Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Lici 23/12/2022

Li o melhor livro do ano nos 45 do segundo tempo.
Que livro incrível, fluido, com uma história que te prende. Maravilhoso

Andressa 18/12/2022

Resenha ou desabafo? ?
Passei o ano inteiro enrolando pra ler esse livro, li outros, voltava a ler esse. Não gostei do início da história, não sei se não era o momento (gosto de acreditar que existe um momento para ler cada livro), mas não me sentia presa... Até chegar a metade da história e começar a entender tudo ?
Acabei de terminar e já estou com o segundo em mãos porque quero ver o final da trama. Não vou me culpar pelo pouco que li esse ano, outras prioridades apareceram, mas quero voltar a ter o hábito da leitura, até mesmo para fugir um pouco da realidade.
Enfim, esse foi mais um desabafo do que uma resenha, mas recomendo demais a leitura. Se você gosta de histórias com bastante quebra cabeça, com uma narrativa e volbente, que aborda assuntos como machismo, violência sexual, guerra e o toque especial de jornalismo investigativo, essa é perfeita!

Andie 18/12/2022

PERFEITO
Demorei um tempinho pra terminar esse livro por ter muito nome, e alguns acontecimentos difíceis de ler, mas gente que livro BOM. Fiquei muito apegada a Lisbeth, amei o mistério, fiquei louca tentando entender o que tava acontecendo e do meio pro final a história correu. Pisquei o livro acabou.
Um dos melhores do ano.

bardo 17/12/2022

Talvez o termo que melhor defina esse livro seja, ambicioso. Tal definição inclusive talvez explique o porquê das sequências escritas pós falecimento do autor receberem tantas críticas. O que o autor se propõe requer um conhecimento e clareza de raciocínio que é muito difícil para outro autor retomar de onde ele parou. Isso não significa entretanto, que seja um livro perfeito, o autor recorre a alguns clichês e a construção de alguns personagens pode ser um tanto incômoda.
Vale dizer também que a leitura pode ser um tanto cansativa, o autor despeja sobre o leitor uma quantidade considerável de informações econômicas e de governança corporativa. Não contente ainda faz comentários sobre violência contra a mulher, famílias disfuncionais, sadismo, etc. A quantidade de temas abordados ou pelo menos referenciados é de deixar o leitor tonto.
Aliás caberia, ainda que à época da publicação não existisse esse costume, um “aviso de gatilho”, as menções sobre violência contra a mulher e a violência em geral são gráficas o suficiente para provocar mal estar ou mesmo horrorizar um leitor mais sensível.
A caracterização das personagens femininas é um ponto um tanto discutível, elas parecem oscilar entre histéricas, excessivamente frágeis ou dotadas de uma crueldade quase caricata. Os personagens masculinos também parecem um tanto maniqueístas. Essa talvez seja uma das falhas do romance; os personagens ou possuem princípios éticos elevadíssimos ou são verdadeiros crápulas.
Cabe ainda comentar sobre a personagem mais interessante e ao mesmo tempo com a construção mais discutível: Lisbeth Salander. Se por um lado o autor acertadamente não nos indica um diagnóstico de sua complexa personalidade, por outro as pistas de que a personagem possua TEA (Transtorno do Espectro Autista) tornam algumas de suas reações incompreensíveis. Por outro lado é preciso tomar cuidado com anacronismos, à época em que o livro foi escrito o tema era ainda menos conhecido e entendido do que atualmente.
Em suma temos aqui um romance policial bem diferente, que se propõe a fazer diversos comentários, políticos, sociais e econômicos que por mais que se refiram a sociedade sueca podem facilmente ser extrapolados para outros países. A despeito da complexidade de trama, a leitura flui com facilidade e o autor consegue imprimir um bom ritmo a sua narrativa.

Leitora 12/12/2022

A história é boa e é interessante a história ser em um lugar na Suécia e não em Londres ou nos EUA, mas poderia ter umas 300 ou no máximo 400, tinha partes em que o autor parecia que escreveu só pra fazer um information dump, que ele poderia ter colocado de um jeito diferente e muito mais curto na história. Apesar de eu ter gostado, tinham partes da história que eram extremamente pesadas, principalmente relacionadas a Lisbeth, e que não precisavam estar lá, ou se o autor realmente quisesse, ele poderia ter escrito de uma forma que não desse um choque tão grande. Achei legal, mas não releria e nem vou ler os próximos.
Vann.Deodato 12/12/2022minha estante
Ja tentei ler esse livro umas 10x. Mas nunca saio das 50 primeiras páginas. Acho muito lento e chato esse início.

