A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Giovanna.Pamplona 06/04/2024

"A Cor Púrpura".
Extremamente reflexivo. Triste, mas também esperançoso. Passagens que causam repulsa e indignação, ainda mais, sabendo que não é somente uma história, mas sim, descrições explícitas de fatos que acontecem todos os dias.

Faladanifala 04/04/2024

Que leitura
A cor púrpura, foi muito mais do que eu estava esperando, uma escrita simples por ser cartas, mas tão densa, por ter tantas emoções, a forma simples de descrever a violência e suas emoções, Cellie trás uma perspectiva da vida e do Rascismo e violência contra mulheres, de uma forma tão visceral, que me incomodou como leitora, e por ser tão incomoda que a leitura foi marcante e intensa, levei mais tempo que o comum, pra digerir tudo que estava lendo, ao avançar na história, as reviravoltas e evoluções dos personagens são surpreendentes. Um clássico que vale a pena ser lido.

Gisele638 04/04/2024

Querido Deus
Achei que seria uma leitura lenta, mas [apesar de cruel] é uma escrita muito gostosa e fluída
ainda mais sendo a história contada em forma de cartas

"O homem corrompe tudo, Shug fala. Ele tá na sua
cumida, na sua cabeça, e o tempo todo no rádio. Ele tenta
fazer você pensar que ele tá em todo lugar. E quando você
pensa que ele tá em todo lugar, você começa a pensar que
ele é Deus. Mas ele num é."

Cris 04/04/2024

Leitura necessária
Esse livro está na minha estante há anos e decidi dar uma chance e em dois dias terminei a leitura, super fluida. É complicado a vida das mulheres pelo mundo.

Bella Cassetti 03/04/2024

Visceral, doloroso e necessário
Eu não esperava amar essa leitura tanto quanto eu amei, mas a escrita me prendeu do começo ao fim. Se eu tivesse mais tempo acho que teria acabado no mesmo dia que comecei. É uma historia forte, que choca e nos deixa reflexivos sobre como alguns elementos ainda se parecem com os dias de hoje (infelizmente). É uma historia para ser lida em doses pequenas para que assim possamos entender melhor sobre como as mulheres negras sofrem, e tentar encontrar nosso papel para ajudar (digo como uma mulher branca) dentro dessa luta da forma que for possível e necessário de mim.

Malu Flório 02/04/2024

A cor púrpura é uma história sobre mudanças, redenção e amor. A partir da vida de Celie, a aclamada escritora Alice Walker tece críticas ao poder dado aos homens em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, raças e classes sociais.

Lindíssimo. Emocionante, envolvente. Melhor livro lido em 2024 até então!

jamilly__m 02/04/2024

É um livro é tanto!
É uma história cheia de superações e com um peso enorme, conforme você vai descobrindo a história e entendendo, ela vai tendo mais significado! Tem momentos engraçados e tem momentos de muita dor e sofrimento. Tem muitas mulheres diva aqui e muitos caras babacas. A escrita é muito boa, a forma que as cartas são escritas por serem curtas é muito legal de se ler, no final que as cartas ficam maior. ( o que faz com que eu demorasse um pouco pra terminar)

Bea 02/04/2024

Apesar de tantas tragédias ao longo da vida da personagem principal, o livro conseguiu me passar uma atmosfera de esperança. Algumas passagens foram muito difíceis de digerir, outras um pouco monótonas, mas no geral a leitura valeu muito a pena.
wellpiinheiro 03/04/2024minha estante
Eita como é bondosa kkkk

leiladavitoria 01/04/2024

Esplêndido
Que livro sensível e tocante! Não tenho palavras pra descrever o quanto essa obra me tocou. Que vida a da nossa protagonista Celie! Fiquei reflexiva em diversos momentos durante a leitura! Maravilhoso!!!

FAtima311 31/03/2024

A flor púrpura
Escrito como romance epistolar, o livro oferece uma perspectiva íntima da vivência de Celie na forma como ela narra sua vida, seja ao seu querido Deus ou à sua irmã Nettie. Ao longo das cartas, tomamos conhecimento dos abusos e violências sofridos pela protagonista, da segregação racial nos EUA e das lutas enfrentadas pelas mulheres negras em uma sociedade extremamente racista e patriarcal.

A espiritualidade com que Celie vai percebendo seu entorno e a forma como ela vai reconhecendo um Deus que, aos poucos deixa de ser um homem branco punitivo e vai se fundindo em toda a natureza à sua volta é uma das coisas mais lindas do livro.

