Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

Fernanda 13/08/2021

Coeso
Esse é o tipo de leitura que embora seja uma tragédia, a gente sai com um monte de coisas pra pensar. Não é só sobre tirania, é sobre aspectos culturais, a religião e o respeito pelos mortos, além da saúde pública que o vidente evidencia. É sobre lealdade e onde a vc busca. Sobre verdades serem ofuscadas por obsessões.
É maravilhoso e continua atual.

Jorge Armando 12/08/2021

Uma leitura de tirar o fôlego
Ao iniciar a leitura desta obra, é quase impossível deixá-la antes de se chegar ao fim. Antígone foi, sem sombra de dúvidas, a melhor leitura que realizei nesse ano de 2021. Com uma linguagem acessível, embora permeada por termos incomuns para nossa época, que são, no entanto, facilmente compreendidos com o auxílio de qualquer dicionário, experimentamos uma trama de tirar o fôlego, com confrontos entre a justiça divina em oposição a justiça dos homens, e o castigo que se segue da inobservância e cumprimento das leis celestes. Recomendo com todas as minhas forças essa obra que me marcou tanto, mesmo em tão poucas páginas.

Layla.Ribeiro 30/07/2021

Uma leitura muito interessante que podemos fazer alusão a nossa atualidade política , consegui relacionar também a alguns casos pessoais, me deixou bastante reflexiva, gostei de conhecer os costumes da Grécia antiga principalmente por vim de um contemporâneo da época. A leitura é em formato de peça, porém o que me atrapalhou um pouco foi a linguagem da obra. Eu acho que faria mais sentido para mim ver a representação teatral da estória, mas vale a pena ser lida.

Mama 28/07/2021

Uma boa reflexão sobre a natureza humana
Gostei muito do livro, já tinha escutado a história de Antígona por cima, mas ler é algo muito prazeroso! Ver as questões sobre justiça e religião da época, a misoginia, toda mitologia grega... É como entrar em um teatro e assistir à peça ao vivo!

Lorena 20/07/2021

Genial
Por mais que a linguagem extremamente dramática me soe engraçado, é realmente incrível a forma com a qual se é possível encontrar tantos traços de uma sociedade através de um texto mitológico. É possível identificar desde a figura da mulher típicamente excluída de qualquer participação política(tal qual todos conhecemos) até o embate entre a defesa do direito natural × positivismo. Muito bom!

Martinha.Souza 17/07/2021

Um clássico
Uma tragédia que tem como fundamento o poder, o amor e a cumplicidade.
Uma leitura prazerosa, com todo drama dos teatros gregos. Situações que são levadas à atitudes extremistas.

Alberto 06/07/2021

Tragédia antiga; temas atuais
A peça, na maior parte do tempo, tem linguagem acessível, mesmo sendo um texto tão antigo. Ela discute vários temas: democracia contra a tirania; direito natural x positivismo; justo x injusto... É a terceira peça de uma trilogia, mas as duas anteriores não são necessárias para a leitura desta. Vale comentar que esta disponível no Kindle unlimited.

Thayane Andrade 30/06/2021

Já havia lido Édipo Rei anteriormente, então fui ler Antígona e achei essa peça interessante também como a primeira, vale a pena ser lido!

ju 30/05/2021

confesso que no começo fiquei bem curiosa pra ver que rumo a história iria tomar, mas acabei demorando demais pra ler e ficou um pouco cansativo (principalmente pelo formato, que é justamente feito pra ler rapidinho)

bella 30/04/2021

insta: @atocadaraposa

Minha releitura de “Antígona”, ainda no reino de Sófocles, o maior trágico, não foi tão distante da primeira leitura, mas tornei a me surpreender com muitos detalhes desta peça teatral impecável.

Antígona é filha de Édipo e a protagonista desta história. Sua trama está envolvida com o fim da estirpe dos Labdácios, junto do desfecho das maldições que se iniciaram muitas peças teatrais antes. Em uma guerra pelo trono, os irmãos de Antígona, Polinices e Etéocles, findam a vida um do outro. Resta como rei, novamente, o tirano tio Creonte, o qual decide que Polinices havia traído sua nação Tebas, e, como vingança, o abandona insepulto.

