Irmão Negro

Irmão Negro Walcyr Carrasco

Resenhas - Irmão Negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cami 11/05/2021

Leo sempre sonhou em ter um irmão, mas sua mãe não pode mais ter filhos. O garoto achou que seu sonho nunca fosse acontecer, mas se surpreende com uma notícia, sua tia faleceu e deixou um filho, que vem vivendo nas ruas de Salvador, seus pais estão dispostos a adotar o menino e dar uma nova família a ele, agora Leo finalmente vai ter um irmão. Leo é branco, dos olhos claros e loirinho, então acha que o seu irmão será parecido, mas aí que ele se surpreendente, quando finalmente conhece Sérgio, seu novo irmão, descobre que ele é negro.

Li pela primeira vez quando eu tinha 12 anos, na época achei maravilhoso, tinha adorado a história e os personagens. Agora mais velha e com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, acho o livro bom, a escrita é bem infantil, os personagens são bons, a história é super curta, consegui ler bem rápido. O tema central do livro é o racismo, é tratado de certa forma de uma maneira leve, bem superficial, é um ótimo livro para ensinar as crianças sobre o assunto, foi muito importante para mim ter lido quando eu era mais nova, foi uma maneira muita interessante de entender sobre o assunto.
Enuktuel 31/10/2022minha estante
Perfeito!

Tevo 28/04/2021

Rápido, leve e profundo.
Vi, li e curti. Encontrei o livro, vi que o autor era Walcyr Carrasco e decidi dar uma chance. Bom, gostei muito e como é pequeno, você lê rapidinho. É uma história ótima para refletir sobre o preconceito racial, além de ser tranquilo para ler quando estiver querendo passar o tempo. Recomendo ! ?

Priscyla 13/04/2013

Livro da minha vida
Foi com esse livro que comecei a gostar de ler, quando tinha 9 anos de idade. Foi com ele que aprendi a respeitar toda e qualquer diferença existente na sociedade, a respeitar opiniões alheias e a ser quem sou para ser respeitada também. Fico feliz em dizer que esse foi o meu primeiro livro. Walcyr Carrasco soube passar através de um livro, que de certo modo foi feito para crianças, uma lição que vale para a sociedade toda: não importa se você é negro, branco, pardo ou o que for, se tiver alguém ao seu lado, terá tudo.
Anne 12/04/2013minha estante
Exatamente, também me senti assim ao ler esse livro na infância, os professores de antes eram sábios nas escolhas de livros.

Mari Sarmento 26/04/2023

O livro é bem rapidinho de ler, e vale apena, conta uma história onde houve diversos casos de racismo, que infelizmente ainda existe aqui, tive que ler ele por causa da escola, mas foi mt legal. Dá pra lê ele em um dia

Smbdouthers 23/03/2023

A civilização só valerá a pena quando todos os homens forem irmãos. Se o homem ataca seu irmão porque ele tem a pelo diferente, é pior que os animais. Pelo menos os bichos costumam defender sua própria espécie.

oariellucas 26/11/2021

Simplesmente perfeito, incrível...
Eu tô completamente sem palavras pq é um história tão curtinha mas que causa um impacto e uma reflexão tão grande que eu tô assim, sem reação e apaixonado. Acabou de entrar na lista dos favoritos! Super recomendo.

Malu 18/06/2021

Perfeito!
Li esse livro no 6° ano porquê era leitura obrigatória da escola, mas eu super recomendo para qualquer pessoa! Uma leitura leve e super necessária, aborda assuntos importantíssimos e de maneira bem linda!

Daniel.Malaquias 31/05/2023

Uma história sobre racismo
Esse é um ótimo livro, fala sobre racismo de uma forma clara, objetiva e esclarecedora. Apesar de seu teor didático, é uma história que envolve, emocionante e muito inspiradora. Livro bastante atual, além de ser recomendado para todas as idades.

Sara 10/04/2024

Brasileiro
Irmão negro é um livro necessário. Abordando o tema de racismo no próprio país e ainda mostrando fatos. Faz realmente os leitores refletirem. Assim como Léo fez por boa parte da história. Como pode um país ser construído a base de preconceito? E isso ser enraizado até chegar nos tempos modernos?

Gdts 09/08/2021

Minha primeira leitura!
Eu devia ter uns 11 anos quando ganhei esse livro de uma prima minha. Dei 3 estrelas pois na época achei esse livro revolucionário, até hoje lembro de alguns detalhes desse livro, me marcou bastante. Abri os olhos sobre o racismo e o bullying ao meu redor. Incentivar a leitura desde a infância é de extrema importância. Recomendo esse livro para iniciar o hábito da leitura.

Pri 11/09/2012

Irmão Negro
Este livro me fez chorar!

Acza.Mariani 03/06/2021

FORTE
Não foi a primeira vez que li esse livro, a primeira vez foi em 2016 quando estava no 6° ano. Lembro até hoje de como esse livro me marcou no fundamental, o quanto fiquei irada c umas partes do livro que apresentavam o racismo de uma forma tão intensa.
Fiquei tão impactada que quis reler ele esse ano. Com o entendimento e compreensão que tenho hoje...e não foi diferente de quando li em 2016! Me surpreende muito mais ? Queria muito que tivesse mais que só 80 pág ? Acho um livro importante e que passa uma mensagem importante!! O racismo e preconceito. Uma coisa que hoje em dia é "normal" sendo que não deveria.
Em "Irmão Negro" você termina c o coração quentinho. Tudo deu certo! Sérgio fica c seu irmão Leo. Enfrenta e supera todos os seus medos. E ambos ficam c as meninas que gostam...owww
Um último ponto. É surreal como Sérgio sendo apenas criança, sofreu tanto, por uma coisa que não poderia nunca mudar ? sua pele ? e como ele conseguiu superar todos os traumas que mesmo pequeno e com tanta coisa p se viver, sofreu.

STRIKING PHRASE ?
"Mas superar as dificuldades, isso sim é que é bonito. Isso é que faz de um garoto um homem. Isso é que transforma um homem numa pessoa melhor. Ao contrário uma pessoa cheia de ódios, de preconceito nunca poderá ser feliz."

pietra 20/02/2023

Racismo é algo que nunca viverei por ser branca, mas vendo relatos de pessoas negras durante meus 22 anos de existência, aprendi que é necessário combater esse preconceito.

no livro, o autor Walcyr trouxe uma situação bem triste, mas verdadeira, que me fez refletir. no final de tudo, nossa cor não importa, somos pessoas iguais que respiram o mesmo ar e compartilham o mesmo mundo.

sei que a sociedade contém indivíduos ruins, racistas e que acham que são superiores a alguém. porém, é nessa hora que precisamos usar a nossa voz para ajudar aqueles que sofrem desse mal.

nós, brancos, não podemos tomar o lugar dos negros nessa luta, mas conseguimos fazer o possível para que o mundo seja um lugar melhor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5