Os Funerais da Mamãe Grande

Os Funerais da Mamãe Grande Gabriel García Márquez

Resenhas - Os Funerais da Mamãe Grande

Mateus 21/08/2010

Após ler Olhos de Cão Azul, também de Gabriel Garcia Marquez, com a mesma linha narrativa e também escrito em contos, fiquei extremamente empolgado em ler Os Funerais da Mamãe Grande. Porém, nem tudo era o que eu pensava. Os contos desse livro não são nem um pouco tão bons quanto os do outro livro de Marquez. Alguns são bem cansativos. A história principal, Os Funerais da Mamãe Grande, que deveria ser a melhor história e a mais incrível de todas, acabou se mostrando a mais monótona e a única que eu quase abandonei.

Mas vale ressaltar que não são todas as histórias que são cansativas, a maioria delas são excelente. Por mais que este livro não tenha alcançado minhas expectativas e não tenha ido à altura que eu esperava, o jeito de Marquez escrever suas histórias é indescritível. Não tem como não gostar, mesmo sendo um pouco monótono.
LeandroCastro88 12/07/2021minha estante
Perfeito comentário!

LeandroCastro88 12/07/2021

Gabo é gênio
Cada livro que leio desse cara confirmo sua genialidade. Sua escrita me prende de uma forma magistral. Gostaria de escrever com 1% da qualidade dele. É um livro de contos. Alguns desses contos não tem um sentido absoluto, mas a leveza nas palavras me fez viajar. Ele é o cara!
Marcos.Azeredo 13/10/2021minha estante
Um dos escritores que mais gosto.

Gláucia 21/08/2010

Contos e Gabo
Adoro contos e amo GGM, mas essa coletânea não é das melhores dele. Alguns contos foram incompreensíveis (ao menos para mim) porém outros foram muito bons. Em resumo, para fãs sempre vai ser bom mas se quiser conquistar novos leitores melhor indicar outro.

22/04/2011

Contos concisos
Livro de contos do autor colombiano. São oito ao todo: “A sesta da terça-feira”, “Um dia desses”, “Nesta terra não há ladrões”, “A prodigiosa tarde de Baltazar”, “A viúva Montiel”, “Um dia depois do sábado”, “As rosas artificiais” e a história que dá nome ao livro “Os funerais da mamãe grande.
São narrativas concisas, passadas em vilarejos, como Macondo, onde o autor aborda temas universais e bem recorrentes à cultura latino-americana, como questões sociais, relações de poder, solidão e outros.
Em “A sesta da terça-feira”, uma mulher com a serenidade escrupulosa da gente acostumada à pobreza viaja com a sua filha, num vagão de trem, a um povoado que flutuava no calor, para visitar a cova do filho. Já em “Um dia desses”, um dentista, no seu ofício, tem a oportunidade de se vingar de um alcaide que oprime o seu município. “Nesta terra não há ladrões” aborda a história de Dámaso, um aspirante a ladrão. “A prodigiosa tarde de Baltazar” conta a singela história de um artesão que constrói a mais bela gaiola do mundo. “A viúva Montiel” mostra a solidão de uma velha senhora viúva, que parece ser a única pessoa do povoado a sentir falta do marido morto. Em “Um dia depois do sábado”, pássaros começam a romper as telas das casas para morrerem dentro delas. “As rosas artificiais” conta a história de uma velha cega, que parece tudo ver e de sua neta, Mina, garota que faz rosas artificiais. O último conto, “Os funerais da mamãe grande”, mostra a morte da matriarca do povoado, soberana absoluta do reino de Macondo, o maior acontecimento dos últimos tempos.

Farlley Derze 28/12/2014

Preço
R$25,00

Ellen Macedo 31/12/2017

De volta a Macondo
São oito contos pra ler devagar e matar a saudade de Macondo e seus fantásticos habitantes. Um afago aos amantes de Cem Anoa de Solidão.

