Poderosa 5 Sérgio Klein

Resenhas - Poderosa 5

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Ter este poder que ela tem as vezes é algo ótimo mas as vezes não é tão bom quanto parece enfim é muito bom esse livro.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Dani.Stfn 31/01/2011

Para ler a resenha completa: http://spleen-juice.blogspot.com/2010/12/poderosa-5.html

Se há um livro brasileiro que eu adoro, decididamente é a série Poderosa de Sérgio Klein. Acabei de devorar o último livro da série, já que, infelizmente, o escritor faleceu faz um tempo. Isso me deixou um bocado triste, pois pelo final do livro, dá para perceber que haveria muito mais.

O que eu mais gosto é que a protagonista, Joana Dalva, se parece muito comigo: ela sonha em ser escritora, ganhar prêmios, gosta muito de escrever e até seu jeito me lembra um pouco. Eu já até fiz um curta-metragem sobre esse livro com meus amigos onde fiz o papel dela.

A história é sobre Joana Dalva (onde seu nome foi inspirado em nada menos que Joana D’Arc), que descobriu que tudo o que ela escreve com a mão esquerda se torna realidade. Nesse livro ela terá que lidar com um novo garoto misterioso chamado Ivan, que está apaixonado por ela e quer terminar seu namoro, ajudará uma mulher chamada Raquel que é manequim humana e descobrirá mais sobre uma nova seita que cada vez mais está conseguindo adeptos.

Nunca vi um escritor masculino escrever tão bem sobre uma garota adolescente, juro que de todos os livros mulherzinhas escrito por mulheres, nenhum chegou tão perto da realidade apesar de apresentar um enredo de ficção. De todos os escritores, nunca pensei que Sérgio Klein poderia morrer e deixar uma fã tão triste, queria poder ler mais livros dele. Queria muito, que onde ele estivesse, soubesse que cada palavra que escreveu, valeu à pena e que ele participou da minha adolescência com seus livros, já que leio Poderosa desde os treze anos se não me engano.

Indico essa série para todos, principalmente por ser de um escritor brasileiro brilhante e estou aguardando pelo tão esperado filme da série, já que os direitos foram vendidos.

Miriam 10/08/2011

Encerrando com chave de ouro.
Eu gosto muito da série de livros Poderosa. Joana Dalva é uma garota que se assemelha comigo em alguns aspectos - e acredito que cada menina encontra um pouco de si nesta personagem. Estas semelhanças nos levam a imaginar: como seria nossa vida se tivéssemos o poder de transformar nossas palavras em realidade?

Muit@s diriam que acabariam com a guerra, a fome, enfim, tornariam o mundo um lugar melhor de se viver. Será? Me lembro de quando comecei a trabalhar; disse que ia fazer isso e aquilo, e já com o dinheiro em mãos, a coisa toda mudou.

Por não saber os efeitos que grandes atos como este poderiam causar, Joana Dalva fica na sua, se atrevendo a mudar o mundo com pequenos detalhes. Ela não tem lá um critério para escrever com sua mão esquerda: simplesmente o faz quando acha que precisa. Esta espontaneidade conduz o livro de maneira leve, como se uma brisa soprasse os rumos da história.

Neste volume - o último publicado, uma vez que Sérgio Klein faleceu - Joana começa um dia normal, mas, ah, nada pode ser normal quando se pode mudar um pouquinho o rumo das coisas. No caminho para a escola, ela acaba salvando uma garota que queria se matar; ao chegar na sala de aula, é surpreendida por um aluno novato, que rouba todas as atenções da sala - inclusive dos meninos!

Não que ela estivesse interessada, pois já tinha seu namorado, João. O problema era que já estavam espalhando boatos... de que o tal garoto estava interessado nela!

"Poderosa" é um exemplo de série que poderia ser seguido por mais autores: as histórias tem relação entre si, mas também tem seu Q de independência. Quem quiser começar pelo livro 5 poderá ler sem problemas - apenas em alguns momentos tramas antigas são citadas. Assim, a morte do autor não nos deixou com um mistério na mão, sem chance de ser solucionado; claro que alguns ganchos foram deixados, mas isto é para garantir que, se outro livro fosse publicado, ele pudesse se entrelaçar com os demais.

