A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Malu Flório 02/04/2024

A cor púrpura é uma história sobre mudanças, redenção e amor. A partir da vida de Celie, a aclamada escritora Alice Walker tece críticas ao poder dado aos homens em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, raças e classes sociais.

Lindíssimo. Emocionante, envolvente. Melhor livro lido em 2024 até então!

jamilly__m 02/04/2024

É um livro é tanto!
É uma história cheia de superações e com um peso enorme, conforme você vai descobrindo a história e entendendo, ela vai tendo mais significado! Tem momentos engraçados e tem momentos de muita dor e sofrimento. Tem muitas mulheres diva aqui e muitos caras babacas. A escrita é muito boa, a forma que as cartas são escritas por serem curtas é muito legal de se ler, no final que as cartas ficam maior. ( o que faz com que eu demorasse um pouco pra terminar)

Bea 02/04/2024

Apesar de tantas tragédias ao longo da vida da personagem principal, o livro conseguiu me passar uma atmosfera de esperança. Algumas passagens foram muito difíceis de digerir, outras um pouco monótonas, mas no geral a leitura valeu muito a pena.
wellpiinheiro 03/04/2024minha estante
Eita como é bondosa kkkk

leiladavitoria 01/04/2024

Esplêndido
Que livro sensível e tocante! Não tenho palavras pra descrever o quanto essa obra me tocou. Que vida a da nossa protagonista Celie! Fiquei reflexiva em diversos momentos durante a leitura! Maravilhoso!!!

FAtima311 31/03/2024

A flor púrpura
Escrito como romance epistolar, o livro oferece uma perspectiva íntima da vivência de Celie na forma como ela narra sua vida, seja ao seu querido Deus ou à sua irmã Nettie. Ao longo das cartas, tomamos conhecimento dos abusos e violências sofridos pela protagonista, da segregação racial nos EUA e das lutas enfrentadas pelas mulheres negras em uma sociedade extremamente racista e patriarcal.

A espiritualidade com que Celie vai percebendo seu entorno e a forma como ela vai reconhecendo um Deus que, aos poucos deixa de ser um homem branco punitivo e vai se fundindo em toda a natureza à sua volta é uma das coisas mais lindas do livro.

Perceber a beleza em meio à uma realidade tão triste traz humanidade à uma personagem que poderia ser feita de mágoa, rancor e vingança. Púrpura é a cor, a dor, a flor e a fé. Se você é capaz de admirá-la na Natureza, talvez tenha entendido tudo!

mesquita1903 30/03/2024

O livro narra a história de Celie, uma mulher negra que enfrenta situações graves ao longo de sua vida, mas encontra força através das relações que forma com outras personagens e também da sua própria determinação. Um dos pontos que mais gostei neste livro é a transformação de Celie. Ela começa o livro de uma maneira submissa e resignada, depois, gradualmente encontra sua voz e sua autoconfiança. Acredito ser um clássico que merece ser lido.

velasquesmadu 30/03/2024

E eu não sou uma mulher?
Sojourner Truth questionou isso no século XIX, e Alice Walker tem a tentativa de responder isso nesse livro, que é enlouquecedor!! Eu não imaginava que seria tão maravilhoso quanto foi ler essa obra.
Se tornou meu livro favorito da vida, dona Celie é uma personagem tão difícil de entender, eu só fui compreender MESMO quais eram as suas questões no final do livro, amei cada palavra e cada personagem.

