Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Ale 06/11/2023

Primeira vez que li Gabriel Garcia Marquez e amei a escrita dele. A gente já sabe o que vai acontecer desde a primeira página e mesmo assim a história nos prende até o fim. Só um gênio da escrita conseguiria produzir esse feito.

Invasão Bárbara 05/11/2023

Crônica de uma morte anunciada
Esses dias esqueci a leitura atual em casa, junto com o e-reader, e não teria tempo de ir até a biblioteca da Letras pegar algo para me distrair nos intervalos. Foi graças a esse pequeno descuido que descobri, na biblioteca do meu curso, uma estante de literatura, com, no máximo 50 obras, entre elas uma que passaria reto se uma colega não a tivesse recomendado na noite anterior. Foi assim que o Universo, cansado da minha falta de atenção, jogou no meu colo um Gabriel García Marquez e gritou: "Para de enrolar e lê essa 🤬 #$%!& logo!"

No primeiro parágrafo ficamos sabendo que Santiago Nasar acordou às 5:30 no dia em que seria morto, retalhado como um porco na frente de sua casa. (começa assim, sem dó nenhuma do leitor)

Nas páginas seguintes, um narrador semi-anônimo, testemunha do ocorrido, entrevista seus vizinhos e conhecidos para juntar os detalhes daquela fatídica manhã.

Na noite anterior, havia ocorrido uma grande festa de casamento, todos os moradores locais foram convidados e o clima deveria ser só de alegria. Porém, algo aconteceu no meio da madrugada, desencadeando a ira contra Santiago, um rapaz de boa família, vinte e poucos anos, amigável e também prestes a se casar.

Acompanhamos a notícia da desgraça se espalhando pelo vilarejo interiorano, com cada cidadão descobrindo o que estava por vir.

A narrativa não é linear, é um quebra-cabeças sendo montado. O livro, publicado em 1981, é uma mistura de relato jornalístico com tragédia grega, daquelas impossíveis de serem impedidas pela vontade humana.

Não vou ficar surpresa se A História Secreta, da Donna Tartt, teve o Crônica como uma das suas referências: o livro da norte-americana tem a estrutura bem semelhante à do colombiano.

Enfim, amei a obra, recomendo para todos os gostos. E mais um Garcia surge aqui na página, é um sobrenome comum e gosto de pensar que estamos todos ligados por longínquos laços de sangue ou afeto. Sei que é uma ideia romântica, meio boba, mas ela sempre me faz sorrir.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Icaro 04/11/2023

Genial
Livro-crônica que relata uma história de assassinato em uma cidade fictícia no litoral da Colômbia.

Gabo, genialmente, nos envolve em saber como o assassinato se desenrola já sabendo que ele acontece no título do livro.

Publicação de 1981 pela Editora Record.

Nota 9,5/10 ???

inasantos 04/11/2023

Poderia falar que é um livro fofo, mas conta a história de uma morte e poderia soar estranho. Mas o autor consegue prender o leitor desde o início mesmo que no título do livro já conte o enredo, mesmo que nas primeiras páginas já anuncie o falecido. Irreverente e mágica a escrita.
Primeiro livro que li do autor, já adorei e quero ler outros!

Luísa 31/10/2023

Santiago Nasar vai morrer. Todo mundo sabe disso, menos ele.
No dia em que o matariam, Santiago Nasar se levantou às 5:30 da manhã, se vestiu e foi em direção a praça. Todos da cidade já sabiam do iminente assassinato, tanto é que muitos já viam Santiago como um defunto vagante que esqueceram de enterrar. A notícia foi passada aos gritos pelos próprios assassinos durante muito tempo, porém, quando ela chegou até Santiago já era tarde demais.
O escritor traz em Crônica de uma morte anunciada uma história visceral, angustiante e por vezes cômica. Todos os habitantes da cidade, cada um a seu modo e em seu momento, tiveram a chance de salvar Santiago, mas optaram pelo silêncio, guiados pela ideia de que um próximo iria tomar a frente ou até duvidando da veracidade das informações, mesmo sabendo que a dúvida poderia tanto fazê-lo viver quanto morrer. Mas o mais incrível da história é o fato de que o plot central do livro já nos é apresentado nas primeiras linhas do livro, e mesmo assim continuamos ele com afinco, afinal, é a primeira vez que vemos uma morte sendo anunciada com tanta assiduidade.

biaha27 19/10/2023

Diferente
Para ser sincera, esse livro tinha tudo para ser bom, o enredo é muito bom e cativante, mas a leitura é muito complexa, difícil demais. Enfim, mas acho q valeu a experiência da leitura. Além do Santiago ter sofrido muito acho q a Ângela tb foi uma grande vítima. Recomendo para quem quer começar a ler ?clássicos?.

isabellebessaa 17/10/2023

Mesmo sabendo o que vai acontecer com o protagonista, a história te prende por ser bem escrita e cheia de mistério. O final é dilacerador e quase que poderia ter sido evitado. E eu sou suspeita pois Gabo é um dos meus preferidos. ?