Perceber a beleza em meio à uma realidade tão triste traz humanidade à uma personagem que poderia ser feita de mágoa, rancor e vingança. Púrpura é a cor, a dor, a flor e a fé. Se você é capaz de admirá-la na Natureza, talvez tenha entendido tudo!

mesquita1903 30/03/2024

O livro narra a história de Celie, uma mulher negra que enfrenta situações graves ao longo de sua vida, mas encontra força através das relações que forma com outras personagens e também da sua própria determinação. Um dos pontos que mais gostei neste livro é a transformação de Celie. Ela começa o livro de uma maneira submissa e resignada, depois, gradualmente encontra sua voz e sua autoconfiança. Acredito ser um clássico que merece ser lido.

velasquesmadu 30/03/2024

E eu não sou uma mulher?
Sojourner Truth questionou isso no século XIX, e Alice Walker tem a tentativa de responder isso nesse livro, que é enlouquecedor!! Eu não imaginava que seria tão maravilhoso quanto foi ler essa obra.
Se tornou meu livro favorito da vida, dona Celie é uma personagem tão difícil de entender, eu só fui compreender MESMO quais eram as suas questões no final do livro, amei cada palavra e cada personagem.

Kellen.Priego 29/03/2024

Existem tantas coisas que não compreendemos...
A Cor Púrpura

Autora: Alice Walker
Nota:
Celie é uma mulher que escreve cartas para Deus, que é o único e verdadeiro amigo que ela tem. Inicio da década de 20 sul dos Estados Unidos, lugar onde Celie mora com seu pai sua mãe e alguns irmãos, o livro já começa relatando o abuso s&xual vindo de seu pai, o nascimento de seus filhos e a venda dessas crianças.
Desde cedo Celie aprendeu que ficar calada era o melhor a se fazer, foi obrigada a largar seus estudos muito cedo, deixando essa função para Nettie sua irmã mais nova. Mesmo com pouco estudo ela se esforçava para escrever suas cartas, e no livro nós leitores acabamos acostumando com sua escrita simples e o modo que tudo é relatado atráves de cartas muito pessoais.
Acompanhamos esse cenário triste que ao decorrer da leitura temos que parar e dar aquela respirada pois se tratando de uma historia onde até os filhos são vendidos você acaba tendo um choque muito grande. Assim que Celie é entregue a um fazendeiro a sua vida começa a piorar ainda mais, pois ele (nomeado como Sinhô), nunca fez questão de amar a sua esposa e só tinha Celie na sua casa para abus@r dela e manda-la cuidar de seus filhos mal educados do casamento anterior.
Para Celie a pior dor não era ser uma mulher negra vendida e sem estudos, o pior era que Sinhô tinha expulsado sua irmã Nettie quando tentou voltar para sua vida e desde então Celie não tinha mais contato algum com ela.
Ao decorrer dos anos Celie conheceu algumas pessoas próximas a fazenda, incluindo a amante de Sinhô chamada Shug, uma cantora famosa. A partir desse ponto no livro, Celie se espelha na Shug e acaba criando uma conexão muito forte com essa mulher, afinal, ela não tinha o mínimo interesse no marido dela então não dava a mínima por ele dormir com Shug.
O livro se trata de um assunto pesado até mesmo para os dias atuais, te deixando aflita em cada página, mas ver o quanto Celie mudou nos faz acreditar que nada é impossivel, ela sempre foi uma mulher que não tinha lugar na sociedade e que a vida dela era aquilo, limpar e servir de objeto s&xual, quando isso muda e vemos uma mulher erguendo a outra e ajudando a entender tudo e todas as coisas é algo maravilhoso, um desenvolvimento lindo e completo que a autora criou, Celie sofreu muito e até chegou a duvidar de sua crença pois acreditava que nos momentos de dor em sua vida, Deus nunca esteve lá para ajuda-la.
Minha conclusão com A Cor Púrpura é que se tratando de um livro com contéudo pesado ainda assim foi um livro que me surpreendeu muito e é lindo!! acredito que as pessoas chegam em um momento da vida que viram uma página e começam realmente a entender o seu lugar e seu proposito, foi emocionamente acompanhar todos esses personagens, cada um teve um peso diferente do inicio ao final da historia.

Dora ð 26/03/2024

A Cor Púrpura
Não sei por onde começar a opinar sobre esse livro. Ele é tão adorável, tão bonito, mas tão triste e comovente e reflete tanta coisa na sociedade. Essa leitura significou muito pra mim.

A narrativa gira em torno de duas irmãs, duas mulheres negras, que são separadas ainda jovens e passam por provações e abusos totalmente diferentes, mas ainda assim a conexão entre elas não se quebra. Elas vivem amores, dores e mudanças em suas vidas que é cativante acompanhar, o que me fez aprender que nem tudo é pra sempre na vida.

Livro belíssimo e real demais, super recomendo!