Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez




Resenhas - Crônica de uma morte anunciada


828 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kácio 15/06/2024

Excelente
A crônica de uma morte anunciada mereceu com toda a certeza o prêmio Nobel de literatura. Nunca havia lido nada de Gabriel Garcia Marquez e me surpreendi com sua escrita.

Logicamente não foi a primeira nem a segunda leitura que me prendeu, mas a terceira e aí foi ler sem parar e ao chegar próximo do fim, deliciar.

Simplesmente excelente!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rklendo 08/06/2024

Bom
Faz meses que eu não usava skoob e faz meses que li o tal livro. Pelo que me lembro, me envolveu bastante e foi uma leitura fluida. Foi a primeira obra que li de Gabo.
Sempre acho cômico quando de primeira entendo o porquê de um livro possuir determinado título. Aconteceu com este. Desde a primeira página ficou claro o nome.
Não fazia ideia que a morte (já premeditada) de uma pessoa poderia ser tão bem desenvolvida. A personalidade de Santiago e os indícios óbvios de morte me cativaram. Ele nem é uma pessoa cativante, mas a morbidez o torna.
comentários(0)comente



Jéssica 07/06/2024

Releitura
Reli esse livro maravilhoso e angustiante,incrível como poucas páginas podem te despertar tanto sentimentos.
Nunca esqueci Santiago segurando as tripas e falando "Me mataram querida wene"
comentários(0)comente



Hév 07/06/2024

??
Foi meu primeiro contato com Gabo, entendi o motivo do frisson, a escrita é bem envolvente, não é simples, mas também não chega a ser absurdamente complexa, tem seu próprio ritmo e ele flui. Interessante como o autor consegue nos prender até o fim do livro mesmo já anunciando (rs) o que vai acontecer no final literalmente na primeira linha. O que interessa não é o ?o quê?, são os ?como? e ?por que?. Adoro livros que passam a sensação de estar ouvindo uma história ser contada na calçada de uma cidade do interior e é exatamente isso aqui, conhecemos bem cada um dos moradores dessa cidadezinha pela visão do narrador e entendemos os motivos individuais da falta de aviso coletiva a Santiago sobre sua morte já então anunciada aos 4 cantos.
comentários(0)comente



Mari Marinho 05/06/2024

Não sei fazer resenha, mas...
Minha primeira experiência com Gabriel Garcia Marquez, e gostei bastante! Foi indicação de um colega do trabalho (livreiro apaixonado pelo gabriel) e de todos que ele falou, esse teve a história que mais me interessou.
Sobre a história, confesso que foi um pouco confusa (acho que a tradução pegou um pouco), mas peguei bastante coisa dela. Como pode uma pessoa não ter gritado um SANTIAGO TU VAI MORRER 🤬 #$%!& ! (???) Juro...
8/10
comentários(0)comente



Laura.Oliveira 04/06/2024

Uma ótima introdução à Gabriel Garcia Márquez
Li Crônica de uma morte anunciada pela primeira vez há cinco anos e, na época, a história não me pegou tanto por ser época de vestibular e meu primeiro contato com a literatura fantástica de Gabriel Garcia Márquez. Resolvi reler porque passou tão batido que eu pouco me lembrava da história, exceto pela parte em que alguém matava o “protagonista”.
Dessa vez, a leitura me envolveu mais e foi fluida. Já li outro livro do autor e, perto de cem anos de solidão, esse é bem mais fácil de ser lido e, na minha opinião, também é mais envolvente. A recontagem do causo de morte acaba envolvendo e, quando você vê, a história acabou. Vale a pena.
comentários(0)comente



Guilherme 03/06/2024

Crônica de uma morte anunciada
Precisa se escrever 100 caracteres aqui, acho que não tenho nada a acrescentar. Apenas que não consigo deixar de lançar uma visão de gênero sobre as minhas leituras, e que desgraça o machismo (juridicamente respaldado, como sabemos pelo julgamento) foi capaz de causar na história.
comentários(0)comente



FranciscoKern 26/05/2024

Cinismo e iluminação.
A tranquila reação do cínico; a indiferença do iluminado.
Tenho pouco a dizer; não sei por que é necessário escrever no mínimo 100 letras aqui
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tiago José 23/05/2024

A maneira quecutiliza em cada uma das cinco partes prá contar sobre a morte anunciada de Santiago Nasar é fascinante. Idas e vindas, lembranças divergentes, movimentações na cidade, comunicação, as palavras... Gabo realmente exerceu o primor cuidadoso aqui.
Debora411 26/05/2024minha estante
Esse livro é impressionante. Li em janeiro desse ano e até hoje as vezes eu fico pensando nessa história e em como é possível alguém escrever assim.




Natalia 10/05/2024

Crônica de uma morte anunciada (Gabriel García Márquez)

Início essa resenha com uma mente cheia e, ao mesmo tempo vazia. Nunca tinha lido nada desse autor, confesso que nem o conhecia. Desculpem-me, mas é verdade. Agora que o conheço chego a lamentar o tempo que perdi, foram anos de leitura em que eu poderia ter tido a honra de dedicar-me a esse autor.

De cara me deparo com um início que me deixou extremamente curiosa quem era Santiago NASA e o que ele fez para merecer tal destino? Esse romance se passa em um período de horas e, ao mesmo tempo anos. Ele descreve a morte de Santiago e permite ao leitor um vivencie cada momento daquele dia.

Nas primeiras páginas me perdi e precisei retornar ao início. Mas tenho certeza de que foi uma falha de atenção minha e não da escrita do autor. Aliás, pense numa escrita maravilhosa, uma escrita leve e fluída que permite à entrega total do leitor a história e, ao mesmo tempo complexa e marcante com regionalismos (muito bem explicados em notas de rodapés) e características que acredito ser típica da escrita do autor.

Quanto à história só posso dizer que é cativante, desde a primeira linha ela te pega e te segura até a última. Esse é um daqueles livros impossível de abandonar. Durante a leitura percebi em mim um misto de sentimentos, mas o mais marcante foi à angústia de observar um assassinato sem poder ajudar a vítima. E me perguntei durante toda a leitura porque ninguém o ajudou ou pelo menos falou CORREEEE! Mas também entendo o motivo e claro que só entendo porque ele é um recorte temporal e regional. E por ser fruto de seu tempo é compreensível. Fiquei impressionada com os detalhes do acontecimento. Detalhes esses narrados duas vezes e que conseguiu arrancar-me sensações distintas. Na primeira sai nauseada e na segunda bom continuo digerindo e tentando entender o sentimento.

Mas esse livro não traz apenas a história de Santiago e sua tragédia anunciada, ele traz também outras reflexões, por exemplo: costumes de uma época, costumes de um povo e a que mais me interessou a socialização. Não sei se intencionalmente, mas esse livro me fez refletir bastante sobre o que é nascer e crescer mulher, sobre o que é ser socializada para o matrimonio e a criação de uma família. E sobre o destino que a espera caso nada disso der "certo". Sinceramente, não sei se considero pior do que o destino que a espera caso tudo tenha dado "certo".

Por fim termino esse livro com pena de todos os envolvidos. Desde os carrascos até as meras testemunhas que visualizaram essa tragédia. E principalmente de Santiago, que talvez nem tenha merecido tal destino.

#resenha n°8
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



828 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR