A Nona Configuração

Resenhas - A Nona Configuração

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Peterson 11/09/2018

Muita loucura ..rsrs
Tá certo que a história se passa em um manicômio repleto de fuzileiros das forças armadas, a loucura aqui seria óbvia, porém, me senti completamente perdido em certos diálogos. Esperava muito mais do livro. Achei os personagens rasos, escrita arrastada, foi difícil terminar. Sem contar na previsibilidade envolvendo o personagem principal. Nem o final salvou. Não gostei.

Lismar 24/12/2018

Um livro bom.
A nona configuração possui uma premissa interessante, em que um psicólogo vai a um hospício militar verificar se os detentos lá hospedados estão de fato loucos ou tudo não passa de fingimentos para poderem escapar de suas responsabilidades.
A história gira em torno da relação entre o psicólogo e seus pacientes, somos levados a diálogos que muitas vezes não fazem sentido algum, denotando a situação caótica presente na mente dos internos. Apesar do esforço do autor em explorar e demonstrar a loucura nesse ambiente, achei tudo muito artificial, as vezes beirando o constrangimento. Se quiserem ir atrás de uma outra obra que abordou essa situação caótica da mente e que se saiu bem melhor foi a Graphic Novel Asilo Arkham, ou então mergulhar em qualquer obra Dostoievskaiana que será bem mais produtivo.
Outro ponto bastante abordado foi o debate sobre Deus, devo dizer, que infelizmente, peguei esse livro após concluir o soberbo Irmãos Karamazov, então deves perceber o gosto amargo que fiquei após ler diálogos tão simples e justificativas tão pobres. A forma de um personagem conseguir fazer sobressair seus argumentos no final do livro foi algo bastante forçado.
Contudo, o livro possui um plot twist que, confesso, pegou-me desprevenido. Muito boa a reviravolta no final e seu desenvolvimento.
Então é isso, um livro com discussão sobre a existencia divina e a loucura abordados de forma bastante rasa, mas que possui um ritmo dinamico para agradar um leitor menos exigente.

Kess 27/04/2024

O livro conta a história de um psiquiatra que chega numa mansão feita para tratar soldados com problemas psicológicos/psiquiátricos. Não somente isso, mas também descobrir se os pacientes dali estão fingindo ou não terem problemas somente para fugirem da guerra.

O início da história é confuso, mas nada no livro é descartável.

Vi que o livro não possui uma avaliação boa, acham desinteressante ou sem sentido, mas eu vejo o contrário: aborda o tema loucura de uma forma muito inteligente que te faz pensar quem de fato são os loucos e quem é são.

Wenn - Ddlynghtshd 02/04/2017

"Tenho neste reino alguns direitos jamais esquecidos."
A nona configuração vai nos levar para o mundo do Centro 18, uma casa/mansão do estilo gótico que estava abandonada, e que agora serve de "hospital" para alguns 'fuzileiros' que aparentemente estão loucos.

Não se tem certeza se é fingimento ou se de fato eles enlouqueceram, já que suas respectivas obsessões começaram pouco antes de irem pra combate. E no meio disso, o coronel Kane é levado para lá, a fim de tratar desses homens.

Os personagens são incrivelmente carismáticos, porém faltou um espaço para explora-los melhor. O começo é bem confuso, e demorei pra sacar qual personagem fazia o que na história, mas o andamento é bom, e as reviravoltas fazem o livro valer a pena.

O astronauta, Cutshaw, é de longe o melhor personagem e é justamente da procura dele por respostas que os leva a pensamentos extremamente profundos.

O livro é curto, porém de qualidade.

Barão 19/02/2017

Loucura, loucura, loucura!

