Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

david andriotto 12/02/2023

Nunca houve uma morte mais anunciada.
Ideal para o primeiro contato com o querido gabriel garcía márquez, crônica de uma morte anunciada foi uma leitura muito surpreendente.

mesmo que logo no início, na primeira frase, se anuncia o nome do falecido e o horário de sua morte, o mistério só termina (não termina!) no final.

Iya Moura 09/02/2023

Que livro!
Que livro senhores!
Escrita maravilhosa, título intrigante, temas relevantes. Ele consegue deixar claro que não se trata de quem matou, onde matou, se matou ou quem morreu, mas como tudo aconteceu.

Não adianta correr pro final e tentar ler o nome da pessoa, vai precisar ler o livro todo! E que prazer em ler esse livro. Terminando cheia de perguntas tão intrigante quanto "Capitu traiu ou não traiu?".

Izabel60 08/02/2023

Que livrinho
Eu pensei ?rampeize é um livro fininho vou terminar em um dia?
Mano mano mano que livro difícil, por varias vezes eu voltei pra entender oque aconteceu, foi uma escrita tão inteligente que eu não acompanhei kkkkk
Mas se eu consegui entender uma coisa, eu concordo com o assassinato, faria o mesmo, mas se alguém puder me explicar essa pérola me ajudem!

Gabriela3420 06/02/2023

Crônica de uma morte anunciada
Motivos para ler "Crônica de uma morte anunciada":
1. Inspirado em um crime real que aconteceu em 1951, na Colômbia. Foi escrito numa mistura de crônica jornalística e prosa, que envolve desde as primeiras páginas.
2. O narrador-personagem - que possivelmente é o próprio autor - investiga o crime décadas depois, mesclando suas próprias memórias aos testemunhos de alguns envolvidos na tragédia, com uma pitada de realismo mágico e descrições de costumes latino-americanos.
3. Esse não é um livro em que a maior reviravolta consiste em descobrir quem é o assassino. Pelo contrário, os autores do crime são revelados logo nas primeiras páginas. A narrativa nos convida a refletir especialmente sobre justiça, vingança, lealdade, honra e culpabilidade.
Recomendo fortemente pra quem quer ter um primeiro contato com a escrita e estilo de Gabriel Garcia Márquez.

Leonardo1436 29/01/2023

Vale tudo pela honra?
Gabriel García Márquez foi um dos maiores ícones literários de todos os tempos. Figura importantíssima da América Latina, foi vencedor de vários prêmios, dentre eles o Nobel de literatura em 1982. García faleceu em 2014, porém imortalizou várias vezes sua querida Colômbia em seus mais de 30 livros publicados e premiados. Agora, caso ainda não conheça, é chegado o momento de se aprofundar um pouco mais em uma de suas maiores obras, Crônicas de Uma Morte Anunciada, publicada originalmente em 1981.

Nesse belo Romance, toda trama gira em torno de uma morte literalmente anunciada. O narrador da história não é revelado, mas apresenta muitos fatos sobre como se deu o crime. De inicio como ocorre em muitos países latinos, uma festa de casamento é um evento memorável, muita bebida, comida, música e lá se vai a madrugada de comemorações. Após uma grande noite de festas, a manhã é marcada pela morte de Santiago Nasar, um homem jovem com fama de sedutor, ríspido e conhecido por suas aventuras amorosas na cidade. O que marca essa morte é que muitos tinham conhecimento dos motivos, muitos sabiam que aviam prometido mata-lo e mesmo assim não fizeram nada para tentar evitar. Como se o funesto desfecho fosse inevitável.

O casamento fantástico se apresenta um casal improvável. Bayardo San Roman (novo na cidade, de família rica e tradicional) ao ver a apagada e nada promissora Ângela Vicário, promete a si mesmo que casaria com a jovem. Naquele tempo, era de suma importância apresentar-se aos pais da noiva e anunciar suas intenções, mesmo conhecendo muito pouco a candidata. Ângela sabe que não merece aquele homem, é muito mais do que ela esperava, e mesmo não conhecendo/amando o pretendente, embarca na oportunidade instigada por seus pais. Um casamento como esse é como um cometa, que acontece uma vez na vida e outra na morte. Começando errado, cheio de segredos, o casamento estava fadado ao caos e numa cidade tão pequena, impossível as fofocas e buchichos não ganharem força.

O livro é relativamente curto, possui 157 páginas e falar muito mais sobre o enredo pode estragar sua experiência durante a leitura. Algumas questões chamam a atenção e é possível traçar um paralelo com o mundo real. Questão ética e moral sobre honra, sobre proteção, sobre as mentiras bem intencionadas e um terrível desfecho. O autor consegue de forma genial relativizar crimes de uma forma a convencer o próprio leitor, de que não teria outro jeito. Dilemas morais que nos dias de hoje seriam facilmente resolvidos com uma boa e franca conversa, mostra que antigamente, numa cidade de costumes tão tradicionais e arraigados , é inconcebível certos acontecimentos.

