Antígona

Donaldo Schüler
Cegalla

Resenhas - Antígona

Marcos Santos 01/09/2022

Uma leitura cheia de lições e aprendizado, sobre o dilema do direito natural e a tirania de um rei. Antígona é a personagem que enfrentar o rei e buscar argumentar sobre a sua decisão arbitrária. É um texto curto que envolve o embate entre o certo e legal versus uma lei absurda que fere a dignidade humana.

tinhooo 25/08/2022

eu gostei, porém não sei se gostei mais do que édipo rei. tipo, a história é interessante mas sinto que queria ler mais sobre isso, achei tudo meio rápido, mesmo sendo algo esperado. porém, no geral eu gostei

gimenfer 19/08/2022

Simplesmente incrível. Impressionante como eu só me apaixono mais pelas produções gregas antigas, sério.

aninha 03/08/2022

creonte você teve o que mereceu, espero que tenha uma morte bem lenta e dolorosa. e pensar que em édipo rei ele era a voz da razão.

Tuts 31/07/2022

Interessante
Antígona é a terceira obra da trilogia tebana,de Sófocles,e talvez seja a mais interessante das três histórias.

A história de Antígona se baseia no confronto entre Creonte,rei de Tebas e tio de Antígona,que assumiu o trono após as mortes de Polinices e Etéocles,filhos de Édipo e Jocasta,que ocorreram no livro anterior,Édipo em colono.

Acontece que os dois irmãos entraram em guerra,e morreram um pela mão do outro,como previa o Oráculo. Etéocles lutou por Tebas enquanto Polinices traiu Tebas. Diante dessa tragédia,Creonte assume o trono e decreta que Etéocles,que lutou por Tebas,seria sepultado,já que Polinices,que foi considerado um traidor,não poderia ser sepultado e ficaria com o cadáver exposto nas ruas.

Indignada,Antígona insiste em enterrar o finado irmão,enquanto Creonte se mostra irredutível em relação a isso. A trama se direciona para outra tragédia,já que todas as três obras da trilogia tebana são tragédias.

A questão mais interessante da obra é o confronto entre o direito positivo,representado por Creonte,que defende a cidade a todo custo e cumpre a lei fielmente,e o direito natural,representado pela Antígona,em querer enterrar o irmão.

No meu ponto de vista,nem Creonte,nem Antígona estão completamente certos no que defendem,pelo fato de ambos levaram muito a sério suas ideias a ponto dele querer matá-la e ela preferir morrer a não poder enterrar o irmão. Ambos são de certa forma extremistas,e talvez se conseguissem dialogar e entrar em um acordo,a tragédia teria sido evitada.

Ray 24/07/2022

Definitivamente uma tragédia
Tive que ler para um trabalho do curso, mas não imaginava que fosse gostar tanto. Uma peça curtinha e com uma baita lição de moral no final.

Moral da história: todo mundo morre. Brincadeirinha, é mais do que isso, mas se você quiser saber, vai ter que ler para descobrir.
Machado Neto 24/07/2022minha estante
Li no primeiro ano da faculdade. É o tipo de obra que molda seu pensamento.

Mariah 23/07/2022

O problema da subjetividade na clareza da justiça
O estudo da obra costuma girar entorno de sua situação política a respeito da forma a qual os personagens resolvem um problema relacionado a justiça, não usam nenhum método vai pela subjetividade mesmo.

Conhecido por: "Argumento de Sófocles" em: "Tragédia Antígona"

Qual a característica fundamental desse argumento?

meios para a obtenção de justiça > construção da subjetividade do direito > busca pelo justo para > negação do posicionamento > culminou a tragédia.

mthsthn 23/07/2022

CLÁSSICO UNIVERSAL
Uma leitura fundamental para o mundo ocidental; traz dicotomias radicais da vida social - o coletivo e o individual, o Estado e o indivíduo, as leis dos deuses e as leis dos homens - e, acima de tudo, da não-subserviência do feminino. Antígona fala por si só, sendo um daqueles livros que você sente tudo sem precisar ao menos falar alguma palavra.

Leva meu selo de indicações ??

Will 21/07/2022

A força feminina e a soberba masculina
Antígona é uma das personagens femininas mais fortes que me recordo ter conhecido em uma leitura; desafiar os mandos caprichosos de um rei, mesmo sabendo da consequência fatal, por acreditar em um princípio e ser convicta nisso, confirma esse viés feminista e impositivo de que a sociedade tanto necessita: o afronte ao patriarcado e a tirania!

KASS 07/07/2022

Sófocles Clássicos
Destaco nesta leitura a importância de se ler os Clássicos. Em Antígona, 442ac, já explora como a falta de compreensão e respeito de um governante pelos costumes e tradições traz a decadência do governo e a desgraça do governante. Por outro lado, a falta de respeito pela lei tendo como justificativa os costumes e as tradições também não traz ganho algum a sociedade, a quem desrespeita e aos seus. Por fim, e mais importante, é a visão do que é estar sob as leis de uma ditadura onde, inevitavelmente, se acaba por ter que respeitar leis vinda da cabeça de um autocrata certamente idiotizado pelo poder e irá contra costumes, tradições e a própria lei, expandindo-a ao seu dispor. Em conclusão, Sófocles sabiamente, 442 ac, já explica como a adoração absoluta as crenças e o poder absoluto, CEGAM !

Matheus222 03/07/2022

nossa se não fosse pela faculdade não leria nunca na vida a linguagem difícil sei que é por conta da época, mas tentei ler varias vezes 10 minutod depois eu dormia achei batido a história totalmente explicada na wikipedia

Lorena Carneiro 01/07/2022

Tragédia grega
Antígona sabia o que podia lhe acontecer, mas decide percorrer seu caminho, baseado em suas convicções éticas.
No livro podemos debater sobre inúmeras lições, os gregos sabiam escrever bons livros, sem muita delonga.

gleysonWHO 19/06/2022

A luta de uma única mulher contra toda uma cidade.
A obra é bastante forte, pois trabalha muito bem com os ditames morais. São traçados paralelos entre o autoritarismo inicial de Creonte com a determinação e dignidade moral de Antígona. Ressalta a importância do direito natural sobre o direito positivo. Outro dado importante que se extrai dessa obra é a luta de uma única mulher contra toda uma cidade. Ela nos mostra sua força, sua talante em executar aquilo que é digno e moral, deixando-nos como lição que nem sempre o legal é moral.

Mage 14/06/2022

Muitas frases impactantes e Antígona por mais q não apareça ativamente na maior parte do livro a trama gira em torno de sua personagem e seu ato de amor pelo irmão. Crítica a tiranos e a ambiguidade humana.