Maria Clara 08/10/2023

Patético...
Sei que é um livro premiado e, lendo as resenhas, 99% das pessoas gostaram. Entretanto, a minha experiência foi péssima!
Não sei se é por conta da tradução, se é porque eu não sou acostumada com a escrita dele ou se é só porque é realmente péssimo.
O autor introduz 5 personagens por página, não explica e, quando achei que o livro iria finalmente acabar, ainda tinha 30 páginas pela frente.
O ponto positivo, que me fez dar 1,5 estrelas, é a crítica social de que todo mundo sabe, mas ninguém faz nada; a fofoca rola solta e ninguém avisa o pobre coitado.

mauricio.sperb 06/10/2023

Divertidíssimo!

Uma maneira muito interessante de contar uma história "simples" de um assassinato.

Te prende do início ao fim e, mesmo já sabendo do desfecho desde a primeira página, continuei até o final desejando que o personagem escapasse do seu destino trágico.

Zuca 28/09/2023

Mola propulsora – ou antes ainda, alvo a ser atingido –, a "morte anunciada" do título acaba por fazer da novela mais exercício narrativo do que simples veículo para ficção tradicional: queimada a carta final – o fato "morte", ou o "o quê" – na largada desde a capa, a dificuldade aqui seria tornar os "comos" (personagens e eventos que levam o fato a ser consumado) interessantes o suficiente para sustentarem a ilusão de pé.

À moda de García Márquez, as menos de 200 páginas do livro não dão conta da infinidade de peças que contribuem para a eventual solução do quebra-cabeças (apresentações são feitas literalmente até a última página) e das ainda mais numerosas pontas soltas que teriam levado os envolvidos até ali; mas para muito além da dificuldade de acompanhar o ritmo do autor, Crônica de uma morte anunciada é uma oportunidade única de acesso rápido à um fluxo imaginativo deslumbrante, que mina de uma fonte aparentemente inesgotável.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Diogo310 27/09/2023

Como sou apaixonado pelo estudo da linguagem, é óbvio que fiquei totalmente fissurado pelas estratégias narrativas. o caráter jornalístico que garcia marquez usa para narrar todo esse rolê absurdo que envolve a morte de santiago é genial e da o ritmo frenético e direto ao ponto que cativa o leitor a querer mais (mesmo que sim, santiago nasar vai morrer e, sim, sabemos quem o matou)

o narrador é uma ótima escolha porque ao mesmo tempo que basicamente documenta tudo que aconteceu, consegue dar um ar emotivo e sensível à situação toda, pois estava presente e carrega a culpa de não ter feito nada para evitar o ocorrido.

bah esse livro e foda demais, o caráter pop jornalístico/documentário se mistura com os elementos de uma cultura latina e isso tudo misturado foi uma combinação do caralhooooooooo, terminamos o livro apaixonado pela mente desse mano... fora as um milhão de dúvidas e peças mal ecaixadas pra deixar com uma pulga atrás da orelha bah mt pica, curti p krl

(nn marquei como spoiler pq tdo que falei a gnt descobre nas primeiras páginas do livro, ent tá tdo bem..)

dia 26/09/2023

Crônica de uma morte anunciada
Crônica de uma morte anunciada é um livro que retrata o dia do falecimento de Santiago Nasar a partir de diversas perspectivas. Desde o início já é anunciado para o leitor que Nasar irá morrer, mesmo assim parece que fiquei na expectativa que algo acontecesse para impedir o acontecimento. O narrador-personagem volta para o povoado, depois de 27 anos, com o intuito de reconstituir o último dia de seu amigo, buscar o que realmente aconteceu e o que motivou a sua morte.

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Gabriel García Márquez e eu confesso que gostei muito da escrita e estou curiosa para ler outras obras do autor. Entretanto, acredito que talvez algumas palavras pudessem ser mudadas (de acordo com a tradução e tal).

Temos uma morte que poderia ser impedida, mas nem todos acreditaram que aconteceria, enquanto outros queriam que acontecesse e outros não conseguiram impedi-la. Foi interessante ver a perspectiva de cada um e a discrepância entre alguns pontos de alguns relatos dados ao narrador.
Maria17758 12/10/2023minha estante
também acho que a record peça muito nas traduções dos livros dele!

pirocadeperuca 21/09/2023

?Teve até o cuidado de sacudir com a mão a terra que ficou em suas tripas?.
é um conto breve, tão natural que parece ser história verdadeira. é uma leitura tão boa e fluída que nem se percebe as 100 páginas voando.

Marielle6 18/09/2023

Mds gente...
A sensação de terminar esse livro é tipo: como é que ninguém fez nada??????
Mas o Marquez é sensacional na escrita, outro livro muito, muito bom do autor!

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Gabo sempre incrível
Lá no início é no título a gente sabe que ele morreu. Mas o dom de contar da forma mais incrível uma morte só pode ser louvável em se tratando do Gabo. Maravilhoso