"— Não acho que o mal surja da loucura. Acho que a loucura surge do mal". - pág 40

Hudson Kane é um psiquiatra da forças armadas enviado para uma instituição chamada Centro Dezoito, lugar que abriga ex-fuzileiros com problemas mentais. Dr. Kane é enviado pelo Pentágono para diagnosticar e tentar descobrir se os pacientes realmente possuem problemas mentais ou se tudo não passa de uma farsa para fulgirem das suas obrigações com a pátria. 😳

Kane logo acaba íntimo dos pacientes, deixando sempre a porta do seu consultório aberta para qualquer um entrar e "falar" dos seus problemas. Problemas esses que vão se intensificando a cada página. Um dos pacientes acaba se mostrando mais ligado a Hudson, o ex-astronauta, Cutshaw, começa a envolver o Dr. com várias questões existenciais, coisa como: a origem da vida; se realmente existe um Deus e a possibilidade da Nona configuração - coisa essa que eu não entendi o que é.

Perdido nesse mar de incertezas levadas pelos seus pacientes, Dr. Hudson Kane logo começa a desconfiar das suas certezas, e começa a questionar-se sobre suas incertezas, chegando ao mistério final: quem realmente ele é?

"A felicidade perfeita, para ser perfeita, deve trazer a segurança de que não vai acabar, de que não será levada embora. Mas ninguém nunca teve essa garantia; o simples fato da morte serve para contradizê-la". - pág 62

Então leitores, A Nona Configuração, realmente não está no mesmo patamar de O Exorcista, aqui temos um terror mais psicológico, onde no outro temos um terror sobrenatural. A escrita do autor pode ser confusa no começo do livro, coisa que me levou a uma leitura arrastada, repleta de diálogos confusos, mas, o mais louco desse livro é o desfecho final que me surpreendeu MUITO! Ah, o livro é narrado em terceira pessoa. Ok!?

Juliana.Kuster 12/02/2017

Devia ter parado no O Exorcista.
Não sei como um autor que escreveu um livro ótimo como o exorcista produziu um obra tão medíocre quanto essa, narrativa pessimamente construída, personagens com motivações clichês e um final que nos primeiros capítulos já se pode supor...

Nolla 31/01/2017

Surpreendente
Um livro muito recomendado, trazendo várias reviravoltas e um final surpreendente.

Tai Massi 23/01/2017

Que livro!!!
Ok.. não sei se sou louca também mas achei super convincente todos os argumentos do interno Cutshaw. Esse é um dos livros que fazem a gente pensar e ficar impressionado com a quantidade de pesquisa e inteligência necessária pra escrever uma coisas lógico, ainda que fictícia. Dramático em algumas partes, engraçado em muitas é um livro que eu achei que seguiria o mesmo tema de "O exorcista", mas uma grata surpresa para o meu ano

Xandy Xandy 09/01/2017

Uma verdadeira farsa!!!
Adquiri este livro pensando em algo que me lembrasse, ao menos de longe, a brilhante escrita de "O Exorcista", livro de grande sucesso do autor; contudo, o que realmente encontrei foi uma história mal escrita, que desenrola-se num ritmo extremamente lento e chato do início ao fim. Apesar do tema ser bem interessante - um grupo de militares loucos, internados em uma mansão antiga no meio de uma floresta - em nenhum momento a turbulência e o sarcasmo, mencionados na própria capa, ou o terror psicológico e o suspense, mencionados na própria sinopse do livro, jamais deram o ar da sua graça. Nota 2.
Quer ler mais, visite meu blog:

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/01/09/a-nona-configuracao-william-peter-blatty/

Sanoli 31/12/2016

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/12/a-nona-configuracao.html

Maníaca Literária 28/12/2016

Resenha A nona configuração
Para que a vida pudesse aparecer espontâneamente na terra, primeiro precisou existir uma molécula de proteínas com uma certa configuração assimétrica, a configuração 0.9 pág 54

