O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Nilce 30/07/2013

Emoções da infancia
Este livro narra uma história de família muito linda. É emocionante ver a trajetória da família em meio ao caos e como cada um encontrou seu espaço no mundo, mesmo após uma infância difícil.

Isys Bastos 11/08/2013

Achei maravilhoso! É uma história super diversificada, sem falar que me proporcionou boas risadas com a narrativa despreocupada. Recomendo (:

Gabri 08/09/2013

O livro é muito bom! É a autobiografia de Jeannette Walls, que era filha de Rex e Rose Mary, tinha 3 irmãos, Lori, Brian e Maureen. Os Walls viviam como "nômades" pelos desertos dos Estados Unidos em condições precárias, o pai é um alcoólatra detestável e amável ao mesmo tempo, a mãe é professora e artista, mas não dá aulas porque não gosta. Nem o pai nem a mãe parecem ligar muito para a situação em que a família vive, não ligam para higiene, saúde nem nada, acham que as crianças devem aprender a se virar sozinhas, odeiam ficar dependentes de hospitais para tratar as crianças, e também não se preocupam muito em ter um trabalho sério para trazer comida para casa.
Até que um dia os irmãos Walls resolvem se mudar para Nova York sozinhos, sem os pais. Lori, a mais velha foi primeiro, depois Jeannette, depois Brian e por fim Maureen. Tinham uma vida bem melhor lá, com mais oportunidades, melhores condições de vida... até que os pais se mudam para Nova York também para morar com os filhos. A mãe encha de tralhas a casa de Lori, o pai entra em brigas por causa da bebida, e nenhum dos dois começa a trabalhar. Os filhos, não aguentando mais a situação, põem os pais para fora de casa e estes começam a viver como mendigos voluntários.
O livro tem partes tristes e alegres, mostra a luta das crianças para tentar colocar um pouco de juízo na cabeça dos pais, sem muito sucesso, rende algumas lagrimas também! É uma narrativa muito fácil de ler, mas não é uma leitura bobinha

Camilla Alencar 17/09/2013

É do começo ao fim emoção e aprendizado.

Um dos pontos mais interessantes na leitura é que ela começa a contar suas vivências desde a infância com tantos detalhes e com um apego trivial às lembranças, principalmente, sobre os pais, que você vai criando e imaginando com às percepções de seu entendimento de criança.
Você passa a ver os pais como heróis, aventureiros, com ideologias utópicas etc.
Quando ela vai crescendo, e consequentemente o leitor também;e tendo uma visão mais crítica de mundo e pessoal,com toda a sua fome de conhecimento e desbravamento, vai-se percebendo como e quem realmente são os país e suas condições desumanas de vida.
Peguei-me tantas vezes sorrindo de suas lembranças nostálgicas e de sua relação com o irmão. Brigando com ela por ter cedinho o pouco que tinha ao pai alcoólatra. E, com a mãe.. Como pôde ter deixado de ir à escola trabalhar vencida por uma consciência fadada ao egoísmo?
Acabei entendendo que só se entende,conhece uma pessoa e suas limitações quando se observa o seu meio de criação, o que de fato é retratado no livro com tristeza à infância dos pais.

Fui, sem nenhuma dúvida, extremamente tocada. Agradeço a mais essa obra maravilhosa.

"O vento recomeçou,batendo as janelas, e as chamas das velas estremeceram de repente,dançando no limite entre a turbulência e a ordem".

Gaitista 16/12/2013

Uns sonhos, algumas vidas...
O que achei interessante é como sonhos de duas pessoas que deveriam ser líderes de um família, pode levar todos seus componentes para o fundo do poço e que quatro pessoas aprenderam fizeram com que tivessem impulso para sair desse poço...
A lição esta dada basta cada um aprender da forma que for para o seu bel prazer

Sarah 18/12/2013

Uma extraordinária história real
Narrado em primeira pessoa pela própria Jeannette Walls, "Castelo de Vidro" conta a história real desta jornalista que enfrentou uma vida difícil sempre com muita coragem.

Jeannette teve uma infância e adolescência marcada pela excentricidade, negligência e falta de dinheiro dos pais. É inacreditável ler as situações pelas quais ela e os irmãos passaram. Porém, apesar de reconhecer em vários momentos o absurdo familiar em que viviam, Jeannette não guarda mágoa de seus pais. Ao contrário: vários momentos ela recorda com alegria, saudade e nostalgia.

A força que Jeannette demonstra desde criança impressiona. Um livro do tipo que prende do começo ao fim.