Fernanda 11/12/2022

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres Stieg Larsson
Harriet Vanger desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, na ilha de Hedeby. O local é de propriedade quase exclusiva da família da vítima, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época. Mesmo após tanto tempo, seu tio ainda está à procura dela. Por isso resolve contratar Mikael Bomkvist, um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. O repórter não está em um bom momento, pois enfrenta um processo por calúnia e difamação. Ele aceita o trabalho, recebendo a ajuda de Lisbeth Salander, uma investigadora particular incontrolável e anti social.

juderezende 08/12/2022

Denso, porém muito bom
Li pela indicação da Beatriz Paludetto, que maratonou em horas esse livro. Super entendo porque.
Apesar de o começo ser muito lento (a história em si começa a acontecer a partir página 100), quando se pega o ritmo, é impossível largar esse livro. Você quer saber o que aconteceu no passado dos personagens, você quer saber o que está a conhecendo agora e, acima de tudo, você anseia saber o que acontecerá no futuro dos personagens.
O mistério em si, na minha opinião, foi muito bem solucionado e com um desfecho perfeito. Os personagens principais foram muito bem escritos, mas acho que o autor se alongou demais no problema do jornalista.
Enfim, amei, mas não me interessa saber o que acontece depois. Li mais pelo mistério. As histórias do casal em si eu não me importei muito.

Carol 29/11/2022

Ótimo, teve momentos que eu não conseguia largar.
Foi um livro que não li a sinopse e não sabia do que se tratava e foi otimo. Achei a historia envolvente, gostei dos personagens, resolveu e respondeu todas as perguntas que se teve ao longo do livro, e com certeza lerei os próximos.

stardust 26/11/2022

Millennium
O meu livro favorito de mistério e investigação é "A Mão Misteriosa" de Agatha Christie, mas ouso dizer que este livro supera o mesmo.

Ele é um livro muito rico em informações e detalhes, e todos necessários para o desenrolar da história. Confesso que fiquei impressionado com o trabalho de Mikael Blomkvist, tanto individualmente, quanto em dupla com Lisbeth.
Detalhe importante é que se Lisbeth não tivesse aparecido na vida dele, ele provavelmente não estaria vivo (se você ler, vai entender o que estou falando).

O livro terminou com a demonstração de que a tão antissocial Lisbeth finalmente começou a amar alguém, estava apaixonada por Mikael. Quero muito saber onde isso vai dar.

Tefzinha 21/11/2022

O homem que não amava as mulheres
Um livro que no inicio foi muito confuso de entender os fatos e acontecimentos de imediato e parece meio chato no inicio e parece que nunca acaba pela sua riqueza de detalhes importante ou nem tanto. O mistério que é resolvido de forma honrosa e incrivel. O s acontecimentos a partir da li,os personagens todos relatados de forma perspicaz. E fala muito sobre as mulheres e o que acontece diariamente sem nos perceber, num livro de misterio que te prende e é interessante saber mais e mais sobre. E "na Suécia, 92% das mulheres que sofreram violências sexuais após uma agressão não prestaram queixa a polícia".

Vanessa.Castilhos 16/11/2022

Ficção policial e de mistério
1° volume da Trilogia Millennium é aquele livro que a gente não consegue parar de ler.

Leitura completamente envolvente e de tirar o fôlego em suas tramas e mistérios a serem solucionados.

Mesmo abordando assuntos pesados, como: abuso de mulheres, crimes econômicos, entre outros, a gente se envolve de uma forma fascinante no decorrer das investigações. E reflete que muito da história, se mistura com a vida real.

O jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander são personagens que a gente fica com muita vontade de serem reais p conhecê-los!

É o tipo de livro que quando termina, a gente pensa: ainda bem que tem mais 2 volumes p ler!

Alice126 15/11/2022

Sem sal
Vi os filmes suecos e amei. Estive muito curiosa para ler os livros mas fiquei um pouco desapontada. Lisbeth não é como foi retratada em nenhum dos filmes e isso não precisa ser uma coisa ruim mas foi esquisito para mim. Mikael é muito chato, mas muito chato. Entretanto, gosto da maneira que as personalidades são construídas. A parte de investigação em si não me provocou muito e não me pareceu grande coisa assim que concluída. Escrita ok, muito sóbria e objetiva. Um autor de cunho progressista faz muita diferença pois é possível ver certo cuidado com a maneira que algumas questões delicadas são tratadas. Contudo, ele não é muito bom em criar tensão, senti a leitura como algo muito passivo para o leitor e pouco instigante. Não me importei com ninguém, apenas com Lisbeth mas isso se deve muito a vulnerabilidade em que a personagem se encontra e a minha memória afetiva dos filmes. Em geral, o livro não me despertou nenhuma grande emoção e levei 4 meses para ler.

_maaah_ 12/11/2022

Maravilhoso!!
Gostei muito do livro e os personagens principais são apaixonantes. Já tinha visto o filme e mesmo assim a leitura me deixou hipnotizada e curiosa para saber o que aconteceria. A drama é muito complexa e bem construída, único ponto que achei superficial e a explicação dada para a personagem conseguir todas as informações das pessoas.

Thais645 11/11/2022

Millennium
- Não estou brincando. Esse caso começou como um enigma histórico, mas hoje de manhã havia um gato morto na estrada e no fim da tarde alguém tentou estourar os meus miolos. Nós cutucamos alguém do esconderijo.

Que livro incrível, com personagens criativos, uma narrativa inteligente, fluida com surpreendentes descobertas, amei o personagem do Mikael Blomkvist e da Lisbeth Salander.
Um livro político e jornalístico, profundo e ético.

- Quanto mais avançava, mais os indícios e as pistas exploradas se tornavam obscuros.