O centro dezoito é uma mansão transformada em um manicômio para ex- combatentes militares passando por tratamento psiquiátrico . Cada um com uma loucura diferente , contendo suas próprias personalidades diversas, metódica e ambígua, todas completamente misteriosas .
Antes de tudo que livro lindo ?.
No primeiro capítulo William fala sobre o amanhecer na mansão gótica e a chegada de kane, Fell e outros sargentos, Kane um psiquiatra coronel foi para a mansão para tentar entender o porque de sargentos, soldados com QI alto das patentes altas até às mais baixas dando surtos, crises sem explicação, ele estava tentando entender se era mentira para chamar atenção ou se era verdade .
Larguei o livro 3 vezes até a segunda tentativa não estava conseguindo me conectar com a história larguei por o começo ser bem confuso ele embaraça muito as coisas deixando confuso tanto nas conversas e nós nomes dos sargentos e soldados que durante a leitura na 3 tentativa já conseguindo me adaptar .
William é meio loco, a história chega a cansa é uma leitura grotesca, rude, fala muito do exército e teorias dá Física , personagens como o super homem, teoria de Hamelet , fala também sobre a religião a existência ou não de deus e o surgimento dá vida que para muitos não irão gostar.
Mais como tudo tem seu ponto negativo claro que tem o positivo as conversas de Kane com os internos sobre teoria são muito interessantes e a vontade de Kane em procurar a resposta, será que os internos são loucos mesmo ou só está fingindo como uma válvula de escape ?.
Além de focar na mansão e nos internos William Peter nos mostra que Kane tem os seus próprios mistérios que se interligam com sonhos, o tempo de exército e o Coronel Fell .
Pretendo dá mais uma chance ao livro e talvez mude a nota sobre ele .

Crowolf 11/12/2016

A Nona Configuração
Encarregado de tratar pacientes de um manicômio para ex-combatentes numa macabra mansão, o psiquiatra Kane tem que lidar com os problemas diários e confusos de seus pacientes. No decorrer do tempo Kane terá sua fé questionada e será atormentado por seus demônios internos.
A Nona Configuração, de William Peter Blatty, apesar de vinda do escritor de um clássico temeroso do terror, não se trata de um conto de terror em si. Não é um universo sobrenatural, mas sim uma história que envolve a vida conturbada de um psiquiatra, do membro mais complicado da clínica e de seus colegas de trabalho.
Inicialmente parece uma história cansativa, monótona e um tanto confusa muitas vezes, mas com o tempo você passa a entender e se chocar com os diálogos, revelações e o conteúdo, apesar de curta, levando a uma leitura rápida, tem um desfecho emocionante.
Bem, eu gostei do livro, pela capa e pelo nome que carrega em título e autor eu esperava mais, contudo me decepcionei no início, mas ainda assim William não poderia deixar por aquilo e conseguiu me surpreender, eu gostei bastante... caro, o contexto ajudou e muito, nem bom, nem ótimo, diferente, e se lido sem ânsia, interessante.

site: https://expressododia.blogspot.com.br

Kau 18/11/2016

Estranho
A sinopse te passa uma impressão de como será o teor da história, a capa te passa outra impressão e a história mesmo não segue muito bem nem uma, nem a outra.

Bruna 30/08/2016

Surpreendente
Começei a ler sem grandes expectativas, mas que livro!
A sinopse me chamou a atenção quando deixou a entender que poderia ter um que de sobrenatural. Me admirei muito quando os relatos foram de um dia a dia "normal" de um manicômio para ex soldados. O final foi de tirar fôlego, triste, mas perfeito!

Arthur Pardinho 30/08/2016

Original!
Para ser sincero, eu não esperava muita coisa desse livro. A história caminhava lenta demais, onde um psiquiatra trata de ex-combatentes que passaram por grandes traumas psicológicos que acabam enlouquecendo por causa das guerra que precisaram enfrentar.
Então até aí, eu estava crente que o livro ia ser bom, quando o livro começa a mostrar o cotidiano do manicômio e acaba se tornando tedioso.
Então, começa acontecer algumas coisas que aumentam a minha curiosidade e me levam a terminar o livro, é claro que William Blatty não ia me deixar na mão.
Sobre o final: inesperado, surpreendente, chocante e triste.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6