Medeia

Medeia Eurípides




Resenhas - Medéia


213 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


sandy.lima 15/04/2022

Casos de família da Grécia Antiga...
Os gregos tem um jeito muito diferente de escrever suas obras, pois geralmente são brigas de família. Pois bem, em Medéia tem bastante lavação de roupa suja (brigas e discussões) à moda grega, ou seja, casos de família. Bom, é uma tragédia até que curta, acredito que a maioria das peças gregas sejam assim, pelo menos as que eu li davam para ler em um dia. Não é uma leitura fácil, tinha palavra que eu pesquisava e não conseguia achar o significado em nenhum lugar, mas segui em frente com a leitura mesmo assim. Ah, e precisa ter uma base boa de mitologia grega pra entender a história, principalmente a historia de Jasão e os Argonautas, pois a peça começa no fim. Sim, isso mesmo. A peça de Medéia é quase que o fim da história da jornada de Jasão. Basicamente, se você começasse uma peça que iniciasse com Teseu derrotando o minotauro, você não precisaria de uma introdução, pois os gregos já sabiam o que haviam antes de Teseu derrotar o minotauro. Portanto, não estranhe isso na peça, comece pesquisando sobre a história de Jasão que você vai conseguir entender a tragédia de uma forma mais profunda e complexa do que aparenta ser. Eu gostei demais de ter lido, pois apesar de serem poucas páginas, muitas coisas acontecem durante a trama. Ao analisar a peça em si, percebi a influência dessa personagem Medéia nas novelas de TV e até mesmo de filme. Personagens femininas (que direi com muito eufemismo) intensas e apaixonadas, capazes de tudo pelo "amado", até de cometer insanidades. Não vou me prolongar nisso porque posso dar spoiler (se bem que essa peça foi escrita à 431 a.C, não sei ao certo se valeria como spoiler), mas é inegável que Medéia foi a inspirações de muitas vilãs de cinema, novelas, e de outros livros também. Ah, um dica, procure por texto de apoio ou vídeo de especialistas em literatura grega que falam desse livro, acho muito válido e agrega muito conhecimento.
comentários(0)comente



JuKirchhof 15/04/2022

Tinha receio de encarar Eurípides
Só que os medos são levados ao chão com as traduções da Zahar. Texto de leitura confortável.

Medeia é uma figura sem igual, construída lindamente. Teve escolha? Ok, teve e escolheu uma bad trip. Só que a leve "redenção" de pai amoroso no Êxodo também não era pra tanto. Menos Jáson, menos, bem menos.
comentários(0)comente



Alexsander.Rosa 13/04/2022

FIQUEI TRAUMATIZADO
Como eu precisava esperar um tempo, fui na livraria cultura da Paulista e resolvi ler esse livro. Ele é bem curtinho, além de ser em texto dramático, assim, li-o em poucos minutos.
E que livro, eu conhecia partes da história de Medeia, mas ao ler eu fiquei horrorizado. Em parte, você compreende esse ódio dela, mas não aceita a forma que ela escolhe sua vingança (nenhuma vingança é boa, mas às vezes torcemos para que algo seja feito, mas a justiça parece não fazer nada...), e, ao longo do texto, acompanhamos a elaboração de seu plano e se deu certo ou não.
Uma obra que eu não esperava que fosse gostar tanto, mas eu simplesmente amei. Faz-nos pensar sobre o quão longe devemos ir com nosso ódio, ou, o que nossas ações interfere na vida do outro; como nossas ações podem destruir o outro (e não falo apenas das atitudes de Medeia, mas as de Jasão também).
Uma obra super importante para ser lida, e que dar para ser lida numa sentada, dependendo. Enfim, um livro maravilhoso sobre a natureza humana.
comentários(0)comente



Tatá 07/04/2022

A fúria e a inteligência de Medeia
Medeia é uma personagem potente, impactante, avassaladora. Jasão é um homem que Eurípides demonstra ser arrogante, ingrato, que a trata como se fosse um nada. Ele também faz o mesmo com os seus filhos num primeiro momento, aceitando o exílio que Creon impõe não só a Medeia mas a eles também. Muito dá para ser dito acerca da figura de Medeia. Ela é sábia, domina a ciência dos fármacos. Ela não mata por ciúmes, mas mata por não ter o reconhecimento de tudo aquilo que fez por Jasão. E no limite, matar seus próprios filhos, significa aniquilar a si própria. A inteligência de Medeia é tamanha, que ela consegue perceber que está fora de seu próprio controle, que o racional pra ela está inatingível, quando ela pensa em desistir mas não consegue. Ela é complexa. Ela é profunda. Como disse Trajano Vieira, trata-se da “lucidez agônica” e intensifica sua própria dor. Uma obra prima!
comentários(0)comente



Michelle.Oliveira 05/04/2022

Chocante
Por se tratar de uma peça vc de teatro grego datada de a.c achei que seria muito difícil e tediosa de ler, não poderia está mais enganada.
O livro é empolgante e não dá vontade de parar até o trágico destino.
E não, não se trata de uma história de ciúmes e bem mais que isso.
Vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Lys Coimbra 27/03/2022

