eles, da mesma forma. E cada passo que a família deu ajudou ela a ser quem ela foi e correr atras de suas coisas. Pois ela sabia que era a única pessoa que podia mudar tudo, buscar uma vida melhor.
Não importa o que aconteceu na sua infância, o quão difícil tenha sido, você só é assim pelos erros dos seus pais. E o que você aprendeu com cada um deles.