As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes

As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes Hergé

Resenhas - As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes

Marcelo_Côrtes 16/01/2013

Não há como negar as críticas ao preconceito e ideologia do autor.

Palazo 23/11/2011

Você está aqui:Início / Artes / Quadrinhos / Tintim no país dos Sovietes (Hergé)
Tintim no país dos Sovietes (Hergé)
2 de setembro de 2011 por Palazo Comentar (Editar)

Quem nunca ouviu falar do repórter Tintim e seu inseparável cão Milu? Particularmente o personagem esteve presente em parte da minha vida. Cresci assistindo as aventuras do atrapalhado repórter, e durante uma época da minha vida recebi o carinhoso apelido do protagonista devido a um generoso topete que eu usava, somado ao meu estado deliberadamente atrapalhado.

Para minha surpresa descobri que a Companhia das Letras tem toda a coleção dos quadrinhos do Belga Hergé no seu catálogo, e obviamente eu não hesitei em começar minha coleção pelo primeiro volume publicado originalmente em forma de “folhetim” no suplemento infanto-juvenil “Le Petit Vingtième” em 1929, e que ganhou o nome de As aventuras de Tintim no país dos Sovietes.

Neste livro o corajoso e atrapalhado repórter recebe a missão de seguir para a antiga União Soviética, ao lado do seu cão Milu, e retratar o país e seu regime comunista. Porém no caminho o trem explode propositalmente e Tintim é preso e acusado em Berlim de ter sumido com o trem e os passageiros.

A partir deste evento uma série de outros ocorrem com o repórter do jornal Belga, sempre com comunistas russos tentando impedir Tintim de chegar a Moscou. Porém o protagonista chega a capital da da antiga URSS e tem a oportunidade de presenciar alguns absurdos como a compra de votos, riquezas roubadas do povo entre outros fatos alarmantes do regime comunista. Após a aventura o repórter retorna ao seu país de origem como herói.

O heroísmo do personagem com largo topete é mais aliado a sua coragem e sua representatividade na Bélgica. Na história Tintim é muito atrapalhado, vivendo situações complicadas e hilariantes. Porém o poder da história está mais ligado ao fundamento histórico de representar as atrocidades ditadas pelo regime comunista, e servir de propaganda contra o regime que já ameaçava o mundo capitalista nos idos de 1929.

A história tem uma ilustração simples, toda em preto e branco e possui certa descontinuidade devido ao modo como foi publicada inicialmente, em formato similar ao de folhetim com duas páginas publicadas em cada exemplar do jornal.

Apesar disso a história contém os primeiros traços das aventuras de Tintim, sua coragem e sorte apesar do jeito atrapalhado do repórter. Também já é notável o humor curioso do cão Milu, que compartilha seus pensamentos esfomeados na história enquanto ajuda Tintim a sair das enrascadas mais estranhas.

Além de Tintim e Milu, os demais personagens da trama possuem nomes de Sovietes ou são anônimos. Ainda não aparecem nesse exemplar os famosos personagens da série como os irmãos gêmeos detetives Dupont e Dupond, os vilões Rastapopoulos e o General Alcazar, a cantora Bianca Castafiore, o professor surdo Girassol e o inesquecível capitão Haddock.

Apesar da falta dos personagens marcantes da série e da sua descontinuidade, o livro é marcante. Seja pelas aventuras e trapalhadas da dupla Tintim e Milu, seja pelas situações hilárias que os dois se envolvem ou pelo fator histórico da propaganda anticomunista que fazem do livro Tintim no país dos Sovietes uma obra única e que abre o apetite para conhecer mais aventuras do herói criado por Hergé.

Para os curiosos é recomendada a visita ao site Tintim por Tintim que tem muitas informações sobre esse fantástico personagem; Além do artigo “’Pardieiro Infecto’: A representação da Rússia no País dos Sovietes” de Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade Filho que traça o olhar histórico sobre a URSS comunista. E não deixe de conferir a coleção completa das aventuras do Tintim publicadas pela Companhia das Letras.

Tintim no país dos Sovietes: As Aventuras de Tintim – Réporter do Petit Vingtième
Autor: Hegé
Ilustrações: Hegé
Tradução: Eduardo Brandão
144 páginas
Preço Sugerido: R$ 46,00

Rafael 29/12/2021

Infelizmente se trata de uma graphic novel que se resume a propaganda anticomunista com pouquíssimo conteúdo além disso. Já tinha lido alguns álbuns do Tintim e pretendo ler todos em sequência. Tenho certeza que a qualidade, tanto gráfica quanto de roteiro, melhora muito nos álbuns mais novos.

beatrixzi 19/11/2020

Ui ui
A HQs possuí várias pontadas a respeito do comunismo na União Soviética. Em muitos diálogos dei várias risadinhas, apesar da animação e da HQs possuir uma boa diferença, a nostalgia foi grande e a leitura foi muito gostosa.

Déborah 31/10/2022

Uma simples HQ nos mostra de maneira divertida o fracasso do comunismo em uma sociedade. Ótimo para ler e ensinar aos jovens.

PatiC 16/01/2024

Iniciei com esse livro das Aventura de Tintim já que pela sequência de publicação foi o primeiro, porém não acreditava que iria ser uma das melhores histórias.
Achei muito exagerado as coisas que ocorrem com o personagem, e principalmente o descuido do próprio personagem, algo bem diferente das outras histórias que já conheço do personagem.

Carlos531 26/03/2024

Fraco
História fraca e extremamente estereotipada, começando na obra completa de Herge, necessário esse início trepidante