Kellen.Priego 29/03/2024

Existem tantas coisas que não compreendemos...
A Cor Púrpura

Autora: Alice Walker
Nota:
Celie é uma mulher que escreve cartas para Deus, que é o único e verdadeiro amigo que ela tem. Inicio da década de 20 sul dos Estados Unidos, lugar onde Celie mora com seu pai sua mãe e alguns irmãos, o livro já começa relatando o abuso s&xual vindo de seu pai, o nascimento de seus filhos e a venda dessas crianças.
Desde cedo Celie aprendeu que ficar calada era o melhor a se fazer, foi obrigada a largar seus estudos muito cedo, deixando essa função para Nettie sua irmã mais nova. Mesmo com pouco estudo ela se esforçava para escrever suas cartas, e no livro nós leitores acabamos acostumando com sua escrita simples e o modo que tudo é relatado atráves de cartas muito pessoais.
Acompanhamos esse cenário triste que ao decorrer da leitura temos que parar e dar aquela respirada pois se tratando de uma historia onde até os filhos são vendidos você acaba tendo um choque muito grande. Assim que Celie é entregue a um fazendeiro a sua vida começa a piorar ainda mais, pois ele (nomeado como Sinhô), nunca fez questão de amar a sua esposa e só tinha Celie na sua casa para abus@r dela e manda-la cuidar de seus filhos mal educados do casamento anterior.
Para Celie a pior dor não era ser uma mulher negra vendida e sem estudos, o pior era que Sinhô tinha expulsado sua irmã Nettie quando tentou voltar para sua vida e desde então Celie não tinha mais contato algum com ela.
Ao decorrer dos anos Celie conheceu algumas pessoas próximas a fazenda, incluindo a amante de Sinhô chamada Shug, uma cantora famosa. A partir desse ponto no livro, Celie se espelha na Shug e acaba criando uma conexão muito forte com essa mulher, afinal, ela não tinha o mínimo interesse no marido dela então não dava a mínima por ele dormir com Shug.
O livro se trata de um assunto pesado até mesmo para os dias atuais, te deixando aflita em cada página, mas ver o quanto Celie mudou nos faz acreditar que nada é impossivel, ela sempre foi uma mulher que não tinha lugar na sociedade e que a vida dela era aquilo, limpar e servir de objeto s&xual, quando isso muda e vemos uma mulher erguendo a outra e ajudando a entender tudo e todas as coisas é algo maravilhoso, um desenvolvimento lindo e completo que a autora criou, Celie sofreu muito e até chegou a duvidar de sua crença pois acreditava que nos momentos de dor em sua vida, Deus nunca esteve lá para ajuda-la.
Minha conclusão com A Cor Púrpura é que se tratando de um livro com contéudo pesado ainda assim foi um livro que me surpreendeu muito e é lindo!! acredito que as pessoas chegam em um momento da vida que viram uma página e começam realmente a entender o seu lugar e seu proposito, foi emocionamente acompanhar todos esses personagens, cada um teve um peso diferente do inicio ao final da historia.

Dora ð 26/03/2024

A Cor Púrpura
Não sei por onde começar a opinar sobre esse livro. Ele é tão adorável, tão bonito, mas tão triste e comovente e reflete tanta coisa na sociedade. Essa leitura significou muito pra mim.

A narrativa gira em torno de duas irmãs, duas mulheres negras, que são separadas ainda jovens e passam por provações e abusos totalmente diferentes, mas ainda assim a conexão entre elas não se quebra. Elas vivem amores, dores e mudanças em suas vidas que é cativante acompanhar, o que me fez aprender que nem tudo é pra sempre na vida.

Livro belíssimo e real demais, super recomendo!

Bruno236 25/03/2024

Só porque eu amo ela, num tira nenhum dos direito que ela tem.
Tem vez que eu morro de raiva dela. Sinto queeu bem pudia arrancar os cabelo da cabeça dela. Mas aí penso, a Shug tem direito de viver também. Ela tem o direito de ver o mundo em qualquer companhia que ela escolher. Só porque eu amo ela, num tira nenhum dos direito que ela tem.

Kélita Lourrany 24/03/2024

No início eu fiquei muito enojada com as descrições da Celie, eu vi todo horror que ela passava e toda sua inocência e pureza permanecendo.

É triste ver que essa pureza e inocência são arrancadas dela. Os abusos e todo sofrimento que ela tinha que suportar.

Gostei muito da união das mulheres nesse livro, apesar dos desentendimentos em alguns momentos, elas sempre se apoiavam. É um livro bem a frente do seu tempo.

Emanuele.Jully 23/03/2024

Ótimo livro, de grande sensibilidade, não dou uma nota maior pq as vezes a narrativa, principalmente das cartas, ficou cansativa. Mas no geral, recomendo a leitura, super necessária

anin. 21/03/2024

Potência
Alice Walker tem uma força gravitacional própria, que te envolve e te puxa quase que fisicamente.
Digo fisicamente porque quando avalio um livro reservo uma estrela especificamente para as obras viscerais, que conseguem despertar sensações físicas.
Não é um livro fácil de digerir, na verdade ele desce como uma pedra no estômago. Ao mesmo tempo que retrata uma realidade cheia de opressões e escancara privilégios é arte e é lindo.

A Cor Púrpura tem diálogos muito preciosos que vou guardar no meu coração.