Um outro detalhe interessante é que a protagonista é feminina, mas escrita pelas mãos de um homem. Sérgio tinha filhas, e pôde dar veracidade ao texto, mas não se prendeu à picuinhas, detalhezinhos que pudessem tornar Joana numa garotinha fútil. Mesmo nos momentos mais femininos, como a ida ao salão de beleza, ela não nos chateia. Provavelmente foi por isto que ela e cativou.

A única crítica que eu tenho pro livro é que ele tem alguns momentos descrevendo a atual tecnologia, o que pode fazê-lo ficar defasado. Ou seja, meus filhos podem encontrar uma certa dificuldade na leitura! :D
Vou sentir saudades de novas histórias de Joana Dalva... ;D

Ana Carolina 30/11/2010

Poderosa 5
Joana está ainda mais poderosa nesta edição.
Tudo o que ela escreve com a mão esquerda tornace realidade imediatamente. Seu poder pode ter várias feces e nele pode encontrar o carisma, o amor , a felicidade e tambem a tristeza.
Adorei livro e toda a coleção ! LEIAM !

Teté 12/05/2021

Teen
É a palavra pra definir esse livro que conta o dia a dia da nossa personagem principal: Joana Dalva.
Eu li os outros livros, mas já faz um tempo, só me lembrava do básico.
Ela começa o primeiro livro com 13 anos (não sei a idade dela nesse quarto) então a base dos problemas dela são bem comuns, porém ela tem o poder de dar vida as palavras, o que torna as coisas mais fantasiosas e, na maioria das vezes, mais difíceis.
Não é um livro ruim de jeito nenhum, mas também não é aquelas coisas...

L. R. Pratti 04/09/2010

A Melhor Série de Livros!!!
Li todos, amo todos! Joana Dalva vai crescendo mais a cada livro, aprendendo. Se pudesse escolher um personagem favorito de todos os livros que já li certamente escolheria ela!

Milly 12/08/2010

Poderia ter sido melhor
A história é sobre Joana Dalva, uma garota que tem um poder, tudo que ela escreve com a mão esquerda (pois é canhota) se torna realidade.
Começa com um aluno novo na sala da Joana chamado Ivan, que todas as garotas queriam e os garotos invejavam. Ele parecia o tipo de garoto perfeito, com pai cineasta, conseguia vários autógrafos de celebridades, tinha bíceps e tríceps, bom, vocês já entenderam.
Além do Templo dos Santos Vivos, onde o Guru pregava sobre milagres e que santos são próximos dos humanos. Não vou falar a história pra não estragar. Me desculpem.

Já li todos os primeiros, achei muito bom os outros, só esse que falta um pouco, achei fraco perto dos primeiros quatro, não sei se vai ter mais da série, mas se esse for o último, precisava de mais emoção.
Bia 02/09/2010minha estante
Não vai ter mais da série , o Sérgio Klein morreu em julho :/

Milly 06/09/2010minha estante
Sério? Que noticia horrivel! =(

Mariae 20/01/2010

O melhor !!!!!!!!!!
Com certeza o melhor da série até agora.Com muito mais romance ,disputas ,amigos ,surpresas.Agora Joana tem um outro pretendente com o ego do tamanho do mundo e cheio de segredos.Tem partes mais românticas do livro que eu até me imaginei no lugar dela.E com final surprendete,alías todo livro é surpriendente e maravilhoso.RECOMENDADÍSSIMO. :D

Bia 09/11/2010

Saudades .
Eu queria mais, muito mais, queria que Sérgio Klein tivesse escrito pelo menos o começo do livro 6 antes de partir, sei que muitos consideram esse livro infantil, mas é por isso mesmo que gosto tanto dele, eu passei minha adolescência me deliciando com as aventuras loucas da JD e vou sentir muita falta da escrita impecável do Sérgio.
Que Deus o tenha em paz !