Vilamarc 02/11/2018

Latinidade que orgulha e ruboriza
Diz-se que esse é um livro pré-Cem anos de solidão. Entretanto, esses contos podem ser lidos como "sobras espetaculares da narrativa maior".
A escrita de Gabo tem sempre uma genialidade, uma imagem tropical e uma descrição tão "natural" dos costumes latinos, que nos ruboriza e nos orgulha ao mesmo tempo, e que para muitos seja o motivo do nosso atraso como povo.
Destaco ainda os contos "As flores artificiais ", "A viúva Montiel" e "A sesta da terça-feira" que brindo o livro se opõe ao magnífico conto que dá título a obra.

pulsaodemorte 05/03/2020

Esse livro é incrível, obrigada Gabriel mais uma vez por nos dar a oportunidade de reviver momentos em macondo

itsthamy 09/05/2020

Nunca tinha lido nada desse autor e li por recomendação de uma professora da universidade e foi um livro com alguns contos muito envolventes, mas outros muito cansativos. Acho que foi uma leitura razoável.

Dandara 26/08/2020

Os funerais de mamãe grande
Neste livro de contos, Gabriel nos faz percorrer por ares semelhantes aos de Macondo, fazendo, por vezes, referência a famosa família Buendia. São cintos pequenos e de leitura leve, recomendo!

Maiara.Alves 06/11/2020

"Os Funerais da Mamãe Grande" foi lançado pouco antes do clássico, aclamado e mais famoso livro de García Márquez "Cem Anos de Solidão".
Aqui temos oito contos que se passam em Macondo (a cidade de Cem Anos de Solidão). Esses contos são repletos de magia e extremamente bem escrito pelo Gabo.
Todos os contos são excelentes, porém o último, que dá nome ao livro, é o melhor na minha opinião. Só por esse conto já vale a pena adquirir esse livro.
Eu que ainda não li Cem Anos de Solidão já fiquei apaixonada por Macondo e alguns de seus habitantes e continuo amando Gabo, incondicionalmente.

Luluz 12/12/2020

Oscilante mas divertida
Após a leitura do esplêndido "cem anos de solidão", queria me aventurar de novo por macondo. Então passo a ler essa coletânea de contos, onde alguns são muito bons, outros bons mas uma coisa que se percebe é que a escrita de Gabriel Garcia Marquez não se desenvolveu totalmente e por isso não foi tão espetacular quanto uma de suas maiores obras.

Nil 13/01/2021

Mais um livro maravilhoso de contos do Gabo.

Gabo sempre me surpreende pela capacidade de transformar assuntos corriqueiros em excelentes histórias, como acontece neste livro.
Também adoro a capacidade que ele tem de narrar histórias de uma forma que nos envolve em mistérios, que muitas vezes nem se concretizam, mas que deixam sempre essa sensação de que algo sobrenatural pode acontecer a qualquer momento.

Mari 01/02/2021

Contos
Livro de contos lançado 5 anos antes de Cem Anos de Solidão. Ja começamos a ter um gostinho de Macondo e suas histórias...o jeito envolvente da escrita de Gabo te prende, tanto que liem apenas um dia. Vale a pena ler antes de se aventurar em Cem Anos.

Lais.Mesquita 14/02/2021

Portanto eu vou do amor ao ódio.... rapidamente
Tava gostando bastante dos primeiros contos. Ele conta situações do cotidiano de um jeito muito cru, muito verdadeiro e eu gostei muito disso. Parecia que as coisas tavam acontecendo no sertão do Ceará.
Gostei que os contos pareciam ser independentes, mas acabavam que tavam sempre consectados uns aos outros de alguma forma
Os finais muitas vezes eram inconclusivos. Alguns não consegui entender o que aconteceria, mas em outros deu tudo certo kkkk. Particularmente, não gosto muito de finais que você não tem noção do que acontece
Nos 2 últimos eu não tava aguentando mais kkkk ficaram muito monótonos e eu não tava mais entendendo nada
Por esses motivos tanto positivos quanto negativos, dei 3 estrelas
Foi bom em grande parte mas teve essa questão dos 2 últimos que sinceramente ???? por mim nem tinha