Irmão Negro

Resenhas - Irmão Negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helo 18/04/2024

Reflexivo
Eu li esse livro junto com a minha irmãzinha de 11 anos para a escola. Ela está na sexta série e achei muito legal que o colégio selecionou este livro como leitura obrigatória. A história traz uma consciência de cor e histórica enorme, o que é fundamental para moldar as novas mentes.

Sara 10/04/2024

Brasileiro
Irmão negro é um livro necessário. Abordando o tema de racismo no próprio país e ainda mostrando fatos. Faz realmente os leitores refletirem. Assim como Léo fez por boa parte da história. Como pode um país ser construído a base de preconceito? E isso ser enraizado até chegar nos tempos modernos?

Mairaoliv_ 07/04/2024

Li em um dia
A leitura me surpreendeu, é um infantojuvenil, mas apesar da leitura fácil e linguagem simples, o livro aborda temas bem complexos e relevantes.

"Quando a gente gosta de alguém, deve gostar da pessoa como ela é."

0ots.exe 24/03/2024

Sério?
Li esse livro por causa da escola, é pequeno e rápido, bom sobre o conteúdo do livro, ele tem alguns pensamentos legais e tals, mas ele se resume da síndrome do " Branco salvador" sempre, sempre que possível é enfatizado que FAMÍLIA de Leonardo fez uma grande " ação" ajudando o sobrinho da mãe de Leonardo, que virou seu irmão.
O livro passa uma questão boa, mas acho que foi "pouco" elaborada, parece uma mistura de um livro de palestra com um livro de infanto juvenil
O livro fala sobre uma questão séria, mas não dá forma certa.

Isa 31/12/2023

Irmão Negro
Li para o teatro da escola, entoa não esperem muito dessa resenha kkk
Um livro que desenvolve bem a questão do preconceito racial, desde o preconceito sofrido pelo irmão Negro até quando o menino branco começa a perceber a diferença de tratamento que o seu irmão Negro recebe.
O final é muito emocionante, não esperava por essa kkk

luluu!! 30/12/2023

ótimo livro.
O livro mostra exatamente a desigualdade com o racismo. a cena da lata de pêssego pra mim foi uma coisa super marcante. Sérgio contando tudo aquilo foi tão triste por saber que na vida real tantas pessoas e CRIANÇAS passam por isso! fiquei impressionada com a amiga de Sérgio e Leo descobrindo sobre seus antepassados. muito interessante!

Alle_Marques 24/12/2023

Um irmão que me fez descobrir muitas coisas importantes.
...
A ideai foi boa e ele é bem mais responsável do que imaginei que seria. Trata de temas importantes como o racismo estrutural, os traumas, classes sociais e família, talvez de pra discutir até sobre adoção e adoção inter-racial, a leitura também é acessível e rápida.

Porém, gostaria de ter visto mais do Sérgio, para um personagem tão importante na obra, ele parece aparecer pouco, mal fala e quando aparece está sempre “ocupado” sofrendo racismo, seu ponto de vista de vez em quando seria bem interessante, ou pelo menos alguns diálogos esclarecedores com o Leo já seriam o suficiente.

Além disso, aquele final também não me convenceu, pareceu pra mim que o autor precisava incluir um grande choque, um grande trauma na história e por isso tomou aquelas decisões. A tal violência que ele retrata é, infelizmente, uma realidade, mas a forma como ela foi colocada na história não funcionou tão bem, pelo menos pra mim, pareceu forçado, aleatório, acredito que teria sido bem melhor se essa “reviravolta” já tivesse vindo sendo trabalhada mais explicitamente desde o início, ao invés de ser só jogada no final, e também, a “resolução” pra ela, a forma como as coisas foram “resolvidas”, foi bem fraca, bem irreal, mesmo para um livro voltado para o público infantil.
...
[...] Abri os braços! Apertei bem forte! Sérgio ficou admirado. Hesitou. Era bem tímido, logo vi. Depois também me abraçou. Meu pai e minha mãe sorriram, se abraçaram também e trocaram um superbeijo. Acho o máximo, porque às vezes meus pais se comportam de um jeito muito apaixonado!
Só mais tarde, no caminho de volta, fiquei pensativo. [...]
36° Livro de 2023, 48ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

juliapachsco 28/09/2023

Livro infantil com temática importante!
Um livro que trata do racismo de forma leve na medida do possível para que uma criança consiga aprender sobre. Leitura fácil, personagens infantis e um final feliz.

andyp16 16/09/2023

Muito bom!
A leitura do livro é super rápida, dá pra concluir em um dia. é um livro que eu já tinha há um tempo e resolver ler, a história é muito boa e o sérgio e o leo são dois fofos. amei o livro e a escrita!

Ana Paula Hoffmann 28/08/2023

Livro destinado ao 8º ano, com uma linguagem acessível. O modo de trabalhar o tema foi bastante assertivo, de maneira sensível e também desmascarando diversas crenças sociais que acabam corroborando para atitudes preconceituosas. Ótima obra para trabalhar o tema racismo.

Daniel.Malaquias 31/05/2023

Uma história sobre racismo
Esse é um ótimo livro, fala sobre racismo de uma forma clara, objetiva e esclarecedora. Apesar de seu teor didático, é uma história que envolve, emocionante e muito inspiradora. Livro bastante atual, além de ser recomendado para todas as idades.

Mari Sarmento 26/04/2023

O livro é bem rapidinho de ler, e vale apena, conta uma história onde houve diversos casos de racismo, que infelizmente ainda existe aqui, tive que ler ele por causa da escola, mas foi mt legal. Dá pra lê ele em um dia

1 | 2 | 3 | 4 | 5