Uma tragédia com T maiúsculo
Em Medeia tudo é trágico, do início ao fim.
A introdução é essencial para compreender o contexto dessa tragédia, pois compreender sem a trama que a precede eu teria me sentido completamente perdida, já que não tenho profundo conhecimento das tragédias gregas.
A história de amor de Medeia e Jáson, que já começa com um alicerce de trapaça, traição e morte não poderia terminar diferente.
Medeia é ao mesmo tempo vilã e vítima, inclusive da própria insanidade, que culmina com o assassinato dos filhos como forma de castigar o amado pela traição sofrida.
Em minha opinião, está é uma obra imperdível!
comentários(0)comente



Marina 24/03/2022

Não preciso falar, né?
É um clássico por uma razão. Incrível, intenso. Cheio de possiveis análises. Faculdade não tá me deixando tempo para ler minhas metas de leitura, mas pelo menos me abençoou com essa peça.
comentários(0)comente



Everton.Paulo 22/03/2022

Tragédia grega pura
O quão cegos ficamos por amor? O que somos capazes de fazer por esse sentimento. E quando isso vira ódio ou obsessão ou até mesmo desejo por vingança?
Nessa clássica tragédia grega, Medeia é uma mulher intensa, que ama sua família, mas ao ser traída, é depois expulsa da cidade, alimenta um forte desejo de vingança contra todos que a prejudicaram.
Há muitas camadas que podemos analisar numa tragédia grega. Mas, acima de tudo, podemos perceber o quanto os externos nos levam a atos insanos e, às vezes, inumanos.
comentários(0)comente



Gabez 21/03/2022

Em Medeia temos uma mulher abandonada com os filhos por seu marido que a troca por outra apesar de toda a ajuda que ela lhe dera até o presente momento que se passa na história.
Pois bem Medeia decide que era se vingar de Jasão, de sua nova noiva e do pai da mesma.
Penso eu: errada não está, certo?
Mas Medeia vai muito além do que as vezes conseguimos engolir como "aceitável" em sua vingança e ainda sai ilesa da atrocidade que faz.
O horror é que predomina no ato final.
comentários(0)comente



AnA 18/03/2022

Vingativa msm
Com todo certeza Medeia é uma das melhores peças q eu já li. Fala sobre questões q são atuais em um tempo onde existia uma misoginia maior q hj. O protagonismo feminino é o q deixa ainda mais genial, se analisarmos o contexto em q foi escrito, e as críticas sociais feitas, em relação ao papel da mulher na sociedade e suas dificuldades. A única coisa q n passo pano pra Medeia é ela ter matado os filhos, de resto tá certíssima tem q botar esse Jáson pra sofrer esse traíra
comentários(0)comente



TigreBranco 18/03/2022

A vingança que talvez... Nao tenha feito mt sentido.
Sobre o livro: Na minha primeira leitura, confesso que não entendi muito, o livro, pois ele é escrito com muitas metáforas e floreios de poesia. Mas quando reli... Nossa! Que incrivel. Teatro grego nao é pra qualquer um, recomendo apenas se voce for interessado(a) com o tema ou gostar de poesia.

Sobre a edição: Olha, é uma ediçao bilingue, eu acho bobeira pois nao leio em grego, mas foi a que achei. O papel é de boa qualidade e a ediçao é bem formatada. O comprei a 20 reais numa promo da amazon.
comentários(0)comente



Cassandra 17/03/2022

Sem Defeitos
É realmente muito interessante principalmente ver como temas tão atuais foram retratados de maneira tão exemplar há mais de 1000 anos.... tipo Eurípides conseguiu criar uma obra que aborda temas que nos discutimos hoje em dia e usamos até em vestibulares e ele fez isso quando MUITOS de nós ainda falamos " Ah mas antigamente não tinha essas coisas" essa obra é tipo um tapa na cara da sociedade e com certeza poderia muito bem ser usado até em aulas de filosofia ou história pq é simplesmente genial
comentários(0)comente



Mauro.Carvalho 12/03/2022

Uma tragédia marcante
Medeia é uma tragédia marcante. O ódio que toma a protagonista é impressionante e as desforras por ela premeditadas são de uma crueldade ímpar.
A obra é marcada por traições familiares e vinganças. Difícil passar indiferente pelos acontecimentos do livro.
Um grande clássico que merece ser lido por todos.
comentários(0)comente



Marion 03/03/2022

Mocréia
A tragédia dessa história é tão grande que 2500 anos depois não lembro de ter lido coisa igual. E nem na realidade não me lembro de alguém ter feito isso.
comentários(0)comente



Thay 27/02/2022

Tudooo
Eu não estava esperando a queda que foi esse livro pra mim. Eu não fazia ideia do que se tratava a peça e fui super surpreendida. Amei
comentários(0)comente



213 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR