Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Zé Vinicius 10/03/2023

Fantástico!
Se você soubesse que alguém iria ser assassinado, você avisaria a futura vítima? Em uma história envolvente, Gabo nos conta como aconteceu a morte de Santiago Nasar e como a cidade em que esse morava tanto sabia quanto não fez nada para o proteger do horrível fim. A riqueza de detalhes nos tira sentimentos vastos, como repulsa, nojo, tristeza e compaixão. Após ler essa obra só posso pensar que Gabriel García Márquez é um autor que merece ser lido por todo o mundo.

LAvia 08/03/2023

Qualquer homem será feliz com elas,foram criadas para sofrer
Márquez sabe criar uma história como nenhum outro, amo como um acontecimento que ocorre desde do início do plano até o final fatal em pouquíssimas horas, se torna uma história que envolve, que mesmo sabendo tão pouco do personagem vc sente parece que vc os conhece tão bem.

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Crônica de uma morte anunciada" do escritor colombiano Gabriel García Márquez conta a história de Santiago Nasar, um jovem rico e charmoso que é brutalmente assassinado em uma pequena cidade da Colômbia. A narrativa é permeada de descrições dos personagens e do ambiente, construindo uma atmosfera de tensão e suspense. O enredo gira em torno da busca pelo motivo do assassinato e da responsabilidade da comunidade local que, mesmo sabendo da intenção dos irmãos Vicario de matar Santiago, nada faz para impedir o crime. A obra reflete sobre questões como a honra, a moral e a justiça, além de trazer à tona a complexidade das relações humanas e a fragilidade das verdades estabelecidas.

Comentário:

"Crônica de uma morte anunciada" é uma obra prima da literatura latino-americana que mistura elementos do realismo mágico com uma trama de suspense policial. A narrativa é construída de forma não linear, apresentando diferentes perspectivas e versões dos acontecimentos, o que permite ao leitor montar sua própria interpretação dos fatos. O autor utiliza uma linguagem simples e acessível, mas com uma carga poética e metafórica que confere à história um tom misterioso e poético. A obra aborda questões sociais, culturais e históricas da Colômbia, mostrando as tradições, valores e costumes de uma pequena cidade do interior do país. Além disso, a obra aborda temas universais, como a violência, a justiça, a honra e a culpa, o que faz dela uma leitura indispensável para compreender a complexidade da condição humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Andreya.Stella 27/02/2023

Rápido e leve
Achei a leitura bem fluída! Claro que fica uma ansiedade para que os detalhes da morte anunciada sejam contados, mas é uma história boa de acompanhar!

Raissa.Valderamos 26/02/2023

Uma morte MAIS que anunciada
Nunca vi um povo tão inútil em evitar um crime.
Dito isso, adoro a construção da atmosfera de cidade pequena nos livros do Gabo.

ticinhachan 26/02/2023

A linha tênue entre a justiça e o crime.
"Mas a maioria das pessoas que teriam podido fazer alguma coisa para impedir o crime e, no entanto, não o fizeram, consolaram-se com o pretexto de que os assuntos de honra são arquivos sagrados a que só têm acesso os donos do drama."

Gabriel Garcia Marquez é mundialmente conhecido pela sua literatura que escorre entre as linhas do literário e jornalístico. Aqui, ele apresenta a narrativa de um crime baseado em uma história baseada em outra que ele mesmo presenciou de perto. Aqui, questões como honra, valor da vida humana e tensões sociais são postas ao leitor de forma muito dinâmicas (as vezes, quase cômicas) em uma história de tragédia anunciada.

O maior defeito desse livro, é que ele acaba rápido. Ninguém escreve como Gabo..

Marilia 24/02/2023

Crônica de uma morte anunciada
Prova meu ponto de que: Ninguém pode impedir o que tá escrito. Nem mesmo uma cidade inteira. Mas conseguimos como observadores perceber a diferença entre quem quer ajudar e tenta, quem quer ajudar teoricamente e quem literalmente quer mais é que você se f*d%.

pedro 24/02/2023

Acho que o Rian Johnson já leu esse livro e provavelmente amou, e se inspirou para vários de suas histórias de assassinato.

Tuani 23/02/2023

Fofoquinha gostosa
Do nada alguém morreu e Gabis sai atrás de informações sobre o causo como se fosse a maior fofoqueira da vila e junta tudo em um livro haha
A narrativa é muito fluída, do tipo que você acompanha enquanto come aquela pipoquinha gostosa e diz pra contar mais porque tá pouco.
Vários personagens se misturam para contar a história do dia que Santiago Nasar morreu. E quando digo que se misturam é porque mal acabou o parágrafo e no seguinte é outro personagem contribuindo para detalhar a trama.
A forma de contar a história é muito única. Não funcionou muito comigo mas valeu a experiência.

Laís 22/02/2023

E como já diria o grande e famoso ditado, que usamos e gostamos muito:

??: fofoca?
???: aceito.

Tiago 22/02/2023

Uma ótima escolha para quem quer conhecer a obra de Garcia Márquez
Numa época em que todos se preocupam com a revelação de "spoilers", este livro serve para mostrar que isto não passa de uma grande bobagem. Já no título e na primeira frase do livro "No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar acordou às 5.30 da manhã para esperar o barco em que chega o bispo" sabemos exatamente o que vai acontecer na história.

Gabriel Garcia Márquez, com seu talento ímpar para contar histórias, nos oferece uma história num formato bem inusitado. Ela é contada várias vezes e de uma forma completamente não-linear no tempo, com detalhes e pormenores sempre adicionados. Descobrimos que todos na aldeia sabiam do destino reservado a Santiago Nasar mas ninguém teve a iniciativa de tentar impedir (ou porque não acreditavam que fosse realmente acontecer ou porque achavam que outra pessoa ia contar a Santiago) a tragédia. Chega a ser engraçado ver como a fofoca se dissemina entre os personagens e como estes são sonsos e cínicos.

É um livro bem curtinho que, tendo tempo livre, conseguimos ler em um fim de semana ou mesmo em 1 dia. Leitura recomendadíssima.

jurcasari 21/02/2023

Cada um cuida da sua vida
Foi meu primeiro livro do Gabo e me impressionei com a leitura, toda vez que pegava pra ler não queria parar!
Por mais que a morte de Santiago seja anunciada desde a primeira página, é incrível ver a
história sendo contada e a gente buscando entender qual a verdade e como foi. da muita angústia ver que todo mundo sabe da morte dele e não o avisa, deixando-o morrer. Recomendo muito a leitura!
A dúvida que fica: foi ele ou não foi?

renni 19/02/2023

Livro curtinho que jurei que ia levar um dia pra ler mas levei foi uma semana.

Engatei mesmo da metade pro fim. Todo o resto foi um parto e bem confuso.

Por fim, achei a forma da escrita bem interessante. A história é contada conforme o narrador absorve e descobre as informações. É quase alguém te contando uma fofoca em partes kkkkkk

Pedro.Martins 19/02/2023

Um quebra cabeça
Esse livro é como um quebra cabeça, mas não porque ele vai cria mistérios, mas porque ele te dá informações em pedaços.
Por exemplo: a consumação do crime acontece no primeiro capítulo, depois no segundo nos é dito o porquê do crime, no próximo descobrimos os autores e assim por diante, até que leiamos o crime de fato.
Pretendia ler esse livro em 16 dias, mas ele me impressinou e quando vi já o tinha terminado. Um ótimo livro pra quem quer uma leitura razoavelmente rápida e sem muitos escrúpulos.