Muito próximo do que realmente acontece na vida real, o livro tem um desfecho simples, direto, implacável. Uma narrativa única, atemporal, conta a história de forma não linear indo e vindo no tempo, apresentando provas, e conversas antes do terrível dia. García Márquez assim como uma boa ficção policial, aposta num olhar investigativo que permite ao leitor montar um quadrante de provas e fatos que levaram a tudo acontecer como aconteceu. Um crime arquitetado pelo destino, que uma simples mudança na ordem dos fatos, teria um desfecho totalmente diferente.

site: https://mundohype.com.br/review-cronicas-de-uma-morte-anunciada-de-gabriel-garcia-marquez/

Jordan5 28/01/2023

Garcia Marquez nos mostra toda a sua habilidade como jornalista nesta crônica, narrando de forma não linear os acontecimentos principais da obra. Um livro curto, divertido e cativante.

renata 27/01/2023

Crônica de Uma Morte Anunciada
provavelmente eu vou ler novamente, pois não consegui digerir esse livro totalmente no momento. de todo modo, é um livro muito bom! adoro crônicas e essa foi impactante de ler.

Lud 26/01/2023

Já fazia um tempo que queria ler algo do Gabriel Garcia Márquez, mas não sabia por onde começar. Até que vi esse livro na biblioteca este começo de ano e fui automaticamente atraída pelo título desta história e por ser um livro curto também. E gostei muito da escrita do autor! Fiquei encantada em como ele vai costurando os acontecimentos. Mesmo de cara já sabendo da morte que vai acontecer, a maneira como isso vai ocorrer, quais pessoas causaram ou tentariam impedir, coincidências e acasos que vão interferindo até o desfecho em si, tudo vai acontecendo de uma maneira que nos prende na história até o fim. E apesar da morte envolvida, acho que a narrativa tem uma certa leveza, que em alguns momentos é quase cômica. Enfim, gostei muito. Foi uma leitura super fluida, dá pra ler numa sentada só. Já estou ansiosa por ler mais livros do autor.

jubs 26/01/2023

é interessante mas nao posso dizer que gostei, achei bem confuso, talvez pela linguagem mas acho que tbm era um pco do objetivo.

enfim era leitura obrigatória ent ta feita

Lívia 25/01/2023

simplesmente Gabo
Tinha esquecido como é leve e prazeroso adentrar no mundo de Gabriel Garcia Marquez, confesso que é uma imersão profunda na história, e me pego várias vezes pensando como alguém tem essas ideias e essa sutileza que esse autor colombiano tem!
Como diz o próprio título, a morte de Santiago Nasar foi anunciada, todos do vilarejo já sabiam da intenção dos irmãos Vicário de matar o ?culpado?, que em toda a investigação do curioso narrador, não consegue descobrir se ele realmente fez o que levou Pedro e Pablo a mata-lo.
Achei incrível a sensação investigativa que o narrador emprega no enredo, de tentar durante toda a história entender o porquê ninguém avisou-o de que iria ser assasinado, e realmente narrar o ocorrido apenas no final do livro.

lucasandrade 25/01/2023

Só quem ia morrer não sabia, em parte...
Esse gostei mais que Amor nos tempos do cólera, achei com uma dinâmica melhor, mais fluido e tem aquele toque de tragédia e comicidade que prende o leitor.

Bia 24/01/2023

Gabriel García Márquez
Acho que não era a experiência que eu tava esperando ter com Gabriel García Márquez. A escrita não me agradou de cara e demorei pra engrenhar na leitura. Ainda assim, espero gostar dos próximos.

thecia 23/01/2023

tudo continuou com cheiro de Santiago Nasar naquele dia
Tive meu primeiro contato com Gabriel Garcia Marquez em ?ninguém escreve ao coronel? e ali eu já soube o quanto ele conta histórias lindamente e com facilidade.

Temos uma revelação assim que abrimos o livro: Santiago Nasar vai morrer! E, confia em mim, isso não é um spoiler, pois é o próprio autor que nos conta logo nas primeiras linhas, sendo bem fiel ao título do livro.

E é a partir desse conhecimento da morte do Santiago Nasar que, estranhamente, ficamos ainda mais curiosos para saber todos os detalhes dessa morte e, principalmente, por que ninguém ajudou Santiago ou impediu os irmãos Vicario de cometerem o crime.

E Gabo intriga o leitor a partir disso, como um belo contador de histórias que é, e deixa ao longo da narrativa a dúvida constante de, se todos sabiam que o assassinato estava para acontecer, por que ninguém interviu para evitar isso?

O que mais me pegou é que, Santiago morre e isso é uma certeza, mas nada conseguiu me impedir de seguir torcendo para que ele fosse avisado a tempo e desviasse seu caminho, ou que conseguisse sobreviver de alguma forma. Esse é o poder de Gabriel García Márquez!

Caêmaa 18/01/2023

Garcia marquês
Gabriel Garcia Marques é genial. Qualquer um que conhece "100 anos de solidão" pode afirmar isso sem sombras de dúvida.
Assim como todos os seus livros, cada página pode ser lida milhares de vezes e voce vai sempre encontrar um detalhe novo, um novo personagem com uma caracteristica inusitada.
Apesar da história original, baseada em um episodeo da juventude do autor (a história ocorre em torno de um assassinato), esse não é um dos meus favoritos do colombiano.
Porém pode ser uma boa pedida para conhecer mais da trajetória desse maravilhoso escritor.