Enquanto um dos irmãos recebeu todas as honrarias fúnebres, o outro foi ignorado e largado aos cães que comeriam sua carne. Algo inimaginável à cultura grega, visto que, um corpo insepulto não chegaria ao reino de Hades e seria condenado a vagar, eternamente, pela terra. Diante de tal ato desumano, Antígona dispõe a sua própria vida para que a justiça seja feita, para honrar seu irmão.

O entrave nesta peça se dá entre a justiça humana e a justiça divina, respectivamente, a Díke e a Thémis. Trágica qual a peça é, não é possível imaginar um fim pacífico para essa situação. De todo o texto, me emocionei especialmente com a forma como Antígona se posiciona pelo que acredita, defendendo a moral, sem medo das consequências.

Antígona, para mim, é a maior das heroínas. A desgraça de sua história não recaíra sobre ela, mas sim sobre outro, e mesmo assim, ela a toma a dor para si. No mesmo momento que abraça a luta, abraça a morte, como único fim que levaria à justiça.

Essa peça é fenomenal e eu indico, fortemente, a todos que conhecem Édipo mas não conhecem a história de Antígona, sua filha, as duas têm o mesmo nível de excelência.
Um adendo à minha edição que vem com ótimas notas de rodapé, apesar de algumas um pouco “óbvias”, ajudam muito na compreensão do texto para aqueles que tem que estudar a obra, ou que tem pouco contato com a mitologia grega. Indico muito!

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Mr. Matos 29/04/2021

Sensacional
A trilogia trágica de Tebas é simplesmente viciante. Li as três peças em um quase transe obsessivo pelos personagens, a musicalidade do texto (tragédias gregas devem ser lidas em voz alta), a por vezes estranha mais certamente competente tradução de Trajano Vieira que é bastante "grecizante" por isso a presença de muitos "neologismos" que incomodam alguns leitores como o Sr. Henry Bugalho que não aprecia a tradução de Os trabalhos e os Dias (Hesiodo) feita por Trajano Vieira, pois a considera de difícil acesso para leitores menos experientes, na minha opinião é besteira você tem que encarar os livros difíceis de qualquer jeito nenhuma leitura é imediata a primeira leitura é sempre equivocada (se você um dia tiver a oportunidade de topar com a Fenomenologia do Espírito vai entender isso muito bem) é somente da segunda leitura para frente que realmente conta ( tenha brio). Os heróis de Sófocles são "demonícos" no sentido grego -pela sua capacidade de nos "seduzir" para o seu universo- o seu pathos se elevam a universalidade da experiência humana do homem enquanto Gattungwessen por isso a sua possibilidade de mesmo após mais de 20 séculos ainda nos assombrarem ( como o próprio Marx pontuou sobre o Gênio dos mestres gregos como Homero e Sófocles) Os seus temas inabarcaveis em uma simples resenha ( livre arbítrio x determinismo, taboo, origem da ordem social etc.) seus dilemas torturantes para suas personagens que as levavam a refletir sobre a condição humana em patamares que talvez só apareçam novamente em Shakespeare ou Dostoiévski. Sofocles presentou a humanidade com essa constelação de personagens que fascinaram pelos séculos figuras luminares da história que vão de Aristóteles a Hegel de Nietzche a Freud.

Debora.Avila 22/04/2021

Resenha
Tragédia Grega escrita em versos, conta a história de Antígona que não se deixou levar pela decisão abritrária de Creonte, que havia proibido o sepultamento de seu irmão.

Apesar de não ser muito familiarizada com esse tipo de literatura, gostei bastante.

A leitura contém bastantes elementos da mitologia grega, um tema que sempre me fascinou.
Nayara.Rocha 23/04/2021minha estante

Graciela 21/04/2021

Decisões
Esse livro nos mostra que somos os dois únicos responsáveis pelas nossas decisões. Livro curto e impactante.