Antígona

Resenhas - Antígona

julia_zilio 17/04/2023

A mulher que disse não
Eu adoro essa história.
sofocles dizia que representava os homens como deveriam ser, e é isso mesmo.
Antígona é a primeira figura de resistencia da história - primeira oposição ao poder absoluto, agindo pela lei da consciência, não pela lei do homem, e descobrindo o mundo da liberdade individual.

clarice143 07/04/2023

Li porque é leitura obrigatória do vestibular e gostei mais do que imaginava!
não foi meu primeiro contato com teatro grego então já tinha uma noção da estrutura do texto, porém não tinha lido os outros livros da trilogia e sinto que isso me deixou meio perdida no começo do texto, mas mesmo assim achei bem legal.

Julia 07/04/2023

Tive que ler o livro para escola , quando comecei pensei que o livro seria péssimo , porém a história é super interessante. Só que para mim pelo menos eu achei a linguagem um tanto complicado mas é possível entender

Roberto 05/04/2023

Grande tradução acessível de Millor
Não é fácil descobrir a própria humanidade. Grande tragédia, com personagens memoráveis e um texto incrível.

Cicero26 28/03/2023

Ah, os gregos?
Devemos agir de acordo com as leis do mundo ou conforme as leis cósmicas, divinas? Nossa consciência ou a conveniência da ética fácil? E quando qualquer escolha nos leva pro abismo, já que o mundo não é uma história dramática, mas uma história trágica? Ah, os gregos? Há dois mil e quinhentos anos nos fazendo parar pra pensar!

Vinicius39 26/03/2023

Obra pequena, mas com uma gigante reflexão
Apesar da leitura ser efetuada com rapidez. É um livro que aborda a dignidade do homem, desde o ventre até sua morte e até mesmo depois de sua morte!!
Ter lido o livro com uma visão espiritual dos povos da época, traz uma apreciação maior da obra, para entendermos a importância para os deuses da época um enterro ritualistico digno.

pity 02/03/2023

Eu li essa livro pra escola(o primeiro, inclusive), não achei ruína mais definitivamente prefiro os meus, sem contar que o final? só tragedia

Liað· 28/02/2023

Achei foda
Comecei esse livro por conta da escola, e não estava botando muita fé que iria gostar. História é bem legal, tragédia grega típica, por isso a linguagem do mesmo é complicada, mas recomendo o livro.

Jose 23/02/2023

Antígona é uma peça de 2500 anos de idade e a edição usada é da Editora Paz e Terra, com tradução de Millôr Fernandes. Ela é, cronologicamente, a última peça da Trilogia Tebana, composta por Édipo Rei e Édipo em Colono.

Muitos de vocês já devem conhecer Édipo e sua história. A protagonista que dá nome a peça, Antígona, é sua filha. Ela se vê forçada a tomar uma decisão quando, após o decreto do Rei Creonte, é proibida de enterrar seu falecido irmão. Os ritos fúnebres eram um costume sagrado e importantíssimo na época (e até hoje, na nossa sociedade), por isso é uma problemática pertinente.

Pra ser sincero, não gostei muito do livro na primeira leitura. Só que depois de um tempinho, por precisar ler mais vezes, comecei a gostar até. A peça tem nuances muito atuais e é um exercício dramático complexo. Não é à toa que é adaptada e encenada até hoje, no mundo todo.

Cesar Garcia 22/02/2023

Triste e com poderosas lições
O livro fala de uma mulher que enfrenta o decreto de um rei para dar um enterro digno ao seu irmão que morreu na guerra.
Ela vai contra sua autoridade, contra as convenções e contra o machismo para dar apenas dignidade há um membro da sua família.
Um texto poderoso.

LucasTheReal 15/02/2023

Surpreendentemente, gostei
Confesso que comecei a ler esse livro só porque era uma leitura obrigatória na escola, mas, desde o começo, me vi muito envolvido na narrativa.
Acompanhamos Antígona, filha de Édipo, que perdeu dois irmãos que guerreavam de lados opostos, e que lutaram até a morte. Etéoclates, que lutou pelo povo de Tebas, é visto como o herói, já Polinice, que lutou pelo povo de Argos, é visto como um vilão, que não merece nem mesmo ser sepultado, um mandato do próprio rei de Tebas; porém Antígona não acha isso e acaba sepultando-o, fazendo, assim, que ela fosse vista como uma duas caras que merecia a morte...
Acho que o que eu mais gostei foi o senso de princípios que a peça passa. Outra coisa que eu adorei é que é uma peça gostosinha de ler, ainda mais com a tradução do Millor, que faz o entendimento ser perfeito.
LEIAMMMM