Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Lili 27/12/2023

Mesmo de final conhecido, a leitura vale a pena
Mesmo sabendo o final já na primeira frase do livro, GGM conseguiu me prender até a última página.

A forma como todo mundo sabia e quase nada foi feito para se evitar o acontecido chega a ser torturante em alguns momentos. E mostra bem explícitos os valores locais seja no não evitar a tragédia, seja em assisti-la de camarote, sob olhar curioso, seja em até mesmo desejar que a silenciem através dos irmãos que retinham esperanças de alguém de fato os contê-los.
Todos ora embanhados nas razões da honra, na descrença da ousadia dos gêmeos oriundos de lar humilde, que mesmo alcoolizados desferiram vários golpes no dito cujo de família rica, ora no desafeto para com o futuro moribundo tinham seus motivos para se manterem em um silêncio nada silencioso. Rs

Pouco se fala de como é Santiago como pessoa, mas pelos seus diálogos com Guzmán e a filha dela... percebe-se ser mais um macho babaca no mundo e que foi morto por uma vendetta amparada em costumes bem típicos de vilas, cidades pequenas, povos mais antigos e conservadores. Mesmo praticamente toda a vila sabendo do ocorrido, muitos sequer ousam interferir; "em questões de honra, não se interfere". E os desdobramentos que se partem da morte anunciada vai virando um caleidoscópio gigante.

A crônica é narrada por um dos amigos de Santiago que buscou desvendar o acontecido até mesmo muitos anos depois. E mesmo com o passar de décadas, ainda ficou preso na memória dos moradores; uma grande fofoca contada e salteada por todos que os fizeram sair da mesmice de sua rotina ao menos uma vez na vida e se tornarem participantes de uma tragédia.

Eu me perdi no final no livro. Quando chegou na parte de Flora Miguel, os últimos passos de Santiago até sua casa me foi bem confuso. Mas mesmo assim o espanto me tocou, pois a Santiago foi lançado dois caminhos a seguir pelo seu futuro sogro e ele preferiu o caminho certo da morte. Talvez ainda não acreditasse que fossem mata-lo ali... e que debaixo de seu teto estaria protegido.

Maria.Luiza 20/12/2023

Um livro e um voo de 2h
Como sempre GGM é fantástico. Quem dia que um livro sobre assassinato mesmo vc sabendo o motivo e quem iria fazer vc ficar tão conectado até o final. Incrível a leitura!

Thais.Carvalho 19/12/2023

Na primeira frase já sabemos que o Santiago Nassar será assinado. A história é premiada de mistérios e tensão e envolve a vingança.

Luan.Rocha 19/12/2023

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, gostei do estilo do livro contando a mesma cena de vários pontos de vista diferentes, mas a história em si não me prendeu muito e na minha opinião falto desenvolver um pouco mais os personagens

Joyce Evelyn 10/12/2023

Perplexa
O título do livro já entrega o que vai acontecer, mas o jeito que o Gabo te prende até o final da história é impressionante!!!! Esse é o meu primeiro Gabriel Garcia Marques! E com certeza eu já quero ler TUDO dele!

Kah 03/12/2023

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, e gostei da escrita, é rápida e fluida, mas não consegui me apegar aos personagens. Vou tentar outro livro do autor.

Thais545 26/11/2023

Instigante
Gostei do livro, apesar de algumas coisas confusas é uma narrativa bem construída...................

Bruno 26/11/2023

O que você faria?
O que você faria se soubesse que um crime estivesse prestes a acontecer?

É nessa linha que a narrativa se desenrola, mostrando que são vários os motivos que nos levam à inércia, mesmo diante de uma tragédia anunciada.

Como plano de fundo, a obra ainda trata do patriarcado, do machismo e de vários sentimentos que fazem do homem um ser racional, mas também impulsivo por instinto.

Através de uma narrativa quase jornalística, a história mostra que um fato pode ter várias versões e põe em dúvida o que se entende por realidade e culpa.

Cris 23/11/2023

23.11.2023
Não me lembro de ter lido um livro com essa narrativa, do autor mostrar a mesma cena, mas de ângulos diferentes, ou seja, de cada pessoa participante da história. É sobre uma morte anunciada de um jovem acusado de desonrar uma moça, onde todos sabem, menos ele. Vale a leitura.

gi 23/11/2023

Uma morte mais que anunciada
Meu primeiro contato com o autor, e tenho que admitir que eu tinha um certo pré-conceito com ele, por ja ter escutado de tudo um pouco sobre cem anos de solidão. Mas aqui nesta obra, nossa ele quebrou com tudo que eu tinha de ideias contrária talvez sobre a escrita ou qualquer outra coisa que for, eu simplesmente amei!
O que Gabriel faz aqui é fora de série, te deixa preso nessa trama que você ja sabe cada detalhe e mesmo assim continua ali interessado, literalmente vai contra o que temos em má conta hoje, o famoso Spoiler.
Indico muito começar a obra dele por esse, a escrita é perfeita e a forma com que ele junta todas as narrativas é fenomenal, um controle sobre os acontecimentos e cronologia mesmo não sendo em ordem, completamente fácil de entender.

Andrea 21/11/2023

Sem spoiler
É uma leitura na qual o próprio autor subverte a maneira de contar histórias e já nos anuncia que ocorreu uma morte, quem morreu, quem matou e o motivo.
Ainda assim, ao longo da leitura nos pegamos acreditando que possa haver outro desfecho. Fiquei curiosa pra entender porque a tragédia não foi evitada e isso foi o que me prendeu ao livro.
É possível perceber o olhar crítico do autor, como em outras de suas obras que já li. É possível identificar temas em discussão na atualidade, como o machismo e o patriarcado, os desmandos dos poderosos e a corrupção das autoridades.
Ele ironiza a hipocrisia social e também fala sobre a tendência de boa parte das pessoas a se omitir em determinadas situações. Na história muitos se isentam de tomar uma atitude, ainda que haja uma tragédia anunciada, pois preferem evitar aborrecimentos e esperam que outra pessoa faça alguma coisa.

Aline221 18/11/2023

Crônica de uma morte anunciada
Um livro muito rápido e fluido, que nos prende até o final.
Já começamos o livro sabendo o desfecho mas mesmo assim esperamos que a história tome outro rumo.Faz uma crítica à sociedade individualista e insensível com a vida humana.

Euborgesleticia 15/11/2023

Diferente.
Comecei o livro sem maiores expectativas. Foi minha primeira experiência com esse autor. No geral é um bom livro, uma história bem construída.

Você começa o livro já sabendo o maior plot: MATARAM SANTIAGO NASAR. Mas aí vem os questionamentos: Quem? Como? Quais os motivos? Quais as circunstâncias?

E o livro vai sendo construído de forma a responder esses questionamentos. Confesso que o livro não me "pegou" logo de início. Estava achando algo meio repetitivo até eu pegar no tranco. Mas depois entendi o objetivo do autor e foi só alegria.

É um livro diferente, mas muito bom. Recomendo.