Larissa 24/12/2013

Trechos.
-Se as coisas não derem certo, você pode voltar pra casa quando quiser. Vou estar sempre aqui pro que der e vier. Você sabe disso, não sabe? - disse.
-Sei.
Eu sabia que, à sua maneira, ele sempre estaria. Eu também sabia que eu não voltaria nunca.

O vento recomeçou, batendo as janelas, e as chamas das velas estremeceram de repente, dançando no limite entre a turbulência e a ordem.

Melina 03/02/2014

Livro tocante e impressionante.

Izabella164 09/03/2014

Delicadeza e Superação
Esse livro fala da história da jornalista Jeannette Walls. Neste livro a autora se desnuda para o leitor, revelando cicatrizes de infância, medo, frustração e desapontamento. Ela cresce com um forte vinculo com seu pai, que com passar do tempo de herói torna-se apenas um velho bêbado mentiroso para Jeannette e, claro, para nós.
Mesmo com toda essa trama pesada, e mais pesado ainda o fato de ser uma história real, somos apresentados a uma história de superação e força. Apesar de ser, como um todo, um enredo triste, a leveza com que a autora fala sobre suas experiencias, não diminui, mas suaviza o "impacto" de cada conto.

Ulysses.Rubin 25/03/2014

Memorável
Passaram-se alguns anos desde que li essa pérola, mas às vezes ainda me pego relembrando algumas passagens.
Lembro que no início achei que não gostaria do livro. A linguagem parecia simples demais e a trama aparentemente não me fisgara. A partir do momento em que os elementos mais bizarros foram introduzidos, meu interesse começou a crescer, até que me peguei totalmente absorto na história da família Walls.
Jamais esqueci de um dos trechos mais revoltantes, quando um personagem tem uma atitude inexplicável - como muitas no decorrer da história - que destrói as esperanças de outro. Acho que o elemento mais marcante é o fato de que, mesmo com todo o sofrimento que sua bizarra família lhe causa, Jeannette não pode dizer que não teve uma família, no melhor dos sentidos.
Pode ter faltado comida, casa, atenção, até mesmo respeito em algumas ocasiões, algo discutível, visto que os valores dos personagens são tão exóticos e difíceis de julgar. Mas no fim não dá para afirmar que tenha faltado amor.

EuVocê&oslivros 10/04/2014

Instigante
"Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda vida." Atenção: Não julgue o livro pela capa. Realmente tenho que afirmar, capa feia e sem nexo algum ao conteúdo brilhante que esse livro tem. Uma biografia (uma das melhores que já li) sobre a vida da jornalista Jeannette Walls. Jeannette era a filha do meio de uma família que, de acordo com a capa, aprendeu a criar finais felizes. Junto com seus irmãos, Lori, Brian e Maureen tiveram que superar a negligência e sonhos aluados de pais que viviam em um mundo paralelo, apesar do carinho sempre existir. Os pais de Jeannette são pessoas que conseguiu tirar de mim o amor e ódio ao mesmo tempo, a negligência com a qual tratam cuidados básicos e necessários dos filhos é totalmente frustrante, como deixar Jeannette com apenas 3 anos cozinhar salsicha, e pegar fogo. É uma biografia em que a escritora não se glorifica se colocando como uma heroína como tantas outras que lemos por aí, ela simplesmente conta a verdade, a SUA verdade, sem tirar e nem aumentar, e isso que é a magia deste livro. O indico a todos que tiverem a oportunidade de lê-lo.

site: www.instagram.com/euvoceeoslivros euevoceeoslivros.blogspot.com

Rê_2021 25/05/2024

Nem sempre filhos são reflexos dos pais
O castelo de vidro conta a história de uma família intensa, sem regras, sem preocupações com condições de higiene, saúde e educação, que de tempos em tempos se vê morando em diferentes lugares e crianças totalmente desprovidas de cuidados por parte de seus pais. Por onde passam são vítimas dos olhares e julgamentos dos habitantes. Vivem sobre eternas promessas de um pai alcoolatra e uma mãe desconpromissada com o trabalho. Depois de anos passando por situações precárias e vexamosas, colocam em Nova York a esperança de uma vida melhor. A história te prende do início ao fim, com uma linguagem fácil e nos faz pensar que é possível dar a volta por cima apesar de todas as dificuldades impostas pela vida. Excelente leitura!

Ana 05/07/2014

Visceral!!
Se tem uma palavra que me vem à mente qndo penso nesse livro é: Visceral!!

Recomendo a todos, pq acho que todo mundo precisa ter a visão de uma realidade onde a fome, a dureza, o egoísmo, e as tragédias da vida existem, mas que é sim possível superá-los, com determinação, esperança e trabalho duro. Me encantei com as crianças (que hoje são adultos), são um verdadeiro exemplo de força interior e superação de vida. Um livro que me tocou.