Dri 06/12/2010

Muito Bom
Terminei de ler a série Poderosa e o que posso dizer que adorei.
É uma leitura fácil, gostosa e super adolescente, com os conflitos de colégio, namorados, ciúmes, pai, mãe, irmão, bem divertido, recomendo.

binga 13/07/2010

Estou louca por Poderosa 6.
Sayumi 21/08/2010minha estante
Pena que ele só vai existir na nossa imaginação =o

binga 23/08/2010minha estante
É :(

L. R. Pratti 04/09/2010minha estante
Como Sayumi disse o livro só vai existir em nossa imaginação, mas os personagens ficarão vivos em nossos corações.

Bre 08/03/2024

Poderosa 5 ??
Joana tem um poder, tudo que escreve com a mão esquerda vira realidade, no 5º livro dessa série a garota se mete em mais confusão e aventuras.

Eu adoro essa série é tão gostosinha e eu gosto muito da Joana.

Aline 17/05/2011

Super poderosa!!!
"Descobri o dom por acaso e não acho que deva usá-lo indiscriminadamente, como se fosse um desses super-heróis que passam a vida lutando contra as forças das trevas e protegendo os fracos e oprimidos. Por outro lado, não posso me esquivar de dar vida as palavras quando se trata, por exemplo, de evitar uma tragédia."

Bem o livro já é iniciado com a 1° temática: Revolução da internet. Fala das formas de exercer a criatividade em blogs e fotologs. Além disso questiona a influência da forma como se escreve na net sobre a gramática. A 2° temática fala dos direitos do consumidor e o que fazer quando encontrar uma propaganda enganosa.
No Poderosa 4 pela primeira vez um assunto fica mal acabado e tem continuação nesse livro, 3° temática: a questão da influencia da religião e das falsas religiões sob nossos atos, muito interessante.
A 4° temática é sobre a gravidez e o questionamento: A mulher tem prazo de validade, no que diz respeito a ser mãe????
A 5° temática é sobre o uso dos anabolizantes e seus riscos.

Além de todas as temáticas propostas como de costume para reflexão, um tema desequeilibrou a Joana Dalva pesadamente; um novo garoto aparece para concorrer com o joão no quesito atenção da garota poderosa, e ele faz coisas que deixam o leitor louco, mas dá ação ao enredo. O garoto que parece ser perfeito para todas as garotas esconde alguns segredos que só serão revelados no fim do livro. O que será que acontece, Joana permitirá que esse novato entre na sua vida e afaste João do seu dia-a-dia????

Sou suspeita pra falar mas acho o máximo o cuidado que Joana tem com sua familia. A torcida pelo entendimento dos pais e a cumplicidade com a avó são emplogantes. Quando você para pra entender a história de seus pais e de sua familia começa a entender muito mais sua vida. "A vida do casal cheio de sonhos, que se entendia somente com os olhos, tinha virado uma guerras de palavras vazias."

Situações estranhas acontecem durante toda história. É como se alguém usasse os poderes de Joana no lugar dela, então a temática falsidade ideológica é explorada, deixando ainda mais tensa a história. Além disso um falso pastor chatagia e tenta corromper alguns personagens.

Mas o autor Sergio Klein sabe finalizar o livro de forma tranquila, resolvendo todas as pendencias e trazendo paz e normalidade de volta a história da Joana Dalva.
Para mim nada indicou que esse seria o último livro da série, mas como infelizmente o autor já faleceu, essa foi a última aventura que vivemos ao lado da queria Joana Dalva, confesso que sentirei saudades e que essa será uma das inesquecíveis personagens da minha vida. Para quem ainda não lei essa série só tenho uma coisa a dizer: O que está espando para começar????

Ana 13/02/2013

Poderosa 5
Joana Dalva está mais poderosa do que nunca: tudo o que ela escreve com a mão esquerda transforma-se em realidade imediatamente. O poder, porém, tem muitas faces. É possível encontrá-lo no carisma de um guru que realiza sessões de cura, no talento de uma manequim que ganha a vida sem se mexer e na força de um colega novato cheio de músculos e de mistérios.

Essas personagens - e muitas outras que você já conhece - mergulham num jogo de ilusões em que nada é exatamente o que parece. Para chegar ao outro lado da verdade, será preciso penetrar num labirinto que esconde intrigas, ciúmes, vaidade, glamour... e até mesmo um minotauro!